sábado, 13 de setembro de 2008

Nova Atlântida inicia Campanha de Preservação Ambiental com professores e alunos da rede pública

Objetivando integrar o Homem com o Meio Ambiente o Empreendimento Hoteleiro Cidade Nova Atlântida promoveu nos dias 11 e 12 de setembro a primeira Campanha de Preservação do Meio Ambiente. Este evento foi realizado nas dependências do empreendimento turístico no distrito de Marinheiro Município de Itapipoca distante 120 km de Fortaleza e contou com a presença de 175 alunos e professores da rede de ensino municipal e estadual do município. Dentre as escolas convidadas estava EEB. Vicente Praciano Sampaio da comunidade de Pracianos e EEB. José Maria da Silveira (Praia da Baleia).

Os participantes assistiram palestras ministradas pelo diretor administrativo do Grupo, Sr. Flávio Costa que falou do objetivo do Programa, enquanto o Coordenador Técnico Jailson Sousa fez uma explanação geral das atividades da empresa no desenvolvimento tecnológico para a produção de plantas que estão sendo usadas no reflorestamento da área da Cidade Nova Atlântida.

Entre outros conhecimentos, os alunos aprenderam que o homem, ao produzir ciência e tecnologia para suprir suas necessidades aumenta o consumo e, com o aumento da população e com a industrialização, é fundamental preservar o meio ambiente. Receberam também, instruções de como se deve semear e plantar bem, para ter uma boa árvore. Eles observaram também a produção de árvores que estão em fase de extinção como o cedro, ipê e pau branco, madeiras nobres que são usadas na fabricação de móveis.

O ponto alto do evento foi à visita ao mangue às margens do Rio Mundaú, totalmente preservado com lindas árvores com suas raízes exóticas que se entrelaçam formando uma barreira quase que intransponível. No local, alunos e professores passaram a ter conhecimento sobre o mangue e suas funções em relação ao Meio Ambiente e o homem.

Dentre os vários depoimentos podemos citar o da professora Francisca Praciano que enalteceu o trabalho desenvolvido pela Nova Atlântida junto às comunidades de Buriti e Sítio São José, tanto na parte humanística como ambiental e ficou surpresa com o que viu, pois não tinha conhecimento do avanço tecnológico usado na área e dos reais objetivos desta empresa. E mais, antigos alunos seus hoje são monitores dentro do empreendimento e deram-lhe uma aula espetacular de preservação ambiental.

Nestes dois dias professores e alunos se identificaram como parte integrante da natureza, percebendo que suas ações e atitudes pessoais são fundamentais para que as pessoas se conscientizem da necessidade de preservação ambiental para a vida da comunidade e de cada indivíduo. Ao final de cada visita todos que lá estavam receberam mudas de plantas de diversos tipos e prometeram colaborar na forma de multiplicadores.

Ressalta-se, portanto, que a Cidade Turística Nova Atlântida está orçada em R$10bilhões e será implantada numa área de 3,1 mil hectares na Praia da Baleia e em breve serão construídos 05 hotéis de luxo, 14 resorts, 06 condomínios residenciais e 03 campos de golfe de tamanho oficial. Vale salientar que o complexo turístico já conta com a aprovação ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e tem como objetivo desenvolver a área com sustentabilidade. Para tanto, destinou mais de 30% da propriedade para preservação ambiental, além da conservação e melhoria da infra-estrutura local.

Eldem Martins