quarta-feira, 7 de maio de 2008

Assembléia comemora 100 anos de imigração japonesa no Brasil

A Assembléia Legislativa realizou, na noite desta quarta-feira (07/05) no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 100 anos de imigração de japoneses, que em 1908 chegaram ao território brasileiro a bordo do navio Kasatu Maru. A solenidade, que homenageou 14 personalidades descendentes de imigrantes do Japão, foi proposta pelo vice-presidente da Casa, deputado Gony Arruda (PSDB) e pelo líder do Governo na Assembléia, Nelson Martins (PT).
Gony Arruda, que presidiu a sessão, lembrou a importância da contribuição que os descendentes japoneses deram para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e avaliou a homenagem da Assembléia como “a mais justa e merecida celebração” à colônia japonesa que veio ao nosso País. ”Desde o desembarque dos imigrantes do Japão no porto de Santos, houve uma seqüência de experiências que muito contribuiu para o desenvolvimento do Brasil”, destacou o parlamentar.
Para o deputado Nelson Martins, não é possível imaginar o Brasil sem a influência do japonês na economia, na ciência e na capacidade de empreendedorismo, característica dos que descendem do povo oriental. Nelson fez uma explanação sobre o processo imigratório do japonês no Brasil e enfatizou a resistência e a superação que aquele povo teve, no século XIX, quando saiu de seu país de origem e chegou ao porto de Santos, em São Paulo, para trabalhar no interior brasileiro.

O parlamentar lembrou ainda que, mesmo longe das terras orientais, o japonês tem uma característica de ligação às suas origens e, ainda que em outro país, faz questão de levar a sua cultura de geração a geração, sem esquecer de agregar também os hábitos ocidentais. “É muito bonito ver o amor que os japoneses têm à sua pátria e ver a preocupação que este povo tem com o trabalho coletivo, com o cooperativismo”, elogiou Nelson, finalizando: “Que as relações entre o Brasil e o Japão sejam cada vez mais íntimas e mais fortes”.
Um dos homenageados durante a solenidade, o descendente de japoneses Shinzo Ohama, agradeceu à Assembléia com discurso em japonês, traduzido pela professora de línguas Yuka Ito. Ohama contou sobre como chegou ao Brasil e destacou a hospitalidade com que foi recebido no Estado do Ceará. Já o cônsul geral do Japão no Nordeste, Toshio Watanabe, reiterou que o Brasil, com homenagens como esta, vem estreitando seu vínculo de amizade com a nação japonesa.
Estiveram prestigiando a solenidade o deputado Hermínio Resende (PSL); o presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro do Ceará, João Batista Jujita, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará –Fiec, Roberto Proença de Macêdo.
RB
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário: