quinta-feira, 14 de agosto de 2008

César Cielo é bronze nos 100m livre

Em prova emocionante, brasileiro conquista sua primeira medalha olímpica

GLOBOESPORTE.COM Pequim


Cielo comemora o bronze nos 100m livre

Na véspera da final dos 100m livre, César Cielo sonhou com o pódio olímpico. Horas mais tarde, na piscina do Cubo d'Água, o sonho transformou-se em realidade. Com uma performance excepcional, o brasileiro, de apenas 21 anos, conquistou a medalha de bronze, a primeira da sua carreira, e também do Brasil na modalidade em Pequim, em uma das provas mais tradicionais e emocionantes da natação. De quebra, estabeleceu o novo recorde sul-americano da prova (47s67). O francês Alain Bernard foi ouro com o tempo de 47s21. O australiano Eamon Sullivan foi prata (47s32), e o americano Jason Lezak fez o mesmo tempo de Cielo e também ficou com o bronze. O holandês bicampeão olímpico Pieter van den Hoogenband terminou em quinto (47s75).

- Agora vou ganhar os 50m (sua especialidade). Vou buscar essa medalha de ouro - disse o nadador de Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo, sem conter as lágrimas. A final dos 50m livre será na próxima sexta-feira, às 23h30m (horário de Brasília).

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA CONQUISTA DE CIELO!

Logo nas primeiras braçadas, Cielo entrou na disputa pelo terceiro lugar e conseguiu virar os 50m nesta colocação (22s74). Com meio corpo de vantagem, o australiano Eamon Sullivan virou em primeiro em 22s48, enquanto o francês Alain Bernard já começava ameaçar a sua liderança (22s53). Nos 50m finais, Jason Lezak apertou o ritmo, mas Cielo conseguiu bater em terceiro exatamente com o mesmo tempo do americano. Já Sullivan não conseguiu segurar o francês e ficou com a prata.

- É muito bom. Parece que era para ser. Eu tinha sonhado que tinha ficado em terceiro, mas acordei e pensei: "Poxa, estou na raia oito!" - contou.

O caminho de Cielo até a medalha não foi fácil. Focado principalmente nos 50m livre - sua especialidade - o brasileiro saiu das eliminatórias sem acreditar na vaga para as finais. Ele acabou entrando apenas com o oitavo tempo (48s07). Mesmo "na marola", Cielo conseguiu entrar para a história da natação brasileira.

Editoria de Arte/Montagem

César Cielo garantiu sua primeira medalha olímpica nos 100m livre. Brasileiro ainda disputa os 50m

- É muito bom trazer essa medalha de volta para o Brasil, especialmente nessa prova, em que a gente tem tanta tradição, com o Fernando (Scherer, o Xuxa) e o Gustavo (Borges). Ver o placar lá é muito bom - disse o nadador logo após sair da piscina.

Conquistas da natação brasileira em Jogos Olímpicos

Essa foi a décima medalha olímpica do Brasil na natação. Agora, o país soma três pratas e sete bronzes. Em Atenas 2004, a natação brasileira não conquistou nenhuma medalha. A última conquista, um bronze, foi em Sydney 2000 no revezamento 4x100m livre masculino. Tetsuo Okamoto garantiu a primeira medalha olímpica brasileira com um bronze nos 1500m livre nas Olimpíadas de Helsinki, em 1953.

A natação brasileira nunca garantiu um ouro olímpico, e as mulheres ainda não subiram ao pódio.

Nenhum comentário: