sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Intensificado trabalho de prevenção ao mosquito da Dengue em Itapipoca

Foram vistoriados 18.934 imóveis, em 549 locais apresentaram focos o que representa cerca de 2,9%, índice aceitável, mas o que queremos é baixar explicou o secretário de saúde Dr.Pedro Teixeira.


Agentes do Programa Municipal de Controle da Dengue em Itapipoca, tendo a frente o secretário de Saúde Dr. Pedro Teixeira, realizaram nos meses de janeiro e fevereiro verdadeiros mutirões no município de Itapipoca, percorrendo bairros e localidades do interior (praia, serra e sertão), fazendo orientação sobre a dengue. A ação faz parte do trabalho prevenção e combate aos focos de proliferação do mosquito do Aedes aegypti - o mosquito transmissor da dengue. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é zerar os focos na cidade.

A Secretaria mantém, em toda a cidade, um trabalho permanente de orientação à população e de vistorias, intensificado nessa época do ano em que as chuvas são mais constantes e os riscos de focos de proliferação do mosquito tendem a aumentar.

Foram vistoriados 18.934 imóveis, em 549 locais apresentaram focos o que representa cerca de 2,9%, índice aceitável, mas o que queremos é baixar explicou o secretário de saúde Dr.Pedro Teixeira. Essa é outra preocupação que leva a Secretaria Municipal de Saúde a ampliar as campanhas de combate a dengue, pontuou o secretário.

Na campanha, os agentes entregam folhetos explicativos e dão recomendações básicas, fazem vistoria geral nas residências, principalmente nas caixas d’água e nos quintais.

Febre alta, dores musculares e nas articulações, falta de apetite, dor no fundo dos olhos, mal-estar geral e manchas vermelhas pelo corpo. Caso apareçam alguns destes sinais ou sintomas, o serviço de saúde deverá ser procurado o mais rápido possível. Jamais se deve tomar medicamentos à base de ácido acetil salicílico, que pode agravar a forma hemorrágica da doença.

Nenhum comentário: