segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Manaus: incêndio atinge parte do mercado municipal

Um incêndio destruiu os boxes comerciais do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o principal de Manaus, no Amazonas, por volta das 19h (horário de Brasília ) de terça-feira. A construção, que faz parte do patrimônio histórico da cidade, tem mais de 125 anos.

» vc repórter: Mande fotos e notícias

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio ainda não tem causa determinada e destruiu tudo em poucas horas. Até as 21h (horário de Brasília), ainda havia muito fogo e fumaça, mas o incêndio já tinha sido controlado. A Defesa Civil informou que a estrutura principal do mercado municipal não foi atingida, mas o prejuízo material dos comerciantes foi grande. O artesão Jorge Queiroz, 47 anos, que tem um comércio de artesanato indígena dentro do mercado há 26 anos, diz que perdeu em torno de R$ 8 mil em matéria prima que usa para produzir suas peças, entre penas, sementes e outros adereços.

Os boxes estavam improvisados ao redor do mercado por conta da obra de reforma do antigo prédio. Mas a obra está parada por ter sido embargada em outubro do ano passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham). O comércio de artesanato indígena e todo tipo de souvernir, que é vendido no local, eram feitos nestes locais.

Arnoldo Santos/Terra Incêndio destruiu parte dos boxes comerciais do mercado
Incêndio destruiu parte dos boxes comerciais do mercado