terça-feira, 20 de maio de 2008

Biocombustíveis ameaçam plantas e animais nativos, diz grupo

» Biocombustíveis estão perdendo o rótulo ambiental, diz 'El País'
Plantas exóticas e de crescimento rápido usadas na fabricação de biocombustíveis podem prejudicar novos hábitats ao expulsar as plantas e animais nativos dali, afirmou na terça-feira (20) o relatório de um grupo ambientalista.
O estudo, realizado pelo Programa Global de Espécies Invasivas (Gisp, na sigla em inglês), conclama os governos do mundo todo a empenharem-se mais para avaliar 32 espécies de plantas consideradas agressivas, entre as quais a cana-da-Índia, vinda do oeste da Ásia, e árvores de álamo da Europa, que podem escapar para além das áreas de cultivo ou de produção.
"Desejamos garantir que os riscos sejam compreendidos de forma adequada", disse à Reuters Stanislaw Burgiel, diretor de política do Gisp.
O relatório veio a público na mesma época da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que ocorre entre os dias 19 e 30 de maio, em Bonn, e que discute formas de proteger a biodivesidade.
Espécies invasivas podem apoderar-se de novos hábitats, provocando bilhões de dólares em prejuízos, caso não tenham competidores ou pestes que as mantenham sob controle.
O estudo do Gisp, entidade que reúne vários grupos de cientistas do mundo todo, adiciona lenha à preocupação da comunidade internacional a respeito dos efeitos secundários dos biocombustíveis, entre os quais elevar o preço dos alimentos e incentivar agricultores a desmatar áreas ainda maiores com vistas a aumentar sua produção.
Muitos países defendem os biocombustíveis, vendo neles uma boa alternativa ao petróleo, cujo valor do barril já ultrapassou os 125 dólares, e vendo neles uma forma de combater o aquecimento global, provocado pelos gases do efeito estufa liberados durante a queima de combustíveis fósseis.
Segundo o relatório, os países do mundo todo deveriam ter cuidado com a cana-da-Índia (Arundo donax), por exemplo, que vem sendo usada nos EUA para produzir biocombustíveis.
"Naturalmente inflamável, essa planta cria ambientes favoráveis a incêndios -- uma ameaça tanto para os seres humanos quanto para espécies nativas em locais como a Califórnia", afirmou o documento.
A alfarroba norte-americana, que pode vir a ser usada na fabricação de biocombustíveis, é conhecida como "Árvore do Diabo" na Etiópia porque tomou conta de áreas muito maiores do que o esperado desde que chegou àquele país, na década de 1970, por ser uma planta resistente à seca.
Seus espinhos de 10 centímetros de comprimento ferem tanto as pessoas quanto os animais de criação.
E o dendezeiro, recomendado para a produção de biocombustíveis, "já se tornou invasivo em algumas regiões do Brasil, transformando áreas com florestas ameaçadas, antes compostas por uma rica mistura de árvores e outras plantas, em uma vastidão homogênea de palmeiras", afirmou o relatório.
O documento listou nove plantas como de baixo risco para serem usadas na qualidade de fonte de biocombustíveis porque não são seriam invasoras agressivas -- entre essas estão o girassol, a soja, a cana-de-açúcar, o algodão e o trigo.
"Não é comum ver o trigo crescendo fora de uma área de cultivo de trigo. Essa planta tornou-se tão domesticada que precisa ser semeada", afirmou Jeffrey Howard, da União Internacional para a Conservação da Natureza, que dá apoio ao Gisp.
"Mas a cana-da-Índia será um problema em quase todos os lugares para os quais for levada", afirmou à Reuters.
As plantas usadas com fonte de biocombustíveis somam-se ao problema das espécies invasivas, que tratam de vários tipos de seres vivos, entre os quais ratos e águas-vivas.
Em seu comunicado, o Gisp afirmou que, segundo estimativas de especialistas, os prejuízos provocados por espécies invasoras representam até 5 por cento da economia global.
"Só os EUA gastam anualmente 120 bilhões de dólares para controlar o impacto de mais de 800 espécies invasivas responsáveis por provocar infestações", afirmou.
O relatório recomendou que os governos avaliem os riscos antes de introduzir novas espécies. A Austrália e a Nova Zelândia, por exemplo, adotam leis rígidas de biossegurança e vetam a introdução de novos tipos de safra.
Publicado pelo site G1.Globo.com

Nenhum comentário: