domingo, 13 de julho de 2008

Gravação revela diálogo na cabine de Airbus da TAM

Gravação revela diálogo na cabine de Airbus da TAM

Momentos antes da colisão, co-piloto da aeronave diz ‘vira, vira, vira’.
Conversa mostra que piloto e co-piloto tentaram parar avião.
Do G1, com informações do Fantástico entre em contato
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA

Às vésperas de o acidente do vôo 3054 da TAM completar um ano, o Fantástico teve acesso à gravação da cabine de comando da aeronave. No áudio, ouve-se a voz de Henrique Stephanini, co-piloto do Airbus A320, muitos ruídos e conversas vindas de um outro vôo. Na gravação, o co-piloto repete “vira, vira, vira”.

Veja o site do Fantástico

Apesar da pouca qualidade do som, fica claro que Henrique Stephanini e o comandante Kleyber Lima tentaram parar a aeronave, mas não conseguiram. A aeronave pousou no Aeroporto de Congonhas e atravessou a Avenida Washington Luís, chocando-se contra o prédio da TAM Express.

“Desacelera, desacelera”, diz o co-piloto. “Não dá, não dá”, responde o piloto. A CPI do Apagão Aéreo divulgou a transcrição dos segundos finais dessa conversa em agosto do ano passado. Apenas a transcrição, não o áudio.

Até hoje, apenas autoridades e um grupo de pilotos e de parentes de vítimas tinham escutado toda a gravação. É o caso do pai da vítima Thais Scott. Aos 14 anos, a adolescente tinha saído de Porto Alegre para passar as férias com os avós em São Paulo.

O pai dela, Dario Scott, que é presidente da associação dos parentes das vítimas da Tam, diz que, pelas conversas na cabine, ficou com a impressão de que o pouso parecia normal, ou quase normal. Segundo ele, só quando a aeronave já se preparava para descer, a torre de Congonhas avisou que a pista tinha problemas. “Tam na final de duas milhas, poderia confirmar as condições?”, pergunta o piloto. “Pista molhada e escorregadia”, responde alguém da torre.

“O que nós queremos é que realmente consigamos a punição e a responsabilização dos irresponsáveis pelo que aconteceu”, afirma Dario Scott.

Investigações
O inquérito da polícia de São Paulo tem 50 volumes e mais de 13 mil páginas. Há depoimentos de 300 pessoas, análises de documentos, simulações de vôos e dados da caixa-preta do Airbus da TAM.

O perito Antônio Nogueira, responsável pelo laudo do Instituto de Criminalística que apura as causas do acidente, mostra que a caixa-preta do avião registrou o que é considerado pela polícia o principal problema: durante o pouso, um dos motores permaneceu em aceleração. Era o que estava com reverso travado (pinado). O perito não descarta uma combinação de erro humano e falha técnica.

Como o avião estava acelerando, os chamados spoilers, que ficam na parte de cima das asas e funcionam como freios aerodinâmicos, não atuaram. O áudio dos segundos finais revela a angústia dessa situação até o momento da batida no Prédio da TAM Express.

Para o promotor Mário Luiz Sarrubbo, que acompanha as investigações, o piloto e o co-piloto não teriam culpa do acidente. “Eles na verdade operaram da maneira que entendiam ser mais segura”, disse.

Segundo a investigação, há ainda outros fatores que contribuíram para o maior acidente aeronáutico do Brasil. “Uma hora e quarenta minutos antes do acidente, essa pista chegou a ser interditada. Dois funcionários da Infraero, sem qualquer instrumento, depois de 12 minutos, liberaram a pista”, diz o delegado Antonio Carlos Barbosa.

O delegado diz ainda que, sete meses antes da tragédia, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou em seu site esta norma: "em pista molhada, a tripulação deve usar o máximo reverso". No avião da TAM, com um dos reversos travado, isso seria impossível.

“Nós temos aqui provas evidentes de que a Anac sabia da norma, que as operadoras sabiam da norma e, conseqüentemente, se ela fosse respeitada não teria ocorrido o acidente”, acrescenta o delegado.

Em nota oficial, a Anac diz que não há como a gestão atual comentar a atuação da diretoria anterior, que estava na agência na época do acidente. Informa ainda que a proibição de pousos e decolagens em Congonhas de aeronaves com o reverso pinado foi publicada em março deste ano.

'Final do 'Miss Casada' foi uma marmelada'


Foto: Vc no G1
Vc no G1
Fiquei em segundo lugar na categoria de melhor traje típico (Foto: Adriana Jackson/VC no G1)

Depois de duas semanas de muito trabalho até a apresentação final do concurso Mrs. World 2008, em Kaliningrad, na Rússia, volto para casa com a sensação de dever cumprido. Representei a beleza da mulher brasileira com muita dignidade no concurso internacional no qual só participam mulheres casadas. Fiz muitas amizades, fiquei entre as dez finalistas e fui a vice-campeã na categoria Melhor Traje Típico. Quem ficou com a coroa de "Miss Casada" foi a representante da Ucrânia - Natalya Shmarenkova, uma famosa cantora da Ucrânia, venceu o concurso no último domingo (29). Foi uma grande marmelada!
Todas nós sabíamos que a ucraniana iria ganhar. Na festa que fizeram para o governador da região disseram para a gente levar um só presente. A ucraniana levou seis. Quando fomos ao haras em um evento-surpresa, ela apareceu vestida com roupa própria para montaria - como assim, se ninguém sabia que a gente iria andar a cavalo?

Gustavo Gallas
Vc no G1
Desfile com traje de gala (Foto: Adriana Jackson/VC no G1)

No orfanato que visitamos, os organizadores disseram para ninguém levar presentes para as crianças, enquanto ela mandou uma van cheia de brinquedos e mais cinco bicicletas. Ela cantava para todos os prefeitos, estava sempre atrasada, não seguia as regras e seu marido andava cercado de seguranças.

Apesar de tudo isso me diverti muito. Fomos tratados como rainhas. Tirei fotos e dei autógrafos para as crianças. Visitamos orfanatos, boates, restaurantes, praias e percebi como as pessoas são loucas pelo Brasil. As crianças surgiam com camisas de futebol e traziam bolas para eu assinar.
De resto, participei de ensaios puxadissimos, tudo no salto, muita maquiagem e spray de cabelo! Muitas das participantes levaram seus filhos. Ao todo tinhamos no grupo 49 crianças e mais quatro "misses" grávidas. Eu deixei minha filha Victoria com meu marido em Salt Lake City (EUA), onde moro.

Foto: Adriana Jackson/VC no G1
Eu e as outras representantes de países nas preliminares do desfile (Foto: Adriana Jackson/VC no G1)

Eu tive problemas para me acostumar com a comida da Rússia. A moça da Costa do Marfim perdeu as malas logo na chegada, e por alguns dias eu emprestei minhas roupas para ela. A da Coréia dividiu o quarto comigo e foi um doce de pessoa. A alemã não entendia nada o que diziam e estava sempre confusa.
Emagreci três quilos e precisei ser atendida por médicos quando minha pressão caiu. Mas o dia da final do concurso teve histórias bem curiosas. A russa caiu duas vezes no palco. A primeira vez que caiu foi em cima de mim, quando desfilava com o traje tipico. Levei um susto tão grande achei que era uma luz do teto que tinha se soltado! A segunda vez foi no desfile com trajes de gala. E dessa vez eu não estava lá para aparar a queda.
Quando me chamaram como uma das finalistas eu confesso que não escutei. Fiquei parada e as outras candidatas começaram a me cutucar. Fiquei chateada porque estava tudo sendo filmado e ficaria feio o que estavam fazendo comigo. Foi então que o coreógrafo chamou minha atenção, furioso. Então chamaram "Brazil" novamente. Paguei mico!

