segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Cid Gomes inaugura Liceu de Itapipoca


O Governador do Estado do Ceará Cid Ferreira Gomes inaugurou nesta manhã 04/08 na cidade de Itapipoca a Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa. Dentre os presentes estavam os deputados estaduais Edísio Pacheco e Rogério Aguiar, Izolda Cela (secretária de educação do Ceará), Edilene Teixeira (secretária municipal de Itapipoca), Pedro Henrique (Coordenador da CREDE 2) além de autoridades municipais e estaduais. Esta é uma das 25 unidades escolares de educação profissional que foram inauguradas esta semana. O objetivo é qualificar cerca de 5mil alunos para que em breve entrem no mercado de trabalho. As unidades vão ofertar os cursos técnicos em enfermagem, segurança do trabalho, turismo e informática. A Obra tem um investimento de R$ 2.402.049,49 e foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Tesouro do Estado do Ceará e foi construída num espaço de 5mil metros quadrados e o prazo de sua construção foi de 450 dias. Vale ressaltar que sua infra-estrutura é moderna e está aparelhada com 14 salas de aulas, Grêmio, Almoxarifado, Diretoria, Secretaria, Jardim, Pátio coberto, Pátio descoberto, Quadra, WCs masculino e feminino, Sala de Multimeios, Cozinha, Depósito de material de limpeza, Cantina e Rampa, Laboratórios de informática e Ciências. Tudo do que há de mais moderno em termos de tecnologia.

Em seu pronunciamento Cid destacou a importância da qualificação profissional no Interior do Estado para atender as novas empresas que se instalarão. “Não podemos deixar de abrigar um empreendimento porque não dispomos de mão-de-obra qualificada. O ensino profissionalizante veio para atender essa demanda”, disse. Cid Gomes defendeu ainda o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) como grande saída para a melhoria da qualidade do ensino fundamental. “Não temos dúvidas que a partir desse Programa vamos ter uma alteração positiva em nossos índices educacionais”,

No ensino médio, etapa de responsabilidade do Estado, o chefe do Executivo relatou que um em cada quatro jovens abandona a escola devido à necessidade de trabalhar para ajudar no sustento de suas famílias. “Precisamos atrair esses jovens oferecendo a eles, já no ensino médio, uma formação profissional. Isso vai facilitar seu ingresso no mercado de trabalho”.
Para o Governador, é muito importante que exista um acompanhamento das demandas nos municípios de maneira que se possa direcionar a massa juvenil para o trabalho. “Itapipoca tem um grande potencial turístico, e, por conseqüência, temos que preparar os estudantes para atender ao setor”, concluiu.
Para a secretária Izolda Cela “O que temos aqui é um importante instrumento para melhorarmos a qualidade na educação cearense. O mais importante dessa ação vai acontecer dentro da escola. Esse é um novo modelo de gestão que acredita na força do jovem em garantir o seu futuro”, Enfatizou

Nas unidades escolares os alunos também vão contar com o projeto e-Jovem, cujo conteúdo é fundamentado nas disciplinas Inglês Instrumental, Informática, Português e Matemática, além de Empreendedorismo Social, destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio e egressos das escolas públicas estaduais. Eles serão capacitados em tecnologia da informação e comunicação, empreendedorismo e cooperativismo, ampliando as chances de emprego e renda nas áreas mais pobres do Estado. Para essa ação, o Governo do Estado investirá ao longo do ano R$ 1,8 milhão com o atendimento de 3.500 alunos. Além disso, estará disponível o Prevest – curso pré-vestibular para alunos do 3º ano - e os que já cursaram o ensino médio da rede pública estadual. Finalizou.

Eldem Martins


Massa quebra, e Heikki Kovalainen vence pela primeira vez na carreira

Brasileiro da Ferrari ultrapassa Hamilton na largada, faz corrida perfeita, mas dá azar a três voltas do fim da corrida na Hungria

GLOBOESPORTE.COM Budapeste


Agência
Reuters
Kovalainen conta com a sorte e vence o GP da Hungria

Heikki Kovalainen venceu o GP da Hungria, disputado neste domingo no circuito de Hungaroring. O finlandês contou com o azar de Felipe Massa, que tinha assumido a ponta na largada, após ultrapassar Lewis Hamilton, e fazia uma corrida perfeita, com o triunfo praticamente garantido, quando seu motor quebrou na reta dos boxes, a três voltas do fim da prova.

Hamilton estava na segunda posição, mas um furo no pneu dianteiro esquerdo na 41ª volta arruinou sua corrida. O inglês ainda se recuperou e chegou na quinta posição. Timo Glock, da Toyota, fez uma excelente corrida e subiu pela primeira vez ao pódio, em segundo. Ele suou para conseguir o resultado, após sofrer uma forte pressão de Kimi Raikkonen, atual campeão do mundo, nas últimas voltas. O finlandês terminou em terceiro.

Fernando Alonso, da Renault, assegurou o quarto lugar, seguido de perto por Hamilton. Nelsinho Piquet, com uma tática diferente, chegou em um ótimo sexto lugar e pontuou pela terceira vez em quatro provas. Jarno Trulli, da Toyota, foi o sétimo e Robert Kubica, com uma decepcionante BMW Sauber, apenas o oitavo, fechando a zona de pontuação.

Com a quebra na penúltima volta, Felipe Massa caiu para a terceira posição no Mundial de Pilotos, a oito pontos de Lewis Hamilton, que manteve a ponta no campeonato mesmo com o pneu furado. Kimi Raikkonen subiu para segundo, cinco atrás do inglês da McLaren. A próxima etapa da temporada 2008 da Fórmula 1 será o GP da Europa, disputado no novíssimo circuito de rua de Valência, no dia 24 de agosto.

Azares de Hamilton e Massa decidem corrida


Agência
Reuters
Massa ultrapassa Hamilton por fora na primeira curva

Felipe Massa fez uma largada sensacional e pulou na frente já na primeira curva. O brasileiro se aproveitou do fato de largar no lado limpo da pista, superou Heikki Kovalainen com facilidade e dividiu a primeira curva com Lewis Hamilton. Mesmo por fora, o piloto da Ferrari foi ousado e superou o inglês da McLaren. O finlandês ficou na terceira posição.

Mais atrás, Nelsinho Piquet ganhou duas posições e subiu para oitavo. No entanto, com mais combustível, ele foi superado ainda na primeira volta pelo australiano Mark Webber e pelo italiano Jarno Trulli. Rubens Barrichello, que largou em 18º, subiu para 13º no início, mas perdeu a posição para o companheiro Jenson Button na volta seguinte.

Massa conseguiu estabelecer um ritmo constante antes do primeiro pit stop, melhorando seu tempo de volta a cada passagem. O brasileiro andou rápido, parou uma volta antes de Lewis Hamilton e manteve a vantagem na casa dos três segundos e meio. A Ferrari foi 1s2 mais rápida que a McLaren nos boxes.

E a opção de Nelsinho Piquet em fazer um primeiro turno mais longo rendeu frutos. O brasileiro da Renault voltou exatamente atrás do duelo pela quinta posição entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. Ele ganhou três postos em relação à sua colocação no grid de largada.

Rubens Barrichello fez seu primeiro pit stop na 32ª volta. No entanto, a Honda teve problemas em seu reabastecimento, quando a mangueira de combustível não foi encaixada corretamente e aconteceu um princípio de incêndio. Com isso, ele perdeu muito tempo nos boxes. Mas este não foi o único incidente deste tipo. A STR e a Williams tiveram o mesmo problema, em voltas seguidas, com Sebastian Bourdais e Kazuki Nakajima, respectivamente.

Na 41ª volta, a corrida começou a ser decidida. O brasileiro tinha aumentado sua vantagem para cinco segundos, mas Lewis Hamilton teve o pneu dianteiro-esquerdo furado antes da freada para a curva dois e o inglês perdeu muito tempo. Ele teve de fazer um pit stop prematuro e voltou apenas na décima posição.

Agência
Reuters
Massa sai do carro após o carro quebrar na Hungria

Três voltas após o problema de Hamilton, Felipe Massa fez sua segunda parada. A Ferrari fez um bom trabalho e o brasileiro voltou à pista em apenas 7s5, atrás apenas de Heikki Kovalainen. O finlandês parou quatro passagens após e voltou na segunda posição, a 15 segundos do piloto da Ferrari. Hamilton, à essa altura, estava apenas em oitavo.

Nelsinho Piquet fez sua última parada na 55ª volta e voltou à pista dividindo a curva com Jarno Trulli. O brasileiro deu um chega-para-lá no italiano e assegurou a sétima posição. Hamilton subiu para a sexta posição com as paradas dos pilotos da Renault e da Toyota. Mais atrás, Bourdais sofria de novo com um princípio de incêndio em seu reabastecimento, quando o extintor teve de ser usado novamente pela equipe.

Na 67ª volta, a três do fim, quando as posições já tinham se consolidado e o único duelo era protagonizado por Timo Glock e Kimi Raikkonen pela terceira posição, o motor de Felipe Massa quebrou na reta dos boxes e forçou o abandono do brasileiro. O piloto da Ferrari voltou chorando para o pit e a vitória caiu no colo de Heikki Kovalainen, que estava em segundo, mais de nove segundos atrás.

saiba mais


fórmula 1

  • 1 L. Hamilton (ING) 62 pts
  • 2 K. Raikkonen (FIN) 57 pts
  • 3 F. Massa (BRA) 54 pts
  • 4 R. Kubica (POL) 49 pts
  • 5 N. Heidfeld (ALE) 41 pts
  • 6 H. Kovalainen (FIN) 38 pts
  • 7 J. Trulli (ITA) 22 pts
  • 8 F. Alonso (ESP) 18 pts
Dados atualizados em 03/08/2008 - 15h27
  • Fonte: globoesporte.com

Acompanhe a Classificação de seu time no Brasileirão

classificação atualizada Série A

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

(%)

Libertadores LIBERTADORES Pré-Libertadores PRÉ-LIBERTADORES Sul-Americana SUL-AMERICANA Rebaixamento REBAIXAMENTO
J jogos P pontos ganhos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento
Dados atualizados em 03/08/2008 como funciona



classificação atualizada Série B

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

(%)

Acesso para a Série A ACESSO PARA A SÉRIE A Rebaixados para a Série C REBAIXADOS PARA A SÉRIE C
J jogos P pontos ganhos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento
Dados atualizados em 02/08/2008 como funciona
1 Corinthians 32 15 9 5 1 30 11 19 71
2 Barueri 27 15 8 3 4 26 27 -1 60
3 Avaí 27 15 7 6 2 30 16 14 60
4 Ponte Preta 26 15 8 2 5 24 19 5 57
5 Juventude 25 15 7 4 4 20 15 5 55
6 Ceará 23 15 6 5 4 28 22 6 51
7 Vila Nova 23 15 6 5 4 23 20 3 51
8 Bahia 22 15 5 7 3 18 19 -1 48
9 Santo André 21 15 5 6 4 27 17 10 46
10 ABC 20 15 4 8 3 21 16 5 44
11 São Caetano 19 15 5 4 6 19 19 0 42
12 Criciúma 19 15 5 4 6 15 18 -3 42
13 Bragantino 18 15 4 6 5 15 18 -3 40
14 Paraná 17 15 4 5 6 16 20 -4 37
15 Marília 17 15 3 8 4 21 30 -9 37
16 Fortaleza 16 15 4 4 7 25 24 1 35
17 América-RN 16 15 4 4 7 16 20 -4 35
18 Gama 14 15 4 2 9 13 29 -16 31
19 Brasiliense 12 15 3 3 9 19 28 -9 26
20 CRB 9 15 2 3 10 15 33 -18 20

1 Grêmio Parado 35 17 10 5 2 30 12 18 68
2 Cruzeiro Parado 33 17 10 3 4 29 17 12 64
3 Palmeiras Subindo 2 31 17 9 4 4 29 20 9 60
4 São Paulo Subindo 2 30 17 8 6 3 30 17 13 58
5 Vitória Descendo 2 29 17 9 2 6 25 18 7 56
6 Flamengo Descendo 2 28 17 8 4 5 28 17 11 54
7 Coritiba Subindo 1 26 17 7 5 5 24 19 5 50
8 Botafogo Subindo 1 25 17 7 4 6 26 18 8 49
9 Internacional Subindo 1 25 17 7 4 6 20 17 3 49
10 Sport Descendo 3 24 17 7 3 7 19 21 -2 47
11 Figueirense Parado 24 17 6 6 5 22 32 -10 47
12 Atlético-MG Subindo 3 21 17 5 6 6 22 31 -9 41
13 Goiás Subindo 5 20 17 5 5 7 20 25 -5 39
14 Vasco Descendo 2 19 17 5 4 8 30 32 -2 37
15 Portuguesa Descendo 2 19 17 5 4 8 24 36 -12 37
16 Náutico Descendo 2 18 17 5 3 9 19 27 -8 35
17 Atlético-PR Descendo 1 17 17 4 5 8 15 20 -5 33
18 Santos Descendo 1 17 17 4 5 8 19 29 -10 33
19 Fluminense Parado 13 17 3 4 10 17 26 -9 25
20 Ipatinga Parado 13 17 3 4 10 18 32 -14 25