segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Debaixo de chuva, Madonna se apresenta para 70 mil pessoas no Rio

No repertório, sucessos de 25 anos de carreira da rainha do pop.
Com palco parcialmente molhado, cantora chegou a cair em coreografia.

Rodrigo Vianna Do G1, no Rio


A espera chegou ao fim. Depois de 15 anos de sua última apresentação no Brasil, a cantora norte-americana Madonna deu início à turnê ”Sticky & Sweet”, na noite deste domingo (14), no país. Mesmo debaixo de chuva, a rainha do pop cantou para 70 mil pessoas no estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Veja mais fotos do show no Rio

Para quem aguardava há meses o show desta noite, a recompensa veio em forma de música, efeitos de luzes e muita dança, coisa que Madonna, aos 50 anos de idade, mostrou que ainda sabe fazer muito bem.

Confira trechos em vídeo do show de Madonna no Rio de Janeiro


A chuva que caiu sobre a cidade se estendeu durante as duas horas do espetáculo. O público não desanimou. “Essa chuva só veio abençoar essa noite maravilhosa. A Madonna é linda, incrível e uma grande cantora. Esperamos muito por esse dia, não será uma chuvinha que vai acabar com o show”, declarou o fã Marcello da Costa, de 34 anos.

Veja a cobertura completa da turnê de Madonna

Se a produção impressionou com a megaestrutura montada para o show no Brasil, os fãs, por sua vez, não fizeram feio e investiram no look e nas homenagens. Cartazes, camisetas personalizadas e faixas fizeram parte do “kit de sobrevivência” que os seguidores da rainha do pop montaram para o show no Maracanã.

“Viemos preparadas para tudo. Trouxemos binóculo, banquinhos, biscoito, água e capas de chuva. Eu sou fã desde pequena e sempre segui os passos da Madonna. Minhas filhas aprenderam a gostar dela comigo”, disse a empresária Cláudia Coelho, de 38 anos, que levou as três filhas adolescentes ao show.

Os portões do Maracanã só abriram por volta das 17h40. Segundo a polícia, a entrada do público aconteceu de forma tranqüila, sem incidentes. Minutos antes do show, nos bastidores, Madonna recebeu o governador do Rio Sérgio Cabral e a primeira-dama Adriana Ancelmo.

Madonna se apresenta no Rio de Janeiro para 70 mil pessoas. (Foto: Monica Imbuzeiro / Ag. O Globo)

Após a performance do DJ Paul Oakenfold, Madonna subiu ao palco com meia-hora de atraso. Ao som de “Candy shop” e “Beat Goes on”, ambas do seu mais recente álbum, a loura abriu a noite às 20h30 vestida com um smoking preto e um maiô que valorizava as suas pernas torneadas.

Os telões espalhados pelo cenário e em cima do palco central potencializaram o espetáculo com videoclipes, homenagens e participações especiais. A primeira delas aconteceu em “Human nature”, com Britney Spears. Em seguida, Madonna pegou carona em um Rolls Royce ao som de “Vogue".

Vitalidade incomparável

Atlética, elástica e com um corpo de dar inveja a muitas garotas de 20 anos, Madonna usou e abusou da sua vitalidade com o hit “Into the groove”, ao arriscar manobras de pole dance (dança no poste) sobre a mesa do DJ. Mas antes, ela transformou o palco em um grande ringue de boxe ao som de “Die another day”.

Um dos momentos mais polêmicos foi durante “She’s not me”. Madonna fez de tudo um pouco: dançou sensualmente, brincou com um vestido de noiva e até beijou na boca de outras dançarinas. O que ela não contava era com o tombo que levou por causa do palco molhado. Nada que os fãs pudessem se preocupar, já que a musa se levantou em seguida e continuou dançando, como se nada tivesse acontecido.

O momento “balada” ficou por conta de “Devil wouldn’t recognize you”. Foi quando o telão de 360º desceu até o palco revelando a sombra da diva sobre um piano. “Spanish lesson”, na seqüência, iniciou a homenagem de Madonna aos ritmos hispânicos. Um dançarino de flamenco roubou a cena e arrancou gritos das mulheres da platéia.

Madonna toca em show no Rio de Janeiro. (Foto: Antonio Scorza / AFP)

Festa cigana

Roupas coloridas, banjos e pandeiros. O Maracanã abriu as portas para um grande acampamento cigano ao som de “Miles away” e “La isla bonita”. Um grupo de música cigana acompanhou a cantora e fez muita gente arriscar uns passinhos, com direito a tequila e tudo.

Na área VIP, artistas como os atores Rodrigo Santoro, Miguel Falabella, Murilo Benício e a atriz Luana Piovani não fizeram feio e cantaram todas as canções. No ar como a Catarina, de “A Favorita”, a atriz Lilia Cabral recebeu o carinho do público e provou ser uma fã de carteirinha da Madonna.

“É bom estar perto das pessoas. Sempre fui fã da Madonna, mas essa é a primeira vez que eu a vejo de perto. Ela sabe como fazer um show perfeito. Ela é um grande exemplo de mulher”, elogiou a atriz, que foi acompanhado do marido.

‘Gran finale’

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, foi homenageado durante “Get stupid”, que ressaltou a preservação do planeta. O "tic tac” no final da canção foi a deixa para o sucesso “4 Minutes”. No palco, saem os dançarinos e entram várias projeções do cantor Justin Timberlake, com quem Madonna passa a dividir o palco.

No quesito empolgação, a faixa vitoriosa foi "Like a prayer”, que fez vibrar as estruturas do Maracanã. O público, que já não se preocupava com a chuva que não parava de cair, pulou, cantou e bateu palmas. Emocionada, a diva agradeceu:

“Eu só gostaria de dizer que estou muito feliz em estar de volta depois de 15 anos. Obrigado. Eu amo o Rio”, declarou a loura, que ainda completou com um “Dane-se a chuva”, antes de começar a cantar “Ray of light”. Em seguida, ela pediu para um fã pedir uma música que não estava no repertório. A canção escolhida foi “Express yourself”.

O último e mais empolgado bloco terminou com “Hung up” e “Give it 2 me”. Após duas horas de show, Madonna deixou o palco ovacionada pelo público carioca. O Game Over estampado no telão anunciou o fim do espetáculo. Madonna provou, mais do que nunca, que quem foi rainha nunca perde a majestade.

Leia mais notícias de Música

Leia mais notícias de Rio de Janeiro