quinta-feira, 26 de março de 2009

Legionários e Legionárias de Maria renovam votos

Durante a cerimônia eles repetem individualmente as palavras: "Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence".


Foi grande o número de legionários e legionárias que se reuniram na Catedral de N. Sra. das Mercês no dia 22 de março para celebrar a solenidade de Acies, cuja festa é celebrada sempre no dia 25 de março ou em data próxima à Anunciação do Anjo a Maria.

A cerimônia deste ano contou com a presença do bispo emérito de Itapipoca – D. Benedito, presidente da celebração e dos padres concelebrantes: Pe. Cesanildo – diretor espiritual da Legião de Maria e frei Francisco Freitas, filho de Itapipoca. A solenidade foi coordenada pela atual equipe de coordenação, formada pelas oficiais: Ana Maria Xavier – Presidente, Maria das Mêrces Nascimento – Vice-presidente, Marialice Farias – Secretária e Tesoureira – Maria Socorro Teixeira. Também estiveram presentes representantes da Legião das Paróquias de Umirim, Amontada, Jesus Redentor e Área Pastoral de S. José.

A Acies é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião. É a solene declaração desta união e dependência, a renovação - individual e coletiva - do compromisso de fidelidade da Legião. Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha.

Neste dia, todos os legionários e legionários do mundo inteiro, reúnem para rezarem e renovarem a sua consagração individual e coletiva a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal. Durante a cerimônia eles repetem individualmente as palavras: "Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence".

Dando continuidade às festas de Acies pela diocese, acontecerá no dia 25, às 16hs na Paróquia do Violete, dia 28, em Paraipaba, dia 29 em Tururu e Assunção.

Reportagem e fotos Eldem Martins












Nenhum comentário: