terça-feira, 8 de julho de 2008

Ceará vence o Criciúma no Castelão

Jogando no Castelão, o Ceará não teve dificuldades para vencer o Criciúma por 3 a 1, na noite desta terça-feira, em partida válida pela décima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro está na cola do G4, na oitava posição, com 15 pontos, a um ponto do quarto lugar, que é ocupado pelo Vila Nova. Já o time catarinense é o 14º colocado, com 10 pontos ganhos.
O Ceará saiu na frente logo aos 5 minutos de jogo, através de Luis Carlos, de pênalti. Vavá, aos 13, aproveitou cruzamento de Marcos Paraná e ampliou com facilidade. No segundo tempo, aos quatro minutos, Vavá recebeu na área, dominou bonito e chutou no canto para marcar seu segundo gol na partida e o terceiro do Alvinegro. Aos 26, Jael recebeu cruzamento na grande área e se antecipou aos zagueiros para marcar o gol de honra do time catarinense.
Na próxima partida pela Série B, o Ceará tem o clássico contra o Fortaleza, no próximo sábado, no Castelão.
Renda: R$ 162.607,50
Público: 14.293 pagantes e 2.302 não pagantes

Postado por Thadeu Braga - thadeu@opovo.com.br

Brasil reúne-se com outros países em desenvolvimento

Hokkaido. Brasil, China, Índia, México e África do Sul, o chamado G5, reúnem-se hoje, em Hokkaido, paralelamente à cúpula do G8. Os líderes das cinco potências emergentes articularão posições para apresentar em reunião, amanhã, com Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Canadá e Rússia. A pauta deve incluir reivindicação pela participação nas instâncias decisórias da Cúpula.
O G5 participa como convidado do G8 desde a reunião de 2005, em Gleanegles, na Escócia, mas sem poder de decisão. Cansado de ser figurante de luxo do encontro de poderosos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a cogitar não vir ao encontro deste ano, mas acabou mudando de idéia: decidiu continuar sua cruzada em defesa dos biocombustíveis. Antes de se reunir com os demais líderes do G5, Lula terá encontros bilaterais com os presidentes do México, Felipe Calderón, da China, Hu Jintao, e da Coréia do Sul, Lee Myung-Bak. Enquanto isso, os mandatários dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia reúnem-se a portas fechadas. Amanhã, será a vez de ouvirem os países emergentes. A primeira sessão do dia será um café da manhã com o G5.
Na seqüência, G8, G5, Austrália, Indonésia e Coréia do Sul participam da Reunião das Grandes Economias sobre Mudança do Clima - diálogo lançado pelo Presidente Bush às vésperas da reunião do G-8, em 2007, em busca de um consenso sobre o regime de emissões pós-2012. Também participam da reunião o secretário-geral da ONU, o presidente do Banco Mundial, o secretário-geral da OCDE e o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia. O grupo, mais o presidente do FMI e o diretor-geral da OMC terão almoço de trabalho sobre economia mundial e alta do preço dos alimentos.
Ontem, o G8 teve reunião ampliada com Etiópia, Gana, Nigéria, Senegal, África do Sul, Tanzânia e África Austral.
Fonte:Diariodonordete.com.br

Cúpula do G8, EUA recusam emergentes

Galeria

Clique para Ampliar

Silvio Berlusconi, Dmitry Medvedev, Angela Merkel, Gordon Brown, Yasuo Fukuda, George Bush, Stephen Harper, Nicolas Sarkozy e José Manuel Durão (Foto: AFP)

Itália também adotou a posição de não aceitar Brasil no grupo.

Crise dos alimentos dominou primeiro dia de reuniãoHokkaido. O governo dos Estados Unidos expressou ontem sua oposição a uma ampliação do G8 para incluir a economias emergentes, entre elas, a do Brasil, como foi defendido pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy. A mesma posição foi adotada pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. O Grupo dos Oito reúne os sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia. ´É algo que não acreditamos que seja necessário neste momento´, afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Gordon Johndroe, após a inauguração ontem da cúpula anual do G8, no Japão. O porta-voz disse ainda que o sistema atual já permite a incorporação nas sessões do G8 de outros países, não havendo a necessidade de alterar o formato.

´Existem as economias emergentes, que se chamam emergentes mas que são muito mais que isso, e neste G8 manteremos com eles um encontro de um dia inteiro´, disse Berlusconi. ´Há a hipótese de Sarkozy, de estender o G8 a esses países, argumento que ainda não foi discutido, o examinaremos, mas penso que a maioria quer manter este formato, que tem a vantagem de não ter um número de presenças excessivas permitindo assim falar de modo franco e direto´, observou.

Berlusconi disse também que pode ser realizada após a cúpula uma reunião fixa com as outras cinco economias importantes, que são, segundo ele, Índia, China, África do Sul, México e Brasil.

Biocombustíveis

No primeiro dia de cúpula, a atual crise dos alimentos, com o crescimento da demanda e dos preços, dominou a pauta. Os biocombustíveis foram novamente tratados como peça-chave da crise, mas com ressalvas para o produto feito à base de cana.
Apesar dos esforços do governo brasileiro para convencer a comunidade internacional do contrário, os biocombustíveis continuam na lista dos vilões da alta nos preços mundiais de alimentos.
Tanto o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, como o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-Moon, atribuíram parte da culpa pela inflação alimentar ao produto. ´Diversos fatores afetaram os preços, mas não há dúvida de que os biocombustíveis estão entre eles´, disse Zoellick, que fez questão, no entanto, de diferenciar os combustíveis produzidos com cana-de-açúcar, como o álcool brasileiro, dos que são feitos com cereais e vegetais.
O ex-secretário de comércio dos Estados Unidos lembrou que cerca de três quartos do crescimento da produção de milho nos últimos três anos foi para a produção de álcool nos Estados Unidos.
Documento divulgado pelo Banco Mundial na semana passada para embasar os debates da cúpula do G8 já mencionava o uso do óleo de cereais e vegetais para a produção de combustíveis como uma das causas da disparada de preços.
Segundo dados do Banco Mundial, os preços dos grãos mais que dobraram desde 2006. Apenas neste ano, a alta acumulada é de 60%. O estudo diz que, nos últimos três anos, cinco milhões de hectares de terras aráveis que poderiam ter sido usados para plantação de trigo foram destinadas à produção de colza e girassol para biocombustíveis. O documento admite, porém, que a produção brasileira do álcool à base de cana não levou a ´altas substanciais´ no preço do açúcar.
Ban Ki-Moon concordou com os argumentos de Zoellick, mas ponderou que não há dados sobre o exato impacto dos biocombustíveis na crise mundial de alimentos. ´Acredito que são necessários mais estudos e mais pesquisa sobre os biocombustíveis de segunda geração´, disse o representante da ONU, lembrando que o governo brasileiro promoverá conferência internacional sobre o tema em novembro.
Uma das missões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Hokkaido será, justamente, tentar isentar de culpa a produção de biocombustíveis.
A exemplo do que fez na semana passada durante a Cúpula do Mercosul, na Argentina, Lula deve jogar a culpa na especulação financeira e cobrar dos países do G8 que parem de comprar safras ainda nem plantadas nos chamados mercados futuros.
Juntos, Bird e ONU pediram ao G8 ´resultados, e não mais promessas´, ressaltando que a crise pode levar 100 milhões de pessoas em todo o mundo para baixo da linha de pobreza. As entidades se referiram especialmente à difícil situação econômica vivida na África, que ocupou hoje os debates do primeiro dia da cúpula.
Ban Ki-Moon pediu ao G8 que não volte atrás nas promessas que fez em cúpulas anteriores, e advertiu que o desenvolvimento da África requer ajudas no valor de, ao menos, US$ 62 bilhões para o combate de doenças infecciosas.
Fonte:diariodonordes.com.br

CANDIDATURAS GARANTIDAS

Lei dos fichas sujas só em 2010

Formatação

Galeria

Clique para Ampliar

O presidente do Senado, Garibaldi Alves prometeu colocar o projeto de lei complementar na pauta da Casa amanhã se for aprovado hoje na CCJ (Foto: Agência Senado)

Clique para Ampliar

Ministro Ayres Brito chegou a afirmar que a Justiça proibiria as candidaturas e depois desistiu (Foto: Agência Brasil)

Os presidentes dos 26 tribunais regionais eleitorais se posicionaram contra a candidatura de políticos com ´ficha suja
Brasília. O projeto que proíbe a candidatura de políticos com ´ficha suja´ na Justiça não deve ser aprovada pelo Congresso a tempo de vigorar nas eleições municipais de outubro. Embora o Senado esteja disposto a colocar a matéria em votação esta semana - antes do início do recesso parlamentar de julho -, o projeto que torna inelegíveis candidatos que respondem a processos na Justiça ainda precisa passar pela Câmara antes de entrar em vigor.
O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Marco Maciel (DEM-PE), convocou sessão extraordinária da comissão para hoje, para colocar a matéria em votação. Maciel admitiu que, se não houver consenso sobre o projeto, pode adiar a votação do texto para amanhã - o que atrasaria ainda mais a análise da matéria no plenário do Senado Federal.
´Se não houver consenso, poderemos postergar, já que temos que paralisar as votações na comissão no máximo às 17h para que os senadores votem no plenário da Casa´, afirmou.
Como já houve pedido de vista ao projeto na semana passada, o que adiou a votação para hoje, a expectativa dos autores do projeto é que a matéria seja efetivamente analisada nesta terça-feira pela CCJ.
´Acho que não teremos um debate muito grande porque o tema já foi discutido durante duas sessões. Não podemos mais ter pedido de vista amanhã, isso já aconteceu na semana passada´, afirmou o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), prometeu colocar o projeto de lei complementar na pauta da Casa na quarta-feira se for aprovado hoje na CCJ.
Mesmo com a disposição dos senadores em analisar a matéria, o texto precisa passar pelo plenário da Câmara antes de vigorar. ´É difícil valer já este ano, mas se houver o mesmo entusiasmo do presidente da Câmara que há no presidente do Senado, pode ser que a gente consiga votar´, afirmou Demóstenes Torres.
Contrários
Os presidentes dos 26 tribunais regionais eleitorais do país já se posicionaram contra a candidatura de políticos com ´ficha suja´. Em encontro realizado no Rio de Janeiro no mês passado, eles divulgaram uma carta na qual reforçam a necessidade de a Justiça Eleitoral considerar a ´ficha suja´ dos candidatos à cargos eletivos nas eleições de outubro.
Na ocasião, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Carlos Ayres Britto, disse que a Corte vai permitir que candidatos concorram às eleições municipais de outubro, mesmo que tenham ´ficha suja´.
Ayres Britto disse que respeita a posição dos TREs, porém ressaltou que o TSE vai seguir decisão tomada no dia 10 de junho. Na ocasião, O TSE decidiu que os políticos que são réus em processos criminais, ação de improbidade administrativa ou ação civil pública, sem que o processo esteja em transitado e julgado, isto é, condenação definitiva, podem se candidatar nas eleições deste ano.
A decisão desagradou os presidentes dos TREs e ao mesmo tempo abriu brecha para que candidatos que se sentirem prejudicados com a impugnação de suas candidaturas possam recorrer a Corte Maior para continuarem na disputa.

DESISTÊNCIA
TSE cogitou proibir candidaturas este ano

Brasília. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Carlos Ayres Britto, chegou a afirmar que a Justiça Eleitoral proibiria as candidaturas de políticos com ficha suja nas eleições municipais de outubro. Depois voltou atrás ao afirmar que a Corte vai permitir que candidatos concorram às eleições mesmo que respondam a processos na Justiça, como definido pelo tribunal. Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) definiram que vão impugnar candidatos que respondem a processos na Justiça Federal, Estadual ou Eleitoral.
O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) deve decidir o assunto em agosto, após ser provocado por liminar encaminhada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que pede a autorização para que os juízes eleitorais avaliem a vida pregressa dos candidatos. Na ação, a AMB questiona o dispositivo da Lei de Inelegibilidades e o entendimento do TSE de que apenas a condenação definitiva, no exame da vida pregressa dos candidatos, pode ser levada em conta para negar registros de candidatos nas eleições.
A movimentação mais intensa com relação a validade ou não das candidaturas dos que respondem processos na Justiça acontece no Rio de Janeiro.
Lá os promotores eleitorais decidiram apoiar a proposta do presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro, Roberto Wider, e pretendem barrar candidatos com ´ficha suja´.
Eles são os responsáveis pela elaboração dos pareceres sobre o requerimento de registro de candidaturas apresentados pelos partidos. Wider se reuniu anteontem com os promotores para discutir o assunto.
No encontro, o presidente do tribunal regional Roberto Wider recebeu apoio unânime à tese, defendida por ele, de impedir a candidatura dos candidatos que tem processo criminal em andamento, mesmo sem decisão final.
TRAMITAÇÃO
Projeto sofre resistências entre deputados e senadores

Brasília. O projeto que normatiza a questão da inelegibilidade sofre resistências na Câmara dos Deputados, que devem impedir que a mudança entre em vigor nas eleições municipais de outubro, caso a matéria seja aprovada pelo Senado. Entre os senadores também há resistências ao projeto, especialmente de parlamentares que temem o uso político da norma. Alguns senadores sustentam que políticos poderão ingressar com ações na Justiça contra os adversários para impedir suas candidaturas.
Os autores do projeto, no entanto, limitaram os crimes que proíbem a candidatura de políticos para evitar que a disputa eleitoral prejudique a aplicação da norma. ´É difícil fazer previsões sobre a aprovação do projeto. Acho que há áreas de resistências, pode haver também reações na Câmara. Eu pessoalmente acho bom [o projeto], mas tenho dúvidas em relação ao seu formato de lei complementar´, disse o senador Marco Maciel (DEM-PE)
26 projetos em um
O texto proíbe a candidatura de políticos já condenados na Justiça, em qualquer instância, por crimes eleitorais, corrupção, improbidade administrativa ou com penas superiores a dez anos de detenção - como homicídios e estupros. Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Demóstenes Torres reuniram em um texto único os 26 projetos que impedem que candidatos com fichas sujas sejam eleitos. O objetivo é aprovar no Congresso apenas um texto com regras mais duras.
Além de decretar a inelegibilidade de políticos com ficha suja, o projeto também obriga o Poder Judiciário a julgar todos os processos contra candidatos até a data das convenções partidárias.
Fonte:G1.com.br

Petrobras confirma refinaria

Galeria Segundo diretor da Petrobras, Lula e Sérgio Gabrielli anunciarão o empreendimento em visita ao Estado

Rio / Fortaleza. Está confirmada a refinaria Premium 2 no Ceará. No momento, Petrobras e Governo do Estado concluem os detalhes em relação à infra-estrutura a ser garantida para o projeto — como fornecimento de água e condições dos píeres no Porto de Pecém, entre outros. As informações foram repassadas ontem, pelo diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, durante entrevista coletiva da Transpetro, no Rio de Janeiro.

´Ainda nesse mês, teremos o acordo de cooperação entre a Petrobras e o Governo do Ceará assinado´, informou Costa, acrescentando que o presidente Lula e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, anunciarão o empreendimento no Estado. Segundo ele, o terreno onde a unidade de refino será instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, já está definido. ´Esta refinaria, assim como a do Maranhão, já consta no portfólio da Petrobras´, acrescentou o diretor.

Estado confirma

Mesmo sem definir uma data, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, prevê para breve a vinda do presidente Lula ao Ceará. Segundo ele, Lula virá para a inauguração do terminal de regaseificação de gás natural liqüefeito (GNL) e para prestigiar a assinatura do memorando de entendimentos (MOU) entre a Petrobras e o governo Estadual, para a construção da Refinaria Premium 2, no Pecém.
De acordo com Balhmann, no memorando consta a definição dos papéis, das responsabilidades de cada um dos parceiros nos projeto. ´O memorando aponta o que cabe a cada parceiro executar, define a área, os volumes de água, gás e energia e demais insumos necessários ao empreendimento´, explica o titular da Adece.
Ele observa no entanto, que o MOU não define prazos para cumprimento de metas, apenas sinaliza com parâmetros globais das atividades a serem desenvolvidas por cada um dos entes parceiros.
Há um mês, Paulo Costa, juntamente com outros diretores da Petrobras, esteve reunido com o governador Cid Gomes e alguns secretários de Estado, para apresentar as exigências da empresa para a implantação da refinaria em solo cearense. No encontro foram criados seis grupos temáticos para definir o que o Estado poderia oferecer para garantir o empreendimento. Havia um prazo de 120 dias para a assinatura de um memorando de entendimentos entre as partes, mas a expectativa por parte do governo era de que a questão pudesse ser definida antes.
Premium 2
A Premium 2 terá capacidade de produzir 300 mil barris de petróleo por dia, tornando-se, quando entrar em operação, a quarta maior unidade de refino do País, ficando atrás apenas da Refinaria do Planalto Paulista (Replan), em Paulínia (SP), com capacidade para 340 mil barris/dia; da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, com 330 mil barris/dia e da nova unidade prevista para o Maranhão, a Premium, que poderá refinar até 600 mil barris/dia. O investimento para a unidade cearense será de US$ 11,1 bilhões. Segundo o diretor de Abastecimento, a petrobras planeja construir novas cinco refinarias até 2016.

CEARÁ PODE SER CONTEMPLADO
Transpetro anuncia edital para 22 navios

A Inace foi convidada a participar da licitação para a construção de navios de menor porte

Rio. A Petrobras Transporte S/A (Transpetro) anunciou ontem, em coletiva na sede, no Rio de Janeiro, o lançamento dos editais de duas licitações internacionais para a segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que prevê construção de 22 navios, orçados em R$ 2 bilhões, renovando a indústria naval brasileira.
O anúncio deverá beneficiar, em especial, estados como Rio de Janeiro, responsável por 40% da produção nacional, e Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que estão crescendo na área. Entretanto, o Ceará poderá ser contemplado com a construção de navios de menor porte. A Industrial Naval do Ceará (Inace) foi um dos 13 petroleiros nacionais e 14 estrangeiros convidados para participar da licitação.
De acordo com o presidente da Transpetro, o cearense Sérgio Machado, o Inace, que é um estaleiro de menor porte, poderá concorrer à construção de navios para Bunker (combustível para navegação). Serão fabricados três novos petroleiros deste tipo, como mostra o edital. Segundo Machado, pela estrutura do Ceará, não há possibilidade de concorrência para embarcações maiores. ´O Ceará não tem área para construir um outro estaleiro´, afirma ele, confirmando a informação dada, com exclusividade ao Diário do Nordeste, pelo presidente do Inace, Gil Bezerra, na edição do dia 27/6/2008.
O projeto irá gerar aproximadamente 16 mil empregos até 2015, impactando positivamente em US$ 290 milhões por ano na balança de pagamentos do País. As 22 embarcações deverão demandar cerca de 220 mil toneladas de aço durante o período da construção. De acordo com Machado, a Transpetro pretende comprar o aço do Brasil, a preços semelhantes aos aplicados pela Coréia, de onde atualmente é importado a valores 30% mais baratos que os brasileiros. ´Se não for possível, nós continuaremos importando´, afirma. O frete representa cerca de 5% a 8% do custo do aço.
PROMEF 2
Meta é aumentar nacionalização
Rio. Foi anunciada ontem também a compra direta do gaseiro Metaltanque VI, por US$ 44 milhões. O navio já está em fase de construção pelo estaleiro Itajaí, de santa Catarina.
O Promef 2 tem a meta de elevar de 65% para 70% o índice de nacionalização dos materiais utilizados para a construção dos navios. No Pronaf 1, foram licitados 26 navios, somando um valor de US$ 2,48 bilhões. Segundo Machado, com o crescimento da demanda internacional pelo etanol brasileiro e com as novas descobertas de petróleo na chamada camada pré-sal (em águas profundas), a revitalização da indústria naval brasileira torna-se necessária.
´Um País que gasta US$ 10 bilhões por ano com transporte marítimo, não pode deixar de ter uma indústria naval competitiva´, afirma. ´Hoje, somos o décimo país do mundo no ranking dos produtores de navios, queremos, com o projeto, passar a sexto´. O presidente da Transpetro afirma que o Brasil tem potencial para construir até 60 navios por ano.
Fonte:Diariodonordeste.com.br

Minc anuncia para próxima semana operação na Amazônia

Ele disse apenas que ação será no combate ao desmatamento.Ministro disse que Ibama e Polícia Federal estão envolvidas.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, revelou nesta terça-feira (8) que na próxima semana participará de uma ação com a Polícia Federal e o Ibama na região amazônica. Ele não deu detalhes, apenas disse que é uma ação contra o desmatamento.

“Na próxima semana eu vou participar de operações pesadas do Ibama na Amazônia. Ainda esse mês vocês verão operações importantes onde foi detectado desmatamento na região. A operação conta com a participação da Polícia Federal”, contou.

Ele reconheceu também que novos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento no Brasil em maio já estão prontos e estão de posse da Casa Civil.

“Eu tive acesso aos dados e eles apontam uma redução do desmatamento, mas quem pode fazer comparações é o próprio Inpe. Os dados estão sendo analisados pela Casa Civil e pela Embrapa”, disse Minc. Ele disse que ainda não conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o levantamento.

Fonte:G1.com.br

Operação da PF prende Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (8) durante a Operação Satiagraha o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas.


Leia também:

Presos na Operação Satiagraha já foram acusados de fraudes

A operação investiga desdobramentos do caso mensalão. Segundo informações da Polícia Federal, trata-se de uma investigação iniciada há quatro anos e que traz informações repassadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a Justiça Federal de São Paulo.

De acordo com a PF, foram expedidos 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão. Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, são cumpridos por 300 policiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Ainda não há informações sobre quantos mandados já foram cumpridos.

Em São Paulo, foram presos Celso Pitta, Naji Nahas e doleiros. No Rio, Daniel Dantas, sua irmã Verônica Dantas, que é diretora do banco, e outras pessoas ligadas ao Opportunity.

A PF informou que os detidos encabeçam uma suposta quadrilha que teria cometido crimes financeiros. Os presos na operação podem ser indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha, de acordo com nota divulgada.

Foto: Luísa Brito / G1

Luísa Brito / G1
Um Audi branco foi apreendido pela PF na Operação Satiagraha (Foto: Luísa Brito / G1)

O empresário Naji Nahas e o ex-prefeito da capital paulista já estão detidos na sede da PF em São Paulo. Três carros apreendidos durante a operação também foram encaminhados para o local: um Audi, um Corolla e um Chrysler.

Por volta do meio-dia, no Rio, três carros da Polícia Federal deixaram o prédio do banqueiro Daniel Dantas e o levaram para a sede da PF no Rio. Os advogados de Dantas também deixaram o local.

Os presos na PF do Rio devem ser transferidos para a sede da PF em São Paulo. Mais detalhes da operação serão divulgados pela PF em entrevista nesta tarde.

'Normal'

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse, em Brasília, que a Operação Satiagraha foi realizada dentro dos parâmetros da Polícia Federal. "Trata-se de uma operação normal e está tudo sendo realizado de acordo com o Ministério Público e com a Justiça."

Tarso participou, ao lado do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Luiz Fernando Correia, da assinatura do convênio para a implantação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), na sede do Ministério da Justiça. Correia não quis falar com jornalistas ao final do evento.

Investigação

Durante a apuração do caso, a PF identificou pessoas e empresas beneficiadas pelo suposto esquema montado pelo empresário Marcos Valério, que já está sendo processado pelo mensalão, para desviar recursos públicos.

O chamado esquema do mensalão envolvia o suposto pagamento de dinheiro a deputados da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em troca de apoio no Congresso.

A PF acredita que uma suposta organização comandada por Daniel Dantas teria se beneficiado dos recursos públicos e montado empresas de fachada para o desvio das verbas.

Foto: Luísa Brito / G1

Luísa Brito / G1
Agentes chegam à sede da PF com materiais aprendidos durante a operação (Foto: Luísa Brito / G1)

Além do grupo de Dantas, a PF teria descoberto um segundo grupo formado por empresários e doleiros que atuavam no mercado financeiro para fazer a lavagem do dinheiro. Esse grupo, segundo a PF, seria comandado pelo empresário Naji Nahas.

O nome da operação, Satiagraha, significa resistência pacífica e silenciosa, conforme nota divulgada pela PF.

Outro lado

O G1 entrou em contato com os advogados de Celso Pitta e Naji Nahas e aguarda resposta.

Em entrevista à Globo News, o advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado, afirmou que Daniel Dantas pode ser vítima de "vingança". "Daniel Dantas é um empresário reconhecido e ele vem sendo estigmatizado, não de agora, como se pretendessem praticar uma violência contra ele. (...) Mas eu o tenho como pessoa de bem e acredito que a acusação tem um componente de vingança, de demonstração de natureza medieval, porque a cabeça dele tem sido oferecida a prêmio, não de agora."

O advogado considerou a prisão "desnecessária". "Essa prisão é de todo desnecessária e revela uma precipitação e mostra também que muitas dessas medidas que a Polícia Federal toma, elas são anunciadas antes."

Segundo o advogado, a "Folha de S.Paulo" teria anunciado a operação e ele, Nélio Machado, não teria obtido informações com a Justiça. "Essa tem sido marca usada pela PF em detrimento das garantias da Constituição. Se quiserem apurar fatos envolvendo meu cliente que o façam, mas que obedeçam a Constituição, que é rasgada pela prática que se observa.”

Nélio Machado disse que iria para a sede da Polícia Federal no Rio, onde Daniel Dantas ficará detido.

