segunda-feira, 26 de maio de 2008

Cem mil chineses são deslocados devido ao perigo de inundações

Cem mil chineses são deslocados devido ao perigo de inundações
As pessoas deslocadas por causa do risco de inundações já chegam a cem mil na região afetada pelo terremoto do dia 12 de maio no sudoeste da China, enquanto o Exército chinês dinamitou nesta segunda-feira (horário local) um dos lagos a ponto de transbordas.
Segundo informa a agência de notícias "Xinhua", um grupo de policiais chegou esta madrugada ao lago Tangjiashan (Sichuan), formado por causa do potente terremoto e que com 128 milhões de metros cúbicos de água ameaçava o desolado distrito de Beichuan, 3,2 quilômetros rio abaixo.
Cerca de 150 policiais levando cada um deles 10 quilos de dinamite chegaram a pé e após várias horas de caminhada até o lago, e começaram imediatamente os trabalhos para dinamitar o dique formado por montes de terra e rochas.
Trata-se de um dos mais de 30 lagos formados pelo terremoto, que causou mais de 86.000 mortos e desaparecidos, enquanto outras 69 represas na província ficaram rechadas pelo tremor e estão a ponto de arrebentar devido à chegada das chuvas no sul da China.
Segundo o Ministério de Recursos de Água, 700.000 sobreviventes do terremoto estão em perigo perante o possível transbordamento destas reservas.
O pânico se espalhou de novo neste domingo entre os desabrigados ao ser registrada a mais potente das oito mil réplicas que acontecerão desde o dia 12 maio, com uma magnitude de 6,4 graus e que deixou pelo menos cinco mortos e mais de 480 feridos nas províncias de Sichuan e Shaanxi. Quarenta e um feridos estão em estado grave.
Mais de 71.000 casas desabaram com o novo tremor que foi sentindo até em Pequim, a 1.500 quilômetros de distância, e que atingiu as províncias vizinhas de Gansu e Shaanxi.
A prioridade agora para as autoridades chinesas é dar abrigo a cinco milhões de desabrigados que dormem ao relento, e fazer chegar tendas de campanha e alimentos a esta paupérrima província chinesa.
Transcrito do Terra

Nenhum comentário: