sexta-feira, 25 de julho de 2008

Farmácias Popular e Básica de Itapipoca são inauguradas em novo prédio

O Secretário de Saúde José Teixeira e a farmacêutica Margarida Ribeiro Barroso inauguraram na manhã de sexta feira (25/07) as novas instalações das Farmácias Básica e Popular de Itapipoca, na Avenida Duque de Caxias nº. 301, no centro da cidade e contou com a presença de autoridades e a população local.

Com uma infra-estrutura moderna e arrojada as novas instalações também foram equipadas com confortáveis cadeiras estofadas que ficam à disposição da população, caso haja a necessidade de espera, acabando com as filas que existiam anteriormente. "Enquanto aguardam, as pessoas podem esperar confortavelmente, assistindo a vídeos educativos". E para uma maior agilidade ao atendimento, o local conta com um maior número de guichês em comparação ao que existia na antiga farmácia municipal e também foi equipada com computadores de última geração e um complexo de salas climatizadas para acondicionar melhor os medicamentos, tudo dentro dos padrões exigidos pela OMS - Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

Além disso, a Secretaria de Saúde implantou um sistema de cadastramento para saber quais os medicamentos usados pela população e sua freqüência, tudo isso visando o uso indiscriminado de tais produtos, usados pelos clientes.

Segundo a diretora Dra. Margarida a Farmácia Básica hoje distribui mais de 110 tipos de medicamentos e a Popular chega a difundir 90 tipos. Vale salientar que os preços da Farmácia Popular são comercializados com preços a baixo custo e que chegam até 90% em relação às farmácias do setor privado.

Para o Secretario de Saúde, “nada representa mais qualidade de vida do que uma pessoa saudável. Por isso acredito que a nova Farmácia Básica e Popular vai trazer de imediato um ganho de qualidade na vida aos usuários desse serviço”. Ao comentar mais esta conquista, José Teixeira lembrou que a análise de números e resultados comprova a constante evolução da saúde pública no município nos últimos anos.

Na seqüência enfatizou que, “temos uma preocupação especial com a saúde da nossa gente. Por isso cobramos empenho cada vez maior de toda a nossa equipe. Quando falamos de saúde pública no Brasil, sabemos das enormes dificuldades, mas em Itapipoca queremos e vamos fazer a diferença. Com muito trabalho, criatividade e o apoio da nossa comunidade vão vencer todas as dificuldades”. Ressaltou o mesmo.

Na oportunidade, José Teixeira lançou o programa de combate ao mosquito da dengue, chamado “Vencemos o tempo e vencerei a Dengue” que conta com o apoio de 300 guardiãs da melhor idade e que hoje pela manhã na Praça Perilo Teixeira tiveram aula de exercícios físicos ministrado pelo competente professor Joãozinho, que com seu compromisso vem desenvolvendo um trabalho de grande relevância no município.

Eldem Martins