quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Transatlântico de luxo ancora em Dubai para virar hotel flutuante

da Associated Press, em Dubai (Emirados Árabes Unidos)

O Queen Elizabeth 2, o mais famoso transatlântico britânico de luxo, chegou hoje a Dubai para começar uma nova vida como hotel flutuante, ancorado em uma ilha artificial.

Kamran Jebreili/AP
Transatlântico Queen Elizabeth 2 deixou o Reino Unido no dia 11 para sua última viagem
Transatlântico Queen Elizabeth 2 deixou o Reino Unido no dia 11 para sua última viagem

Mais de 60 barco da Marinha e particulares, liderados pelo megaiate do governante de Dubai, recepcionaram a embarcação de 70 mil toneladas no Golfo Pérsico. No porto Rashid, o lendário navio foi recebido pela banda da polícia de Dubai, com direito a fogos de artifício.

Com 40 anos nos mares, a embarcação de 294 metros de comprimento viajou 6 milhões de milhas, carregou 2,5 milhões de passageiros e cruzou o oceano Atlântico mais de 800 vezes.

"Para o QE2, acreditamos que a vida realmente começa aos 40", brincou Manfred Ursprunger, o executivo-chefe da Nakheel, responsável pelo novo negócio. Segundo ele, serão precisos dois a três anos para adaptar o navio e transformá-lo em um hotel com dúzias de quartos, diversos restaurantes, um teatro e um spa.

Alguns dos mais famosos quartos do QE2, como The Queen's Room (O Quarto da Rainha), The Captain's Quarters (Os quartos dos Capitães) e The Bridge (A Ponte) serão preservados.

A Cunard, antiga proprietária da embarcação, a vendeu no ano passado por cerca de US$ 100 milhões (R$ 231 milhões).

Lançado em 1967, o navio entrou em operação em 1969 e tem ao menos 26 voltas ao mundo no currículo. Ele saiu de Southampton, no Reino Unido, em 11 de novembro para sua última viagem.

Nenhum comentário: