terça-feira, 26 de maio de 2009

Evento discute matriz energética para o desenvolvimento sustentável do Ceará

O evento contará com a participação de diversas entidades envolvidas com as questões energéticas.

"Uma matriz enérgica para o desenvolvimento sustentável do Ceará". Esse é o tema do seminário que acontece nesta terça, 26 de maio, de 9 horas às 17h30min, na Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento é realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e pela Uece e contará com a participação de diversas entidades envolvidas com as questões energéticas como Seinfra, IEE/USP, CENEA, Adece, Cogerh e CearáPortos.

O seminário irá discutir a situação e as perspectivas da matriz energética do Estado. Também serão abordados o plano de desenvolvimento e os projetos estruturantes, o Projeto das Águas, o Complexo Industrial Portuário do Pecém e a energia eólica no Ceará.

No total, serão sete apresentações com espaço para debates e trocar de conhecimentos entre os participantes e palestrantes.O evento acontece no Auditório Prof. Paulo Petrola, na UECE (Av. Parajana, 1700 – Campus do Itaperi – Fortaleza/CE).

Mais informações: (85) 3101.9604 (Uece), (85) 3101.6457 (Secitece) ou pelo e-mail energiaceara@gmail.com

Programação

09h - Seção de Abertura - Prof. Francisco de Assis Moura Araripe ( Reitor da UECE), Prof. Adail Fontenele ( Secretário de Infra-Estrutura do Ceará - SEINFRA), Prof. René Barreira (Secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará), Prof. Geraldo Francisco Burani ( Diretor IEE - USP)

09h30 - Tema: A matriz energética do Ceará: situação e perspectiva - Palestrante - Renato Rolim (Coordenador de Energia e Comunicação da Secretaria de Infra-Estrutura do Ceará - SEINFRA)

10h - Tema: A projeção da matriz energética através do modelo LEAP: um estudo de caso de Tocantins - Palestrante - Luiz Tadeo Siqueira Padro (IEE/USP)

10h30 - Tema: Uma nova visão para a Matriz Energética do Estado do Ceará - Palestrante: Osvaldo Bezerra Carioca (CENEA)

11h - Debates

12h - Almoço

14h - O plano de desenvolvimento e os projetos estruturantes do Ceará - Palestrante: Antônio Balhmann (Diretor Presidente da ADECE)

14h30 - Tema: Projeto das Águas - Palestrante: Francisco Valdir Sampaio (Operação Portuária)

15h - Tema: O complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP)

15h30 - Intervalo

16h - Tema: A energia eólica no Ceará - Palestrante: Fernando Pessoa (Diretor da Atração de Investimentos (ADECE)

16h30 - Debates e Encaminhamentos

17h30 - Encerramento

Assesssoria de Imprensa da Secitece

Simplícia Vianna (plicia@a2online.com.br / 3101.6442 - 8833.3217)

Nenhum comentário: