terça-feira, 24 de junho de 2008

Fidel diz apoiar políticas de Raúl Castro para melhorar situação de Cuba

Declarações foram feitas ao líder comunista chinês He Guoqiang.O ex-líder diz que usa seu tempo livre para analisar os problemas internacionais.
Saiba mais
» EUA aprovam, com reservas, decisão da UE de levantar sanções a Cuba
» UE finalmente suspende as sanções contra Cuba
» Fidel chama de "enorme hipocrisia" fim das sanções a Cuba
Fidel Castro disse nesta terça-feira (24) a um líder comunista chinês que apóia os "esforços" de seu irmão mais novo e atual presidente de Cuba, Raúl, para aumentar a produtividade do trabalho, da economia e da produção agrícola, destaca um comunicado oficial.
"Fidel avaliou os esforços da direção da revolução e, particularmente, do companheiro Raúl quanto à unidade, à produtividade do trabalho, ao aumento da produção agrícola e à economia, que são de grande importância", diz a nota divulgada pelo governo da ilha.
No sábado, no segundo de três artigos nos quais criticou a União Européia depois de esse bloco ter retirado as sanções impostas ao governo cubano em 2003, Fidel afirmou que não lidera uma "facção ou grupo" e que não existe uma divisão no Partido Comunista de Cuba.
O líder revolucionário, que completará 82 anos em 13 de agosto, se reuniu nesta terça com o secretário de Controle Disciplinar do Comitê Central do Partido Comunista da China, He Guoqiang, a quem disse que atualmente se dedica, sobretudo, a recolher informações, frisa o comunicado.
"O que eu faço? Coopero reunindo notícias e dados, fazendo análises sobre os problemas internacionais mais agudos, as quais forneço à direção do partido e do Estado", disse ao visitante, segundo o relato oficial.
"Disponho de tempo para recolher grande quantidade de informação, atividade à qual dedico quase todas as horas do dia", acrescentou o ex-líder, que continua sendo o primeiro-secretário do Partido Comunista, o único permitido na ilha.
O dirigente chinês é o quinto estrangeiro a ser recebido por Fidel Castro este ano e o único que não é chefe de Estado, depois dos presidentes latino-americanos de esquerda Luiz Inácio Lula de Silva (Brasil), Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Tabaré Vázquez (Uruguai).

‘Primeira batalha da Guerra Fria’ completa 60 anos

Alemães, britânicos e norte-americanos celebram nesta terça-feira (24) os 60 anos do que foi apelidado de "primeira batalha da Guerra Fria". Em 24 de junho de 1948, começava a ponte aérea para abastecer a cidade de Berlim, após o bloqueio do acesso terrestre à cidade pelas forças soviéticas que ocupavam a porção oriental da Alemanha.
Quandos os aliados venceram a 2ª Guerra Mundial, em 1945, a Alemanha, livre dos nazistas, foi repartida em quatro zonas administrativas - controladas por União Soviética, Estados Unidos, Reino Unido e França.
A capital alemã, Berlim,apesar de estar geograficamente localizada no que então era a zona soviética, também foi subdividida em quatro áreas, o que criou um núcleo capitalista (o território de americanos, franceses e ingleses) no meio do território sob controle soviético.
Como Moscou não queria ter uma vitrine do capitalismo em seus domínios, resolveu fechar o acesso terrestre a Berlim Ocidental, o que, segundo os planos de Josef Stalin, obrigaria a cidade a aceitar ajuda soviética mais cedo ou mais tarde. Americanos e britânicos decidiram então criar uma ponte aérea para suprir as necessidades básicas da cidade.
“Tudo que se necessitava naquela cidade de 2,5 milhões de habitantes tinha que ser levado de avião”, relembra W.C. “Dub” Suthers, veterano de 79 anos que participou da operação como engenheiro de vôo, com 196 missões realizadas ao todo, em entrevista ao G1. Ele tinha 20 anos quando foi convocado a ajudar no transporte de suprimentos. “Nosso grupo transportava carvão e farinha. Os britânicos tinham a missão de suprir a cidade com gás e combustível”, conta. Os engenheiros de vôo eram os terceiros homens (depois do piloto e do co-piloto) a operarem os aviões C-47 e C-54, destacados pelos EUA para a ponte. Sua função era controlar as condições técnicas durante o vôo, monitorando a temperatura e a pressão dos motores, por exemplo.
“Eu estava estacionado na costa oeste dos EUA. Um dia, estávamos saindo para o Alasca e os seis aviões em que estávamos receberam ordem para retornar. Disseram que os aviões seriam embarcados para Berlim no dia seguinte”, conta Suthers.
Segundo o veterano, somente por parte dos EUA houve 30 mil homens envolvidos na operação, incluindo o pessoal da Marinha e do Exército. “Tínhamos 350 aviões ao todo e tentávamos manter 225 voando”, conta o ex-engenheiro de vôo. “Era um trabalho duro. Voávamos 12 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto o clima permitisse. Se o tempo estivesse ruim, ficávamos encarregados da manutenção das aeronaves.” A grande quantidade de vôos ininterruptos podia levar a erros. De fato, vários aviões caíram nos 11 meses de bloqueio, e dezenas de americanos e britânicos perderam a vida tentando manter Berlim abastecida. Os soviéticos ainda voavam próximo aos aviões cargueiros, ou davam tiros ao ar, para atrapalhar as viagens.“Eu só fui para a Alemanha na época do bloqueio. Mas as histórias que ouvia eram que, depois da guerra, os alemães queriam que nós (os aliados) fôssemos embora. Mas, quando começou a ponte aérea, as pessoas perceberam o que estávamos fazendo. Claro, os alemães nos odiavam, afinal tínhamos bombardeado eles muito. Mas não demorou muito para que percebessem que estávamos tentando salvá-los”, conta Suthers.
Àquela altura, os inimigos principais dos EUA já não eram os alemães, mas sim os soviéticos. “Nós até tínhamos mecânicos alemães trabalhando nos aviões. Traduzimos os manuais dos nossos aviões para o alemão, e depois contratamos ex-pilotos de caça alemães para serem nossos mecânicos. E eram bons mecânicos”, conta Suthers. “Nós nos sentíamos realmente como se estivéssemos na primeira batalha da Guerra Fria. A batalha era que nós tínhamos que manter Berlim e a Alemanha livres de virarem comunistas. Se os americanos tivessem sido forçados para fora de Berlim, a cidade rapidamente teria virado comunista. E talvez toda a Europa teria virado comunista”, analisa.
O clima tenso entre os soviéticos e os EUA, no entanto, não preocupava muito o então jovem militar. “Não tinha medo de ser atacado pelos russos porque o Truman (Harry Truman, então o presidente dos EUA) trouxe três B-29 ( avião conhecido também como “Superfortaleza”, modelo utilizado para lançar bombas atômicas sobre o Japão) para a Europa – dois para a Inglaterra e um para a Alemanha – e os russos sabiam que tínhamos a bomba atômica”.
Os soviéticos chegaram a oferecer comida grátis aos berlinenses ocidentais, mas a ponte aérea funcionava de forma tão eficiente que Moscou acabou sendo obrigada a levantar o bloqueio, percebendo que não conseguiria ganhar a população, que chegou a fazer uma grande manifestação para pedir a manutenção do apoio dos países capitalistas.
Vôo comemorativo
Secretário de uma associação de veteranos participantes da ponte aérea de Berlim, Suthers foi convidado para refazer, nesta terça-feira (24) junto com outros companheiros, um vôo comemorativo entre Frankfurt e Berlim, com um avião da época.
Próximo de completar 80 anos, Suthers segue na ativa como sócio de uma empresa de software no Texas e acompanha as novas empreitadas militares de seu país. Ele apóia a presença dos EUA no Iraque, onde seu neto lutou. “Meu neto é fuzileiro naval e acaba de voltar do Iraque, há dois meses. Ele vai se alistar novamente para entrar nas forças especiais e então voltará para lá. E tenho que dizer: nós temos que fazer isso. Acho que precisamos pará-los em algum lugar. E é melhor que os paremos lá do que aqui. Deveríamos ter planejado melhor, mas eu estou 100% com os militares."

Terceira maior produtora de games do mundo terá estúdio em São Paulo

Saiba mais
» 'Far Cry 2' também será lançado para Xbox 360 e PlayStation 3
» 'Cidade do pecado' volta a ser o palco de 'Rainbow six: Vegas 2'
A desenvolvedora de games francesa Ubisoft anunciou nesta terça (24) a criação de um estúdio de produção na cidade de São Paulo, na região da Avenida Paulista. O escritório deve começar a funcionar em julho, com 20 desenvolvedores. A empresa planeja ampliar a equipe para 200 profissionais em quatro anos.
"A riqueza cultural de São Paulo, juntamente com sua rede universitária trará consigo um conjunto único de novos talentos para a comunidade internacional de desenvolvimento da UbiSoft", disse Christine Burgess-Quémard, diretor executivo da empresa.
Interessados em trabalhar com o desenvolvimento de jogos podem entrar em contato com a produtora pelo e-mail jobs.brazil@ubisoft.com.
A primeira missão do estúdio será desenvolver jogos do portátil Nintendo DS para jovens de 8 a 14 anos. O escritório de São Paulo também poderá produzir conteúdo para outros estúdios da Ubisoft, incluindo jogos para Wii, PlayStation 3 e Xbox 360.
A produtora francesa atuou como distribuidora de jogos no Brasil entre 1999 e 2003. Atualmente, seus jogos, como "Assassin´s creed" e "Rainbow six", são distribuídos no país pela Electronic Arts.
O estúdio de São Paulo será o primeiro centro de produção de jogos da empresa na América Latina. Ela conta com escritórios em 27 países e 55 operações de vendas pelo mundo.

Nokia compra empresa para brigar com iPhone, Google e Microsoft

Britânica Symbian é responsável pelo sistema operacional de dois terços dos smartphones.Plano da Nokia é liberar uso e competir com Mac OS X, Google Android e Windows Mobile.
A Nokia anunciou que vai comprar as participações de outros acionistas na produtora britânica de software para celulares Symbian e permitirá o uso de seus programas livre de royalties para responder a novos rivais como o Google .
Saiba mais
» Hiphone lidera invasão de celulares falsos na China
» Software do Google para celulares pode sofrer atrasos, diz jornal
» Importação de celulares 'high tech' triplica no Brasil entre janeiro e maio
» Celulares com GPS e teclado completo apostam no público executivo
» Operadora venderá rival do iPhone por US$ 130 nos EUA
» Na Alemanha, novo iPhone vai custar a partir de R$ 2,50
» Telefônica anuncia lançamento do iPhone no Brasil ainda em 2008
» Com novo iPhone, Apple tenta dificultar desbloqueio
» Novo iPhone fica mais barato e ganha acesso veloz à internet
O software da Symbian é usado em dois terços dos celulares inteligentes --aparelhos com capacidades semelhantes às dos computadores-- e em 6% dos celulares como um todo, mas novas plataformas como a Android, do Google, e o iPhone, da Apple, podem desafiar seu domínio.
"A decisão é uma resposta astuta às crescentes ameaças de outros provedores de software para celulares", disse Geoff Blaber, do grupo britânico de pesquisa CCS Insight, mencionando a LiMo Foundation, que produz software de código aberto para celulares, além do Google e Apple.
No momento, o rival mais próximo da Symbian é o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft .
"Isso coloca muita pressão sobre a Microsoft no exato momento em que eles estão tentando encontrar espaço no mercado de consumo", disse Carolina Milanesi, analista do Gartner Group.
"Preços mais baixos são aquilo que as operadoras de telefonia móvel e o mercado precisam para promover maior adoção dos celulares inteligentes e o corte do royalty é um avanço nessa direção. Para as operadoras, é uma boa alternativa ao Android", disse ela.
A Nokia, que fabrica 40% dos celulares vendidos em todo o mundo, pagará 264 milhões de euros (US$ 410 milhões) pelos 52% da Symbian que ela ainda não controla, anunciou a empresa na terça-feira.
A empresa finlandesa também anunciou que ela e outros grandes fabricantes de celulares, bem como operadoras de telefonia móvel tais como AT&T, NTT DoCoMo e Vodafone, e fabricantes de chips como a Texas Instruments e a STMicroelectronics, formaram a Symbian Foundation para desenvolver ainda mais o software.
A Nokia contribuirá com a Symbian e seu software S60 para a fundação, enquanto outros membros oferecerão seus sistemas UIQ e MOAP a fim de criar uma nova plataforma Symbian conjunta em 2009.
Fonte:G1.globo.com

Exame da Unesco revela outro resultado ruim de alunos

Estudo utilizou provas de 3ª e 6ª série do ensino básico em leitura, matemática e ciências.Pesquisa foi feita em 16 países da América Latina.
Saiba mais
» Escolas com notas mais baixas são da rede estadual do PA, aponta Ideb
» Formação de professores é diferencial de escolas com notas altas no Ideb
» Ideb: 47,1% das escolas melhoram, mas só 1,2% tem nível de país desenvolvido
» Brasil tem ensino mais desigual entre 8 países, diz Unesco
» Brasil está longe da igualdade racial na educação, diz Unesco
A metade dos alunos da 3ª série do ensino fundamental do Brasil não demonstra o conhecimento esperado em leitura e matemática. Na 6ª série, há avanços em leitura e a metade dos estudantes está dentro da meta. Em matemática, a situação continua ruim. Os dados, que confirmam os resultados ainda muito baixos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ), são de uma pesquisa do Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação, ligado à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), feita em 16 países da América Latina.
O estudo mostra que, com algumas raras exceções, o Brasil partilha da mesma sina de má qualidade educacional dos demais países latino-americanos. O único que realmente foge à regra em todos os níveis estudados é Cuba, em que a maioria dos estudantes, em ambas as séries e em todas as disciplinas, aparece no nível mais alto de aprendizagem. Alguns, como Chile e Costa Rica, México e Uruguai, têm situações melhores do que a brasileira, mas ainda têm muitos alunos nos níveis mais baixos de aprendizagem.
O estudo foi feito com provas em turmas de 3ª e 6ª série do ensino básico em leitura, matemática e ciências - o Brasil, no entanto, não participou do exame de ciências. Incluiu 100.752 estudantes de 3ª série e 95.288 de 6ª série de 16 países. Para serem considerados aptos para a série que estão, os alunos teriam que ter alcançado os níveis 3 e 4 de uma escala que começa em “sub-1”.
A única série em que pelo menos a metade dos estudantes chega aos níveis 3 e 4 é a 6ª, mas apenas em leitura. Nesse caso, a nota brasileira supera a média da região, mas o mesmo acontece com Cuba, Costa Rica, Chile, Colômbia México e Uruguai. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Fonte:G1.Globo.com

Justiça manda frigorífico pagar pai-de-santo por trabalho

Saiba mais
» Polícia encontra corpo de oficial de Justiça desaparecida desde sexta
» Justiça aguarda reforço policial para retirar gado de terra indígena
» Índios e governo do DF brigam na Justiça por terreno
» Justiça concede guarda de menino abandonado para avó paterna
» Justiça reconhece legalidade de adoção póstuma em MT
A Justiça do Trabalho do Amapá fixou em R$ 5 mil o valor de um trabalho de umbanda feito pelo pai-de-santo Antônio Romão Batista para o Frigorífico Polar, em 2007.
O acordo verbal era de R$ 15 mil para três cidades - Macapá, Calçoene e Oiapoque (AP) -, mais R$ 1,8 mil pelo material. Porém, a proprietária do frigorífico, Olga Sueli Santana, recusou-se a pagar pelo serviço sob a alegação de que o ritual não tivera o efeito desejado e não resultara em ganhos financeiros.
Batista recorreu então à Justiça do Trabalho, sob a justificativa de que havia prestado serviços ao frigorífico e que teria de ser pago por isso. Ouvida, Sueli negou que o trabalho fosse prestação de serviço, "posto que deveria haver um resultado prático, o que não ocorreu".
A juíza Bianca Libonatti Galúcio, no entanto, considerou que a jurisprudência dá razão ao pai-de-santo. "Havendo prestação de serviços por pessoa física a outrem, seja a que título for, há relação de trabalho."
Para a juíza, a prestação de serviços constitui espécie de relação de trabalho. Bianca lembrou que o pai-de-santo se comprometeu, ao pegar o serviço, a fazer uma "limpeza espiritual" nas instalações do frigorífico, sem fazer menção expressa ao sucesso financeiro como resultado do trabalho.
Foram ouvidas testemunhas. Uma delas afirmou que ouviu a proprietária do frigorífico contratar Batista para fazer o ritual. Como não houve provas de que foram feitas as sessões em Calçoene e Oiapoque, a juíza optou por dar ganho de causa, parcialmente, ao pai-de-santo.
Como eram R$ 15 mil para cada cidade, e só havia provas do trabalho feito em Macapá, ela fixou o pagamento em R$ 5 mil. Quanto ao R$ 1,8 mil pedido por Batista para cobrir os gastos com material, não houve a discriminação do que foi usado. Nesse caso, a juíza optou por não acrescentar nenhum numerário à indenização inicial.

Devastação da Amazônia cresceu 19%

Segundo pesquisadores, em maio, 19% do desmatamento ocorreu em locais de proteção. Levantamento da Ong Imazon aponta que Pará foi o estado que mais desmatou.
Um relatório do Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia revelou que o desmatamento aumentou nas áreas de preservação ambiental. O Pará foi o estado que mais desmatou. Veja o site do Jornal Nacional A Ong Imazon analisou imagens de satélite dos nove estados que possuem trechos da Floresta Amazônica . O número mais assustador do estudo é sobre a devastação em áreas de preservação ambiental. Os pesquisadores afirmam que, em maio, 19% do desmatamento na Amazônia ocorreu em unidades de preservação.
Saiba mais
» Ibama e PF fecham 15 serrarias em Rondônia
» Carregamento de madeira nobre é apreendido no Pará
» Operação contra carvão ilegal gera R$ 4 milhões em multas em MG
» Mais de seis mil árvores são cortadas em fazenda no PR
» Multas a fazendas que desmatam no Pará somam R$ 82,8 milhões
No entanto, os dados revelam que, no mês de maio, o desmatamento foi de 294 quilômetros quadrados, o que representa uma queda de 26% em relação a maio do ano passado. O Pará foi o estado que mais desmatou, com o equivalente a 60% do total. Os três municípios recordistas são paraenses: Altamira (PA), que destruiu 76,57 quilômetros quadrados de floresta, Novo Progresso (PA), que desmatou 63,55 quilômetros quadrados, e Itaituba, que destruiu 15,79 quilômetros quadrados de mata. São reservas e parques que deveriam estar protegidos. “Essas áreas já não estão mais imunes ao desmatamento e isso é preocupante porque elas foram criadas como garantias de que se manteriam intactas. E tem obviamente um desafio ao estado de direito, um desafio ao governo por parte dessas pessoas que estão desmatando, avisando claramente que não vão respeitar nem sequer as reservas ambientais”, afirmou o pesquisador da Imazon, Adalberto Veríssimo. A Floresta Nacional do Jamanxim em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, foi a mais atacada. Na reserva, foram derrubados 35 quilômetros quadrados de mata. Segundo o Ibama no Pará, a responsabilidade pela área é do Instituto Chico Mendes, mas o Ministério do Meio Ambiente determinou que agentes do Ibama intensifiquem a fiscalização na região. “Nós não temos que criar menos unidades de conservação, nós temos que equipá-las com mais gente e com mais mecanismos de proteção. Temos que criar na região atividades sustentáveis ligadas ao econegócio e ao manejo sustentável, para a população local viver com dignidade, sem destruir a biodiversidade”, disse o ministro Carlos Minc.
Fonte: G1.globo.com

Coração de Ex-primeira-dama Ruth Cardoso Parou.

Antropóloga sofreu infarto no apartamento onde morava, em SP.Mulher do ex-presidente FHC, ela tinha sido internada duas vezes.
A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, 77 anos, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu na noite desta terça (24), vítima de infarto, no apartamento onde morava, no bairro Higienópolis, em São Paulo.
O professor Leôncio Martins Rodrigues, amigo da família, disse que Ruth Cardoso morreu por volta das 20h na companhia de um dos filhos. Segundo ele, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não estava em casa no momento em que a mulher sofreu o infarto. Rodrigues foi ao apartamento da família na noite desta terça e desceu para dar as informações aos jornalistas que se encontravam na portaria.
saiba mais
Conheça a história de Ruth Cardoso
Vídeos: a trajetória da ex-primeira-dama
Fotos: veja imagens de Ruth Cardoso
Políticos comentam a morte de Ruth Cardoso
PSDB cancela comemoração dos 20 anos devido à morte de Dona Ruth
Em entrevista à Globo News, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, afirmou que as comemorações dos 20 anos de aniversário do partido serão canceladas por conta da morte da ex-primeira dama.
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), decretou luto oficial de três dias no estado, segundo informou a assessoria do governo estadual.“Nós estamos muito atingidos por isso. Dona Ruth é uma espécie de consenso entre nós pela forma honrada como foi primeira-dama e da forma competente como exerceu funções públicas”, afirmou o senador Sérgio Guerra.
Guerra classificou dona Ruth como uma “pessoa admirável”. “Ela era uma pessoa que tinha muito prestígio no partido, muito respeito de todos. Uma pessoa honrada, discreta, uma dessas pessoas que marcam a vida de qualquer país”, disse.
Foto: Dida Sampaio/Agência Estado
Ruth Cardoso na posse do marido, Fernando Henrique, em 1995, ao lado do ex-presidente Itamar Franco e de Marco Maciel (Foto: Dida Sampaio/Agência Estado)
Internações
Dona Ruth realizou exames médicos no Hospital Sírio Libanês na semana passada, onde ficou internada até a manhã desta segunda-feira (23).
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da ex-primeira dama nesta segunda, os exames tiveram início na semana passada a pedido do médico cardiologista que a atende. Ainda segundo a assessoria, Ruth Cardoso havia feito também um cateterismo no Hospital do Rim e Hipertensão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que descartou a necessidade de intervenção cirúrgica.
Por orientação da família, não havia sido divulgado nenhum dado sobre os motivos da internação ou o quadro clínico da mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Para acompanhar o tratamento da mulher, o ex-presidente não compareceu no domingo (22) à convenção do PSDB em que o partido definiu apoio à candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin nas eleições municipais desse ano para a Prefeitura de São Paulo.
Foto: Gustavo Miranda/Agência O Globo
A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em foto de setembro de 2002 (Foto: Gustavo Miranda/Agência O Globo )
Intelectual
A ex-primeira-dama Ruth Cardoso nasceu em Araraquara (SP) em 19 de setembro de 1930. Antropóloga de formação, foi professora da Universidade de São Paulo (USP). Como professora, lecionou na Universidade do Chile, Berkeley e Columbia, ambas nos Estados Unidos.
Ela estava casada havia 55 anos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem teve três filhos. Ruth Cardoso publicou vários livros. Em 1995, durante o mandato do ex-presidente, fundou o programa Comunidade Solidária, de combate à pobreza e à exclusão social.