quarta-feira, 4 de março de 2009

Em solenidade Tiro de Guerra de Itapipoca incorpora recrutas


O Ten. Erno falou da importância e do orgulho que é para a nação brasileira a colaboração efetiva destes valorosos recrutas.


Uma solenidade no Tiro de Guerra 10-015 em Itapipoca incorporou 50 recrutas para o ano de 2009 O evento foi realizado na manhã de segunda (02/03) nas dependências da instituição na presença do comandante do Tiro de Guerra Sargento EB Melo, Ten. EB Erno Beling, (Delegado do Serviço Militar de Itapipoca), Dr.Geraldo Gomes de Azevedo Filho (vice-prefeito de Itapipoca), Capitão PM Alencar e o primeiro suplente de vereador Teixeira, além de familiares e amigos.

Eram 9h00min quando os jovens se perfilaram em frente ao quartel do TG. Durante a solenidade foram executados o Hino Nacional, lida a ordem do dia do Exército. As 9h14min quando os jovens entraram perfilados e marchando em direção ao TG, colocaram o uniforme e realizaram a 1ª formatura do grupo.

Em pronunciamento O sargento Melo deu ênfase à nova fase da vida que os recrutas estão começando, onde trabalharão valores como responsabilidade, cidadania, ética, lealdade, honestidade e demais atributos. O Ten. Erno falou da importância e do orgulho que é para a nação brasileira a colaboração efetiva destes valorosos recrutas. Dr. Geraldo fez uma breve retrospectiva das vitórias do Exército Brasileiro nos campos de batalha da Alemanha e Itália na época da segunda guerra mundial, falou também das parcerias que são realizadas entre o TG e a Prefeitura de Itapipoca, onde os novos recrutas passarão a colaborar de forma efetiva com a comunidade. E o Capitão Alencar expressou sua emoção quando disse o que é ser um atirador e da importância de vida que estes novos soldados terão para sua vida no futuro.

HISTÓRICO DO TIRO DE GUERRA 10-015

No ano de 1945, foi criado em Itapipoca o Tiro de Guerra com o nº. 209, pelo Prefeito e Diretor do Tiro de Guerra, Exmo.sr. JURANDIR CORREIA LIMA, tendo, como primeiro Chefe de Instrução, o 1º SGT SEBASTIÃO SIQUEIRA. Localizado provisoriamente na Rua Duque de Caxias, local onde ainda hoje funciona a quadra de esportes do Clube Social Imperatriz.

Em 1947 o Tiro-de-Guerra mudou de endereço, desta feita, para a Avenida Anastácio Braga, prédio pertencente à Rede Ferroviária Federal, tendo funcionado neste endereço até o ano de 1960. Neste mesmo ano, teve suas atividades suspensas, por razões desconhecidas.

Em 1º de novembro de 1973, atendendo solicitação do Senhor Prefeito Municipal GERARDO BARROSO, foi então reativado o funcionamento do Tiro-de-Guerra, desta vez, sob o nº. 10-015. A partir do ano de 1973, passou a funcionar no prédio da Estação Geradora de Energia Elétrica, de propriedade da CERNE, hoje COELCE, situado à Avenida Anastácio Braga S/Nº, onde permanece até hoje.

Ao longo desses mais de 30 anos de existência, o TG 10-015 – Itapipoca-CE, já formou mais de 2.800 (dois mil e oitocentos) atiradores.

Atualmente é formado por: 48 ATIRADORES.

O TG 10-015, durante esses anos de existência, além de cumprir o seu dever constitucional de prestação do serviço militar obrigatório, colabora com o município de ITAPIPOCA nas seguintes atividades:

Como pólo difusor de cidadania e civismo;

Colabora para estimular a interiorização e evitar o êxodo rural;

Forma atiradores conhecedores dos problemas locais, interessados nas aspirações e realizações de sua comunidade;

Colabora em atividades complementares, como doação de sangue, distribuição de alimentos, combate a dengue, vacinações diversas, competições desportivas e solenidades de âmbito municipal em benefício da comunidade local.

DIRETOR DO TG: Dr. JOÃO RIBEIRO BARROSO – PREFEITO MUNICIPAL

CHEFE DE INSTRUÇÃO – 2º Sargento de Infantaria DIRCINAEU DA SILVA MELO (Sargento MELO)

SECRETÁRIOS – SIBÉRIA MARIA MARQUES M. RODRIGUES; E

JOSÉ RILDO DE SOUSA BARROSO

Reportagem e fotos: Eldem Martins

Aguardem outras imagens!