quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sete anos depois, EUA fazem minuto de silêncio pelas vítimas do 11 de Setembro

Cerimônias em NY, no Pentágono e na Casa Branca lembram ataques.
Atentado de 2001 deixou quase 3 mil mortos nos Estados Unidos.

Da Associated Press

A cidade de Nova York fez um minuto de silêncio nesta quinta-feira (11) para lembrar os sete anos dos atentados terroristas do 11 de Setembro, que provocaram quase 3.000 mortes.

"Num dia como hoje, há sete anos, nosso mundo foi atingido por uma tragédia que nos uniu para sempre, em uma memória comum e uma história comum", disse o prefeito da cidade, Michael Bloomberg.

A celebração ocorreu nas proximidades da "zona zero", onde ficava o World Trade Center, destruído pelos ataques. O minuto de silêncio ocorreu às 8h46 locais, 9h46 de Brasília, horário exato em que começaram os ataques.

O presidente George W. Bush participou da celebração na Casa Branca, em um momento de fim de mandato em que pouco reduziu a presença militar no Iraque e está tendo que levar mais tropas para lutar no Afeganistão.

Leia também: Crianças dos EUA são 'reprovadas' em história do 11 de Setembro

Na tarde desta quinta-feira (11), ele irá ao Pentágono, onde dedicará um memorial em homenagem às vítimas do vôo 77 da American Airlines.

Veja fotos de homenagens ao 11 de Setembro pelo mundo

A cerimônia do Pentágono incluirá coroa de flores, música e a leitura do nome das 184 vítimas. "O presidente pensa no 11 de Setembro todos os dias quando ele acorda e antes de dormir", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Dana Perino, nesta quarta-feira. "É com isso que ele se preocupa. Ele sempre se preocupa com um possível ataque ao país. Ainda bem que não tivemos outro."

Estava em Nova York na época do atentado? Envie histórias ao VC no G1

Leia mais notícias de Mundo

Nenhum comentário: