sábado, 2 de agosto de 2008

Realizada em Itapipoca a 1ª Feira artesanal e cultural


Realizada em Itapipoca a 1ª Feira artesanal e cultural

Objetivando alavancar a economia Itapipoquense, foi realizado na noite de ontem sábado (01/08) a primeira Feira Artesanal e Cultural de Itapipoca. Este evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itapipoca realizada através das parcerias entre as Secretarias de Empreendedorismo Indústria e Comércio e Ação Social.

Quem foi visitar a feira a fim de abrir novos negócios saiu cheio de sonhos. Quem foi para comprar, ficou realizado. Quem foi para aprender, viu de perto as belas obras do artesanato itapipoquense. Quem foi só “pra dar uma olhadinha”, não resistiu aos preços e às atrações e saiu surpreso com o tamanho do evento e com a força do setor. Por fim quem foi se divertir dançou o famoso forró pé de serra e assistiu a magia da Quadrilha Flor da Terra, que é uma das mais premiadas em todo o Ceará e no Nordeste.

Essas são as impressões deixadas pela Feira Artesanal e Cultural, que na noite de sábado lotou as dependências da Praça dos Três Climas e que abre mais uma etapa no artesanato itapipoquense, com o apoio do setor público visando à geração de emprego e renda para o Município. Vale ressaltar que lá estavam para venda as redes fabricadas no distrito de Deserto, produtos esses, que levam o que há de mais moderno em tecnologia e com preços módicos.

O sucesso foi tão grande e já está marcada a data da próxima feira para o dia 8/8, no estacionamento do Pinheiro Supermercados. Com a realização deste evento espera-se de vez que esse setor tome novo impulso e que venha a contribuir para a economia de Itapipoca.








Dilma participa de ato de campanha do PT em Porto Alegre

Ministra esteve no lançamento oficial da campanha de Maria do Rosário.
Ministro Tarso Genro e presidente da Câmara também compareceram.

Do G1, com informações do ClicRBS


Ministra Dilma Roussef (dir.) e a candidata Maria do Rósário em Porto Alegre (Foto: Valdir Friolin / Agência RBS)

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, entrou na campanha eleitoral na noite desta sexta (1) ao participar como cabo eleitoral do lançamento oficial da campanha da candidata do PT à Prefeitura de Porto Alegre, deputada Maria do Rosário.

O ato, no Centro de Eventos do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, também teve a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e do ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra.

Por volta das 21h25, Dilma fez um discurso de cerca de dez minutos, no qual falou sobre as realizações do governo federal.

"Agora os pobres deste país têm vez, as mulheres têm vez, os povos indígenas têm vez. Defendemos todas as políticas para melhorar as condições de vida de todas as cidades do Brasil porque somos um governo comprometido com a inclusão social, gerando emprego e renda", afirmou a ministra.

Ela defendeu o voto em Maria do Rosário como forma de dar continuidade "ao projeto transformador do governo federal".

O presidente Lula liberou os ministros para a campanha eleitoral, mas pediu a eles que não se envolvam em polêmicas, principalmente em cidades onde há mais de um candidato de partidos integrantes da base aliada no Congresso.

Fonte: G1.com.br

Congonhas e Cumbica voltam a operar normalmente após suspensão de vôos

Queda de energia suspendeu de pousos e decolagens nos dois aeroportos.
Operação voltou ao normal às 13h46 em Cumbica e às 13h20 em Congonhas.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Globo

Foto: Carolina Iskandarian/G1
Carolina Iskandarian/G1
Movimentação no check-in de Congonhas neste sábado (Foto: Carolina Iskandarian/G1)

Uma queda de energia no Sistema Regional de Proteção ao Vôo provocou a suspensão de partidas e chegadas nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, e Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, segundo informações da Aeronáutica. O sistema que alimenta a visualização dos radares ficou prejudicado.

Em Congonhas, todos os vôos previstos para decolar desde as 11h45 foram suspensos. Eles só puderam ser retomados às 13h20. Os pousos deixaram de ocorrer por dez minutos, entre as 11h45 e as 11h55.

Em Cumbica, desde as 11h45, apenas as aeronaves que estavam próximas ao aeroporto puderam pousar. A maior parte dos vôos que estavam distantes foram alternados para o Aeroporto Tom Jobim, no Rio - a Infraero está apurando o número exato. As decolagens ficaram suspensas e só voltaram a ocorrer por volta das 13h20, quando partiu o vôo 8022 da TAM com destino a Buenos Aires. A decolagem estava inicialmente prevista para as 11h50. A operação, no entanto, só foi normalizada desde às 13h46.

A bordo

Um dos últimos vôos a decolar de Congonhas antes do cancelamento das partidas foi o de número 3922 da TAM. De acordo com os passageiros, logo após a decolagem o comandante informou pelo sistema de som que houve uma pane no radar da torre de controle aéreo do aeroporto e, por isso, o vôo ficaria em órbita sobre a capital paulista.

O comandante disse ainda que só após a situação se normalizar o avião poderia seguir viagem. Alguns minutos depois, o vôo foi autorizado a seguir rumo ao Rio.

O susto foi maior na chegada ao Santos Dumont, quando o tempo virou logo na hora do pouso e o comandante arremeteu o avião. Em uma segunda tentativa, conseguiu pousar a aeronave.

Espera

Às 14h, alguns embarques começaram a ser anunciados pelo alto-falante, como o do vôo 3220 da TAM, que segue para Belo Horizonte. No painel, a informação era de que ele deveria decolar às 13h52. Às 13h50, a lista era de nove chegadas atrasadas.

Mas há vôos cancelados e bastante atrasados, como o das amigas Camila Gonçalves e Thaiana Fernandes, as duas de 16 anos. "Cancelaram nosso vôo", afirmou Thaiana, que deveria embarcar com Camila às 14h30 para o Rio de Janeiro pela TAM. "Agora, disseram que só sai às 16h. Fazer o quê? Espero embarcar", reclamou Camila, em seu último dia de férias na capital paulista.

A aposentada Ermínia Gaiva, de 66 anos, encarou com bom humor a pane no sistema aéreo. "Já tomei tanto chá (de cadeira) em aeroporto. Eu me acostumei". Ela contou que seu embarque seria às 14h30 para Campo Grande. "Mas me avisaram que vai atrasar."

Chegada

No desembarque, muitas pessoas aguardavam a chegada de passageiros sem saber a dimensão do atraso. De acordo com o painel da Infraero, um dos vôos mais atrasados era o de número 2131, da Varig, vindo de Florianópolis, Santa Catarina, que deveria ter pousado em São Paulo, às 10h30. Às 14h40, no entanto, ainda não havia aterrissado.

A agente administrativa Veronilsa Carvalho, de 37 anos, esperava a chegada da irmã havia mais de uma hora. “Era para ela estar aqui às 13h30, mas o vôo não está nem aparecendo no painel.” Segundo ela, a previsão de embarque em Campo Grande (MS) era às 11h.

Balanço

De acordo com o site da Infraero, Congonhas registrava 15 cancelamentos e 13 atrasos entre as cem partidas previstas das 6h às 14h. Em Cumbica, desde a meia-noite, houve 35 atrasos e dois cancelamentos entre as 114 decolagens programadas.

Leia mais notícias de São Paulo

Centro de compras é invadido por atletas

De todos os cantos do mundo, eles vão ao Mercado da Seda e saem de sacolas cheias

André Amaral Direto de Pequim


Colombiano Victor Hugo Ortega, dos saltos ornamentais, aproveita a folga para comprar tênis

De um lado, um saltador equatoriano lutando para conseguir um desconto em um tênis falsificado. Do outro, uma esgrimista norte-americana exibindo feliz um tapete chinês comprado por menos de 20 reais. Além deles, ucranianos, italianos, cubanos, desfilavam felizes com suas sacolas na mão no Silk Market (Mercado da Seda), shopping que vende de tudo no centro de Pequim.

A ida ao local é uma experiência inesquecível. São seis andares de pequenos stands que vendem de tudo, a maioria de marcas falsificadas; tênis, camisetas, uniformes de time, produtos tradicionais chineses, eletrônicos e todo tipo de quinquilharia.

Os atletas que passavam nos corredores eram literalmente agarrados pelos vendedores, que iniciavam sua agressiva tática para vender alguma coisa. A pechincha é obrigatória. Um produto começa a ser oferecido por um preço e pode sair por um quinto, às vezes um décimo do valor. Para superar a barreira da língua, toda negociação é feita com números sendo digitados em uma calculadora.

A bela americana Dagmara Wozniak garante sua lembrança dos Jogos: desenho chinês

- Eles são loucos. Fiquei andando pelas lojas e começaram a falar algumas frases em espanhol para tentar me convencer a comprar - diz o colombiano Victor Hugo Ortega, dos saltos ornamentais, que tentava comprar um tênis.

- É impossível. Eles ficam feito loucos pulando em cima da gente, puxando a minha credencial e o meu agasalho - diz o italiano Erminio Frasca, ouro em uma etapa da Copa do Mundo de tiro deste ano e que levou uma bola de cristal enfeitada com a Muralha da China. Pagou 20 yuans, equivalente a R$ 5.

Os cubanos estavam em grande número e carregavam sacolas enormes, mas nenhum queria falar com a imprensa. Mariel Zagunis, esgrimista norte-americana que foi medalha de ouro em Atenas, estava com a também atleta Dagmara Wozniak atrás de produtos chineses.

- Quero comprar um presente para os meus pais. Aí vi esse desenho chinês e achei lindo. Antes dos Jogos nós ficamos muito concentrados. É bom ter um tempo para pensar em outras coisas - diz ela.

Seleção olímpica faz viagem tranqüila até Shenyang

Ronaldinho Gaúcho, novamente, é bastante assediado no aeroporto

Thiago Lavinas Direto de Shenyang

Após 7h30m de viagem de Hanói, no Vietnã, até Shenyang, a seleção brasileira masculina de futebol chegou neste sábado à China, onde vai tentar o inédito ouro olímpico. Cerca de 200 curiosos foram receber os jogadores no aeroporto. A delegação seguiu direto para o Marvelot hotel, que serve como Vila Olímpica e também recebe a seleção feminina de futebol.

A viagem foi bastante tranqüila. Após o grande assédio no vôo da seleção entre Cingapura e Hanói, onde os passageiros tiveram livre acesso para tirar fotos e pedirem autógrafos para os jogadores, dois funcionários da companhia aérea ficaram no corredor impedindo a aproximação das pessoas aos brasileiros.

A seleção seguiu de Hanói até Guangzhou, no sul da China, onde foi feita uma escala. Os jogadores causaram frisson ao passarem pela imigração chinesa e entrar no país. Funcionários do aeroporto começaram a tirar fotos em uma área restrita, onde não é permitido este comportamento.

O jogador mais assediado, como sempre, foi Ronaldinho Gaúcho. Vários funcionários também pediram autógrafos. Após duas horas de espera, a seleção seguiu para Shenyang, onde vai disputar a primeira fase. A chegada à cidade chinesa foi rápida. Os jogadores saíram do avião e seguiram direto para o ônibus. No caminho, novamente, funcionários do aeroporto deram uma de tietes e tiraram fotos e pediram autógrafos.

O primeiro treino brasileiro em Shenyang acontece neste domingo, às 8h (horário local), no Tiexi Sports Center Stadium. A seleção estréia nas Olimpíadas de Pequim contra a Bélgica, no dia 7 de agosto. Depois, os brasileiros enfrentam a Nova Zelândia e encerram a participação na primeira fase contra a China, na cidade de Qinhuangdao.

Meninas também na China

A delegação da seleção feminina, que fez preparação na Suécia, também chegou neste sábado à China para a disputa do torneio olímpico. A estréia das meninas é na próxima quarta-feira, contra a campeã mundial Alemanha.

saiba mais

Hamilton é pole e lidera dobradinha da McLaren no grid do GP da Hungria

Massa, da Ferrari, sai na terceira posição neste domingo

GLOBOESPORTE.COM Budapeste


Agência
EFE
Lewis Hamilton sai na pole position do GP da Hungria

Lewis Hamilton, líder do campeonato, dominou todo o treino classificatório e vai largar na pole position do GP da Hungria, que será disputado neste domingo. O inglês liderou a dobradinha da McLaren, que terá Heikki Kovalainen na segunda posição no grid. Felipe Massa, da Ferrari, não conseguiu andar no mesmo ritmo e sai em terceiro lugar. Ele foi quase três décimos mais lento que o primeiro colocado.

A Rede Globo transmite o o GP da Hungria neste domingo, às 9h (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real as 70 voltas da corrida.

Robert Kubica, da BMW Sauber, conseguiu um bom desempenho nas três partes do treino classificatório e larga na quarta posição. O polonês foi muito melhor que Nick Heidfeld, seu companheiro de equipe, que ficou 11 posições atrás. Timo Glock, da Toyota, foi a grande surpresa do treino e assegurou a quinta posição no grid da corrida deste domingo.

Confira como foi o treino volta a volta!

Kimi Raikkonen, atual campeão mundial, teve outro desempenho muito aquém de Felipe Massa, seu companheiro de equipe. O finlandês foi quase quatro décimos mais lento e larga apenas na sexta posição, exatamente à frente de Fernando Alonso, da Renault. O espanhol tentou uma tática diferente para a corrida e disse que vai sair mais leve para tentar fazer um bom início.

Mark Webber, da RBR, ficou na oitava posição, à frente de Jarno Trulli, companheiro de Timo Glock na Toyota. Nelsinho Piquet ficou na décima posição, sete décimos mais lento que Fernando Alonso na superpole. O brasileiro deve sair com uma tática diferente do espanhol.


Barrichello é eliminado no Q1 e larga apenas em 17º

Rubens Barrichello foi eliminado mais uma vez na primeira parte do treino classificatório. O brasileiro vinha em uma volta boa quando o cronômetro já estava zerado, mas foi atrapalhado pelo tráfego no segundo setor e vai largar apenas na 17ª posição com sua Honda, enquanto Jenson Button, seu companheiro, passou para o Q2 e sai em 12º.

Outra surpresa foi a saída de Nick Heidfeld ainda no Q1. O alemão da BMW Sauber sai na 15ª posição, após reclamar muito do francês Sebastien Bourdais, que o atrapalhou no fim da primeira parte do treino e foi punido. A equipe resolveu colocar seus dois carros para andar apenas nos últimos cinco minutos da sessão, o que pode ter prejudicado ainda mais a tarefa do alemão.

David Coulthard, mais uma vez, não conseguiu entrar na superpole e vai largar apenas na 13ª posição. O escocês, que cumpre seu último ano na Fórmula 1 antes da aposentadoria, foi superado mais uma vez por Mark Webber, seu companheiro de equipe, que avançou à superpole. Nico Rosberg, da Williams, por sua vez, sequer marcou tempo na segunda parte do treino e sai apenas em 14º. O alemão reclamou de problemas em seu carro e terá vida difícil na corrida deste domingo.

A dupla da STR também ficou fora da superpole. Sebastian Vettel, uma das principais revelações da Fórmula 1 nos últimos anos, ficou na 11ª posição, a apenas 13 milésimos de avançar à última parte do treino. Já Sebastien Bourdais foi o 14º colocado, oito décimos mais lento que seu companheiro de equipe. No entanto, ele foi punido por atrapalhar Nick Heidfeld e sai na 19ª e penúltima posição.