sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Escritor Salomão Teixeira abre a seção dos grandes escritores Itapipoquenses

Salomão Teixeira Lopes - Escritor
Livro a Pedra Lascada de Salomão Lopes

A seção “em gotas” é como passamos a denominar o espaço cultural através do qual divulgaremos aos nossos leitores matérias variadas, de cunho especialmente literário.

A partir de seleções de textos, estaremos, doravante, focalizando o trabalho de alguns autores, notadamente os vinculados a temas itapipoquenses.

Abre a série em comento a “Pedra Lascada”. Trata-se de obra produzida pelo conterrâneo Salomão Lopes Teixeira, publicada recentemente pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, propiciando uma noção histórica e antropológica de nossa terra, no gênero romance.

O presente quadro, além de divulgar para pessoas de fora do nosso município o conhecimento desse evento (em face da universalidade projetada pela internet), conduzirá os estudantes e outros interessados locais, que já leram o livro, ao entendimento pontual de capítulos, mercê de uma leitura “sem cansaço”, porquanto processada em blocos a serem quinzenalmente “liberados”.

Desta feita, a parte que destacamos foi extraída do primeiro capítulo, o que dá uma noção da origem da nossa “Pedra Lascada”.

Ao depois, “em gotas” iremos recortando e trazendo a lume os trechos que compõem o desenvolvimento e os momentos conclusivos dessa criação literária.


Primeiro capítulo


Foi há muito tempo...

Numa encosta de serra, separada do Atlântico por aproximadamente dez léguas, dois homens dialogam. O mais velho é Taca; o outro, Javani. Empreendem mais uma caçada, dando curso a tantas outras que já efetuaram na região.

O crepúsculo acabara de descer sobre a vegetação riquíssima de espécies. O tingir da noite ia pintando de tons tranqüilos e misteriosos o centro da mata.

Não eram bárbaros como seus antigos ancestrais. A origem dos dois denotava a presença de surpreendentes e peculiares eventos. Taca, nesse momento, dizia-se filho de uma conjugação de raças geradas a partir de um naufrágio ocorrido na costa dessa aldeia. Seu pai, por milagre, saíra ileso de nau destroçada por uma baleia gigante que devorara aos demais tripulantes. Salvo do infortúnio, viera ter à região ora palmilhada e onde, abrigado entre autóctones, formara laços de sangue e convivência.

O estranho ficara conhecido como o Náufrago da Baleia, e o litoral onde fora jogado após o episódio recebeu por ele, como por outros que vieram a saber de sua história, a designação de Praia da Baleia.

O tal estranho teria polinizado quase toda a floração humana encontrada sob os céus dessa imensa aldeia. E tudo teria começado quando o navegante, encantado com rota esboçada para o ventre da América do Sul, sonhara descobrir tesouros que só podiam existir a mancheias em tão vistosas paragens repletas de águas cristalinas e matas verdes, embora algumas entrecortadas de caatingas e cerrados.

(...)

Uma das ameríndias que o extenuaram foi Bindoca, a mãe de Taca. Informações davam conta de tratar-se de um ser fantástico, que misturava a cor de índia com o negro provindo das veias de gerações semiescas. Seu romance com o Náufrago da Baleia só podia, pois, impregnar, como impregnou, o sangue de sua descendência de coloração ímpar, integrada do preto, do branco, do amarelo e de toda a miscigenação a decorrer desse formidável enlace.

Bindoca teve outro filho com o forasteiro, e a ele deram o nome de Mocotongo. Em seguida a esse fato, tanto o estranho quanto Bindoca desapareceram dessas terras. (...)

As águas das grotas saíam de estreitas passagens de pedras a correr como leite que ia alimentar ervas e arbustos que as esperavam sedentas. Cicios de grilos e pirilampos cortavam o ambiente e havia rosais se preparando para bailes e noivados ocultos entre pecíolos e verticilos.

(...)

Chegaram a um ponto da montanha que denominaram Balança, por ser composto, além da vereda central, provinda da oca de Taca, por mais duas, à feição de dois braços, um estendido para o oeste; o outro para o leste, embora em declinação. (...)

À porção de terras que ficava para o lado nascente da Balança, como a lhe formar um braço, os caçadores chamavam Jacu, uma homenagem ao animal que em quantidade fervilhava para aquele lado.

As imagens finais do sofrimento do cão foram sentidas profundamente (...) Passou a ser chamado, na agonia do episódio, o Crispim dos caçadores.

(...)

Os homens ruminavam esses pensamentos quando, de súbito, à frente dos dois, oh!... céus!... Uma fascinação?!... Uma deusa?!... Uma assombração?!... Era preciso parar. O coração o exigia. Anjo, demônio, o que quer que fosse, resplandecia ali, no meio da vereda, a poucos metros...

Como distinguir ou entender o que fosse aquilo!? Era uma mulher a cujos acenos o olhar do espectador enlouquecia de volúpia, não se contendo de febris desejos. Corpo ardente de encantos, desafiava a imaginação do mais pudorado dos mortais. Como não arder naquele fogo? Ou não estalar os tições de chamas que alimentam o vulcão de um homem, ainda que simples caçador noturno?

Ali, à frente dos dois... Desavergonhadamente nua... Seios arfando, tais dois pombos de neve em baile na montanha. Talvez não fosse uma mulher, mas uma tempestade feminina! Mais do que uma alma, aquilo era um pecado hábil a estraçalhar as entranhas, carnes e nervos de qualquer selvagem! (...)

A composição da formosura, a sedução do olhar, o odor que trescalava, tudo a envolvia de inefável expressão a atrair seu observador, que poderia por ela fortalecer todos os sentidos a ponto de enfrentar, desarmado e sozinho, a lança do inimigo na guerra.

O caçador mais novo desmaiou. Não resistira à inundação do choque tomado.

O caçador mais velho tenta desertar do transe e olha para o companheiro. Pega-lhe o pulso, ausculta-lhe o coração. Percebe, enfim, que a caçada da noite pregara mais uma peça. Javani entregara naquele momento o espírito.

Nem termina Taca de examinar o amigo e se lembra de voltar os olhos para a mulher.

Em vão.

Para seu espanto, não vê mulher. Em lugar dela, uma imensa pedra, ou uma Ita – conforme lhe apraz chamar aquele ser – preenche-lhe toda a largura do caminho, em gestos anunciadores de mudanças para a existência do caçador e a de toda uma gente.

(A Pedra Lascada, Salomão Lopes, 1ª ed., Rio de Janeiro, 2008, extratos pp. 17 a 29).

Forte abraço!

Salomão.

Notícias dos famosos

publicidade

entrevista

  • Scheila Carvalho conta ao EGO como emagreceu 11 quilos e revela: ‘Não vejo a hora de engravidar novamente’

» leia a entrevista


Cientistas encontram registro 'mais antigo de escrita hebraica'

Caco de cerâmica escavado perto de Jerusalém teria 3.000 anos de idade.

Da BBC

Cinco linhas escritas em um caco de vaso de cerâmica podem ser o exemplo mais antigo da escrita hebraica já descoberto, segundo arqueólogos israelenses.

O caco de cerâmica foi encontrado por um adolescente que participa como voluntário das escavações em um sítio arqueológico vinte quilômetros ao sudoeste de Jerusalém.

Especialistas da Universidade Hebraica afirmam que testes de carbono feitos em caroços de azeitona encontrados na mesma camada indicam que ele data de cerca de 3 mil anos atrás - mil anos a mais do que as Escrituras do Mar Morto.

Outros cientistas, no entanto, afirmam que são necessários mais estudos para provar se a escrita é realmente hebraica.

As primeiras investigações sobre a escrita do caco encontrado em julho passado decifraram algumas palavras, entre elas "juiz", "escravo" e "rei".

As letras parecem ter sido escritas em caracteres precursores do alfabeto hebraico.

Rei Davi

O arqueólogo Yosef Garfinkel, que está liderando a pesquisa, identificou o alfabeto com base em um verbo de três letras que significa "fazer" e que seria usado apenas em hebraico.

O fragmento de cerâmica e outros artefatos foram encontrados no sítio de Khirbet Qeiyafa, sobre o Vale de Elah, onde a Bíblia afirma que o israelense Davi lutou contra o gigante filisteu Golias.

Segundo o arqueólogo, as descobertas podem trazer alguma luz sobre o período do reinado do Rei Davi.

Mas outros arqueólogos afirmam que outros povos usavam os mesmos caracteres, e as palavras podem ter sido inscritas por filisteus ou até outro grupo já esquecido.

Ainda assim, este é o exemplo mais antigo de escrita neste alfabeto em particular.


Leia mais notícias de Ciência e Saúde

Musas do Brasileirão, concurso chega na reta final

Chefe da Ferrari segue cauteloso sobre chances de título para brasileiro na F-1

Stefano Domenicali garante que equipe de Maranello vai lutar até o último minuto da corrida deste domingo para dar a taça para Felipe Massa

GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Tamanho da letra

Domenicali mantém discurso cauteloso quanto ao possível título de Felipe Massa no domingo

A torcida brasileira pode até ter se animado com o resultado do treino livre desta sexta-feira, em Interlagos, com Felipe Massa em segundo lugar e Lewis Hamilton em nono, combinação que, na corrida, daria o título ao piloto da Ferrari. Mas o chefe da equipe italiana continua mantendo o discurso cauteloso. Antes da prova, ele chegou a dizer que o título de Massa era 'improvável'.

- Sou um cara pragmático. Claro, tudo pode acontecer e o resultado do treino de hoje foi muito bom, conseguimos fazer um bom acerto visando à classificação. Mas ficar com o título não depende só de nós - diz Domenicali.

O dirigente, no entanto, afirma que todos na Ferrari estão extremamente motivados para tornar Felipe Massa campeão neste domingo.

- Vamos lutar até o último minuto da corrida, pode ter certeza disso.

A Rede Globo mostra o treino classificatório no sábado, às 14h (de Brasília), e a corrida no domingo, às 15h. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Massa fecha dia esperançoso: 'Tomara que continue assim'

Piloto espera que resultado do treino se repita na corrida deste domingo

GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Tamanho da letra

Massa comemorou o resultado dos treinos nesta sexta

Felipe Massa não foi o mais rápido do dia em Interlagos. Mas o resultado da última sessão de treinos livres foi emblemático para o piloto da Ferrari. Afinal, o brasileiro foi o segundo, enquanto seu rival, Lewis Hamilton, terminou apenas na nona colocação. Fosse este o resultado da corrida, o brasileiro conquistaria seu primeiro título mundial com um ponto de vantagem sobre o inglês - 95 a 94.

- Tomara que continue assim - diz um bem-humorado Massa, em conversa com jornalistas brasileiros no paddock.

O piloto da Ferrari, no entanto, destacou que ainda é cedo para fazer prognósticos para domingo, já que nas sessões de treinos livres as equipes costumam experimentar acertos de carro bastante diferentes -seja por nível de gasolina no tanque, tipo de pneu utilizado, entre outras possibilidades.

De qualquer forma, o bom resultado de outros pilotos também dá ânimo para que sejam maiores as chances de Lewis Hamilton ficar fora do Top-5 no dia da grande final do Mundial de F-1, em Interlagos.

- Vamos torcer para que o Nelsinho, as BMWs, o Kimi e o Alonso continuem na frente (do Hamilton).

A Rede Globo mostra o treino classificatório no sábado, às 14h (de Brasília), e a corrida no domingo, às 15h. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

vídeos

Histórias do GP do Brasil de F-1

Reginaldo Leme lembra Senna na McLaren

Lula diz que seria 'um avanço' se Obama vencesse as eleições no EUA

Presidente disse que não conhece 'muito bem' Obama ou McCain
Lula participa de viagem oficial a Cuba desde quinta-feira (30).

Jeferson Ribeiro Do G1, em Havana

Lula discursa após assinar acordos em Havana para prospecção de petróleo no Golfo do México (Foto: Adalberto Roque/ AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (31), durante o discurso de inauguração do 5º escritório de negócios no exterior da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Havana (Cuba), que seria um avanço se o candidato Barack Obama vencesse as eleições para presidência dos EUA.

Segundo o presidente, ele não conhece "muito bem" Obama ou McCain. "Mas da mesma forma como o Brasil elegeu um metalúrgico, a Bolívia elegeu um índio, a Venezuela elegeu o Chávez e o Paraguai elegeu um bispo, seria um avanço cultural a vitória de um negro na maior economia do mundo", disse Lula.

"É claro que essa é uma decisão soberana do povo dos Estado Unidos. Mas há uma ponta de alegria na mentes silenciosas de cada um de nós se um negro for eleito nos Estados Unidos", concluiu o presidente brasileiro.

Lula participa de viagem oficial a Cuba desde quinta-feira (30). Ele deixa o país na tarde desta sexta-feira.

Leia mais notícias de Mundo

Lula encontra Fidel e diz que cubano está 'muito saudável mentalmente'

'Depois de meia hora parecia que eu é que estava doente', disse.
Fidel renunciou em fevereiro deste ano após 49 anos no poder em Cuba.

Jeferson Ribeiro Do G1, em Havana


O presidente Lula ao lado de imagem de Che Guevara durante visita oficial a Cuba (Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o ex-presidente cubano Fidel Castro nesta sexta-feira (31) antes de encerrar sua visita oficial a Cuba, iniciada na quinta-feira (30). O encontro de uma hora e meia foi reservado e aconteceu pouco antes do horário previsto para Lula retornar ao Brasil, às 17h.

O presidente disse que encontrou Fidel "muito saudável mentalmente". "Ele está com uma cabeça extraordinária e tão lúcido como sempre. Eu disse a ele quando cheguei que o tinha achado abatido. Depois de meia hora de conversa parecia que eu é que estava doente ", afirmou Lula.

Segundo o presidente, os dois conversaram sobre a crise financeira internacional e outros temas relacionados à América Latina e à América do Sul.

Durante a conversa, os dois concordaram que os países ricos devem resolver a crise financeira internacional. "A especulação não se deu na África ou na América Latina. A especulação se deu nos Estados Unidos e Na União Européia e portanto os países ricos não podem permitir que por sua irresponsabilidade os pobres paguem mais uma vez a conta", disse LUla pouco antes de embarcar para o Brasil.

Fidel Castro renunciou à Presidência de Cuba em fevereiro deste ano, após 49 anos no poder. Em seu lugar, assumiu seu irmão Rául Castro, que ocupava o Ministério da Defesa.

FIDEL CASTRO EM FOTOS

VEJA A TRAJETÓRIA DE FIDEL

Último líder histórico do comunismo, Fidel, de 81 anos, anunciou a renúncia após quase 19 meses de convalescença de uma grave doença de origem intestinal. Desde sua saída do poder, têm sido cada vez mais raras suas aparições.

Lula retorna ao Brasil depois de de assinar acordos na área de petróleo entre a Petrobras e a Cuba Petróleo. O contrato terá duração de 32 anos, sete deles destinados à prospecção, e 25 à produção.

Durante o discurso de inauguração do escritório de negócios da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex Brasil), em Havana, Lula disse que tem vontade de se banhar com o petróleo extraído da camada pré-sal.

“Eu tenho vontade de tomar banho de petróleo, mas o Gabrielli [Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras] disse que não pode porque tem muitos produtos químicos no petróleo cru. Mas eu ainda farei alguma coisa, porque é emocionante”, disse.

Leia mais notícias de Mundo

Leia mais notícias de Política

Empresários envolvidos no assalto do Banco Central de Fortaleza são inocentados

Enviado por Alguiberto Morais em 14/09/2008 14:40:00 (415 leituras) Fotaleza/CE - Nós que fazemos o Grupo Brilhe Car temos a satisfação de vir a público, neste momento, para agradecer principalmente a Deus por mais essa vitória, aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e todos aqueles que sempre acreditaram na inocência dos empresários Elizomarte e Dermival Fernandes, sócios proprietários da Revendedora de automóveis Brilhe Car.


Dermival Fernandes


O momento é de extrema alegria. A Justiça foi feita!!!


Depois de três longos anos de espera, a VERDADE prevaleceu. A acusação de suposto envolvimento em lavagem de dinheiro do furto ao banco Central não existe mais. Foi extinta no Tribunal Regional federal da 5 Região, com sede em Recife!

Ressaltamos a importância do excelente serviço prestado por nossos advogados, Dr. Paulo César Feitosa e Dr. Azevedo Vieira Filho, que acompanharam passao-a-passo as investigações sérias e competentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal do Ceará; e também ao processo que seguiu na 11 Vara da Justiça Federal do Ceará.

Aproveitamos o momento para enaltecer o trabalho consciente dos distintos Desembargadores do TRF-5, que, por unanimidade de votos, absolveram os empresários da Brilhe Car por absoluta falta de provas, o que nos dá a certeza de que sempre trilhamos o caminho certo.

Nós, do Grupo Brilhe Car, queremos também neste instante nos colocar à disposição para continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do nosso Estado. Estamos de portas e braços abertos para recebê-los para que continuem provando da excelência de nossos serviços.

- Obs: Esta nota só pode ser copiada na íntegra.

Atenciosamente,
Elizomarte e Dermival Fernandes
Sócios-Proprietários da Revendedora de Automóveis Brilhe Car
Confiamos no trabalho
Transcrito do blog luisgomesrn.com