quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Coração de Juraci Magalhães parou

http://veja.abril.com.br/240101/imagens/economia7.jpg
Morre ex-prefeito de Fortaleza Juraci Magalhães

O ex-prefeito de Fortaleza Juraci Vieira de Magalhães morreu na manhã desta quarta-feira (21), aos 77 anos, vítima de um quadro de pancitopenia - diminuição da quantidade de células sanguíneas, o que acabou provocando queda na imunidade, de acordo com nota divulgada pelo Hospital São Mateus, onde o político estava internado desde quinta-feira. Ele lutava contra um câncer de pulmão havia 12 anos.

Juraci Magalhães foi prefeito de Fortaleza por três vezes. Carismático, era tratado pelos eleitores como "Véi Macho". Juraci não conseguiu expandir o bom desempenho na política da capital para o restante do Estado. Já foi filiado ao PMDB e ao PL. Atualmente estava no PR. O corpo do ex-prefeito está sendo velado na Câmara Municipal de Fortaleza. O enterro será às 17 horas, no Parque da Paz. A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), decretou luto de três dias.

Fortes chuvas atingem o Ceará

O Pico de Itapipoca-CE ficou o dia todo parcialmente encoberto com fortes neblinas

Meteorologista da Funceme alerta que nos próximos três dias as chuvas ficarão mais intensas em todo estado. Confira os principais pontos de alagamento em Fortaleza


Muita chuva e vários alagamentos marcam o dia dos cearenses nesta quarta-feira 21. O que parece ser o início da quadra invernosa no Estado, na verdade, é chuva de período de pré-estação.

Mas segundo a meteorologista Gláucia Barbiere, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva desta quarta-feira, 21, já tem característica da quadra invernosa. Ela alerta que nos próximos três dias as chuvas ficarão mais intensas em todo estado, com maiores precipitações no litoral e região jaguaribana.

Previsão para a quadra chuvosa

Na manhã desta quarta-feira, 21, a Funceme apresentou a previsão da quadra chuvosa para este ano em todo o Estado. A média histórica de chuvas no Ceará é calculada com base nos índices pluviométricos dos últimos 30 anos em todos os municípios e corresponde a 611 milímetros. Segundo o órgão, a possibilidade é de o Estado ter precipitações acima desta média é de 35%. Já em torno do normal, é de 40%.

O órgão informa que ainda não é possível saber qual a região do Estado irá ocorrer mais precipitações, nem quando a quadra chuvosa terá início e fim. A justificativa está na complexidade do sistema atmosférico e da temperatura do oceano, que tornam inviável uma previsão precisa, ainda que aconteça por meio de computadores.

Ainda assim, segundo a Fundação, o litoral e áreas serranas tendem a apresentar maiores índices pluviométricos, em virtude dos aspectos físicos e climatológicos. A serra da Ibiapaba, a região do Cariri e o litoral de Fortaleza são as regiões cearenses com maiores precipitações, historicamente.

Confira abaixo os principais pontos de alagamento em Fortaleza:


Exibir mapa ampliado





Miss Mundo Brasil tem mãos e pés amputados

Modelo Miss Mundo Brasil de 20 anos tem mãos e pés amputados após infecção no ES

Modelo de 20 anos tem mãos e pés amputados após infecção



21/01/2009 - 14h53
fonte g1 www.g1.com.br



Uma modelo de 20 anos está internada em estado grave com infecção generalizada no Hospital Dório Silva, em Serra (ES), desde o dia 3 janeiro. Mariana Bridi, que já foi duas vezes finalista do Miss Mundo Brasil, respira com a ajuda de aparelhos e já teve as mãos e os pés amputados.

De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), a jovem teve um choque séptico, causado por bactérias Pseudomonas aeruginosa, tendo como provável foco uma infecção urinária. “A paciente teve o quadro agravado com insuficiência renal aguda, com compressão dos vasos sanguíneos periféricos e com necrose das mãos e pés, causados pelo quadro de septisemia (infecção generalizada).”

O problema de Mariana teria começado no dia 30 de dezembro, conforme explicou ao G1 o namorado da jovem, Thiago Simões, de 29 anos. “No primeiro hospital, foi diagnosticada uma cólica renal. Ela tomou remédios e melhorou, mas dois dias depois a dor voltou.”

Segundo Simões, quando Mariana foi levada ao hospital pela segunda vez, os médicos fizeram um exame de urina e detectaram a infecção urinária. “Desde então, o estado dela só se agravou. Ela teve falta de oxigenação nos membros, por isso perdeu os pés e ontem [terça-feira (20)] perdeu as duas mãos”, disse.

Por causa da cirurgia de amputação, a modelo continua sedada. O último momento consciente de Mariana foi há três dias, quando ela soube que teria de amputar também as mãos. “Agora, estamos aguardando sua recuperação. No momento, o que nos interessa é só a vida dela”, afirmou Simões.

Prêmio de melhor corpo
Além de participar de concursos de Miss, Mariana trabalhava como modelo e recentemente fez um catálogo de moda praia para uma marca no Espírito Santo.

O diretor do Miss Mundo Brasil, Henrique Fontes, disse que a jovem foi duas vezes finalista do concurso. “Ela tem uma história de perseverança. Na primeira vez que participou do concurso, em 2006, a Mariana viajou mais de 20 horas de ônibus de Vitória para Curitiba, foi com as roupas mais simples, sem preparação e desbancou as favoritas para ficar em quarto lugar.”

A modelo viajou com a equipe de Fontes no ano passado para participar do Miss Bikini Internacional, na China. “Mariana enfrentou representantes de 50 países, ficou em sexto lugar e conquistou o prêmio de melhor corpo”, afirmou Fontes.

Suspenso julgamento de prisioneiros na Base de Guantánamo

Após pedido de Obama, juiz suspende julgamento de preso em Guantánamo

Canadense Omar Khadr é acusado de ter matado soldado no Afeganistão.
Outros casos de presos na base dos EUA em Cuba ainda serão analisados.

Do G1, com agências


O juiz militar Patrick Parrish ordenou nesta quarta-feira (21) que o processo contra o canadense Omar Khadr, preso em Guantánamo acusado de crimes de guerra, seja suspenso por 120 dias.

A suspensão deste e de outros casos de acusados de crimes de guerra na cooperação com o terrorismo havia sido pedida terça-feira à Justiça pelo recém-empossado presidente dos EUA, Barack Obama.

"A defesa não se opõe à moção, e o juiz ordenou que se aplique", disse Jo Dellavedova. porta-voz dos tribunais militares.

No dia da posse, Obama mandou a Procuradoria Militar dos Estados Unidos pedir a suspensão temporária dos processos contra os detentos da prisão em Cuba.

O pedido pode congelar o andamento de 21 casos, incluindo o julgamento de cinco prisioneiros acusados de envolvimento nos ataques de 11 de setembro de 2001.

Veja a íntegra do discurso de posse de Obama

Foto: AP
Bandeira americana é vista atrás de cerca de arame farpado em prisão na base militar de Guantánamo, em Cuba, em foto de 10 de outubro de 2007. (Foto: AP)

Os promotores argumentaram que congelar os julgamentos até 20 de maio daria tempo para a nova administração avaliar cada caso e decidir qual tribunal é o mais adequado para uma futura sentença.

"No interesse da Justiça, e a pedido do presidente dos Estados Unidos e do secretário de Defesa Robert Gates, o governo solicita, respeitosamente, que as comissões militares autorizem o adiamento dos processos mencionados anteriormente até 20 de maio de 2009", afirma a moção apresentada nesta quarta-feira pelo juiz Cayton Trivett, do Ministério Público, a dois juízes dos tribunais de exceção.

Além de Parrish, o outro juiz, Stephen Henley, é responsável pelo processo de cinco homens acusados de ajudar a organizar os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington. Ele deve decidir ainda nesta quarta.

Leia também: Americanos vaiam Bush e dão boas-vindas a Obama


A prisão de Guantánamo, em uma base militar americana em Cuba, foi aberta em 2002, como parte da "guerra contra o terrorismo" iniciada pelo governo de George W. Bush depois dos atentados de Nova York e Washington.

Cerca de 240 estrangeiros ainda estão aprisionados em Guantánamo. Ao longo da campanha à presidência, Obama se comprometeu a fechar a prisão, cuja existência foi amplamente criticada por organizações defensoras dos direitos humanos. Após eleito, ele manteve a promessa.

Leia ainda: Fashionistas criticam visual de Michelle Obama na posse

Obama prometeu que uma de suas primeiras medidas seria o fechamento da prisão Guantánamo, que virou um símbolo dos excessos do governo americano contra os direitos humanos na "guerra contra o terrorismo".

E Obama começou de fato a cumprir a promessa, ao pedir a suspensão do sistema judicial de exceção, que julga os detentos acusados de crimes de guerra.

Antes da posse, assessores do presidente disseram que os trâmites para o fechamento da prisão e a transferência de presos devem durar pelo menos seis meses.


Saiba quais são as prioridades de Obama no poder

Primeiro dia de trabalho

Obama começa nesta quarta a trabalhar por suas metas de recuperar a economia, resolver as guerras do Iraque e do Afeganistão e criar uma abordagem para o conflito do Oriente Médio.

Ele prometeu uma ação rápida e incisiva contra a crise econômica no país, a pior em sete décadas, e também pediu à população que tenha paciência com problemas, internos e externos, cuja solução irá demorar.

Ainda na quarta, Obama se reúne com assessores econômicos que estão discutindo com o Congresso a aprovação de um pacote de US$ 825 bilhões para estimular a economia. (assista ao lado)

Além disso, ele avalia novas abordagens para restaurar o sistema financeiro, o que pode incluir a criação de um banco público que compraria dívidas "tóxicas" de bancos em apuros. O novo governo acredita que isso iria levar a uma retomada do crédito para empresas e consumidores.

Iraque e Afeganistão vão dominar a política externa de Obama, mas ele diz que também buscará um papel ativo para tentar resolver o conflito entre israelenses e palestinos. É possível que rapidamente ele nomeie um representante especial para o Oriente Médio -o ex-senador George Mitchell, experiente em questões diplomáticas, está muito cotado.

Além da reunião com os assessores econômicos, Obama deve se sentar também com a cúpula militar para falar sobre o Iraque e o Afeganistão. Fontes oficiais dizem que será discutida a possibilidade de acelerar a retirada das tropas norte-americanas do Iraque e de enviar reforços ao Afeganistão.

O general David Petraeus, que como comandante das forças no Iraque foi um dos responsáveis pela redução da violência sectária, deve participar da reunião de quarta, logo após desembarcar vindo do Afeganistão.


O secretário de Defesa, Robert Gates, e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Mike Mullen, também são aguardados.

Também na quarta, o plenário do Senado deve votar e aprovar a indicação de Hillary Clinton como secretária de Estado. Já a pasta do Tesouro permanece vaga, pois Tim Geithner, pressionado devido a um caso de sonegação fiscal e a irregularidades na contratação de uma empregada estrangeira, ainda não foi aprovado pelo Senado.

Leia mais sobre a posse