terça-feira, 14 de outubro de 2008

Ajuste do dólar 'fará bem' à economia brasileira, afirma Lula

Presidente deixou a Espanha e já chegou a Nova Délhi, na Índia.
Para ele, taxa de câmbio brasileira vai encontrar 'ponto de equilíbrio'.

Da Agência Estado


Foto: André Dusek/Agência Estado
André Dusek/Agência Estado
Recepção para o presidente Lula na chegada a Nova Délhi (Foto: André Dusek/Agência Estado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (14) que o ajuste do dólar "fará bem" para a economia brasileira. "O dólar vai achar seu ponto de equilíbrio conforme a economia encontre seu ponto certo. Essa é a vantagem de um câmbio flexível", disse Lula, que deixou pela manhã Madri em direção à Índia e já chegou a Nova Délhi.

Para o presidente, a subida do dólar "foi positiva" para a economia de um modo geral, e principalmente para as exportações. Ele lembrou da época em que era oposição e que pedia que o dólar ficasse num patamar específico. "Isso eu sei que não dá mais", afirmou. "Vamos continuar com nossas previsões de que exportaremos mais de US$ 200 bilhões neste ano", afirmou.

Importação de máquinas

Ele ainda destacou que o aumento das importações não deve ser considerado como um problema. Nos últimos meses, o superávit comercial do Brasil vem caindo e a Organização Mundial do Comercio (OMC) já estima que será difícil sua manutenção se os preços das commodities sofrer uma queda importante. "Estamos importando máquinas. Isso significa que estamos comprando para produzir mais", disse.

Lula afirmou que estava na hora de países emergentes pararem de usar o dólar como forma de garantir o intercâmbio entre suas economias. "Por que Brasil e Índia precisam usar o dólar? Por que não podemos converter as nossas moedas diretamente? Vamos começar a discutir essa possibilidade com vários governos", disse.

Ele apontou para o exemplo do Brasil e Argentina, que abriram a possibilidade para que empresas possam usar as moedas dos dois países para pagar por exportações e importações.

"Levamos mais de um ano para chegar a isso. Mas vamos agora começar a discutir a possibilidade de levar isso também ao resto do Mercosul, primeiro. Depois, a idéia é de que seja usada em toda a América do Sul", afirmou.

Ele não descarta que será um trabalho "difícil". "Mas o nosso Banco Central vai ter de ser usado para ajudar nesse sentido."

Agricultura

O presidente Lula acredita que o setor agrícola vai recuperar rapidamente eventuais perdas na safra deste ano por causa da crise financeira e rejeita a tese de que as mudanças cambiais afetarão a renda no campo em 2008. "Precisamos parar de pensar em dólar e também pensar no real. A safra será colhida a um bom preço em real", afirmou Lula.

Para o presidente, não está na hora de as pessoas "ficarem lamentando a crise". "Precisamos é aproveitar as oportunidades", disse. Ele afirmou que não está preocupado com uma eventual queda nos preços nem o endividamento do setor.

"Estamos tomando todas as medidas necessárias. A agricultura não tem o que temer", disse. "Essa é a história da agricultura brasileira. Um ano está com certas dificuldades, mas logo se recupera e compensa nos anos seguintes. A agricultura é cíclica", afirmou.

Lula destacou que o efeito dos especuladores também afetou os preços das commodities nos últimos meses. "Muitos investidores, diante das perdas com o subprime (hipotecas de alto risco de inadimplência nos EUA), colocaram dinheiro em outras coisas, entre elas as commodities agrícolas", disse.

Lula insistiu que um dos problemas mais graves hoje é a barreira colocada pelos países ricos ao comércio de bens agrícolas. "Os países ricos precisam seguir o que dizem sobre mercado livre e de fato adotar medidas de mercado livre no setor agrícola", disse.

Leia mais notícias de Economia e Negócios

Fonte:G1

Curitiba, cenário moderno e bucólico

Galeria

Clique para Ampliar

Jardim Botânico: atrativo turístico que se destaca pela beleza de seus jardins, fontes e estrutura metálica que abriga espécies botânicas de referência nacional (Foto: Edgony Bezerra)

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Sílvia Cardoso prepara o barreado no Restaurante Madaloso, na cidade de Morretes, há 13 anos (Foto: Edgony Bezerra)

Clique para Ampliar

Morretes preserva casarões antigos, ruas e praças arborizadas ao lado do Rio Nhundiaquara (Foto: Divulgação)

Clique para Ampliar

Parque Tanguá, situado às margens do Rio Barigui, com área verde de 450 mil metros quadrados (Foto: Edgony Bezerra)

A capital do Paraná dá boas-vindas aos visitantes com suas características de cidade moderna, bem planejada e ideal para encontros de negócios. A localização é estratégica, junto ao Mercosul e aos maiores centros econômicos do Brasil. A população já ultrapassa 1.700.000 habitantes. A cidade é ponto de partida para passeios de trem pela Serra do Mar, uma viagem inesquecível até Morretes

Conhecer Curitiba é um prazer que se fortalece na descoberta de uma identidade cultural diversificada, pela predominância de imigrantes alemães, poloneses, italianos e ucranianos. As diferentes etnias oferecem como vantagem para a cidade uma variedade de opções gastronômicas e culturais. Curitiba consegue adequar crescimento e modernidade sem causar transtornos aos seus habitantes.

Fundada em 1693, a capital do Paraná chega aos 315 anos mantendo referência em qualidade de vida, com fama mundial pela preocupação com o meio ambiente e o arrojado planejamento urbano. São 51 metros quadrados de área verde por habitante e mais de 30 parques e bosques em harmonia com edifícios e largas avenidas.

O sistema de transporte é integrado, formado por várias linhas de ônibus, terminais e estações-tubo (modernos pontos de ônibus que protegem o usuário do sol e da chuva). Os ônibus são biarticulados, circulam em vias exclusivas e têm capacidade para 270 passageiros. Dados do IBGE/2007 confirmam uma população de 1.797.408 habitantes. A Região Metropolitana de Curitiba é formada por 26 municípios, agrupados em cinco microregiões. São muitos os pontos turísticos, históricos e culturais, além do passeio no trem de luxo no trecho Curitiba/Antonina com parada em Morretes, cidade que tem como referência gastronômica o barreado, prato típico da região.

PASSEIO DE TREM

Deslumbramento na bela Serra do Mar

O passeio de trem na Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá deixa os passageiros mais perto do céu, a 820 metros acima do nível do mar

A viagem começa na Estação Ferroviária de Curitiba (PR), de onde o trem turístico parte cortando a Região Metropolitana, pelos municípios de Pinhais e Piraquara. A exuberância do verde e a diversidade do percurso tornam emocionante a viagem de trem pela Serra do Mar, no trecho entre Curitiba e Morretes, na centenária Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá. Nos 62 quilômetros que separam as duas cidades estão 13 túneis e 71 pontes percorridos lentamente, com paradas para contemplação da natureza. A cada momento uma nova emoção, que chega ao ápice na Ponte São João. São 102 metros de extensão e 55 de altura. A região mostra a exuberância da mata atlântica e abriga elementos da fauna e da flora - araras, borboletas azuis, tucanos, orquídeas, samambaias, bromélias, hortênsias e outros.

A ferrovia foi construída entre 1880 e 1885, pelos primeiros imigrantes, que romperam rochas altíssimas ao longo do percurso. Um dos pontos de maior referência da obra é o Viaduto Carvalho, com cinco pilares em alvenaria. Eram construídos 35 centímetros de túnel a cada 30 dias. A natureza testemunhou muitas dificuldades e até mortes de operários. O Viaduto Carvalho contorna a montanha, oferece a melhor visão da Serra do Mar e deixa o turista com a sensação de estar flutuando no espaço.

A Serra do Mar reserva uma paisagem de muitas rochas, cachoeiras, montanhas, além do Rio Ipiranga que completa um belo cenário ecológico. Durante o percurso, o trem faz uma parada oficial na Serra do Cadeado. Os passageiros descem, visitam a gruta de Nossa Senhora do Cadeado e tiram fotos da região montanhosa.

A viagem até Morretes dura mais de três horas e todos os momentos são prazerosos. Além da paisagem e do conforto do trem, o serviço de bordo é impecável. Tem vinho, champanhe, sucos, café, pães, geléias, queijo e presunto. As comissárias são atenciosas e preparadas para atender os turistas em vários idiomas. O Trem de Luxo é administrado pela Serra Verde Express, tem boas instalações, decoração ecológica e poltronas confortáveis.

Morretes

O desembarque é feito na pequena cidade de Morretes, que tem como marco o Rio Nhundiaquara. O rio atravessa a região e permite a prática de esportes radicais como canoagem, bóia-cross e ainda pescarias. A parada é uma ótima oportunidade para aproveitar a variedade do artesanato local e levar alguns presentes típicos de recordação, como os artigos feitos com banana, fruta típica da região.

Morretes é um município brasileiro situado na região litorânea do estado do Paraná. A cidade é famosa por seus restaurantes, que vendem um prato típico da região chamado barreado. Também possui muitos casarões antigos bem preservados, ruas e praças limpas e arborizadas.

De herança cabocla, o barreado tradicional é preparado com carne bovina, toucinho e temperos em panelas de barro, misturado à farinha de mandioca. O segredo da receita está no preparo, que deve ser cozida por 12 horas em panela vedada para impedir a perda de vapor. Para completar o prato, o ideal é servi-lo com banana.

No folclore paranaense, barreado é sinônimo de fartura, festa e alegria. O nome vem da expressão ´barrear´ a panela com um pirão de cinza ou farinha de mandioca para evitar que o vapor escape e o cozido seque rápido. Hoje, com a grande procura, os chefs de cozinha já não utilizam a panela de barro. No Restaurante Madalozo, um dos mais procurados de Morretes, Sílvia Cardoso utiliza panelões de alumínio e diz que o segredo do prato está na dedicação. A técnica de vedação e o tempo de cozimento continuam preservados.

Passeio histórico e cultural em Curitiba

Árvores frondosas, temperatura amena e muitos parques para visitar. Esta é a capital paranaense nos meses de setembro e outubro, quando o frio ainda persiste, tornando os passeios mais agradáveis. A cidade é conhecida por sua organização e atualidade. Curitiba também guarda muito do clima europeu de seus colonizadores e se transforma em um ponto turístico ainda mais visitado quando os termômetros começam a marcar temperaturas mais baixas.

A cidade, que está entre os três municípios com melhor infra-estrutura do Brasil, tem belas atrações turísticas, como o Jardim Botânico, cartão-postal de Curitiba, com belos jardins e sua estufa inspirada no Palácio de Cristal de Londres; e o Teatro Paiol, cuja construção circular de 1906 foi depósito de pólvora do exército. Há também o calçadão para pedestres da XV de Novembro e a primeira rua projetada em espaço fechado do País, com mais de 40 lojas, todas funcionando 24 horas.

O bairro italiano de Santa Felicidade é a escolha de muitos casais, a badalação do Batel encanta a quem prefere agitação. Valem ainda a visita: os memoriais Japonês e Ucraniano, os bosques Alemão e do Papa, e a Torre Panorâmica - cujo mirante tem 109 metros de altura e permite uma visão de 360° da capital paranaense. O espaço em círculo dispõe de quadros indicativos dos bairros e outros pontos de interesse dos visitantes. O local tem recepcionista e o acesso à torre, por elevador, custa R$ 3,00.

Com um dos melhores índices de áreas verdes do País - 52 metros quadrados por habitante - Curitiba é um convite à observação da conservação consciente do meio ambiente. Os mais de 30 parques e bosques que permeiam a cidade dão a medida do cuidado de toda a população com a natureza, unindo preservação, saneamento, esporte e lazer. Muitos destes espaços se unem uns aos outros, criando grandes corredores de mata ao longo dos rios e fundos de vales. Merece destaque o Parque Tanguá, situado às margens do Rio Barigui. São 450 mil metros quadrados de área e uma paisagem verdejante que parece infinita.

Dentro de um paraíso ecológico recuperado está a Ópera de Arame, uma das atrações mais visitadas da cidade, inaugurada em 1992. Construída em uma pedreira desativada, transformada em espaço cultural, é toda de aço e policarbonato transparente. Uma cascata de dez metros de altura e o acesso por uma passarela elevada sobre um lago de 7.200 metros quadrados completam o deslumbrante cenário. A área que abriga a Ópera de Arame tem 16 mil metros quadrados e capacidade para 2.400 espectadores. O espaço cultural presta homenagem ao poeta, músico e compositor curitibano Paulo Leminski, que também dava nome à pedreira.

Linha Turismo

Os atrativos turísticos de Curitiba podem ser visitados nos passeios de jardineira da Linha Turismo. É um ônibus branco e arejado que passa em 25 pontos turísticos e percorre 44 quilômetros em duas horas e meia. O ponto de partida é a Praça Tiradentes, mas o visitante pode subir em outros locais e descer até quatro vezes durante o percurso. Os veículos são equipados com sistema de som, com informações em três idiomas. A jardineira passa a cada 30 minutos e funciona de terça a domingo, das 9 às 17h30. A passagem custa R$ 16,00. Informações: www.viaje.curitiba.pr.gov.br

SAIBA MAIS

Curitiba é a bela capital do Paraná, estado localizada na região Sul do País
A cidade é referência em qualidade de vida
Possui 51 metros quadrados de área verde por habitante e 30 parques e bosques
O Aeroporto Internacional Afonso Pena fica a 20 minutos do centro da cidade com um movimento médio de de 156 vôos diários
A capital do Paraná conta com 150 hotéis, 10 mil apartamentos e 18 mil leitos
Curitiba está a uma hora e meia de vôo do Rio de Janeiro e a 50 minutos de São Paulo
O motivo que mais atrai os turistas são os negócios
A cidade possui 100 espaços para eventos - centros de convenções, teatros, hotéis e instituições
Curitiba conta com 23 shoppings, além de feiras livres e de artesanato e ruas temáticas para compras
A localização favorece os negócios junto ao Mercosul e aos maiores centros econômicos do País

HISTÓRIA

1885 foi o ano de conclusão da Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá. O trecho desbrava a Serra do Mar, corta rochas e montanhas e mostra a beleza da mata atlântica no percurso até Morretes.

Edgony Bezerra
Editora de Turismo

A jornalista viajou a Curitiba a convite da Operadora New Line

Mais informações:

Além do trem de luxo, uma litorina faz o percurso diariamente. A BWT Operadora utiliza o trem num circuito turístico de 8 a 10 dias (ferroviário e rodoviário), do Rio de Janeiro a Foz do Iguaçu, passando por 12 cidades. (41) 3323.4007 - www.btoperadora.com.br e www.serraverdeexpress.com.br
Fonte:diariodonordes.com.br

CARGOS PROPORCIONAIS Partidos contam seus vereadores

Galeria

Clique para Ampliar

Carlos Matos, presidente do PSDB, foi um dos primeiros dirigentes a fazer avaliação (Foto: Adriana Pimentel)

O resultado final das eleições produziu um quadro com melhor distribuição dos vereadores por partido

A exemplo do que ocorreu na eleição majoritária deste ano, na disputa proporcional o PSDB também reduziu sua participação nas Câmaras Municipais, embora seja a agremiação que elegeu a maior quantidade de vereadores. Nas eleições de 2004 os tucanos elegeram 519 vereadores com um total de 789.580 e este ano foram 346 com 505.181 votos.

O PMDB consolidou sua tendência de crescimento elegendo 34 vereadores a mais que em 2004, embora tenha obtido uma quantidade menor de votos no geral. Com 440.865 votos em 2004 o PMDB elegeu 175 vereadores e este ano com 428.681 sufrágios elegeu um total de 209 vereadores.

O resultado da eleição de 2008 também revela uma tendência de crescimento do PT que em 2004 elegeu 84 vereadores com 282.003 votos e este ano conseguiu 400.009, elegendo 123 vereadores. O Partido Comunista do Brasil (PC do B) também ampliou seu desempenho eleitoral, saindo de 2004 com 69.529 votos e 11 vereadores eleitos para 150.659 sufrágios e um total de 56 vereadores este ano.

Dos 26 partidos políticos que apresentaram candidatos às Câmaras Municipais dos 184 municípios cearenses nas eleições deste ano, apenas o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) não conseguiu eleger nenhum vereador. O Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o PSOL conseguiram eleger apenas um vereador, cada, sendo o representante do PSOL eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza.

Desempenho

Os dirigentes de partidos políticos costumam avaliar o desempenho de cada agremiação em um pleito eleitoral com base na quantidade de candidatos que a legenda conseguiu eleger. Essa análise leva em consideração apenas os objetivos alcançados em matéria de “poder”, tanto no plano majoritário quanto proporcional. No entanto, quando se observa a votação de cada legenda podem ser obtidos resultados diferentes tendo em vista que, neste caso, o que está em análise é a aceitação do partido pelo eleitorado do Estado.

Na disputa pelas 184 prefeituras cearenses o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ocupou a primeira posição em número de candidatos vitoriosos, elegendo 54 prefeitos. A segunda posição ficou com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com 33 prefeituras. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu 22 prefeitos e o Partido Republicano Brasileiro (PRB) obteve êxito na disputa de 17 prefeituras.

O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu 15 prefeitos, conforme dados revelados pela Justiça Eleitoral. No entanto, quando a análise é do número de votos obtidos por cada legenda o PT figura em primeiro lugar com um total de 879.854 sufrágios. Em segundo lugar está o PSDB com 657.625 votos e o PMDB aparece na terceira posição com 577.325 votos.
Fonte:diariodonordes.com.br