domingo, 4 de maio de 2008

Combate a dengue é uma preocupação de todos em Itapipoca

No último dia 25 de abril o prefeito de Itapipoca João Ribeiro Barroso e o Secretário de Saúde do Município José Teixeira comandaram uma passeata com cerca de 600 pessoas dentre ela estudantes da rede de ensino municipal e estadual, funcionários da Secretaria de Saúde e a população local. O objetivo foi promover a conscientização de todos para a campanha contra a dengue chamando a atenção para o risco que representa o mosquito Aedes aegypti.
Distribuindo panfletos educativos e levando faixas, cartazes e com palavras de ordem, eles percorreram a região central da cidade, conversando com os moradores sobre a importância da mobilização.
A idéia da caminhada partiu de uma reunião do secretário com o prefeito e ficou determinado que tudo fizesse para chamar a atenção das pessoas e começaram a levar o tema para o interior do município fazendo campanhas de porta em porta com os moradores da região como foi o caso no distrito de Deserto. Com o apoio dos professores, o assunto virou uma grande campanha. “O estudo foi parar fora dos muros da escola”, comentou o secretário de saúde José Teixeira.
Vale salientar que nos meses de janeiro a março foram notificados 1465 casos sendo confirmados 629, dentre eles 10 com dengue hemorrágica (Quatro em janeiro e seis em fevereiro).
Para entrar de vez no combate a Dengue o prefeito autorizou a compra de seis bombas costais para borrifar as residencias e 50mil reais em micro-telas que estão sendo distribuídas para pessoas carentes para tamparem suas caixas d’água. Vale ressaltar que existem dez mil caixas d’água descobertas no município, espera-se que com isso os casos venham a diminuir.