sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Piloto faz bem sucedido pouso de emergência no mar na Austrália

Avião de pequeno porte parou em banco de areia em praia de Darwin.
Piloto e 5 passageiros escaparam ilesos e andaram na água até a praia.

Da Reuters


Um piloto australiano conseguiu fazer um bem sucedido pouso de emergência na água com um pequeno avião com cinco passageiros nesta sexta-feira (6) em Darwin, no norte da Austrália. A aeronave teve problemas técnicos logo depois da decolagem.

O incidente lembrou o dramático pouso do Airbus 320 no Rio Hudson, em Nova York, em 15 de janeiro .

Em Darwin, o avião acabou indo parar em um banco de areia. As seis pessoas que estavam a bordo conseguiram sair e caminhar na água até chegar à praia em segurança.

Autoridades elogiaram a ação do piloto, Steve Bolle. "Ele fez um trabalho brilhante. Ele salvou sua vida e as dos passageiros", disse o superitendente de emergências da região, Rob Farmer.

Foto: AFP

Passageiros andam na água até a praia depois do pouso de emergência no mar nesta sexta-feira (6) em Darwin, na Austrália. (Foto: AFP)


O avião pertencia à empresa de informática CSG. Bolle estava levando funcionários da companhia a uma comunidade remota a 500 km a leste de Darwin, onde eles iriam fazer serviços de manutenção da rede de computadores de uma escola, de um hospital e da polícia.

O diretor da empresa, Dennis Mackenzie, disse à TV australiana que os funcionários estão bem.

Ele também informou que, segundo o piloto, um dos motores teria falhado. Ele então concluiu que não conseguiria conduzir o avião de volta ao aeroporto e decidiu pousá-lo no mar.

Equipes de emergência tentavam remover o avião, que ficou parcialmente submerso, antes da virada da maré.

O caso está sendo investigado pelo Comitê de Segurança do Transporte Aéreo da Austrália.

Leia também: Jogo on-line permite pousar avião no Rio Hudson

Leia mais notícias de Mundo

Fonte:G1.com.br

Aula inaugural do curso Pré-Vestibular reúne 250 alunos da rede municipal

Rafaela Souza
“Sim, é possível um aluno de escola pública entrar na universidade e mais enquanto minhas amigas iam para as festas eu ficava estudando”. Com essa afirmação, a ex-aluna do “Cursinho Pré-Vestibular Avante Itapipoca”, Rafaela Souza, saudou a turma 2009, agradeceu ao vice-prefeito e secretário de Educação Geraldo Gomes de Azevedo Filho e aos professores do projeto por terem lhes oportunizado a maneira mais fácil de ser aprovada no vestibular da UFC no curso de Engenharia de Pesca.

A solenidade foi realizada no pátio da EEB Maria Dalva Barbosa de Azevedo na noite desta segunda feira (02). As palavras de Rafaela, recém-aprovada no vestibular, serviram de estímulo para os novos 250 alunos do projeto, que é uma realização da Secretaria de Educação de Itapipoca.

Na ocasião, o coordenador do curso Edimir, cumprimentou os participantes e falou sobre as possibilidades que o projeto oferece em preparar o aluno para o vestibular, através de uma educação com qualidade. “O projeto oferece 500 horas de aula sendo 100 por mês”. “Para se ter uma idéia, desde a fundação do curso em agosto de 2005 mais de 1.200 alunos foram matriculados e 460 foram aprovados nas diversas Faculdades do Estado do Ceará”. Pontuou o coordenador.

“É realmente uma excelente oportunidade de acesso ao conhecimento”, afirmou o vice - prefeito Geraldinho que, parabenizou os alunos pela motivação e o empenho dos professores. Disse também que este projeto só é viável, pois o prefeito João Barroso não mediu esforços em apoiar a iniciativa. “Esse apoio mostra a sensibilidade que a prefeitura de Itapipoca tem no desenvolvimento das pessoas”. Para o Secretário é uma honra participar do referido projeto, com tamanha responsabilidade social. “Juntos, estamos contribuindo para a realização de muitos sonhos”. Sonhos como os dos alunos Igor Mendes (Enfermagem – UFC), Calebe Matos (Odontologia –UFC), Renata Dias (Engenharia de Pesca (UFC), Ana Kércia (Serviço Social – Uniderp), Ademilton (Matemática – UFC), João Victor (Engenharia Elétrica – UFC) e tantos outros. Ressaltou.

Participaram também da solenidade o Comandante do Tiro de Guerra TG-10-015 Sargento Melo, professor Paulo Camelo e a Imprensa.

“Quadro de professores do “Cursinho Pré-Vestibular Avante de Itapipoca

Edimir (Coordenador)

André e Leonildo (matemática), Júnior e Pedro Sousa (Química), Pedro Ramos (Geografia), Daniele e Patrício (Biologia), Karla Menezes (Redação), Marcílio (Física), Maisa (Português), Paulo Ednardo (História), Evaldo (Espanhol).

Reportagem e fotos: Eldem Martins

Vice-prefeito e secretário de Educação Geraldo Gomes de Azevedo

Professor Edimir (Coordenador do Curso)









Vice-prefeito Geraldinho e Melo (Cmte. TG10-015