quarta-feira, 7 de maio de 2008

Pai e madrasta de Isabella chegam ao 9º DP para assinar termo de prisão

Pai e a madrasta de Isabella, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, chegaram por volta das 23h desta quarta-feira (7) ao 9º Distrito Policial do Carandiru, na Zona Norte, para assinar o cumprimento da prisão preventiva. A chegada do casal ao local foi tumultuada.
Alexandre e Anna Carolina foram presos preventivamente por determinação do juiz Mauricio Fossen, da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Santana. A determinação atendeu ao pedido da Polícia Civil e ao parecer do Ministério Público Estadual.
O pai e a madrasta de Isabella são acusados do assassinato da menina. Após assinar o documento, Anna Carolina e Alexandre serão levados ao Instituto Médico-Legal, onde serão submetidos a exames de corpo de delito.
Depois do exame, Anna Carolina e Alexandre Nardoni serão encaminhados a unidades policiais onde ficarão presos. De acordo com o delegado Calixo Calil Filho, que presidiu o inquérito, Alexandre será encaminhado ao 13º Distrito Policial, na Casa Verde, Zona Norte.
Anna Carolina, que durante a prisão provisória ficou dez dias no 89º Distrito Policial do Morumbi, na Zona Sul será encaminhada para o 97° Distrito Policial, em Americanópolis, na Zona Sul.
Tumulto
Na saída do apartamento em Guarulhos, policiais militares contiveram a multidão estimada em mais de 800 pessoas que se aglomerou em frente ao prédio. Um grupo de policiais revistou na garagem os carros de moradores que saem do prédio para supostamente evitar que o casal fuja.
O juiz também acatou integralmente a denúncia do Ministério Público contra o casal. Com isso, Alexandre e Anna Carolina passam a ser réus de processo judicial. Os advogados do casal afirmam que vão entrar imediatamente com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo. Se o Tribunal de Justiça não conceder liberdade ao casal, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá podem ficar presos até o julgamento.
Denúncia
O promotor designado para tratar do caso, Francisco Cembranelli, protocolou na terça-feira (6) a denúncia em que acusa o casal de homicídio doloso triplamente qualificado (meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e para ocultar outro crime). Ele também encaminhou parecer favorável ao pedido de prisão preventiva do casal feito pela polícia.

Para o promotor, Anna Carolina Jatobá esganou Isabella e Alexandre Nardoni arremessou a criança do 6º andar. “Ambos mataram”, disse Cembranelli em entrevista coletiva na tarde de terça-feira. Antes do crime, afirmou Cembranelli, houve uma “discussão acalorada” do casal motivada por ciúme de Anna Jatobá em relação a Alexandre Nardoni. Neste momento, a criança foi ferida por um objeto contundente na testa. Depois, a madrasta apertou o pescoço da vítima com as mãos. O promotor defende que, sabendo que a criança estava viva, Nardoni jogou Isabella pela janela, incentivado pela esposa.
‘Denúncia superficial’
Um dos advogados de defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, Marco Pólo Levorin, disse na terça-feira que a denúncia encaminhada pelo promotor à Justiça é superficial. "Nós entendemos que a denúncia é superficial. A gente vem ressaltando a vulnerabilidade das provas. A gente pode observar incongruências na própria denúncia. Agora haverá o transcurso da instrução criminal e a gente está confiante em uma decisão favorável ao casal", disse ele.
Transcrito do site G1Globo.com (07.05.08)

Edísio se solidariza com crianças vítimas de violência no Interior

O deputado Edísio Pacheco (PV) ocupou a tribuna na sessão desta terça-feira (06/05), para se solidarizar com a família de Maria Andressa Pires de Sousa, de sete anos de idade, que foi encontrada morta no último sábado (03/05), em Itapipoca, com sinais no corpo que indicaram estupro. De acordo com o deputado, esse caso é semelhante ao que ocorreu no município de Jardim, onde uma criança de três anos foi morta após sofrer violência sexual.
Ainda segundo o parlamentar, está em tramitação na Casa um projeto que pede a construção de uma delegacia da mulher no município de Itapipoca e a instalação de um Instituto Médico Legal (IML) no município. Segundo Edísio, o artigo 185 da Constituição Estadual prevê a criação e estruturação de delegacias especializadas de atendimento à mulher, nos municípios com mais de 60 mil habitantes. “Tem que se fazer cumprir a lei”, cobrou o deputado.

Assembléia comemora 100 anos de imigração japonesa no Brasil

A Assembléia Legislativa realizou, na noite desta quarta-feira (07/05) no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 100 anos de imigração de japoneses, que em 1908 chegaram ao território brasileiro a bordo do navio Kasatu Maru. A solenidade, que homenageou 14 personalidades descendentes de imigrantes do Japão, foi proposta pelo vice-presidente da Casa, deputado Gony Arruda (PSDB) e pelo líder do Governo na Assembléia, Nelson Martins (PT).
Gony Arruda, que presidiu a sessão, lembrou a importância da contribuição que os descendentes japoneses deram para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e avaliou a homenagem da Assembléia como “a mais justa e merecida celebração” à colônia japonesa que veio ao nosso País. ”Desde o desembarque dos imigrantes do Japão no porto de Santos, houve uma seqüência de experiências que muito contribuiu para o desenvolvimento do Brasil”, destacou o parlamentar.
Para o deputado Nelson Martins, não é possível imaginar o Brasil sem a influência do japonês na economia, na ciência e na capacidade de empreendedorismo, característica dos que descendem do povo oriental. Nelson fez uma explanação sobre o processo imigratório do japonês no Brasil e enfatizou a resistência e a superação que aquele povo teve, no século XIX, quando saiu de seu país de origem e chegou ao porto de Santos, em São Paulo, para trabalhar no interior brasileiro.

O parlamentar lembrou ainda que, mesmo longe das terras orientais, o japonês tem uma característica de ligação às suas origens e, ainda que em outro país, faz questão de levar a sua cultura de geração a geração, sem esquecer de agregar também os hábitos ocidentais. “É muito bonito ver o amor que os japoneses têm à sua pátria e ver a preocupação que este povo tem com o trabalho coletivo, com o cooperativismo”, elogiou Nelson, finalizando: “Que as relações entre o Brasil e o Japão sejam cada vez mais íntimas e mais fortes”.
Um dos homenageados durante a solenidade, o descendente de japoneses Shinzo Ohama, agradeceu à Assembléia com discurso em japonês, traduzido pela professora de línguas Yuka Ito. Ohama contou sobre como chegou ao Brasil e destacou a hospitalidade com que foi recebido no Estado do Ceará. Já o cônsul geral do Japão no Nordeste, Toshio Watanabe, reiterou que o Brasil, com homenagens como esta, vem estreitando seu vínculo de amizade com a nação japonesa.
Estiveram prestigiando a solenidade o deputado Hermínio Resende (PSL); o presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro do Ceará, João Batista Jujita, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará –Fiec, Roberto Proença de Macêdo.
RB
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Na Europa acontece um aborto a cada 27 segundos

Nos 27 países da União Européia é feito um aborto a cada vinte sete segundos, o que representa um milhão e duzentos mil abortos anuais, segundo um estudo sobre a evolução da família na Europa em 2008. O documento, apresentado nesta quarta-feira (07/05) no Parlamento Europeu, foi elaborado pelo Instituto de Política Familiar (IPF), uma entidade civil que se define como independente não vinculada às administrações públicas, partidos políticos ou organizações religiosas.
Segundo o relatório realizado por uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos, demógrafos, sexólogos e peritos em conciliação entre trabalho e família, a Europa é um continente velho, “imerso num inverno demográfico” com a natalidade em crise.
Na Itália: 70 % dos médicos recusam praticar o aborto
A pílula do dia seguinte é menos usada, os maiores de 65 anos já superaram em mais de seis milhões os jovens de 14 anos e cada vez nasce menos criança (quase um milhão de nascimentos menos do que em 1980). Dois em cada três lares europeus não têm nenhuma criança e apenas 17 por cento têm dois ou mais filhos. De acordo com o relatório, Polônia, Romênia e Alemanha são os países da Europa dos 27 com um índice de natalidade mais crítico. Por outro lado, adianta, são praticados por ano mais de um 1,2milhões de abortos “o que equivale a um aborto em cada 27 segundos”.
Aborto é a primeira causa de mortalidade
“O aborto, juntamente com o câncer, é a primeira causa de mortalidade na Europa, refere o documento acrescentando que cada dia deixa de nascer na Europa 3.199 crianças”.
Esta análise é criticada pelo Diretor Executivo da Associação portuguesa de Planejamento Familiar que em declarações à Lusa considerou «uma aberração científica classificar o aborto como uma causa de morte».
Discurso ideológico
“Isso é um discurso ideológico. Nunca vi nem nunca ouvi qualquer organismo considerar o aborto como uma causa de mortalidade” disse Duarte Vilar, uma das caras do «Sim» no último referendo em Portugal sobre a liberação do aborto.
Segundo Duarte Vilar, querer convencer os europeus que o aborto é uma das causas da baixa de natalidade européia é o mesmo que dizer que a tomada da pílula é responsável pela quebra de natalidade.
“Não é por causa da liberalização que o aborto se pratica mais. Antes já se fazia, mas em clandestinidade. Sempre se fez durante séculos”, disse.

Por outro lado, Catarina Almeida, da Associação Juntos pela Vida (defensora do «Não» no referendo), disse à Lusa que o relatório constata uma conclusão para qual a associação tem vindo a chamar a atenção.
“É obvio que se forem criados quadros favoráveis para a prática do aborto e se este é um ato contra a família quem fica prejudicado é a família, onde nascem as crianças”, disse.
De acordo com o relatório, devido ao aborto a Europa perde todos os anos o equivalente à soma da população de Malta e Luxemburgo ou da população da Eslovênia e do Chipre.
Onde é que a Europa é egoísta e mata? Há muitos fatores para se abortar, não se aborta só porque se quer. Quantas e quantas pessoas querem ter filhos, mas que a sua condição de vida, cada vez mais precária, não o permite? Basta olhar para Portugal. Sem dinheiro para nada, quanto mais ter um filho. Eu um dia também quero ser mãe, sim, quero. Mas com a vida que levamos prefiro não tê-los porque não vou ser capaz de lhes dar a vida que vão precisarem ter.
O aborto é a primeira causa de morte em 2008 - Por homem
Até que enfim que se afirma que o aborto é morte. A Europa morre, não tem vida, porque a sociedade é egoísta, mata as crianças na África e na própria Europa. Sociedade da morte será assim que os políticos vão conduzir os seus paises para a degradação total.

Transcrito do site IOU(Portugal) em (07/05/2008)

Prefeitura de Itapipoca realizou a festa do Dia do Trabalhador

A prefeitura municipal de Itapipoca realizou no dia primeiro de maio a festa dos trabalhadores da rede municipal, o local escolhido foi à quadra coberta do colégio Maria Magalhães, estiveram presentes mais de 1500 funcionários que foram saudados pelo prefeito de Itapipoca João Ribeiro Barroso, Dr. Geraldo de Azevedo Filho (secretário de educação) Dr. José Teixeira (secretário de saúde), e os vereadores Agenor, Rita Braga, e o presidente do PDT local Pedro Teixeira.
A coordenação do evento ficou a cargo da equipe pedagógica da Secretaria de Educação que com muita competência fez com que a festa se tornasse um exemplo de organização.
Aconteceu de tudo para descontrair os presentes, como competição do melhor dançarino de forró, teatro, e um verdadeiro show de como se deve agir no combate a Dengue peça apresentada pela equipe da saúde do distrito de Deserto, foi distribuído dezenas de prêmios, como: televisores, forno micro-ondas, jogos de panelas, liquidificadores etc.
Em seus pronunciamentos os Secretários Municipais enfatizaram a competência dos funcionários que muito tem feito para solucionar os problemas da comunidade, como na infra-estrutura, educação, saúde, cultura, turismo, o desporto e no empreendedorismo, com a geração de emprego e renda. Já o prefeito JB salientou que com Compromisso, Cidadania e Desenvolvimento o município tem se destacado no cenário estadual, principalmente na educação, onde foi reformado ou construído mais de 150 salas de aulas, os laboratórios de informáticas que a cada mês são inaugurados, um exemplo disso, é no Colégio Maria Magalhães que está localizado o maior Laboratório de Informática do setor público do Estado do Ceará com 48 computadores inaugurados dia 30 de abril de 2008, na saúde o combate a dengue tem sido primordial, em pouco mais de um mês foi controlado a epidemia da dengue que ameaçou os lares dos itapipoquenses. E o atendimento odontológico médico tem sido relevante para o município. Desejou felicidades a todos os trabalhadores itapipoquenses. Após o evento, foi servido um jantar aos presentes.

Inaugurado em Itapipoca o maior Laboratório de Informática do Ceará

Foi inaugurado na noite de sábado (30/04) em Itapipoca (CE), o Centro de Informática Cândido Teixeira dos Santos, nas dependências do Centro Educacional Maria Magalhães Viana de Azevedo, este empreendimento tem um destaque, pois se trata do maior laboratório de informática em escola pública do Estado do Ceará e está à disposição da comunidade equipado com 48 computadores de última geração interligado a rede de comunicação internacional.
Antes da inauguração do laboratório, o prefeito João Barroso avaliou o mercado de trabalho brasileiro, que busca cada vez mais inserir equipamentos sofisticados para produzir mais e com padrão de qualidade exigida pelos consumidores. "O conhecimento de informática hoje é imprescindível", ponderou.
Segundo o Secretário de Educação Dr. Geraldo Gomes de Azevedo Filho, “são atitudes como estas que fortalecem ainda mais a administração do prefeito João Barroso, que está em sintonia com os avanços tecnológicos mais recentes e empenhado em ampliar a inclusão digital dos itapipoquenses”, ressaltou também “que esta conquista é indispensável para conseguir vaga no mercado de trabalho”.
Geraldinho destacou o empenho do governo de João Barrosos para inserir crianças, jovens e adultos no mercado de trabalho, criando e apoiando iniciativas como as desenvolvidas em parceria. Os jovens e adolescentes terão a oportunidade de aprender curso básico de computação, Office (Word, Excel e Power Point) com ênfase na área administrativa, Corel Draw e Photoshop..
Aprovação
Para o professor Jesus (diretor do Vi-Jeva), “Itapipoca está ganhando também com este laboratório um centro de motivação, principalmente um centro tecnológico, a educação tem que usar a modernidade para que esses jovens se qualifiquem e encontrem um melhor meio no mercado de trabalho”. Enfatizou o mesmo.
Homenagem
Durante o evento também foram prestadas homenagens ao Sr. Cândido Teixeira dos Santos (In memorian) na pessoa de sua esposa Francismeire Alves de Castro que recebeu uma comenda pelos relevantes serviços a cultura deste município.
Prestigiaram o evento lideranças políticas como o vereador Euritônio de Sousa e Rita Braga, a Sra. Francimeire Alves de Castro (esposa do Sr.Candido Teixeira dos Santos –In memorian), Angelúcia de Sousa (diretora da Escola Maria Magalhães), Rivaldo (Coordenador de Informática da Secretaria de Educação do Município), pais, alunos, professores e a população local.
Ressalta-se, portanto que neste mesmo dia à tarde aconteceu a inauguração do Núcleo de Inclusão Digital na EEB. José Maria da Silveira, localizada na sede do distrito de Baleia, laboratório composto por 11 computadores que irão atender aos alunos da rede escolar daquela localidade. Este programa conta com a parceria do Governo Federal que doou quatro destes computadores.