Foto: Adriana Jackson/VC no G1
Em vários momentos com as outras concorrentes do Mrs. World (Foto: Adriana Jackson/VC no G1)
O Mrs. World de 2009 será disputado no Vietnã. O ministro de turismo do Vietnã me convidou a representar o Brasil novamente por causa do sucesso que fiz na Rússia. Ele disse que o concurso é importante para divulgar o turismo lá. Mas não sei se vou. Acho que seria importante dar chance de outra brasileira ir e ter uma experiência maravilhosa como a minha. É possivel, no entanto, que eu vá ao Vietnã em breve. As dez finalistas foram convidadas para assistir ao Miss Universo. Eles dão hotel e alimentação, mas as despesas com a passagem ficam por nossa conta.
Fonte:G1.com.br

Campeonato Brasileiro, acompanhe a classificação da sua equipe.


Classificação atualizada

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

(%)

Libertadores LIBERTADORES Pré-Libertadores PRÉ-LIBERTADORES Sul-Americana SUL-AMERICANA Rebaixamento REBAIXAMENTO
J jogos P pontos ganhos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento
Dados atualizados em 13/07/2008 como funciona
1 Flamengo Parado 23 10 7 2 1 22 9 13 76
2 Cruzeiro Subindo 1 21 11 6 3 2 19 11 8 63
3 Vitória Descendo 1 20 11 6 2 3 18 10 8 60
4 Grêmio Parado 18 10 5 3 2 14 7 7 60
5 Palmeiras Parado 18 11 5 3 3 16 12 4 54
6 Náutico Parado 17 10 5 2 3 12 11 1 56
7 São Paulo Subindo 2 17 11 4 5 2 17 11 6 51
8 Figueirense Subindo 3 16 11 4 4 3 15 22 -7 48
9 Internacional Descendo 1 15 11 4 3 4 14 13 1 45
10 Vasco Descendo 3 14 10 4 2 4 16 12 4 46
11 Coritiba Descendo 1 14 11 3 5 3 15 13 2 42
12 Atlético-PR Parado 13 11 3 4 4 11 12 -1 39
13 Botafogo Subindo 2 12 11 3 3 5 12 16 -4 36
14 Portuguesa Descendo 1 12 10 3 3 4 13 18 -5 40
15 Atlético-MG Descendo 1 12 11 2 6 3 14 16 -2 36
16 Sport Parado 11 10 3 2 5 8 14 -6 36
17 Goiás Parado 10 11 2 4 5 10 18 -8 30
18 Fluminense Subindo 2 9 11 2 3 6 9 12 -3 27
19 Santos Descendo 1 8 11 1 5 5 9 17 -8 24
20 Ipatinga Descendo 1 7 11 1 4 6 11 21 -10 21
Brasileirão 2008 O campeonato será disputado por 20 clubes no sistema de pontos corridos, em turno e returno. O campeão será a equipe com o maior número de pontos ganhos em toda a competição. O Brasileirão terá 38 rodadas, sendo 19 no turno e 19 no returno. Os quatro últimos colocados ao final da disputa serão rebaixados para a Série B em 2009. Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da competição, serão observados os seguintes critérios de desempate: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto (quando o empate acontecer apenas entre dois clubes); menor número de cartões recebidos; sorteio. Os três primeiros colocados do Brasileirão se classificam para a Libertadores de 2009. O quarto disputará a 1ª fase da competição continental. Se o campeão da Libertadores em 2008 for um clube brasileiro, os classificados em terceiro e quarto lugares do Campeonato Brasileiro disputarão a pré-Libertadores de 2009. Se o campeão da Copa do Brasil de 2008 estiver entre os quatro primeiros do campeonato, a contagem dos quatro primeiros colocados excluirá este clube, que já terá vaga assegurada na Libertadores de 2009. As vagas brasileiras na Copa Sul-Americana de 2009 serão destinadas ao campeão do Brasileiro e aos times classificados nas sete posições subseqüentes às dos clubes classificados para a Libertadores.

Flamengo atropela o Vasco e mantém folga na liderança

Com vitória por 3 a 1 no clássico, time rubro-negro permanece com cinco pontos de vantagem sobre o Cruzeiro

Ibson comemora gol do Flamengo

Nem mesmo a confusão em que os jogadores do Flamengo se envolveram na última quarta-feira foi capaz de abalar a boa campanha no Campeonato Brasileiro. Com uma atuação superior durante os 90 minutos, o time venceu por 3 a 1 o Vasco, no clássico realizado neste domingo, no Maracanã.

Com o resultado, o Rubro-Negro termina a 11ª rodada na liderança isolada, com 26 pontos, cinco à frente de Cruzeiro e Grêmio. O Vasco se mantém com 14 pontos, ainda no 10º lugar.

Na Tribuna de Honra do Maracanã, os presidentes Márcio Braga e Roberto Dinamite assistiam à partida lado a lado. O exemplo de união e civilidade também esteve em campo, com as duas equipes entrando juntas. Na arquibancada não era visível qualquer problema mais sério entre os torcedores antes do apito inicial.

Desde o começo da partida ficou clara a superioridade do Flamengo. Enquanto o Vasco corria sem rumo e apostava na disposição de seus jogadores, o rival se distribuía bem em campo e saía de forma organizada para os contra-ataques.

Assim, o primeiro gol do Fla não demorou a sair. Ibson lançou Juan no lado esquerdo. O lateral dominou, entrou na área e foi derrubado por Wagner Diniz. Ibson cobrou o pênalti e abriu o placar aos nove minutos, deixando sua marca na primeira partida após a renovação de seu empréstimo junto ao Porto, de Portugal.

Ao Vasco restava apostar nas jogadas de bola parada e nos chutes de fora da área. Sem Morais, suspenso, ficou clara a falta de um organizador de jogadas. Os setores do time não se comunicavam, e, com isso, restava a correria para tentar pegar a defesa do Flamengo desprevenida. À beira do campo, o técnico Antônio Lopes pedia que a equipe apostasse em seu lado esquerdo, jogando nas costas do volante Airton. Mas a falta de objetividade nos passes impedia que o time cruzmaltino chegasse com perigo ao ataque.

O Flamengo dominava, mas arriscava poucos chutes. O segundo gol nasceu de um erro da defesa do Vasco, aos 37 minutos. Cristian cobrou falta na área, e Tiago parecia que faria a defesa com segurança. Eduardo Luiz se antecipou para cortar, mas a bola encobriu o goleiro e sobrou para Fábio Luciano, que completou para fazer 2 a 0.

O Rubro-Negro, no entanto, sofreu uma baixa aos 40 minutos, quando Leonardo Moura deixou o campo sentindo dores na coxa direita. Ele foi substituído pelo também lateral Luizinho.

No intervalo foi a vez de o Vasco mudar. O técnico Antônio Lopes tirou Beto e colocou o jovem Vinícius, buscando dar mais vitalidade e organização à equipe. O time cruzmaltino parecia mais empenhado. Mas ainda faltava mais agilidade na criação das jogadas.

O Vasco quase marcou em novo lance de bola parada, aos 12 minutos. Depois de muitas cobranças de falta equivocadas, Edmundo deixou Leandro Amaral bater. E o atacante colocou a bola muito perto do ângulo esquerdo de Bruno, que sequer pulou para tentar a defesa.

Mas qualquer indício de reação do Vasco foi por água abaixo aos 18 minutos. Depois de uma troca de passes do Flamengo sem que a defesa cruzmaltina conseguisse cortar, Cristian recebeu a bola pelo lado esquerdo e mandou uma bomba de fora da área. A bola foi no canto onde estava Tiago, mas o goleiro não chegou e o Rubro-Negro marcou o terceiro gol.

Imediatamente o clima de paz acabou na torcida do Vasco. Começou uma confusão na arquibancada, ainda com a explosão de uma bomba caseira. Insatisfeitos com o resultado e com a briga, muitos torcedores começaram a deixar o Maracanã.

Com o jogo resolvido, o Flamengo passou a dar mais espaços ao Vasco, que mesmo assim tinha dificuldades para organizar suas jogadas de ataque. Leandro Amaral chegou a assustar Bruno aos 35 minutos, acertando uma bola na trave esquerda, e Alex Teixeira fez o gol cruzmaltino aos 39 minutos, depois de passe de Edmundo.

Mas a torcida rubro-negra estava mais preocupada em zoar a rival, gritando "créu" e "Roberto, estou com pena de você", em referência ao presidente vascaíno. Os torcedores cruzmaltinos recolheram suas faixas antes do apito final.

vídeos da rodada

Os gols de Flamengo 3 x 1 Vasco pela...

Fonte:Globoesporte.com

MEC define data do Enade 2008

Lista de convocados sai até o dia 1º de agosto.
A prova será realizada no dia 9 de novembro às 13h.

O Ministério da Educação (MEC) já definiu a data do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2008. A prova será aplicada no dia 9 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). A lista de convocados sai até o dia 1º de agosto.
A participação no Enade é decidida por um sorteio realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que separa estudantes entre ingressantes e concluintes das instituições de ensino superior. Quem foi sorteado tem comparecer ao local de prova. Caso não realize o exame, poderá ter o diploma retido.
Este ano serão avaliadas as áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.
Também serão analisados os cursos superiores de tecnologia em: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Calendário

O Inep enviará às instituições de ensino, até o dia 1º de agosto, as instruções e os instrumentos necessários para cadastrar os alunos convocados. O prazo para esse cadastramento vai até 31 de agosto. Até o dia 26 de setembro, sai a lista dos alunos selecionados para o Enade e, até o dia 20 de outubro, os locais das provas.
Quem foi convocado e não fez o Enade nas edições anteriores poderá regularizar sua situação. As instituições de ensino devem inscrever estes estudantes de 2 a 20 de junho deste ano.

Os alunos que não forem selecionados na amostra definida pelo Inep poderão participar do Enade 2008 como voluntários. As instituições devem informar a opção dos estudantes até o dia 3 de outubro.

Em caso de empate, idade define eleição Dois prefeitos foram eleitos dessa forma em 2004.

André Nery Do G1, em São Paulo

Não são apenas os votos que podem decidir as eleições deste ano nos mais de 5 mil municípios brasileiros. No caso de dois candidatos terminarem empatados na primeira colocação, o eleito será o mais velho, segundo a legislação eleitoral.
Eleições decididas pela idade, por sinal, não são algo impossível de acontecer. No último pleito municipal, em 2004, as cidades de Grão Pará (SC) e Embaúba (SP) tiveram empate entre dois candidatos. Nos dois casos, assumiu a prefeitura o candidato mais velho.

Grão Pará

Em Grão Pará, que tinha 4.752 eleitores em 2004, Amilton Ascari, que concorria na época pelo PFL (atual DEM), e Valdir Dacoregio (PT) somaram 50% dos votos válidos – cada um teve 2.270 votos. Ascari acabou eleito porque era quase dois anos velho que o adversário - tinha 47 anos, contra 45 de Dacoregio.
“Eu tinha 47 anos e ganhei por dois anos de diferença. Mas, na verdade, a pressão foi muito grande. Abria a urna, empatava, abria outra e um ganhava com um voto, dois votos. Foi uma situação inacreditável”, disse Ascari, em entrevista ao G1.
Segundo o atual prefeito, Dacoregio chegou a festejar a vitória. “Naquela oportunidade, eles somaram errado os votos deles e festejaram antes a vitória, pois achavam que tinham vencido. Mas, quando o juiz eleitoral foi conferir a urna eletrônica, deu empate.”
Em entrevista ao G1, Dacoregio disse que pensava que iria vencer a eleição. “Nós tínhamos uma apuração paralela, e o pessoal da nossa apuração mostrava que tínhamos vencido a eleição. Eu jamais esperava que fosse dar empate”, afirmou.

Embaúba

No município paulista de Embaúba, que contava com 1.787 eleitores em 2004, os candidatos Luiz Finoto Neto, que concorria pelo PSDB, e Jesus Natalino Peres, pelo PFL (atual DEM), também terminaram iguais – cada um obteve 830 votos.
Derrotado pela idade, Natalino Peres disse ao G1 que ainda não se conforma com aquele resultado. “É uma crueldade você perder uma eleição pela idade. É uma injustiça. Na minha opinião, deveria haver uma nova eleição na época”, disse.
Na época da eleição, em 2004, Natalino tinha 45 anos e era 22 anos mais novo que seu adversário. Ele diz estar decepcionado com a política por ter perdido a eleição por causa da idade. “Se durar mais cem anos, não vou esquecer o que aconteceu”, comentou.
Finoto, que tinha 67 anos em 2004, disse que esperava uma eleição muito disputada. "Eu achava que ia ser difícil. Durante a campanha, eu até falei para meu adversário: 'você tem que ganhar no voto, pois, se empatar, eu sou prefeito de Embaúba'", disse ele.
Para o advogado Arthur Rollo, especialista em direito eleitoral, “a idade serve de critério de desempate constitucional”. “É utilizado, por exemplo, para concurso público. É um critério prévio, objetivo e criado previamente”, afirmou Rollo.
Na avaliação do advogado, utilizar a idade como desempate em uma eleição é a melhor alternativa. “É um critério, no meu entender, correto. Ninguém pode reclamar porque todo mundo já sabe a regra do jogo”, acrescentou o especialista.


Leia mais notícias de Eleições 2008

Fonte:G1.com.br

iPhone 3G vira troféu para primeiros compradores do aparelho

Nova versão do telefone foi lançada nesta sexta em mais de 20 países.
Por conta do fuso, Nova Zelândia e Austrália foram os primeiros a receber o modelo.

Foto: AFP e Reuters
Compradores de diversos países exibem iPhones; veja mais fotos abaixo. (Foto: AFP e Reuters)

Vendida em mais de 20 países a partir desta sexta-feira (11), o novo modelo do telefone celular iPhone virou troféu para os primeiros compradores do aparelho. Por conta do fuso, Nova Zelândia e Austrália foram os primeiros países a receber o dispositivo de terceira geração (3G), que ganhou suporte a sistema de localização GPS e acesso mais rápido à internet móvel.

No total, 70 países -- incluindo o Brasil -- receberão o novo telefone até o fim do ano, que tem diferentes preços para cada região. Nos Estados Unidos, o modelo de 8 GB custará US$ 199, enquanto a versão de 16 GB sairá por US$ 299 para aqueles que fizerem um contrato de dois anos com a operadora AT&T. Também é possível comprar os modelos sem contrato por US$ 400 adicionais.

Foto: Daniel Munoz/Reuters
Brett Howell foi o primeiro usuário a comprar o novo iPhone na Austrália. (Foto: Daniel Munoz/Reuters)

Foto: AFP
Em Hong Kong, um dos primeiros compradores é assediado pelos fotógrafos. (Foto: AFP)

Foto: AFP
O primeiro comprador do Japão (direita) posa com Masayoshi Son (esquerda), presidente da operadora japonesa Softbank. Mais de 1 mil pessoas enfrentaram filas em Tóquio para comprar o aparelho, vendido oficialmente no Japão pela primeira vez. (Foto: AFP)

Foto: Reuters
Michael Slater, de Londres, enfrentou problemas técnicos e só conseguiu habilitar seu aparelho duas horas após a compra. (Foto: AFP)

Foto: Reuters
Uma das primeiras compradoras da Suíça posa ao lado de diversos iPhones 3G. (Foto: Reuters)

Foto: Reuters
Cliente mostra seu novo telefone em frente a uma loja da operadora Mobistar, em Bruxelas, na Bélgica. Empresa vai vender o iPhone 3G desbloqueado, ou sem exigências que prendam o assinante à sua rede. (Foto: AFP)

Leia mais notícias de Tecnologia

Fonte:Fonte g1.com.br