terça-feira, 20 de maio de 2008

História:Em Brasília, Itapipoca participa do Festival Nordestino e prefeito João Barroso recebe chave da Cidade.

Representando o Estado do Ceará, Itapipoca participou nos dias 15 a 18 de maio do Primeiro Festival Nordestino no Distrito Federal. Este evento é a inauguração do projeto Brasília Capital Cultural e Patrimônio Mundial e tem como objetivo homenagear todos os estados brasileiros. O ponta-pé inicial das homenagens começou pelos Estados do Nordeste por ter a maior concentração de habitantes no Distrito Federal, algo estimado em mais de 50% de sua população. Ao longo do festival, também se apresentam Zé Ramalho, Gaviões do Forró, Magnatas do Forró e Trio Juriti, a Praça do Povo do Festival reproduziu as praças nordestinas, com restaurantes servindo tapiocas, baião de dois, dentre outras comidas típicas, e tendas especiais com obras de artesanato, literatura, pintura e artes plásticas em geral. Tudo representando a cultura e o povo da região.
Itapipoca foi destaque neste festival, pois além das atrações musicais como as Bandas Pirata e Dona Zefinha, Chico Pessoa, Luizinho de Irauçuba, Manoel Silva e Benedito Barbosa (repentistas), os sanfoneiros Deti Catirino e Tantinho, Quadrilha Flor da Terra bi-campeã do Litoral Oeste do Ceará e o grupo de dança Balé Baião foi apresentado aos presentes fósseis da mega-fauna itapipoquense.
O ponto alto do evento foi à entrega da chave de Brasília pelo Administrador Ricardo Hernane Pires a João Ribeiro Barroso (prefeito de Itapipoca) e Veneziano Vital do Rêgo (prefeito de Campina Grande). Vale ressaltar que foi a primeira vez que a chave de Brasília foi entregue a uma personalidade.
Em seu pronunciamento, Ricardo Hernane Pires enalteceu os Estados ali presentes e o reconhecimento dos brasilienses ao povo nordestino. Elogiou também o prefeito de Itapipoca por ter levado uma caravana de profissionais de alto gabarito para prestigiar esse evento, que é sem dúvidas um marco para a cultura nacional. O prefeito João Barroso agradeceu a maneira gentil e calorosa com que todos foram recepcionados no Distrito Federal. Ressaltou a participação de Itapipoca em diversos projetos em parceria com o Governo Federal e lembrou que hoje os itapipoquenses já vêem de maneira mais clara o crescimento do Município em todas as áreas.
Este evento foi marcado pela presença de muitos cearenses em especial os itapipoquenses que foram matar a saudade no stand e nos diversos palcos montados no estacionamento do Estádio Mané Garrincha onde presenciaram a cultura e assistiram de perto seus artistas preferidos. Sem dúvidas foi um ponto de encontro entre os Estados Nordestinos seus povos e diversas gerações ali presentes.
Itapipoca agradece ao Governo Federal em especial aos órgãos administrativos do Distrito Federal que estiveram envolvido direto e indiretamente neste Festival, pelo apoio logístico e cultural a sua caravana composta por mais de 70 pessoas comandada pelo Prefeito João Ribeiro Barroso e coordenada por Paulo Maciel Júnior (Secretário de Cultura Turismo e Desportos de Itapipoca), Roberto Café, Sílvio Teixeira (Técnico em Paleontologia do Murphi) e Ana Paula (Turismóloga da Prefeitura de Itapipoca).

Nenhum comentário: