terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Festival de Velas na Praia de Icaraí em Amontada

15 mil pessoas se encantaram com a XII Regata

Novembro chegou e Praia de Icaraí em Amontada sediou a XII Regata de Canoas. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 (sábado e domingo) do referido mês e teve como objetivo unir em um só local sol, mar, diversão e gente bonita, além de manter a tradição que já existe no litoral nordestino, também é uma forma de desenvolvimento do turismo da região, já que Icaraí é uma Praia belíssima, e reune atrativos que seduzem os visitantes: águas claras, mar tranqüilo, dunas e uma acochegante infra-estrutura de pousadas, é muito visitada e fica 50km da sede do município de Amontada.

A competição é uma das maiores da região com aproximadamente 300 jangadeiros em 70 jangadas divididas em 2 categorias. A diferença entre as baterias segue o critério do tamanho da embarcação.

Vale salientar que a participação dos pescadores não era só local, mas também de colonias de pescadores dos municípios vizinhos. Além dos competidores, a regata contou com a participação de um grande público equivalente a 15mil pessoas.

No sábado a animação ficou por conta das Bandas Companhia do Calypso, e Swing do Forró. No domingo, foi realizado o concurso de Rainha da Regata onde desfilaram belas garotas que tiraram o fôlego dos marmanjos e foi escolhida como Rainha a bela Caroline Teixeira Santos de 15 anos, filha de José Aristeu e Rogelma Teixeira. E para encerrar, as Bandas Forró Estourado e Santana contogiou a todos que lá estavam com seu swing maneiro, foi um dia de muita vibração que contou com a participação popular.

Várias foram as autoridades presentes ao evento, destaque para o Prefeito de Amontada Evaldo, João Barroso (prefeito de Itapipoca), Robério Monteiro (prefeito de Itarema), Pedro Fonteneles dos Santos (prefeito de Acaraú), além do deputado federal Francisco Praciano (PT-AM), deputado estaduais Dedé Teixeira (PT-CE), José Sarto (PSB-CE) e Edísio Pacheco (PV-CE), dentre os vereadores eleitos marcaram presença Zé Dodô, Cajú, Franxisto e o atual vice-prefeito e vereador eleito Dr. Afrânio. Destaque também para os empresários Paulo César e Adams que estavam na companhia de suas esposas e filhos, sendo eles um dos principais patrocinadores da Regata.

As pousadas ficaram lotadas com um mês de antecedência da regata. E os visitantes também puderam se deliciar com a cozinha regional da dona Dilma que com muita simpatia atendeu a todos que os procuraram e o prato mais pedido foi a deliciosa peixada.

Reportagens e fotos: Eldem Martins

Aguardem, importando imagens