sexta-feira, 7 de novembro de 2008

VÍDEOS: 'Quero ser campeão', diz Massa

Em entrevista ao programa 'Linha de Chegada', do SporTV, piloto da Ferrari comenta sobre o GP de Interlagos e conta detalhes da disputa pelo título

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Massa diz que objetivo em 2009 será conquistar o campeonato mundial. Para ele, porém, outros pilotos têm condições de brigar pelo título

Piloto da Ferrari fala sobre a conversa que teve com Hamilton no final na prova e comenta sobre os "mistérios" da pista de Interlagos

Massa elogia desempenho de Alonso, mas diz que espanhol estava "pilotando para se divertir" no final da temporada

Piloto fala sobre as duas últimas voltas no GP de Interlagos

Massa confirma vinda de Jeff Gordon, tetracampeão da Nascar, ao Desafio Internacional das Estrelas

Links Patrocinados

Segunda brasileira a cruzar o Canal da Mancha morre em Santa Catarina

Dailza Damas, de 50 anos, não resistiu a uma parada cardíaca nesta sexta

GLOBOESPORTE.COM Balneário Bombinhas, SC


Segunda brasileira a fazer a travessia do Canal da Mancha (a primeira foi Kay France, em 1979), entre França e Inglaterra, Dailza Damas, de 50 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira, em Balneário Bombinhas, em Santa Catarina, vítima de uma parada cardíaca. Ela chegou a ser hospitalizada, mas não conseguiu resistir.

Dailza começou a carreira somente aos 28 anos, para incentivar o filho, que sofria de bronquite, a nadar. Em 1993, ela fez seu maior feito, a travessia do Canal da Mancha, após 19 horas nadando. Ela também fez as travessias do Estreito de Gibraltar, entre a África e a Europa, e o Lago Titicaca, na Bolívia.

Recentemente, Dailza passou por uma cirurgia para retirar um tumor no cérebro, e estava em fase de recuperação. Velório e enterro da atleta serão em sua cidade natal, Apucarana, no norte do Paraná.

Cientistas descobrem sinal de água líquida em Marte

Minerais encontrados apenas se formam com água em estado líquido.
A maior dificuldade é entender como o clima marciano se tornou seco e frio.

Kenneth Chang Do 'New York Times'


Quebrando a cabeça sobre o quão quente e molhado poderia ser o planeta Marte, os cientistas agora enxergam sinais minerais de que o “planeta vermelho” foi, pelo menos ocasionalmente, molhado durante os primeiros dois bilhões de anos de sua existência.

Em artigo na edição de novembro do jornal Geology, cientistas trabalhando com relatórios do Mars Reconnaissance Orbiter da Nasa relataram ter observado depósitos de opalas e minerais semelhantes espalhados pela superfície de Marte.

Os minerais opalas pertencem a uma classe conhecida como sílicas hidratadas, com moléculas de água misturadas em minerais como o quartzo. A formação de sílicas hidratadas requer água em estado líquido.

O mais interessante é que os depósitos de opalas ficam em áreas que parecem ter se formado há cerca de dois bilhões de anos. Anteriormente, naves espaciais haviam detectado outros minerais carregados de água, como argila, em regiões que datavam mais de 3,5 bilhões de anos.

“A água era mais espalhada e extensa em tempos mais jovens do planeta”, diz Scott L. Murchie, cientista de equipe no Laboratório de Física Aplicada do Jonhs Hopkins e principal pesquisador com o espectrômetro de satélite, que encontrou a evidência do mineral opala. Marte, como os outros planetas do sistema solar, tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade.

Em julho, Murchie e outros cientistas relataram que o satélite havia detectado vastos depósitos dos minerais como argila nas áreas mais velhas. As imagens também mostraram antigos leitos de lagos com acúmulos de minerais, indicando que a água persistiu por milhares de anos.

A presença de água em Marte é conhecida há muitos anos. Suas calotas de gelo, facilmente visíveis do espaço, são em grande parte feitas de água congelada. A questão sem resposta é com que freqüência o gelo derretia. A nave Phoenix Mars Lander, agora se aproximando do final de sua missão de seis meses, está investigando se o gelo do ártico derreteu no último milênio.

A possibilidade mais intrigante é a de que Marte, com menos de um bilhão de anos, pudesse ser quente o bastante para ostentar lagos e oceanos de água líquida e, com isso, a possibilidade de vida. Os acidentes geográficos do planeta oferecem provas convincentes de água corrente: imensos cânions, canais e deltas de rios secos.

