terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Criação de faculdades desacelera no país, segundo censo

Houve uma oscilação de 0,5% em relação ao ano anterior.
Ritmo de abertura de cursos de graduação presenciais também caiu.

Da Agência Estado


A abertura de novas instituições de ensino superior, principalmente particulares, desacelerou depois de dez anos de expansão no país. Segundo dados do Censo da Educação Superior 2007, divulgados nesta segunda-feira (2), houve uma oscilação de 0,5% em relação ao ano anterior.

Da mesma forma, o ritmo de abertura de cursos de graduação presenciais nas instituições caiu _houve um crescimento de 6,2% entre 2006 e 2007, mas já chegou a ser de 14% entre 2002 e 2003.

Mudanças

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo censo, também informou que o levantamento vai mudar a partir deste ano.

Segundo o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, as instituições agora terão de registrar seus dados _número de alunos e professores_ com nome, sobrenome e um documento. Até hoje, elas mandavam apenas a quantidade de estudantes e docentes, sem necessidade de comprovação.


Desde 1994, o número de instituições _assim como o de cursos_ vem crescendo aceleradamente. O ritmo de novos ingressos nas particulares também caiu. No final do ano passado, o Ministério da Educação decidiu reduzir o tamanho de quatro instituições de ensino a distância do país por problemas na qualidade do atendimento depois de um processo de supervisão.

Enade

O próprio Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), que embasa parte da avaliação dos cursos, deverá passar por modificações para atender a análise dos cursos a distância. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Leia mais notícias de Vestibular e Educação

Nenhum comentário: