terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ponte sobre o Rio Itacatu vai ligar Roraima à Guiana

Obra deve abrir novo corredor de comércio internacional.
Índios da região ignoram as fronteiras estabelecidas pelo homem branco.

Do Globo Amazônia, com informações do Jornal Nacional


A ponte de 230 metros sobre o Rio Itacutu, que vai ligar Roraima à Guiana está próxima de ser concluída. A expectativa é que a obra esteja pronta ainda este ano, embora o comandante do 6º Batalhão de Engenharia e Construção prefira não arriscar uma data para a inauguração. As obras, que começaram em 2003 e foram prorrogadas diversas vezes, foram assumidas pelo Exército no ano passado.

Acesse o site do Jornal Nacional


A BR-401, que leva até o rio saindo de Boa Vista, passa pelo lavrado, uma região de vastos campos, muito diferentes do resto da Amazônia. Na fronteira entre Brasil e Guiana, estão as cidades de Bonfim e Lethem.

Bonfim, a brasileira, tem 10.500 moradores, boa parte deles indígenas. Os macuxis se espalham pela região sem se importar com os limites entre os dois países. A outra etnia predominante na região é a wapixana.

Do lado da Guiana, em Lethem, é fácil encontrar brasileiros que emigraram em busca de melhores oportunidades de trabalho. É o caso da comerciante Rosana Morais, que se beneficia dos baixos impostos para importar os eletrônicos asiáticos que vende em sua loja. O estoque cresceu tanto que foi necessário construir um galpão para ampliar a loja.

Com a construção da ponte sobre o Rio Itacutu, Bonfim vai se transformar em área de livre comércio. Aparentemente, os únicos que não estão gostando da idéia são os barqueiros que deixarão de transportar as pessoas que cruzam a fronteira de um lado para ou outro.

Leia mais notícias de Amazônia

Google adiciona bate-papo em vídeo e voz ao Gmail

Serviço gratuito pretende competir com o Skype, do eBay.
Para utilizar ferramenta, usuário deve fazer download de plugin.

Da Reuters


Foto: Reprodução
Reprodução
Janela do vídeo pode ser destacada do menu de chat durante a conversa (Foto: Reprodução)

O Google adicionou um recurso de bate-papo com imagem e voz ao serviço de e-mail gratuito Gmail nesta terça-feira (11), lançando um serviço gratuito que compete com o Skype, do Ebay.


Assinantes do Gmail e do Google App podem agora escolher entre conversar com os amigos em uma tela de vídeo e, ao mesmo tempo, trocar mensagens instantâneas com eles no Google Chat. Para utilizar as novas funções, é necessário fazer o download e a instalação de um plugin (complemento do software) gratuito.


A tela de vídeo pode ser deslocada da caixa de conversas e se mover na tela do computador. Os usuários também podem mudar o tamanho da tela e expandi-la para ocupar todo o espaço do monitor.


"A idéia foi tornar mais rápida e fácil a comunicação com outras pessoas da forma que lhes for mais conveniente", disse o porta-voz do Google Jason Freidenfelds.


"É uma alternativa agradável para profissionais em busca de outras maneiras para se conectar com as pessoas", acrescentou. O recurso está disponível tanto para PCs como para computadores da Apple.


Mesmo usuários que não tenham uma webcam instalada em suas máquinas poderão conversar com os amigos no Google Chat sem vê-los, usando voz.


Leia mais notícias de Tecnologia

Musas do Brasileirão: Taís Carvalho está nas finais

Segunda eliminatória

Thaís Carvalho é a segunda finalista do concurso Musa do Brasileirão

Musa do Brasileirão: Thaís Carvalho, do Goiás, está na grande final

Saiba tudo sobre a segunda classificada, a estudante de direito que pretende se casar e ter filhos, é apaixonada pela irmãzinha e fã de piqui

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Thaís Carvalho é a segunda classificada para a grande final que escolherá a Musa do Brasileirão

Assim como a campanha do Goiás no Campeonato Brasileiro, a musa que representa o clube esmeraldino, Thaís Carvalho, surpreendeu ao vencer as três provas da segunda eliminatória disputada no “Caldeirão do Huck” deste sábado e se classificar com folga para a grande final do concurso que vai escolher a Musa do Brasileirão 2008. Agora, ela se junta à primeira classificada, Thalita Andrade, do Ipatinga, e aguarda as outras três vencedoras para encarar a votação popular no dia 6 de dezembro.

Assista aos vídeos da vitória de Thaís Carvalho no site do Caldeirão do Huck

Confira todos os ensaios de Thaís Carvalho

Thalita Andrade, do Ipatinga, vence a primeira eliminatória

O sorteio deste sábado fez com que Thaís Carvalho, de 19 anos, caísse em uma chave, considerada por ela, “muito difícil”. A musa do Goiás concorreu com Danielle Rocha, do Atlético-MG, Fernanda Spachi, da Portuguesa e Renata Jakubovic, do Flamengo. E foi a representante do Rubro-Negro carioca quem a fez temer pelo fim do sonho de se tornar a Musa do Brasileirão.

- Minha favorita para ganhar sempre foi a Renata, do Flamengo, porque ela tem um corpão e tudo mais. Então, quando ela caiu na minha chave, desanimei. Achei que tinha acabado tudo. Quando ganhei, fiquei muito surpresa - revela a musa do Goiás, ainda emocionada.

Assim, Thaís acredita que, apesar de ter vencido todas as etapas da prova (desfile de biquíni, apresentação com traje típico e paixão pelo futebol), não foi a beleza que a levou à classificação.

- Acho que o carisma pesou a meu favor. O povo me recebeu muito bem, torceu por mim, apesar da distância da minha cidade - comenta.

Conheça as representantes dos 20 clubes

Vida profissional
Modelo em Goiás, ela acredita que o concurso pode dar uma guinada em sua carreira e ajudá-la a conquistar o seu objetivo de “ter uma vida estável”:

- Faço eventos, como desfiles, por exemplo, e o concurso está me ajudando muito, porque trabalha com imagem. Na verdade, só quero ter um dinheirinho todo o mês, ter uma vida estável. Hoje, não deixaria minha cidade por nada, mas, no futuro, quem sabe. Vou aonde o dinheiro chama, onde há melhor qualidade financeira.

Mas ser bem-sucedida como modelo não é o único sonho profissional de Thaís, que faz faculdade de direito e pretende exercer a profissão quando se formar. E trabalho é uma palavra muito presente na vida da musa desde muito cedo.

- Comprei minhas primeiras roupas de marca com meu primeiro trabalho. Sou muito esforçada. Nunca fiquei parada. Fui uma criança muito mimada, por ter sido filha única, mas quando comecei a trabalhar, com 14 anos, mudei muito minha visão de vida. Minha cabeça deu uma guinada - diz a goiana, que estudou no colégio militar e se considerava “nerd” na infância.

Menina-família
Mas nem só de trabalho vive a musa do Goiás. Natural da cidade de Aparecida, próxima a Goiânia, ela mora com os pais, que lhe passaram o amor pelo Verdão, e a irmã mais nova, que tem apenas cinco anos. Aliás, a pequena Giovana, portadora da Síndrome de Down, é a grande paixão de Thaís:

- Ela é especial. É a alegria da casa. Criança dá mais sentido à vida. Ela veio ao mundo para unir ainda mais a minha família.

E o amor pela irmãzinha fez nascer na jovem de 19 anos um sonho comum à maioria das mulheres: casar-se e ter filhos.

- A vida se baseia nisso. Você tem de deixar algum legado - afirma Thaís, que namorou por três anos e agora está solteira.

Assédio
Em Aparecida, Thaís já virou celebridade. Por onde passa, tem de parar para dar autógrafos e receber o carinho dos vizinhos.

- Todo mundo me conhece, conhece a minha família... Saio na rua e recebo cartinhas de crianças. Isso é muito bom - diz Thaís, que garante só ter recebido cantadas pela internet:

- O povo mais elogia meu trabalho do que me canta. Não recebi nenhuma cantada. Só pelo Orkut que tem muitas, mas pessoalmente, não.

Diversão
E como as cantadas ainda não a incomodam, Thaís se sente à vontade para se divertir com os amigos e familiares. Caseira, ela prefere ficar alheia às badalações das boates.

- Vou muito ao cinema e aos jogos do Goiás. Também gosto de barzinho e quase não vou para boate. Sou mais caseira. Saio muito com meus familiares - conta.

Fã de piqui
A musa do Goiás se considera privilegiada. Come muito e não engorda. O segredo dela é evitar refrigerantes e freqüentar a academia de ginástica quatro vezes por semana.


- Como muito. Adoro piqui, que é uma frutinha típica aqui da região. É muito gostoso e é o que eu mais como. Mas também adoro sanduíche. Só abro mão de refrigerante e alguns conservantes - ensina.

Recado final
Thaís Carvalho agradece a todos que a elegeram musa do Goiás e manda um beijo especial para os moradores da cidade de Aparecida. Aos internautas que vão participar da votação da grande final, ela explica por que merece ser escolhida a Musa do Brasileirão 2008:

- Quero fazer parte da história desse time, assim como ele faz parte da minha história. Ser a Musa do Brasileirão significa representar o meu estado e, principalmente, meu time do coração.

Confira a programação do concurso:
15/11 - Terceira eliminatória
22/11 - Quarta eliminatória
29/11 - Quinta eliminatória
06/12 - Final

Agora que você já conhece as duas primeiras classificadas, aguarde o resultado das próximas eliminatórias, pois no dia 6 de dezembro, véspera da última rodada do Campeonato Brasileiro, as cinco finalistas enfrentarão o júri popular e você, torcedor, poderá ajudar a eleger a sua musa favorita votando por telefone, pelo celular ou pela internet.

conheça a musa do seu time

atlético mg

atlético mg

Danielle
cruzeiro

cruzeiro

Patrícia
goiás

goiás

Thaís
náutico

náutico

Dudinha
são paulo

são paulo

Jhanny
atlético pr

atlético pr

Ariane
figueirense

figueirense

Gabriela
grêmio

gremio

Caroline
palmeiras

palmeiras

Ariane
sport

sport

Paulinha
botafogo

botafogo

Regininha
flamengo

flamengo

Renata
internacional

internacional

Alessandra
portuguesa

portuguesa

Fernanda
vasco

vasco

Marcela
coritiba

coritiba

Mayra
fluminense

fluminense

Agatha
ipatinga

ipatinga

Thalita
santos

santos

Kelly
vitória

vitória

Jamile

Vitória dramática sobre o São Caetano dá fôlego ao Fortaleza

Time vence com um gol de pênalti, aos 45 do segundo tempo, e renova esperança de fugir da degola. Azulão dá adeus ao sonho de voltar à elite

GLOBOESPORTE.COM Fortaleza


Se apenas a vontade dos jogadores definisse o placar de uma partida, Fortaleza e São Caetano mereceriam a vitória nesta terça-feira. No entanto, só o Leão comemorou no Castelão. O time conseguiu uma vitória, aos 45 do segundo tempo, e continua sonhando com a permanência na Série B.

Ainda sob um sério risco de cair para a Terceirona, o Leão continua na zona de rebaixamento, mas sobe para 17º, com 39 pontos. O Azulão, que ainda sonhava com uma vaga no G-4, fica com 50, em 9º, sem chances de sonhar com retorno à Primeira Divisão.

Na próxima rodada, o São Caetano recebe o América-RN, sexta-feira, no ABC Paulista. No dia seguinte, o Fortaleza encara o Barueri, fora de casa.

Primeiro tempo nota 4

A etapa incial do jogo foi de muita movimentação das duas partes, mas com poucas chances claras de gol. Enquanto o São Caetano explora as jogadas aéreas e buscava o atacante Tuta, o Fortaleza priorizava os contra-ataques com Osvaldo e Pedro Henrique, ambos sem sucesso. Os goleiros pouco trabalharam, e a pontaria não era das melhores.

Segundo tempo com desfecho emocionante

A volta das equipes para o segundo tempo prometia, mas não foi o que se viu. Os meias criavam pouco, e não conseguiam chegar com perigo. Tanto que a melhor chance da partida surgiu aos 31. Flávio Medina chutou com muito efeito, o goleiro Luiz fez a defesa no susto e por pouco não mandou para o próprio gol. Três minutos depois, Eusébio recebeu na área, teve tempo de olhar para o alvo, mas errou feio.

O Fortaleza decidiu ir com tudo para o ataque e teve uma grande chane, aos 37. Mateus recebeu bom passe na área, encarou a marcação e encheu o pé. A bola explodiu na trave. Os ataques acordaram o São Caetano, e a resposta veio dois minutos depois. Em chute de longa distância, Francismar assustou Tiago Cardoso, mas errou por pouco.

Aos 43, Júlio teve ótima chance de dar a vitória aos paulistas. Na cobrança de falta, ele obrigou Luiz a fazer grande defesa. No cotra-ataque, Léo Jaime recebeu na área e soltou uma bomba. O travessão estava no caminho.

Mas ainda havia tempo. Aos 45, Mateus foi derrubado na área, e Wilson Souza de Mendonça marcou pênalti. Enquanto os reservas do Fortaleza se ajoelhavam para esperar a cobrança, Osvaldo batia firme, com categoria, para garantir a vitória do Leão. Muita festa da torcida e dos jogadores no Castelão.



classificação atualizada

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

(%)




1 Corinthians 76 34 22 10 2 71 23 48 74
2 Avaí 66 35 18 12 5 65 32 33 62
3 Santo André 61 35 17 10 8 61 38 23 58
4 Barueri 57 35 18 3 14 52 52 0 54
5 Vila Nova 55 35 16 7 12 53 50 3 52
6 Ponte Preta 54 35 16 6 13 50 43 7 51
7 Bragantino 54 35 15 9 11 44 36 8 51
8 Juventude 52 34 15 7 12 44 40 4 50
9 São Caetano 50 35 13 11 11 56 50 6 47
10 Ceará 46 35 11 13 11 48 45 3 43
11 Bahia 45 35 12 9 14 43 64 -21 42
12 Brasiliense 43 35 12 7 16 52 58 -6 40
13 Paraná 43 35 12 7 16 43 51 -8 40
14 ABC 43 35 11 10 14 50 54 -4 40
15 Marília 41 35 10 11 14 43 56 -13 39
16 América-RN 40 35 10 10 15 42 47 -5 38
17 Fortaleza 39 35 10 9 16 52 55 -3 37
18 Criciúma 37 35 10 7 18 33 47 -14 35
19 Gama 34 35 9 7 19 37 69 -32 32
20 CRB 24 35 5 9 21 34 63 -29 22