“Acho que a maioria das pessoas concorda que havia grandes quantidades de água em sua superfície nos primeiros cem milhões de anos”, afirma Maria Zuber, professora de geofísica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “Mais para frente aparece a confusão, embora eu esteja confusa com a coisa toda. Mas é isso que torna o assunto interessante”.

Alguns cientistas sugerem que raras enchentes catastróficas esculpiram os acidentes geográficos, seja nas conseqüências do impacto de um asteróide ou cometa ou pela água subterrânea -- derretida por calor vulcânico residual -- brotando na a superfície.

Aqueles que acreditam que a água líquida era mais persistente ficaram perplexos quando naves anteriores detectaram poucas evidências de carbonatos, minerais que deveriam ter se formado em grandes quantidades com as reações entre dióxido de carbono e água líquida.

Mas dados coletados pelas duas sondas, Spirit e Opportunity, mostram um ambiente altamente ácido que atrapalhou a formação de carbonatos. “Essa é uma parte da história sobre a qual a maioria concorda”, diz Zuber.

As duas sondas também encontraram sinais de água no passado. A Opportunity encontrou sulfatos hidratados nas rochas do Meridiani Planum. A Spirit descobriu minerais similares aos vistos do espaço pela Reconnaissance Orbiter.

Mas os cientistas ainda tentam explicar a transição de muita água para o clima frio e seco atual. Na verdade, eles ainda tentam explicar como o planeta chegou a ter muita água líquida. Mesmo se Marte fosse envolvido por uma espessa atmosfera de dióxido de carbono expelida por gigantescos vulcões, climatologistas tiveram problemas em simulações por computador gerando aquecimento global o bastante para empurrar as temperaturas acima do ponto de fusão do gelo.

James F. Kasting, professor de geociência na Penn State University, acredita que pode ter desvendado como aquecer Marte. De acordo com a pesquisa, que será apresentada em dezembro num encontro da União Americana de Geofísica, a chave pode se o dióxido de nitrogênio.

Em seus modelos climáticos, o dióxido de carbono realmente agiu como um gás de estufa, prendendo o calor próximo à superfície, mas também refletiu extensões de ondas de luz mais curtas no espaço, limitando a quantidade de aquecimento. Seus modelos atingiram o pico em cerca de 40 graus negativos de Fahrenheit. O dióxido de nitrogênio, que também é liberado por erupções vulcânicas, reduziria o reflexo de Marte. Com mais luz sendo absorvida, as temperaturas saltariam para 100 graus. “Isso mostra mais do que precisamos”, afirma Kasting.

Segundo ele, ainda é preciso demonstrar que o dióxido de nitrogênio se mesclaria à atmosfera, ao invés de permanecer em bolsões ao redor de vulcões.

Mesmo se os cientistas solucionarem a questão da água, eles têm outro problema: o que aconteceu com o ar marciano? Os modelos climáticos sugerem que Marte, no início, tinha uma atmosfera mais densa que a da Terra. Hoje, é uma leve brisa.

“Bem, nós não sabemos”, diz Zuber. “Algum dia vamos desvendar esse mistério. A minha lista de coisas a fazer tem um monte de itens”.


Leia mais notícias de Ciência e Saúde

Suspeito de matar menina em Curitiba é preso

Exame de DNA deve revelar se ele teve algum contato com a criança.
Corpo de Rachel Genofre foi encontrado dentro de mala na quarta-feira.

Do G1, com informações do Jornal Nacional


A polícia do Paraná prendeu, nesta sexta-feira (7), um suspeito do assassinato de uma menina de 9 anos. O corpo da estudante foi encontrado dentro de uma mala na rodoviária de Curitiba na madrugada de quarta-feira (5).


Veja o site do Jornal Nacional

Uma caminhada pelas ruas de Curitiba reuniu colegas da escola, amigos e parentes de Rachel Genofre. Foi também um protesto contra a violência

O Instituto Médico Legal (IML) vai divulgar um laudo em trinta dias, mas as primeiras informações indicam que Rachel teria ficado pelo menos oito horas em poder do assassino.

Com base no relato de um comerciante, que diz ter vendido a mala usada no crime, a polícia fez um retrato falado do possível assassino.

A identidade do suspeito detido não foi divulgada, mas um exame de DNA deve revelar se ele teve algum contato com a menina. As investigações continuam em busca de outro suspeito, que já teria cometido um crime de pedofilia.

No desabafo solitário da estagiária que trabalha na escola onde Rachel estudava, o sentimento de uma cidade inteira: "Quando acontece longe, você: 'ah, tudo bem aconteceu', todo mundo sente, mas quando é do teu lado você sente mais. Quem é mãe sabe disso", diz Luciana Rocha.

Leia mais notícias de Brasil

Não vai ser fácil sair do buraco', afirma Obama

Barack Obama conversou por 19 minutos com jornalistas nesta sexta (7).
Presidente eleito deu primeira entrevista após eleições de 4 de novembro.

Do G1, em São Paulo


Com cerca de vinte minutos de atraso, Barack Obama começou a sua primeira entrevista coletiva às 17h52 (de Brasília) nesta sexta-feira (7) como presidente eleito dos Estados Unidos e admitiu que vai ser 'difícil' sair da crise econômica que atingiu o país e o mundo.

O democrata conversou com jornalistas por 19 minutos após se reunir com sua equipe de transição na manhã desta sexta-feira, em Chicago.

Obama afirmou que está preocupado principalmente com os efeitos da classe média e prometeu ajudar a indústria automobilística americana diante da forte erosão da demanda para as três principais montadoras do país.

Foto: AFP

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, dá entrevista coletiva em Chicago nesta sexta-feira (7). À esquerda (na foto), o vice Joe Biden (Foto: AFP)

"Não vai ser fácil sair do buraco", disse ele. “Mas os Estados Unidos são um país forte e resistente. Sei que conseguiremos se deixarmos o sectarismo e a política de lado e trabalhar juntos como uma nação", emendou.

"Mas temos um presidente e sei que algo precisa ser feito logo. Se não for feito, será a primeira coisa que farei como presidente dos Estados Unidos", completou ele, se referindo a um pacote de medidas econômicas em vista.

"A crise é global e requer uma resposta global", lembrou Obama, que deu a entrevista tendo às suas costas sua equipe de transição e o futuro chefe de gabinete, Rahm Emanuel. "Minha prioridade será fazer a economia crescer e criar mais empregos."

Irã

Obama também comentou sobre o fato de o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ter enviado uma mensagem para ele por ter sido eleito novo presidente dos EUA.

"Me permita repetir o que disse na campanha. O desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã é inaceitável e temos que criar um esforço internacional para impedir que isto aconteça. O apoio do Irã a grupos terroristas tem que acabar. Mas vou ler a carta dele e responder adequadamente", afirmou. "Mas quero lembrar que só temos um presidente de cada vez. Eu não sou presidente e não serei até o dia 20 de janeiro."

A carta, segundo a agência iraniana oficial de notícias "Irna", expressa o desejo de que o próximo presidente "sirva a seu povo e deixe um bom nome para a história" durante seu mandato.

Assista ao lado a análises sobre a entrevista de Obama

Como anunciado previamente, Obama não anunciou nenhum outro nome que formará o seu governo a partir de 20 de janeiro de 2009.

Veja a cobertura das eleições nos EUA

Leia mais sobre Mundo

Pitanguy é transferido para unidade coronariana semi-intensiva

Estado de saúde de cirurgião é estável, mas não há previsão de alta.
Ele passou por cirurgia de pontes de safena e artéria mamária.

Do G1, no Rio


Ivo Pitanguy segue internado no Hospital Samaritano após cirurgia

(Foto: Reprodução/TV Globo)

O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, de 82 anos, foi tranferido nesta sexta-feira (7) para a unidade coronariana semi-intensiva do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde está internado desde 26 de outubro.

Pitanguy estava na unidade coronariana intensiva desde a cirurgia pela qual passou em 28 de outubro.

Segundo sua assessoria de imprensa, seu estado de saúde é estável, mas ainda não há previsão de alta. O cirurgião respira sem o auxílio de aparelhos.

Mal súbito

Pitanguy foi internado em 26 de outubro após ter um mal súbito em sua Ilha, em Angra dos Reis, na Região Sul Fluminense. Ele recebeu os primeiros cuidados num hospital local e foi levado em seguida de helicóptero para o Hospital Samaritano, no Rio.

Dois dias depois, passou por uma operação que durou sete horas e meia. Pitanguy se submeteu à cirurgia de pontes de safena e artéria mamária, além de ter trocado a válvula aórtica, que foi substituída por uma prótese biológica.

Leia mais notícias do Rio de Janeiro