sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O Ceará pode ter uma montadora de automóveis de grande porte

Projeto prevê incentivos a montadora no Estado


Clique para Ampliar

Marcos Oliveira, presidente da Ford para a América Latina, espera salto de produção com a Troller, após a aceitação do modelo 2009 do T4 (Foto: Fábio Lima)

O Ceará pode ter uma montadora de automóveis de grande porte antes mesmo da conclusão da siderúrgica e da refinaria — empreendimentos previstos para entrar em operação em 2010 e 2014, respectivamente. Sem revelar o nome da empresa que vem sendo prospectada na China, o governador Cid Gomes disse ontem que já enviou à Assembléia Legislativa (AL) projeto de lei permitindo conceder incentivos fiscais maiores a novas montadoras que desejem instalar fábricas no Estado.

´Faz parte da estratégia de atrair essa indústria (automobilística), que fica fortalecida a partir da implantação de uma siderúrgica e de uma grande refinaria de petróleo´, afirmou Cid Gomes. De acordo com ele, a montadora não teria de vir necessariamente após a conclusão destes projetos. ´É claro que a presença desses dois empreendimento irá fortalecer. Eu tenho trabalhado desde agora a credito que é possível vir a ter uma indústria automobilística antes da siderúrgica e da refinaria´, explicou. Para Cid Gomes, o fato de o Estado abrigar há mais de uma década, a fábrica da Troller — de origem cearense e comprada em 2006 pela Ford —, ´mostra que o cearense tem talento para criar e industrializar´. ´Isso me faz acreditar na vocação para a indústria, para que a gente possa ter aqui uma grande montadora de automóveis´, declarou, em coletiva após o lançamento do novo modelo da Troller, o T4, em Horizonte.

Credencial com a Troller

O governador afirmou que a experiência da Troller ´mostra que a mão-de-obra cearense também é capaz de atuar nessa indústria sofisticada que é a indústria automobilística´. ´Isso nos credencia a tentar conquistar projetos ainda maiores neste setor´, reforçou, diante de centenas de funcionários da empresa automobilística.

A unidade fabril da Troller possui 470 funcionários, produz cinco veículos por dia, que são, inclusive, exportados para Angola e Cabo Verde. ´Me sinto vaidoso, no bom sentido, quando encontro fora do Ceará e, às vezes até fora do Brasil, um veículo produzido aqui´, declarou Cid Gomes, destacando que a qualidade dos carros é atestada pelas suas participações em hallys. Segundo Rodrigo Lourenço, gerente de Marketing da empresa, a meta é chegar a fabricar 6,5 unidades por dia, a partir do próximo ano.

Negociação avançada

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Antonio Balhmann, a negociação para a vinda da montadora de veículos para o Ceará encontra-se em estágio avançado. ´A China tem 40 montadoras e busca espaços no mundo para produzir. No Brasil, há vários estados dispostos a receber estes projetos´, disse.

MESMO COM TURBULÊNCIA
Ford no Brasil quer manter planos

A Ford não pretende rever suas estimativas de produção e vendas para 2008, em função de possíveis desdobramentos da crise financeira. De acordo com o presidente da empresa para a América Latina e Brasil, Marcos de Oliveira, o momento atual é de monitorar o desempenho da indústria automobilística, que deve bater recorde no País este ano, com a comercialização de três milhões de veículos, pela primeira vez na história.

Segundo Oliveira, o mês de setembro foi positivo para o segmento e as atenções se voltam, agora, para outubro. ´Hoje, é muito difícil dizer se vai haver impacto ou não (da crise). É o momento certo para analisar. Não estamos mudando nossa estratégia. Tudo o que nós tínhamos planejado de investimento e produção vamos continuar mantendo nas próximas semanas para entender se há impacto, qual o seu tamanho e quais as ações necessárias´. Este ano, de acordo com Oliveira, a Ford deve atingir a casa de quase 300 mil veículos vendidos no Brasil, com uma produção doméstica, incluindo exportações, na casa de 350 mil veículos. Ressaltou que a montadora espera dar mais um salto de produção com a marca Troller, após a aceitação do modelo 2009 do T4, lançado ontem em Horizonte. ´O desafio da indústria automobilística é pegar um produtor ganhador e torná-lo ainda melhor. E foi isto o que a nossa equipe de engenharia fez com o T4, mantendo a essência do seu DNA´, comentou o presidente da Ford. O novo Troller recebeu mudanças na carroceria, tanto em termos estéticos quanto de ferramentas de montagem, ganhou vidros com curvatura e mudanças no chassi, para melhorar a dirigibilidade. Para ele, a montadora acertou a aposta no Nordeste, com as unidades do Ceará e da Bahia.
Fonte:diariodonordeste.com.br

Nenhum comentário: