quinta-feira, 5 de junho de 2008

Deputado José Pimentel será o novo ministro da Previdência

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou nesta quinta-feira (5) o deputado José Pimentel (PT-CE) para assumir o Ministério da Previdência Social no lugar de Luiz Marinho, que deixou o cargo para concorrer à Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP). Pimentel aceitou o convite.
Lula pediu ao deputado, que foi relator do Orçamento Geral da União, que não concorresse às eleições de 2010, para que o cargo não seja usado como trampolim político. A condição foi aceita pelo parlamentar. Ele toma posse no ministério na próxima quarta-feira, ao meio-dia.
Marta pretende concorrer à Prefeitura de São Paulo. Na próxima segunda-feira (9) Lula vai se reunir com ministros para definir critérios de apoio a candidatos.
Saiba mais
» Pimentel muda relatório, mas impasse no Orçamento persiste
» Cidades, Saúde e Turismo tiveram maiores perdas com corte do Orçamento
Marinho e Marta Suplicy (Turismo) pediram exoneração na terça-feira (3) para disputar as eleições de outubro.
Biografia
Pimentel tem 55 anos, é advogado e começou sua vida profissional no Banco do Brasil, como bancário. Está em seu quarto mandato como deputado federal e é filiado ao PT desde a fundação do partido, em 1979.
Na Câmara, Pimentel foi relator do Orçamento Geral da União em 2008, quando teve que reformular a peça por conta da extinção da CPMF em dezembro, no Senado. Entre as obras que publicou está o título "A Reforma da Previdência Social".
Temporão anuncia que mudança de sexo terá cirurgia gratuita no SUS
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (5) que até o fim do mês o ministério vai baixar uma portaria estabelecendo que cirurgias para mudança de sexo possam ser feitas gratuitamente em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo ele, o governo está fazendo os últimos ajustes na portaria, que entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União (DOU) - o que ainda não tem data certa para acontecer. "É uma demanda social que está na nossa agenda há mais de 20 anos. Vai ser mais um passo na consolidação desse caminho em que o Brasil é liderança mundial.
O ministro conversou com a imprensa ao chegar à 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT), em Brasília. Segundo Temporão, a intenção do governo é que, inicialmente, hospitais universitários do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais possam realizar o procedimento. O ministro explicou que, a partir da portaria, outros hospitais da rede pública poderão se credenciar para que o Ministério da Saúde possa verificar se eles estão aptos a fazer a cirurgia. "O Ministério da Saúde tomará todos os cuidados do ponto de vista ético, e do ponto de vista médico", garantiu Temporão.
Múcio diz que Lula confirma refinaria no CE

Mesmo com afirmativas de que o Ceará será contemplado com refinaria, Gabrielli ainda se posicionará. O dia de ontem foi de reuniões em prol da refinaria no Ceará. Entre os anúncios, otimistas, o de que o ministro Múcio Monteiro, das Relações Institucionais, confirmou que o governo tem a intenção de garantir a usina para o Estado e já determinou os estudos neste sentido. E mais: o próprio presidente Lula confirmou que a planta virá para o Ceará.
Entretanto, as forças políticas estaduais ainda precisam pressionar o presidente da Petrobras para garantir isso. Resumo da história: o tão sonhado empreendimento ainda está nas mãos de Sérgio Gabrielli, aquele que já foi aqui apontado como ´persona non grata´ por inviabilizar a siderúrgica local.
Resultado prático
De resultado prático do encontro ocorrido ontem à noite entre os integrantes da bancada e o ministro Múcio, foi definido que os parlamentares terão hoje, pela manhã, no Palácio do Planalto, um encontro informal com Gabrielli. Na reunião de hoje, os deputados vão acertar com o presidente da empresa uma nova audiência para a semana que vem, desta vez com a presença do governador Cid Gomes.
Apesar de não quererem comemorar antes da hora, os integrantes da bancada do Ceará estão convictos de que uma refinaria de petróleo da Petrobras virá para o Estado.
Irreversível
É um processo irreversível´, afirmou Arnon Bezerra (PTB-CE), coordenador da bancada cearense no Congresso. Até mesmo o governador Cid Gomes, que não participou do encontro com José Múcio e sempre é avesso a antecipar detalhes de suas negociações com o governo federal, mostrou-se otimista e disse ontem em Brasília que ´a opinião do presidente Lula sobre o refino de petróleo no Nordeste, sobre uma nova refinaria, contempla o Ceará. E o Maranhão também, lembrou o ministro.
Cid Gomes já havia afirmado Diário do Nordeste, com exclusividade, na edição de 29/05/2008, que o Ceará seria contemplado, segundo lhe garantira Lula.
Segundo Arnon Bezerra, o encontro de ontem com o ministro Múcio teve como objetivo reafirmar as condições de estrutura do Ceará para receber este investimento. Ele acrescentou que outro ponto visava pedir a intermediação do ministro para que sejam marcadas mais duas audiências: a primeira com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e a segunda com o presidente Lula da Silva. ´Queremos mostrar a relevância econômica deste projeto para o Ceará. Provar que o Estado tem condições de investir para ter este empreendimento´, comentou. De acordo com Bezerra, a reunião com Múcio, que durou menos de uma hora, foi extremamente positiva.
O ministro se comprometeu a articular as audiências pedidas. O ministro é um nordestino, sempre trabalhou pelo Nordeste e está sintonizado com as nossas demandas, observou o deputado.
O tamanho não importa
Segundo o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o ministro Múcio garantiu que as duas refinarias, para Ceará e Maranhão, são dois empreendimentos pequenos. "Mas são compatíveis com a realidade dos estados", disse. Para ele, "o que interessa é a concretização do empreendimento". "O tamanho da refinaria não importa", opinou o deputado. "O importante é alavancar o desenvolvimento da região". Sobre o encontro com Gabrielli, hoje, Lopes disse que a conversa visa saber quais os planos da estatal para a refinaria no Ceará. ´Pela conversa com o ministro Múcio, ele garantiu que o presidente Lula confirma a ida da unidade para o nosso Estado, reiterou.
Consumo das classes A e B no Brasil equivale à produção de dois planetas Terra, diz ONG
Se o mundo todo consumisse água, energia, alimentos e serviços da mesma forma que as classes A e B brasileiras, seriam necessários três planetas Terra produzindo ininterruptamente para fornecer os produtos e serviços em quantidade suficiente para abastecer esse consumo. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) pela organização não-governamental ambientalista WWF Brasil.
A pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), mostra que 45% da população segue esse padrão de consumo. Todo o restante, ou seja, 55% dos brasileiros, consomem de uma forma que demandaria dois planetas Terra para ser abastecida. Em comparação, os hábitos de consumo da população dos Estados Unidos, se fossem adotados em todo o mundo, demandariam a produção de bens e serviços de mais de cinco planetas Terra.
Esses dados “acendem a luz amarela, para que a gente possa ter um consumo sustentado”, diz a secretária-geral do WWF Brasil, Denise Hamú. “[Isso] significa que temos que repensar nossos hábitos”, destaca Irineu Tamaio, coordenador do Programa de Educação Ambiental do WWF Brasil. Ele ressalta que 67% da população não sabe qual o destino dado ao lixo produzido em casa – as pessoas apenas colocam o lixo em sacos que vão ser recolhidos pelos serviços de limpeza urbana. Esse número é ainda maior nas Regiões Norte e Centro-Oeste (80%) e Nordeste (84%). Na Região Sul é que as pessoas estão mais acostumadas a separar o lixo reciclável – cerca de 42% da população faz essa separação ainda em casa, enquanto 44% somente colocam o lixo em sacos. “Chama a atenção que, às vezes, o Sudeste e o Sul tenham política públicas ou campanhas de esclarecimento ou divulgação a respeito do destino do lixo, e que talvez nas Regiões Norte e Centro-Oeste, ou talvez no Nordeste, não existam políticas de aperfeiçoamento, preocupação ou destinação do lixo”, acrescenta Tamaio. Segundo ele, um dado positivo merece ser destacado: o percentual de pessoas que sempre desligam lâmpadas e aparelhos eletrônicos quando não os estão usando: 80% fazem isso. “É um índice que a gente considera alto.” “O que nós queremos é despertar na sociedade brasileira uma forma de pensar e agir para propor algumas mudanças, ou seja, o consumo gera um impacto”, diz Tamaio. Ele aponta uma tendência de aumento do consumo no Brasil, mas ressalta que isso precisa ser planejado, pois a pressão sobre os recursos naturais é muito grande quando se confirma essa tendência. “O fato é que a gente só tem um planeta, e hoje consumimos mais do que se tem disponibilidade”, completa Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF Brasil. Essa é uma orientação, ele conclui, “que indica sinais preocupantes de como vivemos no país”.
A pesquisa ouviu 2002 pessoas em 142 municípios de todo o Brasil, entre os dias 13 e 18 de maio deste ano. De acordo com o WWF Brasil, foi a primeira vez que se fez um trabalho desse tipo no país.
Fonte: Jornal O Povo
Produção industrial do País cresce em 13 de 14 locais
A produção industrial cresceu em 13 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE em abril ante o mesmo mês de 2007. São eles Amazonas (2,6%), Pará (2,6%), região Nordeste (9,6%), Ceará (6,6%), Pernambuco (3,0%), Bahia (12,3%), Minas Gerais (6,9%), Espírito Santo (22,0%), São Paulo (14,9%), Paraná (9,7%), Santa Catarina (9,9%), Rio Grande do Sul (7,5%) e Goiás (15,8%). Houve recuo, ante abril do ano passado, apenas no Rio de Janeiro (-2,8%). Na média nacional, nessa base de comparação, houve aumento de 10,1% na produção em abril. Na comparação com março, a produção cresceu em seis dos 14 locais pesquisados. As expansões ante mês anterior ocorreram no Amazonas (0,1%), Bahia (1,6%), Minas Gerais (0,4%), São Paulo (0,6%), Santa Catarina (0,9%) e Goiás (3,6%). Os dados foram divulgados pelo instituto nesta quinta-feira, 5. Foram apuradas, ainda na comparação com o mês anterior, quedas na produção do Pará (-2,5%), região Nordeste (-0,9%), Ceará (-7,7%), Pernambuco (-8,4%), Espírito Santo (-0,3%), Rio de Janeiro (-3,5%), Paraná (-1,1%) e Rio Grande do Sul (-1,1%). Na média nacional, segundo divulgou anteontem o IBGE, a indústria registrou alta de 0,2% na produção em abril ante março. São Paulo Em relação a abril de 2007, a indústria paulista registrou expansão de 14,9%, a décima sexta taxa positiva consecutiva nessa base de comparação e o maior resultado desde setembro de 2004 (15,2%). No primeiro quadrimestre de 2008, São Paulo acumulou aumento na produção de 10,6% ante igual período do ano passado. Já na comparação com o mês anterior, a produção aumentou 0,6% em abril, já descontadas as influências sazonais.O resultado na região ficou acima da média do País (0,2%) nessa base de comparação. O Estado que responde por cerca de 40% da produção nacional. Na comparação com abril do ano passado houve predomínio de resultados positivos, que alcançaram 16 das 20 atividades pesquisadas, com destaque para veículos automotores (27,7%), farmacêutica (36,8%), máquinas e equipamentos (15,2%), outros equipamentos de transporte (72,2%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (29,8%). Por outro lado, os impactos negativos mais significativos vieram de edição e impressão (-4,4%) e perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (-4,7%).

Fluminense vence o Boca Juniors e está na final da Taça Libertadores

O sonho está mais próximo do que nunca! Pela primeira vez na história, o Fluminense está na final da Taça Libertadores. O clube carioca venceu o Boca Juniors por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Maracanã, em um jogo emocionante. Palermo abriu o placar. Washington, Conca e Dodô garantiram a virada. A decisão será contra a LDU, do Equador, que na terça-feira eliminou o América, do México. O primeiro jogo será na altitude de Quito no dia 25 deste mês. E a decisão no dia 2 de julho, no Maracanã.
Conca comemora o segundo gol do Fluminense no Maracanã em cima do Boca Juniors
Com o resultado, o Fluminense também acabou com uma escrita do Boca Juniors na Taça Libertadores. Desde 1963, quando o Santos de Pelé venceu os argentinos, o time não era eliminado por um clube brasileiro. Eram 12 vitórias seguidas em confrontos eliminatórios na competição. Cruzeiro (duas vezes), Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Palmeiras (duas vezes), Vasco, Paysandu, Santos, São Caetano e Grêmio sucumbiram diante do Boca.
Dono da melhor campanha da Libertadores, o Fluminense segue com um retrospecto impecável no Maracanã. O time tem 100% de aproveitamento e venceu os seis jogos no estádio com 15 gols a favor e só dois contra. Após eliminar o São Paulo e o Boca Juniors, o Tricolor segue para a decisão com o favoritismo que não teve nas fases anteriores.
Foi uma noite inesquecível para a torcida tricolor, que lotou o Maracanã. Foram quase 85 mil pessoas no estádio. E sofreram. Como sofreram. O Boca Juniors dominou a maior parte da partida. E Fernando Henrique fez grandes defesas. O Fluminense só melhorou após sofrer o primeiro gol. E Renato Gaúcho resolveu tirar Ygor e colocar Dodô. O atacante e o goleiro Fernando Henrique foram os heróis tricolores. O camisa 11 sofreu a falta do primeiro gol, deu o passe para o segundo e marcou o terceiro. Jogo começa a mil por hora Washington domina no peito e chuta para o gol por cima do travessão Cícero deu o primeiro toque na bola. Eram 90 minutos até a inédita final. O Boca Juniors começou melhor. Precisando da vitória, o time argentino partiu para a pressão. Riquelme deu ótimo passe de cabeça para Datolo, que foi até a linha de fundo. O meia chutou forte para a área, e Palermo não conseguiu alcançar a bola.
O Fluminense tentava se organizar com Thiago Neves, mas tinha dificuldade e errava muitos passes. Mesmo assim, conseguiu dar a resposta. Primeiro com o camisa 10, que soltou uma bomba da entrada da área. A bola desviou na defesa e ficou fácil para a defesa de Migliore. Mas no lance seguinte, a grande chance tricolor. Gabriel fez ótima jogada pela direita e cruzou. Washington conseguiu dominar no peito entre dois marcadores e chutou forte da marca do pênalti. Mas a bola subiu demais e passou por cima do travessão. Um lindo lance! E o Fluminense por muito pouco não abriu o placar. O jogo era aberto. O Boca Juniors chegou mais uma vez com perigo aos 16 minutos. Riquelme tocou para Datolo, que ganhou de Thiago Silva pelo alto e tocou para Palermo. Na área, o atacante chutou rasteiro para fora. Fernando Henrique ficou apenas olhando a bola.
A torcida tricolor sentiu que o adversário estava melhor. E tentou apoiar com gritos de "Nense, nense". Falta na entrada da área. Mas Thiago Neves cobrou por cima, sem assustar o goleiro argentino.
Palermo x Fernando Henrique
Até os 25 minutos, o time argentino tinha 59% da posse da bola contra 41% do Tricolor. Riquelme tinha cerca liberdade para armar as jogadas. E Palacio dava um calor na defesa brasileira. Foi quando começou a brilhar o goleiro Fernando Henrique.
Primeiro, Ibarra cruzou para a área e Palermo cabeceou. A bola foi no meio, e o goleiro defendeu. O Boca Juniors explorava muito bem o lado direito da defesa tricolor. Datolo fez a festa com Gabriel e cruzou forte. Fernando Henrique espalmou. Na sobra, Bataglia chutou, e o camisa 1 defendeu firme. Falta na entrada da área para Riquelme. Silêncio e nervosismo no Maracanã. A barreira tricolor não ficava na distância correta. Washington levou o cartão amarelo. Arouca também. E depois de quase três minutos, o meia argentino cobrou, e a bola passou por cima do travessão. Mas a grande defesa de Fernando Henrique ainda ia acontecer. Escanteio para o Boca Juniors. A bola passou por todo mundo, e Palermo apareceu para cabecear na segunda trave. O goleiro se esticou e espalmou no canto esquerdo. Uma defesa incrível que salvou o Fluminense de sofrer o primeiro gol. E o final do primeiro tempo era um alívio para os tricolores.
Virada emocionante com a categoria de Dodô
Washington comemora o primeiro gol tricolor
O segundo tempo começou e parecia um replay do primeiro. O Boca Juniors partia para o ataque, e o Fluminense abusava nos erros de passe. Gabriel errou na saída de bola, e Palermo chutou fraco para a defesa de Fernando Henrique. No minuto seguinte, Palacio soltou a bomba rasteira. O goleiro tricolor se esticou para espalmar no canto direito.
O Fluminense chegou com perigo com Cícero. Ele dominou na entrada da área e bateu rasteiro. A bola passou com perigo pelo canto esquerdo de Migliore. Com oito minutos começou uma confusão na torcida do Boca Juniors. Segundo a Rádio Globo, torcedores vascaínos, rubro-negros e alvinegros, infiltrados entre os argentinos para apoiar o time argentino contra o Tricolor, se desentenderam e começou a confusão. A polícia teve que agir.
Mas o Boca Juniors dominava. E o Fluminense não conseguiu suportar a pressão. Aos 12 minutos, Datolo driblou Ygor pela esquerda e cruzou. Palermo cabeceou sem pular no canto esquerdo. A bola passou entre a trave e Fernando Henrique: Boca Juniors 1 a 0.
No mesmo instante, o técnico Renato Gaúcho tirou Ygor e colocou Dodô. E a sorte parecia estar do lado tricolor. Cinco minutos depois, uma falta na entrada da área do Boca Juniors sofrida por Dodô. Quando todos pensavam que Thiago Neves cobraria, Washington se adiantou. E a bola foi no ângulo do goleiro Migliore, que nada poderia fazer. Festa no Maracanã. Era o empate tricolor. O artilheiro comemorou com os braços levantados para o céu. Depois, a mão direita batia no coração.
Com o empate, o Boca Juniors voltou a pressionar. Mas a sorte era mesmo tricolor. Dodô roubou a bola no meio-campo e tocou para Conca. O meia argentino tentou cruzar para a área, mas a bola bateu em Ibarra e foi para o gol. O goleiro Migliore tentou voltar, mas não deu tempo. Era o segundo gol tricolor aos 25 minutos do segundo tempo!
Aos 27 minutos, Fernando Henrique fez dois milagres. Primeiro no chute de Bataglia. Depois, na cabeçada de Palermo. Tiago Silva ainda salvou um chute cruzado de Datolo que tinha o endereço certo. O jogo era emocionante. Contra-ataque tricolor. E Dodô, na entrada da área, chutou por cima do travessão.
O Boca Juniors seguiu tentando. Mas chutava mal. As bolas iam para fora. Nos acréscimos, Junior Cesar ainda tentou fazer o terceiro. Mas a bola bateu na trave. Restou a Dodô marcar o terceiro. O atacante aproveitou uma bobeada na saída de bola do time argentino e chutou forte para marcar, aos 47l. A festa estava garantida. O Tricolor estava na final da Libertadores. Na comemoração do gol, um torcedor entrou em campo. Conseguiu ir até o meio-campo até ser seguro pelos seguranças. Por isso, o time pode ser punido pela Conmebol.
- Estou muito feliz pelo grupo. É sempre importante ganhar. O time tem que continuar assim. O meu gol foi muito importante para mim e a minha família. - disse Conca, que jogava pelo rival do Boca, o River Plate.
Aqui em Itapipoca uma pequena carreata composta por motociclistas percorreram as principais ruas e avenidas da cidade cantando o hino do Fluminese , buzinando com alegria e orgulho no peito, pois o Flusão está na final.

Timão vence Leão na primeira batalha da final do Brasileirão

Corinthians domina o Leão, chega a fazer 3 a 0, porém vacila no final e sofre gol que dá mais ânimo aos pernambucanos para o duelo decisivo
Ainda falta um jogo, mas o Corinthians teve uma atuação de campeão nesta quarta-feira. Não fosse um vacilo no final da partida ao menos uma mão já estaria na taça da Copa do Brasil. Mas a vitória de 3 a 1 sobre o Sport no primeiro jogo da decisão, no estádio do Morumbi, deixou o Timão com uma ótima vantagem para jogar no Recife. A equipe do Parque São Jorge pode perder até por 1 a 0 que grita “é campeão”. Já o Sport precisa de um triunfo por 2 a 0 para ficar com o caneco. Se o Alvinegro anotar um gol na Ilha do Retiro, o Leão será obrigado a fazer três para decidir nos pênaltis ou quatro para consagrar-se o vencedor da competição.
Por dois minutos, porém, o Corinthians não saiu do estádio do Morumbi podendo organizar a festa de campeão e já pensando na premiação.