quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ficha suja': Peluso vota e maioria libera candidaturas

Laryssa Borges
Direto de Brasília
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionou favorável à liberação das candidaturas dos políticos que atualmente respondem a processos no Poder Judiciário. O julgamento do processo em que a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) questiona a lei que prevê que apenas condenação definitiva do candidato poderia impedir sua eleição ainda não foi concluído.
Se forem mantidos os atuais entendimentos dos ministros, todos os candidatos com a chamada "ficha suja" poderão concorrer normalmente nas eleições municipais de outubro.
Até o momento votaram para liberar os registros das candidaturas os ministros Celso de Mello, Menezes Direito, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau e Cezar Peluso. Integrantes também do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os ministros Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa opinaram por impor restrições às candidaturas daqueles que respondem a processos. Barbosa chegou a sugerir mais especificamente que para que sejam garantidos os critérios de probidade e moralidade, os candidatos não podem ter sido condenados em segunda instância.
"(A decisão deve ser tomada) sem ceder aos populismos que tomam conta da opinião pública. Opinião pública não é fonte de Direito", observou o ministro Eros Grau, para quem a proibição das candidaturas contribuiria para um cenário em que "prevalecerá a delação, como na velha Roma". "Sob a aparência da democracia popular, perecem os direitos individuais. Seria a regra do olho por olho, dente por dente".
O ministro Cezar Peluso, cujo voto consolidou a maioria, criticou setores da imprensa e afirmou que, em geral, as denúncias feitas por ela contra candidatos já correspondem a uma condenação. "A denúncia já é uma condenação quando o tempo é instantâneo", declarou. "Não se pode fazer uma interpretação generosa (da Constituição no caso). Tem que se fazer uma interpretação restrita", afirmou o ministro.
O relator do caso, Celso de Mello, ao manifestar seu voto, disse não se poder considerar, a pretexto de um cenário de "purificação" das candidaturas, que os políticos que respondem a processos no Poder Judiciário não tenham o direito de ser candidatos a cargos eletivos. "O fim não justifica os meios", ponderou, emendando que "a presunção da inocência tem prevalecido nas sociedades civilizadas como valor fundamental e exigência básica de respeito à dignidade da pessoa humana".
Em posição oposta, o ministro Carlos Ayres Britto defendeu o impedimento das candidaturas dos políticos com pendências na Justiça e observou que não se pode maximizar o princípio da presunção da inocência e liberar para o processo eleitoral todos aqueles que têm "ficha suja". "Candidato é cândido, é puro. Candidatura é candura. Como se pode ignorar isso? A Constituição não emprestou significado diferente a essas palavras porque trabalhou com esse pressuposto: quem pretende ingressar nos quadros estatais há de corresponder à exigência de um mínimo ético. Todos partimos de um elementar dever de casa", comentou.

Últimas notícias


22h20 - Leia mais - STF libera candidatura de políticos com 'ficha suja'. Clique aqui

22h00 - Leia mais - 'Ficha suja': Peluso vota e maioria libera candidaturas. Clique aqui

21h36 - Leia mais - STF: Eros Grau vota por liberar candidato com 'ficha suja'. Clique aqui

21h21 - Leia mais - STF: Lewandowski vota por liberar candidato com "ficha suja". Clique aqui

21h20 - Leia mais - STF: Cármen Lúcia vota por liberar candidato com "ficha suja". Clique aqui

21h19 - Leia mais - STF: 4º ministro vota e empata julgamento. Clique aqui

21h18 - Leia mais - Joaquim Barbosa vota pela inelegibilidade de candidatos com "ficha suja". Clique aqui

21h18 - Leia mais - Ayres Britto vota por barrar candidatos com "ficha suja". Clique aqui

21h17 - Ao vivo - O ministro Cezar Peluso lê o seu voto.

21h16 - Leia mais - Relator vota contra barrar candidato com "ficha suja". Clique aqui

21h00 - Ao vivo - Eros Grau lê o seu voto no plenário do STF.

20h49 - Ao vivo - A ministra Carmen Lúcia vota com o relator Celso de Mello. Fala agora o ministro Ricardo Lewandowski.

20h43 - Ao vivo - A ministra Carmen Lúcia profere seu voto.

20h22 - Ao vivo - Ministro Joaquim Barbosa lê o seu voto. Anteriormente, Carlos Ayres Britto defendeu que a Justiça proíba candidatura de políticos com "ficha suja".

22h10 » Rio: Justiça aceita 137 registros de candidaturas

Fonte:Redação Terra

Homenagem de funcionários no aniversário do secretário Paulo Maciel

O secretário de Estado da Cultura Turismo e Desporto de Itapipoca, Paulo Maciel Júnior foi homenageado hoje (06/08) pelos colegas de trabalho pela passagem do seu aniversário Uma festa almoço surpresa foi realizada para cantar parabéns e entregar os presentes. A festa foi patrocinada pelos próprios servidores.

Paulo Maciel não imaginava o que se passava na cabeça dos seus colaboradores, mas quando viu tudo armado no Clube Social Imperatriz sentiu de perto o carinho que estes amigos sentem por sua pessoa. E para completar a festa o prefeito João Barroso se fez presente e em seu discurso mostrou a grande satisfação em tê-lo como secretário. Roberto Café muito emocionado falou em nome dos funcionários e dois dançarinos do Balé Baião fizeram apresentações majestosas, tudo para impressionar o aniversariante.

Paulo Maciel acompanhado de sua esposa Celiane, falou para os amigos com a voz embargada pela emoção, agradeceu a todos os que lá estavam e apagou a vela onde foi acompanhado pelo tradicional parabéns pra você.

Eldem Martins

SONDA PHOENIX VÊ ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO EM MARTE


Folha Online - SP

Técnicos da missão da sonda Phoenix, que explora o solo de Marte desde 25 de maio deste ano, descobriram água em estado líquido no planeta (275 milhões de km da Terra). Na semana passada o trabalho da sonda já havia confirmado a existência de gelo no local, mas a nova descoberta pode levar a uma revolução nas pesquisas sobre a possibilidade de vida no planeta vizinho.

A água em estado líquido indica algo fundamental para a existência de vida, ao menos do modo como a conhecemos.

Nenhum estudo foi publicado ainda sobre a descoberta, mas o líder de um dos grupos no comando da pesquisa da Phoenix afirmou por telefone à Folha Online que o assunto será divulgado em relatório dentro de alguns dias. O cientista falou com a condição de não ser identificado. (A Nasa costuma divulgar descobertas importantes apenas em entrevistas coletivas marcadas com antecedência.)

O assunto deixa cientistas da agência espacial entusiasmados porque a água líquida é uma condição necessária à vida tal qual a conhecemos. Se o planeta mostrar indício de que possui moléculas orgânicas semelhante às que compõem o DNA e as células - estruturadas sobre longas cadeias de átomos de carbono - pode ser que existam seres vivos lá também.

Na semana passada, cientistas da Nasa confirmaram a existência de etano (uma molécula orgânica simples, componente do gás natural) na forma líquida em Titã, a maior lua de Saturno. Trata-se do único astro do Sistema Solar, à exceção da Terra, onde havia sido detectado líquido na superfície.

Líquida e gelada

A existência de água líquida, mesmo a baixíssimas temperaturas, seria possível em Marte pela existência de certos sais, que existem também na Terra, mas são pouco estudados. Sais têm a capacidade de diminuir a temperatura necessária para que a água se solidifique - em países de clima frio, é comum utilizar sal para derreter a neve.

Assim, mesmo que a temperatura média em Marte seja de -53ºC, poderia existir água líquida no solo. Na Terra, a água congela a 0ºC, ao nível do mar.

Marte é considerado um deserto, em que água neste estado não existe na superfície, mesmo em locais com altas temperaturas, maiores que a necessária para solidificar a água. Há uma exceção, para pontos restritos, em que água líquida existiria de maneira passageira, desaparecendo rapidamente - trata-se de um modelo para explicar a existência de certas "valas" no subsolo.

Entretanto, estudos recentes indicam que a água existiu em forma líquida no passado de Marte. Em julho, um estudo publicado na revista "Nature" afirmou que a água foi um elemento abundante no primeiro período geológico de Marte, de 4,6 bilhões a 3,8 bilhões de anos atrás, quando foi determinante para a formação de minerais tanto na superfície como no subsolo do Planeta Vermelho.

Nabos marcianos

Nos próximos dias, a Phoenix vai continuar utilizando um instrumento chamado Tega (sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido), para verificar a composição do solo de Marte, na busca por matéria orgânica.

A função do equipamento é esquentar amostras do solo, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar sua composição.

As análises do solo de Marte feitas pela Phoenix já indicam um ambiente salgado, similar ao encontrado nos quintais das casas terráqueas. A Phoenix revelou a existência de magnésio, sódio, potássio e cloreto - os técnicos dizem que aspargos e nabos poderiam ser plantados num solo assim.

Em razão da qualidade dos resultados apresentados pela Phoenix, a Nasa decidiu estender a missão da sonda até 30 de setembro. A idéia original era que o sistema funcionasse por cerca de três meses, até o fim de agosto.


Fonte: Folha Online
Data: 04/08/2008

Seres humanos já consumiam leite há 9.000 anos, afirma estudo

Pesquisa mostrou evidências do uso de laticínios na Europa Oriental e na Turquia.
Achado recua prática em cerca de dois milênios, de acordo com arqueólogos.
Da France Presse

Os seres humanos consumiam leite 7.000 anos antes de nossa era, ou seja, em uma época bem mais remota (dois milênios) do que pensávamos até agora, informou uma equipe internacional num estudo que será publicado na edição desta semana da revista britânica "Nature". Os pesquisadores, que examinaram mais de 2.200 fragmentos de cerâmica do Oriente Médio e dos Bálcãs, concluíram que, há mais de 6.500 anos antes de nossa era, o leite era tratado e conservado nessas regiões.

Ovinos, ovelhas e cabras eram criados desde o 8º milênio antes de nossa era, principalmente por sua lã e sua carne. Mas é a primeira vez que encontramos a prova de que o leite desses animais era consumido em uma data anterior ao 5º milênio antes de Jesus Cristo.

Inglaterra e Romênia

As provas mais antigas do consumo de leite haviam sido encontradas até agora na Inglaterra (início do 4º milênio antes de nossa era) e na Romênia (5.000 anos antes de Jesus Cristo).

Os novos resíduos orgânicos provenientes do leite, examinados pela equipe dirigida por Richard Evershed, da Universidade de Bristol (Reino Unido), mostraram que a criação de gado era mais comum nas regiões onde havia principalmente bovinos. Os pedaços de cerâmica estudados vieram principalmente do noroeste da Anatólia, da Grécia e da Ucrânia.

Fonte:G1.com.br

Explosão misteriosa de bólido extraterrestre na Sibéria faz cem anos

14/07/2008 - 08h00

Em série de três artigos, astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão relata o episódio.
Saiba o que aconteceu, o que se apurou e quais são as hipóteses que explicam o ocorrido.
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão Especial para o G1

Foto: William K. Hartmann
William K. Hartmann
Ilustração mostra explosão de Tunguska, na Sibéria (Foto: William K. Hartmann)

Há cem anos, na manhã de 30 de junho de 1908, às 7h14, hora local, uma enorme explosão ocorreu, após uma bola de fogo ter sido vista atravessando o céu. Não foram encontrados vestígios de um meteorito, mas uma onda de choque devastou toda uma região desabitada de florestas de taiga pantanosa que permanece congelada durante cerca de oito meses do ano, nas proximidades do rio Tunguska, cerca de 800 quilômetros a noroeste do lago Baikal, na Sibéria Central. Num raio de 30 quilômetros, todas as árvores foram destruídas. Ouviu-se o ruído a mais de mil quilômetros.
Uma estranha luminescência foi observada durante a noite em inúmeras regiões. Ao longo da Europa, registraram-se ondas sísmicas semelhantes às de um terremoto e perturbações no campo magnético terrestre. Os meteorologistas, com seus microbarógrafos, conseguiram determinar que as ondas de choque, oriundas da explosão, deram no mínimo duas voltas ao redor da Terra.
Na Ásia e na Europa, as noites se tornaram luminosas e os pores-do-sol assumiram um forte colorido vermelho.
Na realidade, o denominado Evento de Tunguska foi uma explosão que ocorreu na atmosfera acima de um sítio com as coordenadas geográficas 60°55’ N, 101°57' L, próximo ao rio Podkamennaya Tunguska, na província de Evenkia, na Sibéria. Mais tarde, a sua potência foi estimada entre 10 e 15 megatons. O episódio provocou a destruição de cerca de 60 milhões de árvores numa área estimada em 2.150 quilômetros quadrados.
Se o objeto responsável pela explosão tivesse atingido a Terra algumas horas mais tarde, ou melhor, explodido sobre uma área mais densamente povoada da Europa –- provavelmente sobre a cidade de São Petersburgo -–, em lugar de uma região de baixa densidade populacional, como Tunguska, possivelmente teria provocado uma enorme catástrofe, com uma maciça perda de vidas humanas.

O que se viu

Por volta das de 7 horas e 15 minutos da manhã, os tungues nativos e os colonos russos das colinas noroeste do lago Baikal observaram uma enorme bola de fogo que se deslocava no céu, quase tão brilhante como o Sol. Alguns minutos mais tarde, um intenso clarão iluminou metade do céu, acompanhado por uma onda choque que, além de golpear as pessoas, quebrou as vidraças das janelas das casas situadas num circulo de cerca de 650 km de raio. A explosão foi registrada na maior parte das estações sísmicas de toda a Eurásia, assim como produziu fortes oscilações na pressão atmosférica suficientemente intensas para serem detectado pelo barógrafos que tinham sido inventados recentemente na Grã-Bretanha.
Nas semanas que se seguiram à explosão, o céu noturno na Europa e na Rússia Ocidental apresentou uma luminosidade tão brilhante que sua luz era suficiente para que as pessoas pudessem ler um jornal. Nos Estados Unidos, o Observatório Astrofísico Smithsonian e o Observatório de Monte Wilson detectaram uma redução da transparência atmosférica que durou vários meses.
Surpreendentemente, na época, houve pouca curiosidade científica sobre o impacto; talvez em virtude da dificuldade em alcançar uma região tão isolada como as tungas siberianas, onde o fenômeno tinha sido observado.
A primeira explicação foi a de que um enorme meteoro, com um peso superior a um milhão de toneladas, havia caído em alguma região das florestas siberianas. Mas essa não seria a última palavra sobre o assunto...
NÃO PERCA: A história das expedições que investigaram o episódio -- nesta terça, no G1.

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão é astrônomo, autor de mais de 85 livros, dentre eles "Nas fronteiras da Intolerância: Einstein, Hitler, a Bomba e o FBI".

'Não há motivos', diz embaixador brasileiro sobre explosão no Chile

Giovana Sanchez Do G1, em São Paulo


A explosão de uma bomba na porta da embaixada brasileira em Santiago do Chile, nesta quarta-feira (6) foi um ato sem significado aparente, disse ao G1 por telefone o embaixador do Brasil no Chile, Mario Vilalva. Segundo ele, não há motivos para uma ação como essa, "já que Brasil e Chile são países democráticos, nações amigas que mantêm um bom relacionamento".

A bomba explodiu na madrugada desta quarta-feira (6) e não deixou feridos. Segundo a secretária do embaixador, Cristiane Alves, uma das primeiras pessoas a entrar na embaixada nesta manhã, os vidros estão quebrados e a porta de entrada foi danificada. "As colunas da entrada também foram atingidas", disse ela, em entrevista ao G1, por telefone.

A assessoria do Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou o episódio e informou que não houve grandes estragos no local.

Mapa do centro de Santiago localiza a Embaixada do Brasil. (Foto: Arte G1)

Segundo o periódico "El Mercúrio", a explosão ocorreu à 0h20 (1h20 de Brasília) e, de acordo com a agência de notícias Efe, destruiu alguns vidros da sede diplomática - no centro de Santiago, a quatro quadras do Palácio de La Moneda.

"Sentimos um forte barulho, pensamos que era um acidente, mas, quando fomos observar, vimos que havia muita fumaça e uma pessoa estava escapando para o sul", disse José Tobar, um dos moradores do imóvel, à rádio "Cooperativa".

De acordo com o periódico chileno "La Tercera", testemunhas disseram ter visto um homem deixar o local após a explosão. Segundo a Efe, a polícia afirmou que o incidente foi captado por uma câmera de segurança do edifício, por isso conta com algumas pistas para a investigação.

Um oficial disse aos jornalistas que a bomba era de fabricação caseira e que, no local, não foi encontrado nenhum panfleto relacionado a algum grupo que possa ser responsável pelo atentado.

Membros do Grupo de Operações Policiais Especiais (Gope) estão no local para investigar o ocorrido.

Só 25 cursos avaliados no Enade 2007 são considerados 'top'

Essas graduações conseguiram nota 5 nos três conceitos: Enade, IDD e CPC.
Oito delas são de instituições estaduais e 17 de universidades federais.
Fernanda Bassette Do G1, em São Paulo

Apenas 25 cursos entre os 3.239 cursos superiores avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade buscar) na edição 2007 alcançaram nota 5 nos três principais conceitos do exame: nota do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC) - nova modalidade de avaliação que é composto por 40% da nota do Enade, 30% da nota do IDD e 30% da avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.

Veja aqui a lista completa dos cursos avaliados pelo MEC

Esse percentual representa 0,77% de todos os cursos avaliados. Se excluirmos os 1.110 cursos que ficaram sem conceito no Enade e no CPC porque não tinham estudantes concluintes para fazer a prova em 2007, esse percentual sobe para 1,17% de cursos com nota máxima nos três conceitos. Veja aqui os cursos top.

Isso significa que apenas 25 dos cursos superiores efetivamente analisados podem ser considerados de excelência, sendo que oito deles são de instituições estaduais e 17 de universidades federais. Dos cursos considerados top, um é de agronomia, um é de educação física, quatro são de enfermagem, quatro são de farmácia, um é de fisioterapia, três são de medicina, dois são de medicina veterinária, três são de nutrição, três são de odontologia, um é de serviço social um é de terapia ocupacional e um é de zootecnia. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC).

Se levarmos em consideração os cursos que conseguiram nota 5 no Enade e no CPC, o número sobe para 40 graduações, sendo 14 delas estaduais e 26 federais - o que representa 1,23% do total dos cursos avaliados no exame, um número ainda muito baixo.

Cursos top

Os 25 melhores cursos no Enade 2007
Curso Instituição Rede Média dos concluintes Enade / IDD / CPC
Medicina
Universidade Federal de Mato Grosso Federal
77,1
5
Medicina Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre Federal
75,5
5
Medicina Universidade Federal do Rio Grande do Sul Federal
74,9
5
Nutrição Universidade Federal de Viçosa Federal
74,0
5
Odontologia Universidade Federal do Rio Grande do Norte Federal
71,2
5
Zootecnia Universidade Federal de Viçosa Federal
70,3
5
Odontologia Universidade Estadual Paulista Estadual
70,3
5
Nutrição Universidade Federal de Goiás Federal
69,4
5
Agronomia Universidade Estadual de Ponta Grossa Estadual
68,9
5
Fisioterapia Universidade Federal do Rio de Janeiro Federal
68,9
5
Ed. Física Universidade Federal de Viçosa Federal
68,8
5
Odontologia Universidade Estadual de Ponta Grossa Estadual
67,6
5
Nutrição Universidade Federal de Alfenas Federal
66,7
5
Serviço social Universidade Federal de Mato Grosso Federal
64,4
5
Medicina veterinária Universidade Federal do Rio Grande do Sul Federal
63,1
5
Medicina veterinária Universidade Federal de Lavras Federal
62,7
5
Farmácia Universidade Estadual de Ponta Grossa Estadual
60,7
5
Farmácia Universidade Estadual de Londrina Estadual
59,0
5
Farmácia Universidade Federal de Alfenas Federal
58,5
5
Farmácia Universidade Estadual do Oeste do Paraná Estadual
58,3
5
Enfermagem Universidade Federal de Alfenas Federal
56,2
5
Enfermagem Universidade Estadual de Londrina Estadual
55,8
5
Enfermagem Universidade Federal do Triângulo Mineiro Federal
55,6
5
Terapia ocupacional Universidade Federal do Paraná Federal
55,2
5
Enfermagem Faculdade de Medicina de S.J. do Rio Preto Estadual
50,7
5

O Enade 2007

O Enade 2007 avaliou 16 áreas de conhecimento, incluindo os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. A prova foi realizada em novembro do ano passado. Ao todo, 258.342 universitários foram convocados para fazer o exame.

Foram avaliados 3.239 cursos de 753 instituições do país. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, foram convocados 145.380 ingressantes e 112.962 concluintes, além de 1.365 voluntários, 31.104 candidatos irregulares de 2004, 2005 e 2006 e 10.454 inscritos fora do prazo.

A prova é a mesma para ingressantes e concluintes da mesma área e conta com 40 questões de múltipla escolha e dissertativas, 30 específicas do curso e dez de formação geral. Com base no desempenho dos estudantes, os cursos receberão conceitos de 1 a 5.

Exame obrigatório

O Enade é uma avaliação obrigatória para os alunos selecionados por amostragem pelo Inep. Caso o aluno escolhido pelo Inep não faça a prova, ele perderá o direito de receber o diploma de conclusão de curso.
A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa avaliar a qualidade do cursos de graduação mediante o desempenho dos estudantes. Também compõem o Sinaes, a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional.

O exame busca medir a contribuição do curso na formação do estudante. Dessa forma, aplica a mesma prova para alunos ingressantes e para alunos concluintes de cada um dos cursos avaliados - medindo, assim, a situação em que o estudante chegou ao curso e a situação em que está saindo, o que permite avaliar o que foi agregado em termos de conhecimento, tanto geral quanto específico.

Leia mais notícias de Vestibular e Educação

Avião de pequeno porte cai em Fortaleza

Acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira.
Do G1, em São Paulo

Um avião de pequeno porte caiu em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (6). Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam na aeronave. Elas ficaram feridas e foram levadas ao hospital.

O major José de Melo Neto, da assessoria de imprensa dos bombeiros, disse ao G1 que os dois ocupantes não correm risco de morrer. Inicialmente, os bombeiros haviam informado que o acidente ocorreu em uma rua da capital do Ceará. Depois, foi confirmado que a aeronave caiu em um terreno, próximo a uma pista de pouso.

Peritos foram até o local. As causas do acidente estão sendo investigadas.

Leia mais notícias de Brasil