quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos.

Barack Obama é o primeiro negro eleito presidente dos Estados Unidos
  • Partido: Democrata
  • Idade: 47 anos
  • Local de Nascimento: Honolulu, Havaí
  • Profissão: Senador
Perfil
  • O nome Barack Obama tem origens curiosas. "Barack" é uma palavra hebraica para raio. "Obama" quer dizer abençoado em suaíli, um dos idiomas do Quênia
  • Obama escreveu dois livros de sucesso que deram contorno à sua identidade política: "A Origem dos Meus Sonhos", que trata do esforço para ligar-se às suas raízes na África, e "A Audácia da Esperança", que apresenta sua filosofia política, e os valores defendidos pela mãe e os avós
  • Obama ganhou a preferência do presidente Lula, que se comparou ao democrata e falou da expectativa de ver o primeiro negro à frente da Casa Branca
Jason Reed/Reuters

Álbum de fotos

Grupo de Discussão

Barack Hussein Obama Jr.

Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos. Aos 47 anos, ele torna-se o primeiro negro a governar o país, ao derrotar o rival republicano John McCain.

Depois de oito anos do governo republicano de George W. Bush, os norte-americanos aceitaram a proposta repetida pelo novo eleito. Bradando lemas como "Precisamos de mudança", Obama substituirá um líder que chegou a ser aclamado pelo pulso firme na guerra antiterrorismo, mas que deixou o posto desgastado por duas guerras, além da recente crise financeira (veja mais sobre o governo Bush aqui).

Ainda com a apuração dos votos em andamento, o senador John McCain, 72, com base nos dados das projeções, admitiu a derrota em um discurso em Phoenix (Arizona), por volta das 2h15 (horário de Brasília), em que agradeceu seus eleitores e informou ter telefonado para parabenizar Obama. Ao mesmo tempo em que ele discursava, uma multidão se aglomerava à espera do discurso da vitória de Obama no Grant Park, em Chicago.

Obama bateu McCain em Estados-chave, como Ohio, Pensilvânia, New Hampshire, Iowa e Novo México. Ele irá para a Casa Branca com o Partido Democrata no controle da Câmara e do Senado.

Apesar de a economia em colapso ser a prioridade do novo governo, Obama promete, entre outras medidas, estabelecer novos padrões na política internacional. O fim da guerra do Iraque é uma das principais metas, além de ações diplomáticas no Oriente Médio, que incluem o diálogo com Irã e Síria.

As tropas norte-americanas devem se limitar ao Afeganistão, no combate à Al Qaeda. No plano econômico, Obama terá a dura missão de cumprir os prometidos cortes de impostos à classe média.

Nos últimos meses, as pesquisas de intenção de voto já acusavam uma consistente vantagem democrata. Alguns temores ainda dissipavam a certeza da vitória - entre eles, o racismo.

"Não há uma América liberal e uma América conservadora, há os Estados Unidos da América. Não há uma América negra e uma América branca e uma América latina e uma América asiática. Há os Estados Unidos da América."
O democrata deixou claro que não se serviria da questão racial durante sua campanha, mas a candidatura dele empolgou os negros, que formam cerca de 12% da população norte-americana. A questão racial apareceu algumas vezes, entre elas durante as prévias do Partido Democrata, nas quais Obama derrotou a ex-primeira-dama Hillary Clinton. Tratando da polêmica, Obama pediu o fim dos conflitos raciais em discurso.

Longe de ser o "azarão" da disputa, Obama teve o endosso de uma campanha milionária - a mais rica da história das eleições do país. Com uma estratégia certeira, se aproximou dos jovens e os fez um eleitorado ativo na campanha. Para seus simpatizantes, Obama é um político único e estimulante como o presidente John F. Kennedy. Seus adversários o acusam de ser um mero orador eloqüente, de idéias ingênuas e políticas econômicas que tendem ao socialismo.

Senador de primeiro mandato, contra sua inexperiência, Obama terá o reforço de seu vice-presidente, Joe Biden, senador por Delaware. Um dos políticos há mais tempo em atividade no país, tem seis mandatos no Senado. Desde 2001, ele preside o Comitê de Relações Internacionais e sua trajetória é fortemente ligada às questões de política externa. Biden também é membro do Comitê Judiciário do Senado, e é um dos líderes nas questões de combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas.


Nascido em 4 de agosto de 1961, em Honolulu, Havaí, Barack Obama é casado com Michelle, com quem tem duas filhas, Malia e Natasha. Filho de um queniano e uma norte-americana do Kansas, Obama tem parte da família ainda na África.

Na infância, viveu durante anos em Jacarta (Indonésia) após o divórcio dos pais e o novo casamento da mãe. Aluno de Harvard, Obama foi o primeiro negro a presidir a prestigiosa revista universitária "Harvard Law Review" e, em 2004, ingressou no Senado.

Mais
Barack Obama diz que a mudança chegou aos EUA
Chicago explode de alegria com anúncio da vitória de Obama
McCain admite derrota e diz "aplaudir" vitória de Obama
Europeus falam em história; americanos, em quebra de barreira racial
Bush parabeniza Obama por sua "fantástica noite" de vitória
"Rocha" da família, Michelle Obama é a próxima primeira-dama dos EUA
Biden conquista Vice-presidência dos EUA e sétimo mandato no Senado
Veja o placar das eleições nos EUA

Obama deve ser melhor para o mundo e o Brasil, dizem especialistas

Democrata é tido como mais diplomático e negociador.
No entanto, pode dificultar mais a entrada de produtos brasileiros nos EUA.

Paula Adamo Idoeta Do G1, em São Paulo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia adiantado, na semana passada, sua torcida pela vitória de Barack Obama nas eleições dos EUA. "Da mesma forma como o Brasil elegeu um metalúrgico e a Bolívia elegeu um índio, seria um avanço cultural a vitória de um negro na maior economia do mundo", disse Lula.

Mas que impacto real terá a eleição de Obama no Brasil? Ainda que McCain e os republicanos sejam mais propensos à abertura comercial dos EUA, especialistas escutados pelo G1 concordam com Lula em linhas gerais e crêem que a escolha por Obama foi acertada.

A curto prazo, McCain talvez fosse mais vantajoso para o Brasil, por fazer maior defesa do comércio livre, enquanto Obama e seu partido são contra a redução de tarifas agrícolas que beneficiariam o etanol brasileiro, entre outras commodities. “Mas Obama é melhor para o mundo, por ser mais negociador e diplomático”, defende o professor da FEA-USP Carlos Eduardo Soares Gonçalves, autor de “Economia sem Truques”, em entrevista ao G1. “Isso deve diminuir as tensões geopolíticas, reduzir as chances de uma arrancada no preço do petróleo e aumentar o fluxo de capitais, que indiretamente beneficiariam o nosso país”.

Opinião semelhante dá Paulo Visentini, professor e pesquisador do Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Em geral o Brasil tendia a preferir presidentes republicanos, menos protencionistas. Mas hoje somos menos dependentes dos norte-americanos. E o Obama não é um negro ‘de gueto’, e sim um cosmopolita, com uma abertura ao diálogo que os EUA precisam recuperar”, analisa Paulo Visentini, professor e pesquisador do Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rafael Duarte Villa, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP, acredita que o grande diferencial de Obama é que ele pode recuperar o multilateralismo na política externa dos EUA, mas é mais cauteloso quanto ao impacto econômico de uma administração democrata no Brasil. Afinal, diz ele, a América Latina não é prioridade dos EUA no momento.

“Mais do que efeitos em abertura comercial ou mudanças políticas, a América Latina e o mundo sentirão o impacto das medidas tomadas contra a crise financeira. Mas isso ainda é uma incógnita”, explica Duarte Villa.

Os especialistas apontam que o presidente eleito terá pouca margem de manobra para domá-la. Afinal, tanto Obama como John McCain votaram, como senadores, pela aprovação do pacote de socorro de US$ 700 bilhões aos bancos elaborado pela gestão de George W. Bush. “Sobra pouca autonomia ao presidente eleito, já que as políticas econômicas estão amarradas ao pacote”, diz Visentini.

Políticas fiscal e migratória

No entanto, explica Soares Gonçalves, talvez Obama seja mais flexível à idéia de mudar a política fiscal dos EUA e aumentar gastos e déficit públicos. “E essa medida, em tempos de crise, pode ajudar no crescimento econômico”, afirma o especialista da FEA-USP.

Na questão migratória, os latino-americanos também podem ter saído ganhando com a vitória de Obama, pero no mucho. “Os republicanos são tão rígidos neste aspecto que qualquer pequeno passo atrás pode ser considerado uma concessão, ainda que não seja grande’”, aponta Visentini.

“Há uma expectativa de flexibilização [das regras imigratórias] em uma administração democrata, mas esse tema foi ausente da campanha e Obama não tem uma agenda clara”, explica Duarte Villa.

Leia mais notícias de Eleições nos EUA

Obama é a esperança do mundo


'A mudança chegou à América', diz Obama

- Presidente eleito pede unidade ao país no 1º discurso após a vitória.
- Democrata será o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
- Projeções indicam vitória com quase 340 dos 538 votos do colégio eleitoral.

Obama é eleito o 1º presidente negro dos EUA

Eleito Obama discursza pela primeira vez

OBAMA É ELEITO PRESIDENTE DOS EUA

Obama é eleito presidente, dizem projeções

Em discurso, republicano John McCain reconheceu derrota.

TRE-RO cassa governador e determina nova eleição

A Justiça Eleitoral de Rondônia julgou parcialmente procedentes os pedidos do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o governador Ivo Narciso Cassol, um senador e outros dois candidatos a deputado. Os quatro são acusados de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder nas eleições de 2006. Na decisão, o tribunal determina a cassação dos diplomas do governador e dos parlamentares e a convocação de novas eleições.

» CORREÇÃO: TRE-RO cassa governador
» Cassol pede prisão federal a Tarso
» MP propõe cinco processos contra Cassol
» vc repórter: mande fotos e notícias

Além de Cassol, foram condenados o senador Expedito Gonçalves Ferreira Júnior, a ex-candidata a deputada federal Valdelise Martins dos Santos Ferreira e o ex-candidato a deputado estadual José Antônio Gonçalves Ferreira.

A relatora do processo foi a desembargadora Ivanira Feitosa Borges, que afirmou haver provas de que os representados "estiveram envolvidos na captação ilícita de sufrágio e demais atos desta decorrentes, principalmente Expedito Jr. e Ivo Cassol".

Entre as provas, a desembargadora citou o fato de que ambos fizeram campanha juntos e tiveram diversas aparições públicas lado a lado em 2006.

"Foram fotografados juntos. O material de campanha era comum. Tinham 'formiguinhas' comuns. Tinham os mesmos doadores de recursos. Fizeram doações um para o outro em seus comitês financeiros", enumerou.

O procurador Regional Eleitoral Reginaldo Pereira da Trindade afirmou, em suas considerações durante o julgamento, que o caso trata-se do maior escândalo de compra de votos ocorrido no Estado.

O Ministério Público Eleitoral requereu a cassação dos mandatos políticos dos representados, declaração de inelegibilidade e declaração da inconstitucionalidade de uma eventual emenda à Constituição Estadual com o objetivo de proteger, de modo ilegítimo, o governador Cassol.

Na decisão, o TRE determina a cassação do diploma, anulação dos votos e inelegibilidade dos quatro parlamentares, além de multas que vão de 15 mil a 45 mil UFIRs.

O TRE também determina a anulação do pleito de 2006 e nova eleição para governador no dia 14 de dezembro de 2008.



Obama é eleito presidente, dizem projeções

Em discurso, republicano John McCain reconheceu derrota.

Reuters / Reuters

Apoiadores de Obama festejam no Grant Park, em Chicago

Estados Unidos apuram votos para presidente; acompanhe o placar

McCain admite derrota eleitoral e parabeniza Obama

O senador John McCain admitiu nesta madrugada sua derrota eleitoral e parabenizou o rival Barack Obama pela vitória na corrida pela presidência dos EUA.

Durante o discurso em Fenix no Estado do Arizona, McCain disse que o povo americano "falou claramente", sobre a vitória de Obama. O candidato derrotado á presidência americana disse que ligou o para Obama para parabenizá-lo pela vitória.

McCain disse que Obama inspirou as pessoas, que tiveram pouca esperança sobre seu papel nas eleições para votar, "em especial para os afro-americanos".

Mais informações em instantes.

Redação Terra

URGENTE Projeções dizem que Obama foi eleito presidente; McCain reconhece derrota


Eleições Americanas, O Sonho Americano é realidade

Obama vence e é o primeiro presidente negro eleito nos EUA

Do UOL Notícias
Em São Paulo
*Atualizado às 2h26

O democrata Barack Obama venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos e se tornou o primeiro presidente negro eleito no país.

O candidato republicano John McCain já admitiu a derrota em um pronunciamento, em Phoenix no Arizona, e em um telefonema ao adversário.

As projeções das principais companhias jornalísticas norte-americanas apontam que Obama venceu em 24 Estados, contra 17 do republicano John McCain, nas eleições desta terça-feira (clique aqui para acompanhar o placar em tempo real).

Obama ganhou em Connecticut, Havaí, Oregon, Virgínia, Washington, Califórnia, Iowa, Delaware, Distrito de Columbia, Illinois, Maine, Maryland, Massachussets, Michigan, Minnesota, New Hampshire, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Ohio, Pensilvânia, Rhode Island, Vermont e Wisconsin. Já McCain levou Alabama, Idaho, Arkansas, Geórgia, Kansas, Kentucky, Louisiana, Dakota do Norte, Tennessee, Oklahoma, Carolina do Sul, Virgínia Ocidental, Mississipi, Nebraska, Texas, Utah e Wyoming.

Desses Estados, Michigan, New Hampshire, Ohio, Pensilvânia e Illinois são considerado importantes para a disputa. Obama venceu em todos eles. Além disso, os votos de Iowa, Ohio e Novo México migraram de republicanos, em 2004, para democratas, nesta eleição.

Obama obteve os votos de 297 delegados contra 144 de McCain. São necessários os votos de 270 delegados, de 538, para um candidato ser considerado eleito.

As projeções são baseadas em pesquisas boca-de-urna e nas parciais da apuração. Pelos critérios do UOL, para levar um Estado, o candidato deverá ter vencido quatro entre sete projeções feitas pelas principais companhias jornalísticas norte-americanas - The New York Times, AP, ABC, CBS, NBC, CNN e Fox News.
Mais
Veja imagens do dia de eleições nos EUA
Eleitores passam horas online para agüentar demora "in line"
Últimas pesquisas antecipam vitória de Obama
Americanos comparecem em massa às urnas
Fidel Castro elogia Obama e chama McCain de "velho"
Quiz: em quem você votaria, McCain ou Obama?

URGENTE Projeções dão vitória a Obama Democrata obteve vitórias em estados-chave. McCain já reconhece a derrota.

45 estados apuram votos; siga no blog

c

Projeção dá vitória a Barack Obama

De acordo com projeções da rede CNN, as 02h (horário de Brasília) o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, foi considerado o novo presidente americano ao alcançar os votos de pelo menos 297 delegados do Colégio Eleitoral. Se a estimativa da rede americana estiver certa, Obama será o primeiro presidente negro da história dos EUA.

» Veja os vídeos da cobertura eleitoral americana
» Veja as propostas: Obama x McCain
» Veja como foram outras eleições nos EUA

Segundo a projeção, o republicano John McCain teve 139 dos delegados do Colégio Eleitoral.

Para vencer as eleições americanas, o candidato à presidência precisa de 270 votos no Colégio Eleitoral de um total possível de 538 delegados.

Os Estados do Maine e de Nebraska são os únicos nos quais o candidato que ganha não fica com todos os votos - há distribuição proporcional dos sufrágios entre os dois aspirantes à Casa Branca.

Em função dos colégios eleitorais, é possível que o presidente seja eleito sem ter sido o candidato mais votado pela população. Foi isso o que ocorreu em 2000 - quando George W. Bush foi eleito e Al Gore não - e também outras três vezes na história americana.

CNN projeta vitória de Obama URGENTE CNN projeta vitória de Obama

CNN projeta Barack Obama eleito presidente dos EUA

Postado por Mundo G1 em 05 de Novembro de 2008 às 02:04

20081905 - selo eleições

A rede de TV CNN projetou a vitória do candidato democrata, Barack Obama, à Presidência dos EUA.

O anúncio foi feito às 2h desta quarta-feira (horário de Brasília) .

Acompanhe abaixo as projeções de CNN, Fox e MSNBC

Atualizada à 1h52

CNN

Vitória de Obama: Connecticut, Delaware, Illinois, Iowa, Maine, Massachusetts, Maryland, Michigan, Minnesota, Nova Jérsei, Nova York, Novo México, Ohio, Pensilvânia, Rhode Island, Washington D.C., Wisconsin, Vermont, Virgínia.

Vitória de McCain: Alabama, Arkansas, Carolina do Sul, Dakota do Norte, Georgia, Kansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Wyoming, Virgínia Ocidental

FOX

Vitória de Obama: Connecticut, Delaware, Illinois, Maine, Massachusetts, Maryland, Michigan, Minnesota, New Hampshire, Nova Jérsei, Novo México, Nova York, Ohio, Pensilvânia, Rhode Island, Washington D.C, Wisconsin, Vermont, Virgínia

Vitória de McCain: Alabama, Arkansas, Carolina do Sul, Dakota do Norte, Georgia, Kansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Nebraska (3 de 5 votos), Oklahoma, Tennessee, Wyoming, Virgínia Ocidental

MSNBC

Vitória de Obama: Connecticut, Delaware, Illinois, Iowa, Maryland, Massachusetts, Maine, Michigan, Minnesota, New Hampshire, Nova Jérsei, Nova York, Novo México, Ohio, Pensilvania, Wisconsin, Vermont

Vitória de McCain: Alabama, Arkansas, Carolina do Sul, Dakota do Norte, Georgia, Kansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Wyoming, Virgínia Ocidental