domingo, 19 de abril de 2009

Lançada em Itapipoca 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Roberto anunciou que nessa primeira fase, o governo pretende vacinar cerca de 25 mil reses, ultrapassando o recorde alcançado na última etapa da campanha em 2008 e ressaltou que a prefeitura de Itapipoca além de doar as vacinas também dispõe os técnicos para a execução na hora da vacinação.

Roberto Leite no momento em que vacina uma res

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA de Itapipoca e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri, juntamente com o apoio logístico da Ematerce, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará além do segmento produtivo do setor pecuarista da Mesorregião de Itapipoca foi lançada no dia 14 de abril (terça-feira), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2009. O evento aconteceu nas dependências do Parque de Exposições Coronel Hildeberto Barroso.

Dentre os presentes destaque para o vice-prefeito de Itapipoca Geraldo Gomes de Azevedo Filho, Roberto Pinto Leite (secretário da SDA), Dr. Magalhães (Médico Veterinário do Estado do Ceará), Leandro Mota e Laerton (Adagri), Edson Veras (presidente da Câmara de Itapipoca), Raimundo Pires (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapipoca), Francisco Praciano (Gerente regional da Ematerce do Meio Norte), André Oliveira (Chefe de Gabinete), Antônio Alexandre (Secretário de Cultura e Turismo), políticos empresários, pecuaristas, agricultores, jornalistas e a comunidade local.

A programação teve início às 10h45min e foi aberta pelo Zootecnista Davi Farias que fez um relato das ações da SDA de Itapipoca nos últimos cem dias, dando destaque ao apoio do prefeito João Barroso, a administração do secretário Roberto Leite que, além de empresário e pecuarista vem se destacando a frente desta secretaria com projetos inovadores e parcerias com os Governos do Ceará e Federal. Dentre os projetos estão à busca pela melhoria da genética dos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos, como também o aumento da bacia leiteira que hoje é composta por um rebanho de 25 mil bovinos. Davi Farias também enfatizou a ótima infra-estrutura do Parque de Exposições e as estratégias para a Exposição Agroindustrial que se realizará no próximo dia 31 de agosto.

Em pronunciamento, Leandro Mota (gerente de gestão da Adagri e coordenador estadual da campanha de vacinação) anunciou algumas das estratégias que o governo pretende introduzir no Ceará, sendo destaque o cadastramento dos pecuaristas e o senso populacional dos animais com acompanhamento on-line. Este senso irá comprovar a sanidade animal e será de grande valia no momento da negociação dos produtos agropastoril e agrícola de Itapipoca, entre eles, o queijo, leite, farinha, feijão, milho, banana, mel de abelha, dentre outros.

O vice-prefeito de Itapipoca Geraldo Filho, salientou que a melhoria do rebanho será de alta relevância para cenário econômico cearense e destacou que a Secretaria de Educação de Itapipoca (pasta que Ele é secretário) já vem contribuindo com a compra de produtos através do Pronaf. A compra programada com doação simultânea muito tem contribuído com o aumento da renda dos pequenos agricultores.

O secretário Roberto Leite, ressaltou que está muito feliz no comando da SDA de Itapipoca e que seu amigo particular o prefeito João Barroso tem lhe deixado muito a vontade na administração desta secretaria que é uma das mais difíceis, face à dimensão demográfica e populacional deste município que é o quinto maior do Ceará.

Roberto anunciou que nessa primeira fase, o governo pretende vacinar cerca de 25 mil reses, ultrapassando o recorde alcançado na última etapa da campanha em 2008 e ressaltou que a prefeitura de Itapipoca além de doar as vacinas também dispõe os técnicos para a execução na hora da vacinação.

“Queremos não só cuidar do que já existe no segmento rural, mas também agregar valor às propriedades rurais, criando alternativas de negócio. Estamos desenvolvendo projetos na área do biodíesel e flores, casas de farinha e de mel, enfim, buscando desenvolver o setor rural, mudando o foco da secretaria, para privilegiar a área rural pelo aspecto do agro negócio”. Ressaltou também que “este é um compromisso assumido desde a primeira gestão de João Barroso e que continua de maneira mais moderna e eficaz”, comentou o secretário.

Reportagem e fotos:Eldem Martins










































Nenhum comentário: