terça-feira, 13 de maio de 2008

No dia seguinte, China diz que terremoto matou cerca de 10 mil pessoas

Um terremoto de 7,8 graus abalou a região central do país nesta segunda-feira (12).
O terremoto de 7,8 graus pela escala Richter que abalou a China nesta segunda-feira (12) matou cerca de 10 mil pessoas. A confirmação veio na manhã de terça-feira (noite de segunda no Brasil) da agência oficial chinesa, a Xinhua.
As autoridades chinesas dizem que a nova cifra é resultado de buscas realizadas durante a noite e a madrugada na província de Sichuan, na região central da China -local do epicentro do tremor. Até então o número de vítimas era de 8.533. Há pelo menos 10 mil feridos em todo o país.
O epicentro do tremor foi localizado a 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da província de Sichuan, na região central da China. Mas há relatos de que o tremor também foi sentido nas províncias de Gansu (noroeste), Yunnan (sul) e em Chongqing (sudoeste).
Ainda não há informações sobre a presença de brasileiros na área atingida pelo terremoto. 'Desastre'
O primeiro-ministro chinês, Wen Jibao, descreveu o potente terremoto que sacudiu o sudoeste do país como um "desastre" e pediu "calma" à população. Jiabao declarou que a situação no sudoeste da China é mais séria que o estimado depois do terremoto que assolou a região nesta segunda-feira (12).
"A situação é pior do que o estimado previamente, e precisamos de mais gente aqui para ajudar", disse Wen, no centro dos serviços de emergência chineses em Dujiangyan, a 100 km do epicentro do terremoto.
"Diante do desastre, o mais importante é a calma, a confiança, o valor e uma direção forte", afirmou o chefe de governo no avião que o levava a Sichuan, a província do sudoeste onde foi registrado o terremoto, segundo o canal de TV chinês CCTV.

Itapipoca representará o Ceará no Festival do Nordeste em Brasília

Brasília é mais que a Capital, é Capital Cultural e Patrimônio Mundial. Um lugar que recebe e abraça as mais diversas culturas regionais existentes no Brasil. E, por isso, com o intuito de divulgar e enaltecer a diversidade cultural brasileira, transformando a cidade em um pólo cultural, que abre espaço para que essas culturas possam se mostrar, será realizado o Festival do Nordeste, de 15 a 18 de maio, no estacionamento do estádio Mané Garrincha.
Entre as atrações musicais trazidas para o evento, Gaviões do Forró abre as da noite cearense no dia 15, seguido de shows com Banda Pirata, Dona Zefinha e Chico Pessoa. Ressalta-se, portanto que Itapipoca é o município cearense que representará o Ceará para isso o prefeito João Barroso não mediu esforços e contratou diversos artistas como Luizinho de Irauçuba, Tiririca, Manoel Silva e Benedito Barbosa (repentistas), Balé Baião e a Quadrilha Flor da Terra, que é bi campeã cearense do Litoral Oeste. Haverá também mostras de artesanatos e da Mega Fauna itapipoquense.
No dia 16 é a vez da Paraíba, com grande show de Zé Ramalho, seguido de Amazan e Banda Mexeville. Dia 17 é a noite pernambucana que tem Magnatas do Forró, Maciel Mello e Patrúcio Amorim. E no dia 18, Sergipe vem representado pela Orquestra Sanfônica, Amoroso e Fogo na Saia entre outras atrações. E dois palcos alternativos serão montados para apresentação de danças folclóricas da região.
Além dos shows, o Festival contará também com uma Passarela Culinária, com restaurantes típicos oferecendo diferentes especialidades de cada estado. Tendas especiais onde serão expostas obras de artesanato, literatura, pintura e artes plásticas em geral. Tudo feito por artistas nordestinos. E mais: tenda eletrônica, camarote vip, duelo de repentistas, bacamarteiros, quadrilhas e salão do forró.
Hoje as 23h45 (12/05), uma caravana composta por 52 artistas saíram de Itapipoca com destino a Capital Federal sob o comando dos diretores da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Itapipoca Roberto Café, Ana Paula e Silvio Teixeira, a previsão de chegada está marcada para as 21horas da próxima quarta feira (14/05). O jornal A Notícia também se fará presente a este grandioso evento.