sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sociedade de Itapipoca opina na escolha dos cursos da Fatec no município

Vereador Gustavo Barroso e o Secretário da Ciência e Tecnologia René Barreira

A decisão do governador Cid Gomes de implantar uma Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) em Itapipoca foi comunicada nesta terça-feira em audiência pública no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) do município pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira. Outra Fatec será instalada em Iguatu, onde também será realizada audiência pública a ser agendada, disse ele.

A Secitece solicita nesta quarta-feira R$ 250 mil ao governo do Estado para a elaboração dos projetos arquitetônicos das duas Fatecs, informou o secretário. Com os recursos também serão elaborados os projetos para elevação de dez Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) em Centros Vocacionais Técnicos (CVTec), autorizados pelo Governador.

René Barreira disse esperar que a Prefeitura de Itapipoca após o período eleitoral faça a doação do terreno onde será instalada a Fatec. O presidente do Instituto Centec, Samuel Brasileiro, enfatizou que junto com a Fatec virá uma incubadora de empresas para Itapipoca, para os alunos que não pensam só em ser empregados, mas podem se tornar empreendedores.

Durante a audiência pública com a participação de lideranças locais da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Crede, Liceu e alunos, foram apresentadas propostas para a escolha dos cursos nas áreas de tecnologia do agronegócio, turismo, informática, comércio e outros. Conforme Samuel Brasileiro, a Fatec vai começar com dois cursos de tecnólogo de nível superior, dois cursos técnicos de nível médio e cursos profissionalizantes de curta duração.

A diretora de Ensino do Centec, Miriam Brasil, fez uma apresentação da Fatec, a ser criada "em sintonia com o setor produtivo". O deputado Edísio Pacheco enfatizou a importância de avaliar na escolha dos cursos a necessidade de mão-de-obra dos investimentos estruturantes da siderúrgica e refinaria no Pecém.

Numa segunda etapa serão acrescentados mais dois cursos de tecnólogo e dois de nível técnico. De acordo com René Barreira, na implantação dos novos cursos será dada atenção para evitar duplicidade com vistas a atuar de modo complementar aos cursos já existentes na Região. Foram citados os casos da extensão do Cefet em Acaraú, que vai oferecer curso e pesca os cursos de ensino médio integrado da Secretaria de Educação, que já oferta cursos de turismo, enfermagem e informática com 270 alunos e os cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Samuel Brasileiro informou também que uma nova audiência pública será realizada em Itapipoca após as eleições para consolidar a definição dos cursos a serem ofertados. O novo encontro está previsto para outubro, entre os dias 16 e 20, disse René Barreira.

Flamínio Araripe /Fotos Eldem Martins


Samuel Brasileiro (presidente do Centec) e René BarreiraSamuel Brasileiro, René, René Barreira e o deputado estadual Edísio Pacheco

Edísio Pacheco e Miriam Brasil (diretora de ensino do Centec) Miriam Brasil (Diretora de Ensino do Centec)Sérgio Palhano (Secretaria de Empreendedorismo de Itapipoca) e Samuel Brasileiro

Gustavo Barroso,Edísio Pacheco, Samuel Brasileiro, Miriam Brasil e René Barreira

Professora Ana Maria (diretora do Liceu de Itapipoca)Professor Júlio César (Secretaria de Educação de Itapipoca)

Comunidade, lideranças e alunos pretigiaram o evento