terça-feira, 8 de julho de 2008

Brasil reúne-se com outros países em desenvolvimento

Hokkaido. Brasil, China, Índia, México e África do Sul, o chamado G5, reúnem-se hoje, em Hokkaido, paralelamente à cúpula do G8. Os líderes das cinco potências emergentes articularão posições para apresentar em reunião, amanhã, com Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Canadá e Rússia. A pauta deve incluir reivindicação pela participação nas instâncias decisórias da Cúpula.
O G5 participa como convidado do G8 desde a reunião de 2005, em Gleanegles, na Escócia, mas sem poder de decisão. Cansado de ser figurante de luxo do encontro de poderosos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a cogitar não vir ao encontro deste ano, mas acabou mudando de idéia: decidiu continuar sua cruzada em defesa dos biocombustíveis. Antes de se reunir com os demais líderes do G5, Lula terá encontros bilaterais com os presidentes do México, Felipe Calderón, da China, Hu Jintao, e da Coréia do Sul, Lee Myung-Bak. Enquanto isso, os mandatários dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia reúnem-se a portas fechadas. Amanhã, será a vez de ouvirem os países emergentes. A primeira sessão do dia será um café da manhã com o G5.
Na seqüência, G8, G5, Austrália, Indonésia e Coréia do Sul participam da Reunião das Grandes Economias sobre Mudança do Clima - diálogo lançado pelo Presidente Bush às vésperas da reunião do G-8, em 2007, em busca de um consenso sobre o regime de emissões pós-2012. Também participam da reunião o secretário-geral da ONU, o presidente do Banco Mundial, o secretário-geral da OCDE e o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia. O grupo, mais o presidente do FMI e o diretor-geral da OMC terão almoço de trabalho sobre economia mundial e alta do preço dos alimentos.
Ontem, o G8 teve reunião ampliada com Etiópia, Gana, Nigéria, Senegal, África do Sul, Tanzânia e África Austral.
Fonte:Diariodonordete.com.br

Nenhum comentário: