domingo, 20 de julho de 2008

Sonda filma a Lua passando pela Terra

A Terra vista de longe

Postado por Cássio Barbosa em 18 de Julho de 2008 às 12:30

Trânsito

A sonda Deep Impact fez história no dia 4 de julho de 2005, quando lançou um dispositivo para atingir o cometa Tempel 1. Esse dispositivo atingiu o núcleo do cometa e projetou uma pluma de detritos que foi estudada pela própria sonda e por vários telescópios na Terra. Recentemente, a missão da Deep Impact foi estendida e a sonda foi redirecionada para fazer um sobrevôo no cometa Hartley 2 em 4 de novembro de 2010.

A extensão da missão também tem como objetivo procurar por planetas fora do nosso Sistema Solar, a partir da observação contínua de estrelas, para tentar flagrar a variação de brilho delas. Essa variação seria decorrência da passagem do planeta na frente da estrela, evento conhecido como trânsito.

A sonda fez algo interessante, posicionou suas câmeras para a Terra e esperou que a Lua passasse na frente do planeta. Esse trânsito lunar está sendo usado para entender como seriam os resultados advindos de observações de outros planetas.

As imagens são impressionantes, pois podemos ver a Terra girando, com suas nuvens e continentes, e logo em seguida a Lua passa na sua frente. A análise das imagens nos dá uma idéia de como interpretar as variações de brilho observadas (quando forem observadas!) em planetas do tipo terrestre. Em outras palavras, vai nos ajudar a entender como a luz refletida se comporta durante uma rotação do planeta, mostrando a diferença entre ver uma região continental ou um grande oceano. Ainda vai demorar um tempão para nossa tecnologia chegar ao ponto de observar a curva de luz produzida por um planeta individualmente. Mas, como essa área de estudo está em franco desenvolvimento, é sempre bom estar preparado.

Muito mais interessante é ver o filme montado a partir dessas imagens. Ele mostra a Lua passando na frente da Terra, numa perspectiva inédita para nós. Os detalhes mostrados são impressionantes, é possível ver os continentes passando, em especial no filme feito com imagens infravermelhas. Os filmes (meio pesados) podem ser vistos no endereço http://www.nasa.gov/topics/solarsystem/features/epoxi_transit.html.

Justiça recebe pedidos de impugnação de quatro candidatos a prefeito do Rio

Jandira, Crivella, Eduardo Paes e Solange Amaral serão notificados.
Vice de Solange Amaral e dois vereadores também são alvos de pedidos.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) divulgou nesta quinta-feira (17) que recebeu ações de impugnação de sete candidatos, entre prefeitos, vices e vereadores.

Marcelo Crivella (PRB), Jandira Feghali (PC do B), Solange Amaral e o candidato a vice Pedro Henrique Fernandes, da coligação "Experiência e Sensibilidade para Mudar o Rio" (DEM/PTC/PMN), Eduardo Paes (PMDB), além de dois candidatos a vereador vão ser notificados e terão agora sete dias para apresentar a defesa à juíza da 228ª Zona Eleitoral, Ana Lúcia Vieira do Carmo.
A juíza vai avaliar se há a necessidade de uma fase de instrução ou se envia as impugnações diretamente ao Ministério Público Eleitoral, que faz o parecer em até 48 horas.
O PT do B e o candidato a prefeito do partido, Vinícius Cordeiro, ajuizaram ção impugnação contra o registro de candidatura do Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PC do B) porque os dois candidatos não teriam formalizado a coligação e escolhido o vice dentro do prazo legal.

Solange Amaral foi questionada pela existência de ação civil pública por ato de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público Estadual.

Já o candidato a vice na chapa de Solange Amaral, Pedro Henrique Fernandes, é acusado de ter exercido a função de secretário municipal do Meio Ambiente mesmo após a exoneração, quando teria assinado diversos despachos e atos administrativos.
O candidato do PT do B, Vinícius Cordeiro, que é especialista em direito eleitoral, pediu ainda o indeferimento da candidatura de dois vereadores do PMDB e do PV.
A coligação "Experiência e Sensibilidade para Mudar o Rio" ajuizou a ação de
impugnação do candidato Eduardo Paes (PMDB), porque o lançamento da candidatura teria ocorrido após o término do prazo de desincompatibilização.
Paes, ao saber da ação, na noite de quarta-feira (16), afirmou: "Não perderei um minuto do meu tempo com esse jogo de tapetão".
O advogado de Jandira Feghali, Luiz Paulo Viveiros de Castro, ironizou: "Papel aceita tudo, e bobagem não paga imposto".
A candidata Solange Amaral, que saía no fim da noite de uma reunião comunitária na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, afirmou que "isso faz parte do jogo político".

"Sempre fiz tudo certo e minha campanha não muda em nada. Vou continuar trabalhando normalmente".
A assessoria de Marcelo Crivella informou que, segundo o advogado Márcio Vieira, "todo o procedimento foi feito de maneira correta" e a ata da convenção "está absolutamente legal".

Leia mais notícias de Eleições

MP pede indeferimento de candidatura do vice de Patrícia Saboya

Segundo promotora, vice responde a processo por improbidade.
Antenor Naspolini (PSDB) foi secretário de Educação no estado.

A promotora de Justiça da 116ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Ednéa Teixeira Magalhães, ingressou no final da tarde desta terça-feira (15) com um pedido de indeferimento da candidatura do vice-prefeito na chapa da senadora Patrícia Saboya (PDT), Antenor Naspolini (PSDB).

Segundo informações da 116ª Zona Eleitoral, o motivo é o fato de Naspolini, que foi secretário estadual de Educação do ex-governador e atual senador tucano Tasso Jereissati, responder a um processo por improbidade administrativa.

De acordo com a promotora eleitoral, ela não podia dar entrada em um pedido de impugnação da candidatura de Naspolini porque o prazo para este tipo de pedido se encerrou na última segunda-feira (14).

“Se os documentos gerados por meio do cruzamento de informações do candidato tivessem chegado até a mim há tempo, teria pedido a impugnação”, disse a promotora, segundo informações do jornal “Diário do Nordeste”.

De acordo com o jornal, a promotora evitou comentar o fato que resultou no processo de improbidade administrativa contra Naspolini, mas observou que está levando em consideração a análise da vida pregressa de todos os candidatos ao apresentar seu parecer à Justiça Eleitoral.

O prazo final para o julgamento dos pedidos de impugnação de candidaturas é dia 19 de agosto.

Outro lado

A advogado Carlos Monteiro, assessor jurídico da candidata Patrícia Saboya, disse ao G1 que não teve ainda acesso ao pedido da promotora eleitoral e que só deve se manifestar após conhecer o teor do parecer.

Fatos e imagens que marcaram o dia 20 de julho 1969

Fatos e imagens que marcaram o dia 20 de julho

  • 1969 Vídeo Apollo 11 pousa na Lua

    Neil Armstrong deixou pegada em solo lunar. Em 1974, Fantástico relembrou feito.

Um milhão e meio de carros deixam de circular em Pequim para reduzir poluição

Agência/Reuters

Engarrafamento em Pequim e, do lado esquerdo, a faixa exclusiva para os veículos olímpicos

Mais de um milhão e meio de carros deixarão de circular diariamente na capital chinesa a partir deste domingo, e até 20 de setembro, após a entrada em vigor de medidas para reduzir a poluição durante os Jogos Olímpicos, que começarão no dia 8 de agosto.

Segundo a agência de notícias "Xinhua", o departamento de transportes anunciou que esta medida não será aplicada entre a meia-noite e as três da madrugada.

A proibição de tráfego vem a se somar a outra restrição, aplicada desde 1º de julho, quando foram retirados de circulação 300 mil veículos altamente poluentes.
A medida não afetará os veículos olímpicos, que desde o dia 25 de julho contam com 265 quilômetros de pista especial para facilitar a mobilidade de atletas, organizadores e jornalistas entre os estádios, a vila olímpica e os hotéis.

Outra das regulações aplicadas a partir deste domingo prevê a paralisação de todas as obras da cidade, o que reduzirá a poeira e a poluição sonora.

Além disso, o número de empresas altamente poluentes que reduziram ou paralisaram suas atividades aumentou para 150, uma medida que afetarão, entre outras, as petroquímicas e fundições durante dois meses.

Pato: 'Com Ronaldinho Gaúcho e Kaká, Milan poderá ganhar tudo'

Atacante diz que torcida do Milan ainda não viu em ação o 'verdadeiro Pato'

Das agências de notícias Em Milão, Itália

Alexandre Pato joga partidas oficiais pelo Milan desde janeiro deste ano

O atacante Alexandre Pato, do Milan, afirmou que com a chegada de Ronaldinho Gaúcho ao clube, e a permanência de Kaká, a equipe terá condições de brigar por todos os campeonatos que disputar.
- Tentaremos ganhar o Campeonato Italiano, e agora que chegou Ronaldinho Gaúcho, podemos conquistar tudo. Lutarei pela Copa da Uefa e pela Copa da Itália, embora o Campeonato Italiano seja a prioridade - afirmou Pato, de 18 anos, em declarações ao jornal "La Gazzetta dello Sport".
Sobre a chegada ao clube de Ronaldinho Gaúcho, e a calorosa recepção por parte da torcida, ele afirmou que o jogador "merece essa amparada, pois é um fenômeno".
- Eu cresci em Porto Alegre e Ronaldinho Gaúcho nasceu ali. Na cidade, só se falava que era um mito. Eu sonho em chegar a seu nível - disse Pato, acrescentando que Ronaldinho trouxe ao Milan "muita alegria".
Sobre quem é mais forte, Ronaldinho ou Kaká, Pato afirmou que os dois são importantes para o Milan, mas com estilos de jogo diferentes.
Pato disse ter "crescido", e aprendido o que significa jogar futebol na Itália. Ele afirmou, no entanto, que os torcedores do Milan ainda não viram "o verdadeiro Pato".

Fonte:Globoesporte

Futebol de areia: Brasil arrasa o Japão e se garante nas quartas

Seleção enfrenta o México, na terça, na luta pelo primeiro lugar do grupo D

GLOBOESPORTE.COM Marselha, França


Brasileiros comemoram um dos gols contra o Japão

Mais uma vez, a seleção brasileira de futebol de areia mostrou porque é a grande favorita a levar o título da Copa do Mundo da categoria, disputada em Marselha, na França. Com uma atuação arrasadora, o Brasil goleou o Japão por 8 a 1 e se assegurou nas quartas-de-final da competição. Na próxima terça-feira, a seleção encara o México na luta pelo primeiro lugar do grupo D.

Com uma atuação arrasadora de Bejamin, considerado o melhor jogador da rodada no site da Fifa, o Brasil não teve dificuldades para vencer a seleção japonesa. Junior Negão, duas vezes, Bejamin, Buru, Bentinho, Daniel, Bruno e Yoshii, contra, marcaram para a seleção. Makino descontou para o Japão.

Um dos destaques da equipe, o capitão Junior Negão ressaltou que a equipe teve tranqüildade para alcançar o resultado.

- Tivemos mais tranqüilidade, o time jogou mais solto, melhor do que contra a Espanha, e sabíamos que o começo da partida ia ser importante. muito duro, porque o Japão está bem preparado e fez um excelente jogo contra o México. Mas tocamos bem a bola, o time todo foi muito bem, conseguimos abrir uma boa vantagem no segundo período e a nossa experiência fez a diferença. Agora vamos pensar no México, que precisa da vitória, o que torna a partida ainda mais complicada, e buscar o primeiro lugar do grupo - diz.

Nos outros jogos da rodada, a Argentina bateu os Emirados Árabes por 5 a 2, a Espanha venceu o México por 2 a 1 e a Rússia goleou Camarões por 4 a 0.

Acompanhe a pontuação de seu clube

classificação atualizada

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

(%)

Libertadores LIBERTADORES Pré-Libertadores PRÉ-LIBERTADORES Sul-Americana SUL-AMERICANA Rebaixamento REBAIXAMENTO
J jogos P pontos ganhos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento
Dados atualizados em 20/07/2008 como funciona
1 Flamengo Parado 26 13 8 2 3 25 12 13 66
2 Grêmio Subindo 1 25 13 7 4 2 19 10 9 64
3 Cruzeiro Descendo 1 24 13 7 3 3 20 12 8 61
4 Vitória Subindo 1 23 13 7 2 4 20 13 7 58
5 São Paulo Subindo 1 23 13 6 5 2 22 13 9 58
6 Palmeiras Descendo 2 21 13 6 3 4 21 16 5 53
7 Internacional Subindo 1 19 13 5 4 4 16 14 2 48
8 Figueirense Descendo 1 19 13 5 4 4 18 23 -5 48
9 Náutico Parado 18 13 5 3 5 15 17 -2 46
10 Coritiba Parado 17 13 4 5 4 18 16 2 43
11 Atlético-PR Subindo 4 16 13 4 4 5 14 14 0 41
12 Vasco Descendo 1 15 13 4 3 6 19 19 0 38
13 Botafogo Descendo 1 15 13 4 3 6 17 18 -1 38
14 Sport Descendo 1 15 13 4 3 6 12 17 -5 38
15 Portuguesa Descendo 1 15 13 4 3 6 18 26 -8 38
16 Atlético-MG Parado 15 13 3 6 4 17 19 -2 38
17 Goiás Parado 14 13 3 5 5 14 21 -7 35
18 Fluminense Parado 12 13 3 3 7 11 15 -4 30
19 Santos Parado 11 13 2 5 6 10 20 -10 28
20 Ipatinga Parado 10 13 2 4 7 15 26 -11 25

Petkovic comanda a virada heróica do Galo sobre o Coritiba

Petkovic comanda a virada heróica do Galo sobre o Coritiba

Time começa perdendo de 2 a 0, mas depois da entrada do sérvio reage, chega aos 3 a 2 e sai da zona de rebaixamento

Alexandre Gallo, técnico do Atlético-MG

Parecia que haveria mais um domingo sombrio para o Atlético Mineiro. A torcida, antes da partida, fez protesto contra a diretoria na porta do Mineirão, e o time, em 20 minutos de jogo, já perdia a partida para o Coritiba por 2 a 0 - gols de Keirrison, de pênalti, e César Prates, contra. Mas, após a entrada do veterano meia sérvio Petkovic, tudo mudou. O jogador deu passe para um gol, de Gedeon, e marcou o outro, de pênalti, o que fez o time chegar ao empate ainda no primeiro tempo. No segundo, outro jogador que saiu do banco, o atacante Eduardo, definiu o triunfo de 3 a 2 que quebrou jejum de seis partidas sem vitória, tirou o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e espantou, por ora, a crise.

Agora, o Atlético Mineiro ocupa o 16º lugar, com 15 pontos ganhos. O Coxa, que vinha embalado pela vitória sobre o Flamengo, permanece com 17 pontos ganhos, em 10º lugar, e continua sem vencer fora de casa - foram três empates e quatro derrotas. Na próxima rodada, o Galo enfrenta o Botafogo no Engenhão, quarta-feira, enquanto o Coritiba recebe o Ipatinga, também na quarta.

Erros da defesa

O primeiro tempo pode ser resumido em antes e depois da entrada de Petkovic. Antes, o Atlético, que entrou em campo já com a pressão de acabar com o jejum de seis partidas sem vencer, tinha como maior novidade a volta de outro veterano, Marques, recuperado de contusão, no ataque ao lado de Castilho. Além disso, Gedeon entrava no meio-campo com a camisa 10, já que Petkovic, ausente da equipe no último jogo, ainda se recuperava de dores musculares.

A intenção era dar mais velocidade, e o time até que criou a primeira chance de gol logo aos quatro minutos, desperdiçada por Castilho ao cabecear mal na pequena área após centro de Marques. O problema é que a defesa cometeu pecados capitais que não estavam no programa. Com isso, o Coritiba marcou dois gols em 20 minutos.

O primeiro surgiu de uma bola centrada. O zagueiro Marcos agarrou outro zagueiro, Maurício, do Coxa, dentro da área. Pênalti bem marcado, que Keirrison não desperdiçou aos nove minutos - bola de um lado, goleiro para o outro.

Entre um chute e outro do Galo - Gedeon arriscava, mas mandava na mão do goleiro Vanderlei, que substituía Edson Bastos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo -, outra falha clamorosa da defesa atleticana. Aos 18 minutos, Rubens Cardoso subiu pela esquerda e centrou na área. César Prates tentou cortar de carrinho e marcou contra, para desespero da torcida do Galo.

Pet entra, e Galo reage

Ao Coxa, com vantagem de 2 a 0 em 20 minutos, bastava se plantar bem na defesa e esperar aumentar o desespero do Galo para partir em contra-ataques. Carlinhos Paraíba ditava bem o ritmo da equipe no meio-campo. Só que o time recuou muito, e o técnico Gallo resolveu pôr Petkovic no lugar de Renan. O talento do veterano meia sérvio foi fundamental para a reação do Atlético. Um minuto depois de entrar, dominou uma bola na esquerda, levantou a cabeça e centrou na medida para Gedeon bater de primeira e diminuir o placar aos 30 minutos.

O sérvio parecia mordido. Passou a comandar a equipe, sempre saindo da meia-esquerda. De seus pés saíam as melhores jogadas. Aos 38, mandou de fora da área para boa defesa de Vanderlei, que aos 41 salvou novamente o Coxa, em chute de Sérgio Araújo. O goleiro do Coritiba selava o seu nome como destaque do primeiro tempo - e também da partida - após a defesa sensacional aos 42, em bomba de fora da área de Marques. Só que o troco chegou rápido. Aos 44, Pet entrou driblando na área até ser derrubado por Rubens Cardoso. Pênalti que o jogador cobrou com categoria, deslocando Vanderlei e empatando a partida.

- Começamos mal, mas felizmente conseguimos reagir. Agora, temos que manter o ritmo no segundo tempo - comemorou Pet, na saída do intervalo.

Expulsões e virada

Mal começou a segunda etapa, Rubens Cardoso deu um presente para o adversário. O jogador, que já tinha cartão amarelo após ter feito pênalti em Petkovic, entrou de sola em César Prates e acabou expulso. O técnico Dorival Júnior não demorou a tirar um atacante para pôr um volante - saiu Keirrison, entrou Veiga. O técnico Gallo fez o contrário e ousou: tirou um zagueiro - Vinicius - para pôr um atacante - Eduardo.

Aos 14, o Galo quase virou a partida. Pet tocou na área para Eduardo que bateu meio prensado, e ainda encontrou o goleiro Vanderlei, que tocou com o pé para escanteio. O time desperdiçou outra chance aos 20 minutos, com Castilho.

O jogo caiu sensivelmente de ritmo, principalmente porque ao Coritiba, com um a menos em campo, era melhor tocar a bola para sair do Mineirão com o empate. O Galo, por sua vez, já dava sinais de cansaço pelo esforço para sair da desvantagem de 2 a 0. Mas Eduardo estava cheio de gás, e foi ele o autor do gol da virada, aos 27 minutos, ao receber de cabeça de Castilho.

Depois, o próprio Eduardo desperdiçou a chance de ampliar o placar. Mas o Coxa piorou sua situação ao ter Marlos expulso aos 39, ao entrar duro em Petkovic. No último minuto, Eduardo perdeu mais um gol, mas nem precisava mais. O Galo, por ora, espantou a crise.
Fonte: globoesporte

Massa faz críticas ao carro da Ferrari

Brasileiro pede um F2008 mais competitivo, porém afirma que terceira colocação não o abate

GLOBOESPORTE.COM Hockenheim, Alemanha


Em terceiro, Massa não gostou de seu carro

A terceira colocação no GP da Alemanha de Fórmula 1, neste domingo, tirou de Felipe Massa a liderança do Mundial de Pilotos. Com 54 pontos, o brasileiro perdeu o primeiro posto para Lewis Hamilton (58), que foi o vencedor em Hockenheim. Preocupado com a exibição superior do piloto inglês, Massa não ficou nada satisfeito com seu F2008 e fez críticas ao carro.

- Eu esperava uma corrida muito difícil. A McLaren estava bem mais rápida do que nós. Eu perdi um pouco da performance, pois não tive um carro capaz de lutar pela vitória. A equipe precisa trabalhar forte para termos um carro mais competitivo. Eu não tive carro para brigar com o Hamilton, com o Nelsinho e nem com ninguém. Na verdade, não fomos competitivos o suficiente - reclama Felipe, na coletiva oficial transmitida pelo SporTV.

Apesar das críticas, o brasileiro não encara o terceiro lugar no pódio germânico como um resultado desesperador. Segundo Massa, o campeonato está aberto e ainda há tempo para a Ferrari fazer acertos em seus carros. O piloto aproveitou para elogiar o trabaho da equipe italiana.

- Realmente, nosso carro deixou a desejar. Mas a equipe fez um excelente trabalho, principalmente após a entrada do safety car na pista. O problema é que o Lewis (Hamilton) veio realmente forte, e não pude evitar a ultrapassagem dele. O terceiro lugar não é um resultado ruim, mas é um alerta. Temos que sentar, conversar e trabalhar melhor o carro para as próximas corridas. E a gente tem todas as condições de fazer isso - pondera.

Hamilton dá mais um show, vence, e Nelsinho Piquet é segundo na Alemanha

Hamilton deu mais um show e venceu o GP da Alemanha, disputado neste domingo, em Hockenheim. O inglês se recuperou muito bem após ter feito um pit stop tardio, após a entrada do safety car por causa do acidente de Timo Glock. Nelsinho Piquet se aproveitou da bandeira amarela e assegurou um segundo lugar brilhante.

Hamilton dá mais um show, vence, e Nelsinho é segundo na Alemanha

Inglês se recupera após pit stop e abre vantagem no Mundial

GLOBOESPORTE.COM Hockenheim, Alemanha


Agência
Reuters
Lewis Hamilton dá outro show e vence na Alemanha

Lewis Hamilton deu mais um show e venceu o GP da Alemanha, disputado neste domingo, em Hockenheim. O inglês se recuperou muito bem após ter feito um pit stop tardio, após a entrada do safety car por causa do acidente de Timo Glock. Nelsinho Piquet se aproveitou da bandeira amarela e assegurou um segundo lugar brilhante.

Felipe Massa chegou na terceira posição após tentar mudar a estratégia durante a entrada do safety car. O brasileiro da Ferrari fez seu pit stop e levou vantagem em relação a Hamilton, que não parou. No entanto, o piloto da McLaren tinha um ritmo mais rápido e fez a ultrapassagem a dez voltas do fim. Hamilton tomou a posição de Nelsinho três voltas depois.

Nick Heidfeld pressionou Felipe Massa no fim da corrida, mas não conseguiu a ultrapassagem. O alemão da BMW Sauber chegou na quinta posição, uma posição à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari. O finlandês conseguiu superar Robert Kubica a sete voltas da bandeirada e o polonês ficou em sétimo.

Sebastian Vettel, da STR, fechou a zona de pontuação em oitavo. No entanto, a revelação alemã protagonizou um lance polêmico da prova, quando dividiu a saída dos boxes com Fernando Alonso após o segundo pit stop e jogou o espanhol para fora da linha branca. O bicampeão mundial reclamou muito, mas cometeu alguns erros e chegou apenas em 11º, nove posições atrás do companheiro na equipe francesa.

Classificação do Mundial de Pilotos

Hamilton assume a liderança ao lado de Felipe Massa e Kimi Raikkonen
Classificação do Mundial de Pilotos após 10 de 18 etapas:
Posição



1 Lewis Hamilton 58



2 Felipe Massa 54


3 Kimi Raikkonen 51



4 Robert Kubica48


5 Nick Heidfeld 41



6 Heikki Kovalainen 28



7 Jarno Trulli 20



8 Mark Webber 18



9 Fernando Alonso 13



10 Rubens Barrichello 11


11 Nelsinho Piquet 10


12 Nico Rosberg 8



13 Kazuki Nakajima 8


8
14 David Coulthard 6


6
15 Sebastian Vettel 6


6
16 Timo Glock 5


5
17 Jenson Button 3


3
18 Sebastien Bourdais 2


2
19 Giancarlo Fisichella 0


0
20 Adrian Sutil 0


0
21 Takuma Sato 0


0
22 Anthony Davidson 0


0



GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro

MAIORIA DOS CANDIDATOS A PREFEITO COM DIPLOMA

O bom negócio das eleições no Brasil

Fábio Campos OPOVO


O processo eleitoral no Brasil talvez merecesse um estudo científico mostrando o impacto na nossa economia, na geração de renda e de empregos temporários. Nunca foi feito um levantamento do quanto é investido em campanhas eleitorais e nem como esse dinheiro entra no mercado. Deve superar os bilhões em recursos legais ou, como diria Delúbio Soares, em recursos não contabilizados. É dinheiro que, de diversas formas, passa a circular movimentando uma impressionante cadeia econômica. Há desde a distribuição direta de dinheiro (quem conhece uma eleição no interior sabe que isso persiste), a bens de pequeno valor (telhas, tijolos, cestas básicas, redes, colchões...), passando pela contratação de cabos eleitorais (milhares), de estruturas de comunicação, carros de som, material gráfico, motoristas e muito mais. Boa parte dos eleitores, principalmente os mais carentes, sabe disso e costuma ser inteligente na hora de estabelecer uma relação com a oportunidade que o mercado eleitoral lhe oferece
a cada dois anos. Na eleição municipal, essa situação parece
ser ainda mais marcante em função da proximidade dos eleitores com os cargos em disputa.

QUASE 350 MIL CANDIDATOS A VEREADOR
De acordo com os números organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), haverá 52.137 vagas de vereador em disputa nas eleições de 2008. Até a noite de ontem, o site do TSE registrava 373.596 pedidos de registro de candidaturas. Deste total, 343.237 eram para as vagas em disputa nas câmaras municipais. A grosso modo, uma média de 6,5 candidatos por vaga. Os cargos estão distribuídos nos 5.563 municípios brasileiros, onde mais de 128 milhões vão escolher, em 5 de outubro, seus representantes no legislativo local para os próximos quatro anos. Para prefeito e vice-prefeito são aproximadamente 30.396 candidatos. Um imenso exército movimentando grandiosas estruturas de campanha cujo objetivo final é convencer os eleitores de suas postulações. Se levarmos em conta a possibilidade do segundo turno, as estatísticas aumentam muito. Nas eleições de 2008, 77 municípios brasileiros que contam com mais de 200 mil eleitores registrados podem decidir a disputa para prefeito em 2º turno, se nenhum candidato atingir a maioria absoluta dos votos em 5 de outubro. Juntos, esses municípios (nenhum no Ceará) correspondem a mais de 46,5 milhões de eleitores - cerca de 35% do total do eleitorado nacional.

DOS CANDIDATOS A PREFEITO COM DIPLOMA

No Ceará, são 511 candidatos a prefeito (mais 511 candidatos a vice-prefeito) e 10.091 candidatos a vereador que vão disputar os cargos em 184 municípios. Entre os candidatos a prefeito, 278 se declararam com grau de instrução superior (diplomados ou cursando), 147 possuem o ensino médio, 45 do ensino fundamental. Ainda restam 41 que a Justiça Eleitoral enquadra como “outros”. Entre os candidatos a vereador, a situação se inverte no que diz respeito à formação escolar. Há menos diplomados (2.334) e a maioria (4.126) possui o ensino médio. 1.174 candidatos a vereador cursaram o ensino fundamental. 13 são analfabetos e 1.844 foram enquadrados no item “outros”. De longe, o partido que continua mais influente na política do Interior do Ceará é o PSDB. Os tucanos possuem 94 candidatos a prefeito. São duas dezenas a mais que o PSB de Cid Gomes, com 74 candidatos a prefeito. O PMDB possui 76 candidatos ao executivo das cidades. O PT vem em quarto lugar com 52 candidatos a prefeito. O PSDB também possui o maio número de candidatos a vereador com 1.224, batendo o PT e o PSB que apresentaram 907 nomes cada. O PMDB vem em quarto com 887 candidatos a vereador.

Ceará é o oitavo estado com maior número de eleitores no País

Ceará é o oitavo estado com maior número de eleitores no País

A maioria dos eleitores cearense é do sexo feminino, tem entre 25 a 34 anos e têm o primeiro grau incompleto



O Ceará é o oitavo estado brasileiro e o terceiro nordestino com maior concentração de votantes, são 5.631.557 eleitores, o que representa 4,312% dos eleitores de todo o País. Fortaleza possui 26,396% do total do eleitorado cearense, são 1.486.511 pessoas aptas a votar. Em seguida vêm os municípios de Caucaia com 167.254 eleitores (2,97%), 151.199 (2,685%) em Juazeiro do Norte, 128.739 (2,286%) em Maracanaú e 117.723 (2,09%) em Sobral.
Apenas em Fortaleza existe a possibilidade de ter segundo turno nas eleições, já que a Capital é o único município cearense com mais de 200 mil habitantes. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (15).
Senador Sá que tem apenas 4.173 eleitores é o município com o menor número de votantes no Estado, o que representa 0,074% do eleitorado cearense.
A maioria dos eleitores do Ceará é do sexo feminino. Elas representam 52,36% das pessoas aptas a votar no Estado, em um total de 2.948.877. Já os homens são 47,47% dos votantes ou 2.673.358. As mulheres também são a maioria em Fortaleza, com percentual de 55,11%. São 819.276 eleitoras e 664.202 eleitores na Capital. No Brasil, as mulheres também são a maioria do eleitorado, 51,72% do total.
De acordo com o TSE, 29,72% dos eleitores cearenses têm o primeiro grau incompleto, 26,73% apenas lê e escreve, 15,9% possuem segundo grau incompleto, 8,33% o segundo grau completo, 10,61% são analfabetos, 5,35% têm o primeiro grau completo. Apenas 1,28% possuem o grau superior incompleto e 1,85% o superior completo.
Na capital, a maioria dos eleitores também possui apenas o primeiro grau incompleto, o que representa 29,05% dos votantes, em segundo lugar, 21,46% dos eleitores teriam o segundo grau incompleto.
A maioria do eleitorado cearense tem entre 25 a 34 anos (24,19%) em seguida vêm os que possuem entre 45 e 59 anos (19,23%) e os que têm entre 35 e 44 anos (19,05%).
Comparado ao levantamento de 2004, houve aumento de 494.304 eleitores em todo o Estado, crescimento de 9,62%. O município de Horizonte foi o que mais aumentou a quantidade de eleitores neste período obtendo um acréscimo de 47,35% no número de pessoas aptas a votar. Em 2004, eram 23.460 e hoje já são 34.569 eleitores. Em contrapartida, o município de Aquiraz perdeu 18,352% do seu eleitorado passando de 43.695 para 35.676 pessoas aptas a votar.
O crescimento do eleitorado em Fortaleza foi bem próximo ao do cearense com um aumento de 9,145%.