quinta-feira, 9 de abril de 2009

Clero de Itapipoca celebra o Triduo Pascal

Na homilia D. Antônio ressaltou que a liturgia deste dia é um convite para que aprendamos a viver com mais intensidade a Eucaristia, não deixando que ela seja apenas um simples ato celebrativo, mas que possa ser de fato, uma oportunidade para vivenciá-la no gesto de acolhida aos nossos irmãos.

Como prelúdio da Páscoa do Senhor Jesus, foi celebrada nesta manhã (09.04.2009) na Catedral de N. Sra. das Mercês, a Missa da consagração e benção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais do clero da diocese de Itapipoca. A celebração Eucarística foi presidente por D. Antonio Roberto Cavuto – Bispo Diocesano, e concelebrada pelo Bispo Emérito – D. Benedito e todos os padres das 21 paróquias e 5 áreas pastorais da Diocese. Também se fez presente uma grande multidão de fies vindos de todas as paróquias. Na ocasião o sr. Bispo lembrava aos padres o compromisso que cada um deve ter com a sua missão junto ao povo de Deus. Nesta celebração, como de costume, o sr. Bispo abençoa e consagra os santos óleos: dos enfermos usados no Sacramento da Unção dos Enfermos, simbolizado pela cor roxa; dos catecúmenos, e significa a libertação do mal, libertando e preparando a pessoa para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha. E o óleo do Crisma que, ao ser misturado como bálsamo, significa a plenitude do Espírito Santo. É utilizado para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, e é representado pela cor branco ouro. Esses óleos serão utilizados nas paróquias durante todo o ano.
No início da noite, mais uma vez a catedral lotou de fies que foram participar da Eucaristia onde se reviveu o memorial da Última Ceia e a Instituição da Caridade, simbolizada pelo gesto do Lava-pés. Este ano, em sintonia com a CF/2009, foram lavados os pés de pessoas representes dos mais diferentes segmentos sociais que trabalham em prol da justiça e da paz em nosso meio. A família da [viveu o meorail idos nbl lotou de fies que foram partcipar da Eucarista João, Rosangela e filha, D. Ma. José – Direitos Humanos; Isabela – SOPRAFI; Delmiro – Policial Militar; Dra. Veridiana – Conciliadora Jurídica; Dr. Nazareno – Advogado; Aurinete – professora e catequista; Virginia – Assistente Social do Conselho Tutelar; D. Neném e Sr. Edmilson – Pastoral Carcerária. Lembrando o exemplo do gesto deixado por Jesus, D. Antonio lavou os pés dos apóstolos e em seguida, num gesto carinhoso de pastor, os acolheu com um abraço de saudação. Na homilia ele ressaltou que a liturgia deste dia é um convite para que aprendamos a viver com mais intensidade a Eucaristia, não deixando que ela seja apenas um simples ato celebrativo, mas que possa ser de fato, uma oportunidade para vivenciá-la no gesto de acolhida aos nossos irmãos. Terminado a Eucaristia, deu-se início à Adoração ao Cristo no Horto, momento em que os fies adoram a Jesus sofredor, que espera a sua Hora de Passar para o Pai
Redação:Ana Maria
Fotos:Eldem Martins