quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DEM pede que deputado do partido renuncie ao cargo de corregedor

Comissão de Ética do partido vai investigar denúncias. Pela manhã, ele negou irregularidades e possibilidade de renúncia.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília


A Executiva Nacional do DEM pediu nesta quinta-feira (5) que o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) deixe o cargo de segundo vice-presidente da Câmara consquentemente, a função de corregedor da Casa. Em nota assinada pelo presidente da sigla, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determina-se ainda o encaminhamento à Comissão de Ética do partido das denúncias contra o deputado. Moreira é acusado de ocultar de sua declaração de bens à justiça eleitoral um castelo de mais de R$ 20 milhões em São João do Nepomuceno (MG). Ele alega que o imóvel está em nome de um de seus filhos. Outra denúncia foi feita pela Procuradoria Geral da República e já está no Supremo Tribunal FEderal. A empresa de segurança do deputado é acusada de recolher as contribuições previdenciárias dos funcionários e não repassar à Previdência Social. Moreira afirma já ter feito o pagamento e ter enviado comprovantes à Justiça.

saiba mais

Líder do DEM defende punição para novo corregedor da Câmara
Novo corregedor da Câmara não quer julgar colegas
Conheça a nova composição da Mesa Diretora da Câmara
Deputado diz que castelo não foi declarado por estar no nome do filho

A nota da Executiva do DEM afirma que o partido não concorda com as afirmações de Moreira sobre a impossibilidade dos deputados julgarem os colegas. O partido lembra que teve o primeiro presidente do Conselho de Ética em 2001 e que defende a existência do órgão. O partido afirma que qualquer decisão do parlamentar no cargo de corregedor estaria comprometida devido as denúncias “O conjunto de fatos expostos recomenda, como solução adequada, sua imediata renúncia à segunda vice-presidência da Câmara”, diz trecho do documento. O DEM informa que as denúncias serão encaminhadas à Comissão de Ética do partido e que espera, em breve, uma decisão final sobre o caso. Moreira venceu a eleição para a segunda vice-presidência derrotando o candidato oficial do partido, Vic Pires Franco (DEM-PA).
Leia mais notícias de Política

Nenhum comentário: