terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Comissão de Defesa Social da Assembléia Legislativa realiza audiência em Itapipoca

Um dos objetivos da reunião foi diagnosticar os principais problemas de segurança pública e discutir com a população dos municípios que fazem parte da regional, onde a audiência ocorreu, e encontrar soluções.

A Comissão de Defesa Social da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará realizou no último sábado (14/02) na cidade de Itapipoca, uma audiência sobre segurança civil e segurança no trânsito. Um dos objetivos da reunião foi diagnosticar os principais problemas de segurança pública e discutir com a população dos municípios que fazem parte da regional, onde a audiência ocorreu, e encontrar soluções.

A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Edson Silva (presidiu a audiência), Edísio Pacheco, Ten. Coronel Loiola (Cmte. do Batalhão da PM de Itapipoca), Edson Veras (presidente da Câmara de Itapipoca), Nani Bezerra (Diretor do Detran), Agenor Carneiro (representante do prefeito e diretor do Departamento de Trânsito), Sub-Ten. Reginaldo (CPRV) Dr. Tales Fran (Departamento de Polícia Civil do Interior), Toinho (presidente do Sindicato dos Motos-taxista de Itapipoca), autoridades municipais de Itapajé, Tururu, Uruburetama, Trairi, Amontada e Miraima, que ouviram as pessoas presentes, abriram para o debate e fizeram suas exposições.

O deputado estadual Edson Silva, abriu a solenidade enfatizando que a audiência foi solicitada pelo Sindicato dos Motos-taxista de Itapipoca, mas que acontecia em todo Estado e contava com o sistema de segurança pública, autoridades dos três poderes, segmentos da sociedade e a população. Em seguida fez um relato da crise nacional e cearense, pontuando sempre a questão populacional nacional que nos últimos 30 anos passou de 90 milhões para 198 milhões é um dos principais responsáveis pela violência. Disse também que as questões sociais precisam ser resolvidas, a degradação da família chegou a um ponto que pais e filhos se matam por banalidade. A conscientização e o amor ao próximo estão sendo deixados de lado.

O presidente da Câmara de Itapipoca Edson Veras denunciou abusos cometidos por militares da CPRV, dizendo que as perseguições e a falta de respeito com cidadão tem sido uma constante em Itapipoca.

O coronel Loiola, ressaltou a conduta dos bons policiais no seu dever de servir à sociedade e disse que muito se alegrava de reconhecer nesses policiais valorosos cearenses que honram o nome da Polícia Militar. Disse também, que muitos dos casos reclamados pela população de Itapipoca já foram solucionados pelos polícias militares e civis.

Edísio Pacheco fez um relato dos índices levantados juntos aos órgãos da segurança pública e pediu maior efetivação para que os casos sejam resolvidos com a maior brevidade possível.

Em referência ao trânsito, o Diretor do Departamento Agenor Carneiro reconheceu as dificuldades existentes, mas com o apoio do prefeito João Barroso a população e os parlamentares todas as providências serão tomadas com muita concisão. Agenor pretende organizar o trânsito de Itapipoca com modernidade e respeito ao cidadão.

Reportagem e Fotos: Eldem Martins