terça-feira, 29 de julho de 2008

Incêndio atinge Parque Nacional de Itatiaia

Segundo diretor, área atingida não foi calculada, mas não é grande.
Agentes conseguiram controlar as chamas rapidamente.
Do G1, no Rio
Foto: Felipe Vieira/Folha Imagem
Agentes tentam combater as chamas que atingiram o alto do Parque Nacional de Itatiaia desde segunda à noite. (Foto: Felipe Vieira/Folha Imagem)

Um incêndio atingiu na noite de segunda-feira (28) o Parque Nacional de Itatiaia, na Região Sul Fluminense. Segundo a direção do parque, o fogo já foi controlado por equipes do próprio parque.

“Não sabemos a extensão da queimada. Um perito está no local, junto com nosso coordenador de combate a incêndios, fazendo essa avaliação. Não foi uma área grande, mas qualquer extensão é significativa, para a questão da biodiversidade”, afirmou Walter Behr, diretor do parque.

Os bombeiros de Resende sequer foram chamados para controlar o fogo, já que equipes de combate estavam fazendo treinamento numa área próxima ao local do incêndio e conseguiram chegar em pouco tempo para controlar as chamas. Cerca de 40 homens trabalharam no local, que fica no alto do parque.

Tremor de terra sacode California

Terremoto de 5,4 graus próximo a Los Angeles deixa 5 com ferimentos leves

Tremor ocorreu a cerca de 50 quilômetros da cidade, em San Bernardino.
Também foram registrados danos menores à infra-estrutura.
Do G1, com agências internacionais

Um terremoto de cerca de 20 segundos ocorreu às 11h42 locais (15h42) de Brasília próximo a Los Angeles, no sul do estado norte-americano da Califórnia, chacoalhando vários edifícios altos na cidade. Segundo as autoridades, há relatos sobre pessoas levemente feridas e sobre danos menores à infra-estrutura.

Veja imagens da região atingida pelo terremoto

O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA informou inicialmente que o tremor era de 5,6 graus, mas depois retificou para 5,8 graus e, finalmente, para 5,4 graus. O tremor principal foi seguido por cerca de 12 tremores secundários.

Segundo o centro, o epicentro do tremor principal foi registrado na cidade de Chino Hills, no condado de San Bernardino a 12,3 quilômetros de profundidade, a cerca de 50 quilômetros a leste da cidade, que tem cerca de 4 milhões de habitantes.

Foto: Arte G1
Arte G1
Mapa localiza o epicentro do terremoto desta terça-feira na Califórnia. (Foto: Arte G1)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles informou que o evento foi de "grandes proporções", mas não há notícias de mortos ou grandes danos à infra-estrutura. A polícia de Chino Hills também não registrou incidentes.

Em Los Angeles, cinco pessoas tiveram ferimentos leves, e algumas ficaram presas em elevadores. Em Sacramento, o serviço de emergência registrou quebras em tubulações de água e gás.

Testemunhas informaram que o tremor foi sentido no condado de Orange, na cidade de San Diego, nas proximidades de Hollywood, em Long Beach e até em Las Vegas, no vizinho estado de Nevada.

Autoridades do Aeroporto de Los Angeles informaram que nenhum vôo foi afetado por causa do tremor. Um porta-voz do porto da cidade informou que não houve danos.

A operadora de dutos de transporte de óleo e gás Kinder Morgan anunciou que fechou seu oleoduto na região por "precaução".

"Na Califórnia, felizmente, graças aos nossos bons padrões construtivos, não esperaríamos danos estruturais com um [terremoto de magnitude] 5,4", disse Kate Hutton, sismologista do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Em Anaheim, a cerca de 65 quilômetros do tremor, funcionários inspecionaram os brinquedos da famosa Disneylândia, mas sem fechar o parque.

No centro de Los Angeles, trabalhadores deixaram os prédios mais altos durante o terremoto. O prédio da prefeitura foi evacuado. As pessoas começaram a voltar aos edifícios depois de 15 minutos.

Leia também: Alunos de jiu-jitsu ignoraram tremor, diz Rener Gracie

Leia também: 'Alunos sentiram cadeira mover', diz professor brasileiro

Leia também: Notícia do terremoto se espalha pelo Twitter

VC no G1: 'Parecia que tinha um gigante empurrando a casa', diz leitora

Foto: AP
Pessoas deixam prédio na região de Los Angeles após tremor (Foto: AP)
Big One

A Califórnia vive no temor da chegada do "Big One", um terremoto devastador na falha de San Andreas que, segundo os cientistas, tem 70% de chances de acontecer nos próximos 30 anos.

Os especialistas afirmam que a linha de falha provoca um terremoto deste tipo uma vez a cada 150 anos. A última grande catástrofe ocorreu em 1857.

O último grande terremoto na Califórnia havia sido registrado em janeiro de 1994. Um tremor de 6,7 graus com epicentro em Northridge, a 40 quilômetros a noroeste de Los Angeles, provocou a morte de 60 pessoas.

Aviões 'siameses' levarão nave de turismo ao espaço

WhiteKnightTwo foi apresentado ao mundo nesta segunda-feira (28).
Aeronave servirá de plataforma de lançamento para a SpaceShipTwo.
Do G1, em São Paulo

A empresa britânica Virgin Galactic apresentou nesta segunda-feira (28) a aeronave WhiteKnightTwo, que servirá de "plataforma de lançamento" para a primeira nave particular de turismo espacial, a SpaceShipTwo.

Com isso, fica faltando apenas a própria SpaceShipTwo ser apresentada ao público. Os vôos comerciais devem começar em 2009 -- e um brasileiro já está na fila de espera para os primeiros lugares.

Leia reportagem sobre o lançamento

Foto: Divulgação
WhiteKnightTwo tem a aparência de dois aviões "grudados" pelas asas (Foto: Divulgação)

Foto: Divulgação
Aeronave faz parte de ambicioso projeto da empresa do bilionário Richard Branson (Foto: Divulgação)

Foto: Divulgação
Companhia promete fazer os primeiros vôos já no próximo ano (Foto: Divulgação)

Foto: Divulgação
Ilustração mostra o WhiteKnightTwo soltando a nave espacial SpaceShipTwo (Foto: Divulgação)

Fonte:G1.com.br