quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Petrobras diz que Refinaria virá mesmo para o Ceará

PETROBRAS REAFIRMA

Refinaria garantida mesmo em custo menor


O presidente da estatal fez questão de esclarecer que todos os projetos incluídos no plano de negócios serão cumpridos

Mesmo reduzindo os gastos com investimentos da Petrobras para o período até 2013 — possibilidade já admitida e agora reforçada pelo presidente da companhia, Sergio Gabrielli —, estarão mantidos o cronograma e a capacidade da refinaria Premium II no Ceará. Gabrielli reafirmou ontem que todos os projetos contemplados pelo Plano de Negócios 2009-2013, que são mais de 500, serão executados, ´com o menor custo possível´.
A unidade cearense, provavelmente, será um dos primeiros projetos a ter redução nos custos dos equipamentos e serviços para a sua construção. A construção da refinaria exige recursos estimados em US$ 11,1 bilhões, mas a Petrobras não esclareceu como poderá diminuir estes recursos sem que a instalação da unidade seja comprometida.
A refinaria cearense se encontra no que a empresa petrolífera denomina de fase 1, ou seja, é um projeto ainda na etapa de avaliação. Tanto os empreendimentos neste enquadramento quanto aqueles que estão em etapa conceitual (chamada de fase 2) seriam os principais alvos da redução de gastos totais para o período de cinco anos, que somam um montante US$ 174,4 bilhões.
“O mercado prevê uma variação de 30% para mais ou para menos em qualquer projeto em fase inicial de estudos, e isso certamente ocorrerá”, afirmou ontem o presidente.
Ele justificou a necessidade de cautela nos gastos explicando que a elaboração do plano da empresa considerou os preços praticados no último trimestre do ano passado. “Não é viável para qualquer companhia manter os preços no mesmo patamar de 2008. A economia mudou”, disse.
Minuta
Alheios a especulações que dêem conta de qualquer atraso no projeto cearense, os encaminhamentos para a assinatura do Termo de Compromisso da refinaria, entre o Governo do Estado e Petrobras, seguem em ritmo intenso.
Ontem, o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, recebeu da estatal a minuta do termo, que trata das demandas e compromissos das duas partes envolvidas no empreendimento. O documento será discutido amanhã, em reunião a portas fechadas entre representantes do governo estadual e da Petrobras no Palácio Iracema, encontro que também contará com a presença dos prefeitos de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, municípios nos quais a refinaria estará instalada.
Até o fim da tarde de ontem, o documento, segundo informou o procurador, ainda não havia sido analisado. ´Mas ainda não é possível adiantar nada da minuta antes da reunião com os técnicos da Petrobras. Isso porque, às vezes, a gente não concorda com uma redação e, na conversa, o outro lado aceita que sejam feitas modificações´, esclarece.
Assinatura
Ainda não existe nada confirmado, mas o Estado se mobiliza para trazer o presidente Lula para a assinatura do Termo de Compromisso, segundo informou ontem o deputado Nelson Martins, líder do governo na Assembléia Legislativa. ´O governador quer que ele esteja aqui para o lançamento dos trechos 2 e 3 do Canal da Integração. Isso, ele [Cid] tenta desde dezembro. E, como vai ter a assinatura do termo, estamos vendo se é possível unir os dois eventos´, adianta.
No próximo dia 12, Lula deverá dar início ao trecho da Transnordestina que liga Pernambuco ao Ceará. A solenidade está prevista na agenda oficial do presidente, que não informa, entretanto, a que localidade ele deverá se deslocar. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, já afirmou que Lula irá realizar o evento em Salgueiro, no sertão pernambucano, mas existem mobilizações para que ele possa, também nessa data, vir ao Ceará. De acordo com a assessoria de imprensa do gabinete da Presidência, a agenda ainda está sujeita a modificações.

Sérgio de Sousa
Fonte:diariodonordeste.com.br