quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Em Amontada, solenidade de diplomação de candidatos foi realizada com muita pompa

No dia 16 de dezembro, às 19 horas, no Centro Cultural de Amontada ocorreu, o ato de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais de 5 de outubro. Após a composição da mesa de autoridades, foi executado o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, foi realizada a chamada dos candidatos eleitos, obedecendo à ordem decrescente de classificação.

A solenidade contou com a presença da Juíz Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral Dr. Victor Nunes Barroso, Dr. Luis Roberto Oliveira Duarte (Juiz da 2ª Vara da Comarca de Itapipoca), Promotor Dr. Horácio Augusto Abreu Tranca, representando o poder Legislativo o presidente da Câmara de Amontada vereador Marco Antônio dos Santos, advogado Dr. Emanuel Fonteles (representante da OAB), como também, autoridades municipais e a população em geral.

O vereador eleito Valdir Herbster Filho (PDT), que obteve a maior votação, falou em nome dos demais candidatos eleitos. Também fizeram uso da tribuna, o vice-prefeito e vereador eleito Afrânio Rodrigues (DEM), Ana Paula de Oliveira Santos (PSC), José Rodrigues da Guia (PT) e Francisco Antônio de Souza (PT), Prefeito eleito, Edival Assis de Jesus, os juizes e o Promotor de Justiça.

O Juíz Eleitoral, em seu pronunciamento, disse que a diplomação dos eleitos é um ato por meio do qual a Justiça Eleitoral credencia os eleitos e suplentes, habilitando-os a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos e parabenizou os amontadenses pela lizura e a paz exercida durante as eleições municipais. Segundo ele, além dos aspectos jurídicos, havia também o caráter de festividade pública da diplomação, o que explicava a saudável presença de parentes e amigos dos diplomandos, autoridades, representantes da comunidade e dos cidadãos em geral.

O magistrado disse, ainda, que os candidatos eleitos foram aqueles que se apresentaram durante a campanha eleitoral e conquistaram a confiança dos eleitores, obtendo as maiores votações, observados os conceitos partidários. Pelos próximos quatro anos, serão os responsáveis pelos destinos da cidade. Os cargos que irão ocupar são os da mais alta importância numa sociedade organizada, e cumpre que seus ocupantes sejam dignos da confiança que receberam dos eleitores.

O ato de diplomação dos eleitos transcorreu em clima de festa democrática. Porém, conforme advertiu o Promotor de Justiça, Dr.Horácio Tranca, os candidatos eleitos e diplomados, a partir da posse, serão constantemente vigiados e cobrados, por meio de uma vigília que será exercida pelos moradores de Amontada. “A votação obtida e o diploma que os eleitos receberam devem ser traduzidos numa única palavra: PROCURAÇÃO, e, a partir do momento em que o eleitor perde a confiança em seu procurador, a procuração outorgada não se estenderá para o próximo período de quatro anos. Com toda a certeza, o eleitor buscará outro procurador para falar em nome dele", enfatizou o Promotor Eleitoral.

O representante do Ministério Público observou, ainda, que “a democracia que elege é a mesma que não elege, e, a partir a posse, os eleitos devem abraçar as causas que os levaram a cada reunião e comícios realizados durante a campanha eleitoral, de tal forma a comprovar que, efetivamente, são dignos representantes do povo. Do contrário, experimentarão o outro lado da democracia, com a REJEIÇÃO de seus nomes nas eleições de 2012”. Ressaltou Dr. Horácio.

Em pronunciamento aos presentes o prefeito reeleito de Amontada Edivaldo de Jesus, agradeceu a todos por mais uma vitória e enumerou os títulos já recebido depois que entrou na política amontadense. Falou de seus planos para governar Amontada por mais quatro anos, leu também passagem de sua outorga recebida momentos antes onde o povo lhes qualifica como verdadeiro procurador dos desígnios do muncípio de S. Bento.

Edivaldo também conclamou as forças a se unirem por um bem comum, pediu que todos esqueçam os conchavos e lutem para que Amontada se destaque ainda mais no cenário político e administrativo do Ceará.

Agradeceu também a sua esposa primeira Dama Jane dizendo que ela foi uma das principais maestrina e sustentáculo de sua vitória. Em seguida prabenizou o vice-prefeito eleito Tomezinho que em todos os momentos foi um verdadeiro baluarte e mola mestra da campanha. Por fim, agradeceu ao secretariado, aos convidados e a população em geral por estarem participando de mais uma festa da democracia brasileira especialmente a nossa. Finalizou.

O ponto alto culminou com um requintado coquetel servido pela empresa “Gorete Festas e Buffet”.

O ponto alto culminou com um requintado coquetel servido pela empresa “Gorete Festas e Buffet”.

Reportagem e Fotos: Eldem Martins
Aguardem! Importando imagens