quarta-feira, 4 de junho de 2008

Kaká é cortado das eliminatórias, e Dunga chama Hernanes

Kaká está fazendo tratamento no São Paulo
O técnico Dunga anunciou nesta quarta-feira, no site oficial da CBF, que Kaká está cortado das partidas do Brasil contra Paraguai e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
Para o lugar do craque do Milan, que passou por uma operação no joelho esquerdo em 23 de maio, o treinador convocou o meia Hernanes, do São Paulo.
Segundo a CBF, o clube italiano enviou um documento à comissão técnica dizendo que Kaká poderia voltar a treinar somente no dia 10 de junho.
- Em função do prazo estabelecido pelo Milan, decidimos preservar o atleta, que está em fase de recuperação, já que seria prematura a sua participação nesses dois jogos - diz Dunga ao site da CBF.
A seleção pega o Paraguai em 15 de junho, em Assunção. Três dias depois, o Brasil encara a Argentina, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Por causa da cirurgia no joelho, Kaká já havia ficado fora do amistoso contra o Canadá, no último sábado, e não disputará a partida com a Venezuela, nesta sexta, nos Estados Unidos.

Brasil está na vanguarda do ‘tudo grátis’, diz pensador da cybereconomia

Quase todos os serviços que você utiliza na internet são gratuitos. Você lê notícias à vontade, tem a opção de utilizar serviços gratuitos de e-mail e, vez por outra, vê vídeos e baixa músicas ou até mesmo discos completos sem precisar colocar a mão no bolso.
Para o físico e jornalista Chris Anderson, eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista ‘Time’ em 2007, o modelo do ‘tudo grátis’ vai se expandir para outras áreas da economia em um futuro próximo. E o Brasil, segundo ele, está na vanguarda desta evolução - principalmente no campo das energias renováveis. Anderson, autor dos livros ‘A cauda longa’, de 2006, e ‘Free’, que será publicado em 2009, afirma que o coração do conceito de ‘tudo grátis’ está em ter recursos que, de tão abundantes, têm custo praticamente zero e podem ser literalmente desperdiçados em busca de inovações.
Foi assim com o poder de processamento dos computadores, que hoje em dia é gasto para produzir um ambiente gráfico mais amigável para o usuário – o que antes era considerado fútil.
Biocombustíveis
No Brasil, diz Anderson, a oferta quase ilimitada de recursos naturais como água e terra fértil fez com que o país tomasse a liderança mundial na produção de biocombustíveis, como álcool e biodiesel.
“Para quem precisava plantar alimentos, mas tinha acesso restrito a água, investir em uma pesquisa que podia não dar em nada como a da produção de álcool era um desperdício”, afirmou o editor da revista ‘Wired’ ao G1, após apresentação no Fórum Mundial de Marketing e Vendas da HSM, em São Paulo.
Saiba mais
» Site de vídeos oferece séries e filmes de graça na internet
» Placa de vídeo oferece versão de jogo 'Portal' de graça na internet
» Violinista se inspira em Radiohead e divulgará disco de graça na web
» Jaxtr oferece mensagens de texto grátis em 38 países
» MySpace se aproxima de gravadoras para oferecer músicas grátis
» Jon "maddog" Hall quer Web sem fio grátis no Brasil
» Google planeja acordo para oferecer download grátis na China
Além disso, o Brasil é um dos países que mais tem a se beneficiar da evolução do mercado para o chamado “freeconomics”, onde o custo dos serviços para o consumidor é zero, já que há outros agentes ou interesses bancando o produto. “O ‘grátis’ facilita o acesso à cultura, já que, com a internet, é possível criar formas de distribuição de conteúdo muito mais baratas”, diz Anderson. Segundo ele, a evolução destas formas de distribuição beneficia mais as populações que vivem em uma economia em desenvolvimento, em um território com dimensões continentais. “Pessoas que não tinham acesso a jornais hoje podem ler as notícias pela internet, gratuitamente.”
'Cauda longa'
O surgimento da rede também deu aos produtores de cultura a possibilidade de distribuírem seu material e serem conhecidos. Antes, havia uma barreira logística para que filmes, livros e músicas tivessem acesso ao mercado: não existia espaço suficiente para exibir toda a produção cultural mundial, e apenas aqueles que passavam pelo crivo das TVs, donos de estúdios de cinema e editoras chegavam ao consumidor final. É aí que entra a outra idéia defendida por Anderson, a chamada “cauda longa”. A cultura de massa, na verdade, não foi uma imposição da segunda metade do século XX, mas o único modelo que era possível quando levava-se em conta que existiam poucos canais de TV, e que para obterem êxito financeiro, esses canais eram obrigados a apresentar programas que agradavam a todos, “pelo mínimo denominador comum”.
“Na verdade, ninguém ama o Raymond. Quase todo mundo o tolerava, o que era bom o suficiente para a CBS conquistar audiência”, brincou Anderson, citando o seriado norte-americano ‘Everybody loves Raymond’.
O fim da cultura 'blockbuster'
Agora, com sites como o YouTube surgindo como grandes espaços de divulgação de conteúdo – onde é possível publicar mais vídeos do que um ser humano comum é capaz de assistir ao longo de sua vida toda –, não há a necessidade de criar produtos que agradem a todos. É o fim, diz Anderson, da cultura que só dá valor ao “blockbuster”. “Só somos parecidos na superfície”, afirma. “E, é em nossas diferenças que conseguimos encontrar algo que represente melhor nossa identidade.” Nos EUA, a realidade já corresponde à visão de Anderson. Empresas como a Amazon e a Rhapsody chegam a obter quase 45% de seu faturamento a partir da venda de itens que, pelo modelo pré-internet, não têm espaço nas prateleiras.
Fonte:G1 Globo

FACEDI/UECE realiza oficina sobre o Meio Ambiente

Foi realizado nos dias 26, 28 e 30 do mês de maio de 2008, no Campus da FACEDI em Itapipoca, a semana do meio ambiente. Na ocasião foram desenvolvidas várias atividades, tais como: oficinas, vídeos, palestras, dinâmicas e exposição do material confeccionado pelos próprios alunos de escolas estaduais e municipais.
O momento foi rico e gratificante, pois proporcionou aos alunos e visitantes um momento de reflexão acerca do Meio Ambiente. E ainda a oportunidade de conhecer melhor as dependências desta Faculdade onde são oferecidos os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Pedagogia.
Desta forma, a FACEDI/UECE pôde mostrar sua participação e o compromisso junto à comunidade no desenvolvimento da cidadania e preservação do meio ambiente.

Desmatamento da Amazônia: números de março e abril

Março de 2008 Total desmatado - 145 km2 DESMATAMENTO POR ESTADO
MT - 112,4 km2 RR - 18,8 km2 MA - 12,2 km2 PA - 1,9 km2 TO - 0,5 km2 No período, 78% da Amazônia Legal estava coberta por nuvens Percentual de cobertura de nuvem pelo território de cada Estado AC - 92% AM - 81% AP - 99% MA - 49% MT - 69% PA - 95% RO - 96% RR - 23% TO - 52%
Abril de 2008 Total desmatado - 1.123 km2 DESMATAMENTO POR ESTADO
MT - 794,1 KM2 RR - 284,8 KM2 RO - 34,6 KM2 AM - 8,4 KM2 PA - 1,3 KM2 AC - 0,7 KM2 No período, 53% da Amazônia Legal estava coberta por nuvens Percentual de cobertura de nuvem pelo território de cada Estado AC - 53% AM - 53% AP - 94% MA - 76% MT - 14% PA - 89% RO - 5% RR - 18% TO - 39%
Fonte: Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

'Distração digital' aumenta ignorância, diz professor

Uma série de pesquisas realizadas nos últimos anos mostra que a ignorância dos jovens americanos é epidêmica. Para Mark Bauerlein, professor da Universidade Emory, em Atlanta, e autor do livro The dumbest generation: How the digital age stupefies young americans and jeopardizes our future (A mais burra das gerações: como a era digital esta emburrecendo jovens americanos e ameaçando nosso futuro), o excesso das chamadas "distrações digitais" está por trás da crescente falta de cultura dos jovens. Em levantamento de 2002, 52% dos jovens escolheram Japão, Alemanha ou Itália como aliados dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial. Em uma pesquisa de 1998, só 41% sabiam apontar os três poderes do governo (Executivo, Legislativo e Judiciário), enquanto 59% sabiam identificar os Três Patetas pelo nome. Mais de 64% sabiam o nome do último vencedor do American Idol, mas só 10% sabiam o nome da presidente da Câmara dos EUA. E 25% não sabiam que Dick Cheney é o vice-presidente do país. Bauerlein, também ex-diretor de Pesquisa e Análise na Fundação Nacional para as Artes, ressalta que os jovens de hoje são "tão mentalmente competentes quanto os de 20 anos atrás", mas eles estão deixando de lado os hábitos intelectuais. "Se você entra no quarto de um jovem de 15 anos vai encontrar o iPod, TV, computador, videogame, e tudo isso vem antes do livro na escala de prioridades". De acordo com o Panorama de Aplicação dos Estudantes, 55% dos alunos de ensino médio estudam ou lêem menos de uma hora por semana. Em contrapartida, passam nove horas navegando em sites de relacionamento. Estudo de 2005 da Kaiser Foundation mostra que, em um dia, em média, jovens de 8 a 18 anos assistem à TV durante 3 horas e 4 minutos, passam 48 minutos navegando na internet, 14 minutos lendo revistas, 23 minutos lendo livro, 49 minutos jogando videogame, 32 minutos assistindo a DVD. Tecnologia O problema, alerta Bauerlein, não é a tecnologia, mas o uso que se faz dela. "Os adolescentes de 15 anos só se importam com o que outros adolescentes pensam. Isso sempre foi assim. Mas hoje a tecnologia permite que os adolescentes estejam em contato entre eles, excluindo os adultos, 24 horas por dia". Os jovens ficam em contato o dia inteiro, por meio do celular, páginas da internet, mensagens instantâneas. ?A tecnologia ligou os jovens de uma forma tão intensa que os relacionamentos com adultos estão diminuindo. Eles estão cada vez menos maduros, prolongando a adolescência até os 30 anos.
Fonte:OPovo

Ceará registra 2.456 casos em uma semana

O Ceará registrou 2.456 novos casos de dengue em apenas uma semana. De acordo com boletim semanal da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) divulgado nesta sexta-feira, 30, este ano já foram confirmados laboratorialmente 21.831 casos em 158 dos seus 184 municípios cearenses. Da semana passada para cá, três novas mortes por dengue hemorrágica foram confirmadas: duas em Fortaleza e uma em Beberibe. A Sesa confirma 12 mortes por causa da doença até o momento. Segundo a pasta da Saúde estadual, foram notificados 287 registros de dengue hemorrágica, 36 casos a mais que no boletim divulgado na semana passada. Fortaleza lidera a estatística com 142 ocorrências. Em seguida, vêm os municípios de Caucaia (26), Redenção (19), Russas (15), Pacatuba (11), Itapipoca (8), Aracoiaba (9), Maracanaú (9), Quixadá (6) e Boa Viagem (6). Os casos de dengue com complicação, forma da doença que só passou a ser monitorada pela Secretaria da Saúde a partir deste ano, chegaram a 257, de acordo com o informe semanal. As cidades mais afetadas por esse tipo de dengue foram: Fortaleza (158), Caucaia (40), Itapipoca (12), Redenção (9), Aracoiaba (6), Russas (4), Quixadá (4), Baturité (3), Maracanaú (4) e Tauá (3). Na Capital, a dengue tem 13.512 notificações positivas registradas desde o início do ano. Os bairros de Messejana (908), Jardim das Oliveiras (448), Mondubim (363), Bom Jardim (329), Lagoa Redonda (347), Serrinha (314) e Henrique Jorge (312) são os que apresentam o maior número de ocorrências.
Fonte:OPovo

Senador quer união suprapartidária pró-refinaria

O senador Inácio Arruda (PCdoB) conclamou, nesta terça-feira, a bancada federal do Ceará a realizar uma ampla mobilização suprapartidária em favor da conquista da refinaria de petróleo। Para ele, sem uma articulação conjunta da bancada, com apoio de entidades empresariais e organizações da sociedade civil, o empreendimento, tecnicamente viável para o Ceará, poderá não vir. Inácio disse que o momento é de união pelos interesses do Estado, observando que a Petrobras deve construir duas novas refinarias no País, o que é alvo de peleja entre todos os Estados. Ele destacou que o Ceará possui infra-estrutura como o Porto do Pecém e que o governo Lula vem assegurando condições de reforçar essas mesmas condições, abrindo perspectivas de atração de projetos de grande envergadura como a refinaria. Nesta quarta-feira, haverá reunião da bancada federal cearense com o governador Cid Gomes e novos contatos com o ministro José Múcio (Relações Institucionais) sobre pleitos do Estado, adiantou o coordenador da bancada , o deputado federal José Arnon.

Fonte:Opovo

Temporais devem atingir o Ceará

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou as defesas civis de sete Estados do Nordeste do País, por conta da possível ocorrência de chuvas fortes entre hoje e amanhã. De acordo com a Sedec, os temporais devem atingir os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Em alguns momentos, a chuva poderá ser acompanhada por raios. A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Agência Estado