FonteG1.com.br

Receita libera consultas ao 2º lote do IR nesta terça-feira

Serão liberadas 958.614 restituições, no valor de R$ 1,2 bilhão.
Dinheiro estará disponível para saque no próximo dia 15.
* » Camex aprova imposto de importação reduzido para 332 produtos
* » Imposto reduz competitividade de exportadoras, diz CNI
* » 'Não posso concordar com criação de mais impostos', diz ministro sobre CSS
A Receita Federal libera nesta terça-feira (8), a partir das 8 horas, as consultas ao 2º lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Inicialmente, a Receita havia informado que as consultas começariam na quarta-feira (9).
Para saber se está neste lote, basta o contribuinte acessar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e informar o número de seu CPF. A informação também pode ser obtida pelo telefone, no número 146.
Serão liberadas 958.614 restituições, no valor de R$ 1,2 bilhão. O lote inclui todos os contribuintes amparados pelo Estatuto do Idoso que não apresentaram pendências nas declarações e que não foram contemplados no 1º lote. Os pagamentos aos demais contribuintes foram priorizados de acordo com a data da entrega da declaração.
O dinheiro estará disponível para saque no dia 15 - terça-feira da semana seguinte - e terá correção total de 2,84%. Este valor não sofrerá mais qualquer acréscimo, independentemente da data em que o contribuinte receba a sua restituição.
Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil ou procurar o serviço "BB Responde", pelos números 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) para pedir a transferência do dinheiro para uma conta-corrente ou poupança de qualquer banco.
Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita Federal.

Barrichello pede renovação com a Honda

Depois do terceiro lugar no GP da Inglaterra, Barrichello espera resolver seu futuro na Honda
Depois de terminar o GP da Inglaterra na terceira posição e de quebra pôr fim a um jejum de três anos sem pódio, o brasileiro Rubens Barrichello aproveitou o bom momento para pedir a renovação do seu contrato com a Honda. As informações são do site "F1live".
- Penso que este pódio veio em uma boa hora - conta o piloto de 36 anos.
Barrichello, que tem vínculo até o fim da temporada com a equipe japonesa, se mostrou muito emocionado depois do terceiro lugar na pista molhada de Silverstone.
Me sinto jovem, dou risadas dos problemas e trabalho ainda mais. Amo este esporte, amo a velocidade e não sei viver sem isso"
- Não tenho intenção de deixar a Fórmula 1. Só irei parar caso não tenha para onde ir. Mas o meu objetivo é coninuar na Honda. No entanto, ainda não tenho nada acertado para o ano que vem - ressalta o brasileiro.
Este ano, Rubinho bateu o recorde de largadas de Riccardo Patrese e tem 258 GPs começados em seu currículo. Ao todo, ele venceu nove corridas, subiu 62 vezes ao pódio, marcou 13 pole positions e 15 voltas mais rápidas.
- Me sinto jovem, dou risadas dos problemas e trabalho ainda mais. Amo este esporte, amo a velocidade e não sei viver sem isso - finaliza.
Fonte:Globopesporte

Dunga convoca seleção olímpica com Robinho, Ronaldinho e Thiago Silva

O técnico Dunga anunciou nesta segunda-feira, pelo site oficial da CBF, a lista de 18 convocados da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim. Os três jogadores acima de 23 anos são Robinho, Ronaldinho Gaúcho e o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense (confira abaixo a lista completa).
Sem nunca ter conquistado a medalha de ouro, o Brasil está no Grupo C. A estréia será em 7 de agosto contra a Bélgica, em Shenyang. Três dias depois, a equipe encara a Nova Zelândia, na mesma cidade. Em 13 de agosto, o rival será a anfitriã China, em Qinhuangdao.
- Foram convocados três laterais, três zagueiros e três volantes. Do meio para a frente, houve uma maior diversificação, com a preocupação de escolher jogadores versáteis. Jogadores que sejam rápidos, e também com boa presença de área, com aproveitamento nas bolas altas e nas jogadas de bola parada - disse Dunga, que não esteve na sede da CBF nesta segunda, pelo site da organização.
Segundo a CBF, a convocação atende ao prazo estabelecido pela Fifa (Estatuto do Jogador) de 15 dias antes do início da preparação para as Olimpíadas. A previsão é que o time comece a treinar em 22 de julho, na Granja Comary. A data de entrega da lista para o Comitê Olímpico Internacional é 23 de julho, e mais quatro jogadores serão incluídos como substitutos caso algum atleta se machuque.
Fonte:G1.com.br