terça-feira, 14 de outubro de 2008

Curitiba, cenário moderno e bucólico

Galeria

Clique para Ampliar

Jardim Botânico: atrativo turístico que se destaca pela beleza de seus jardins, fontes e estrutura metálica que abriga espécies botânicas de referência nacional (Foto: Edgony Bezerra)

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Sílvia Cardoso prepara o barreado no Restaurante Madaloso, na cidade de Morretes, há 13 anos (Foto: Edgony Bezerra)

Clique para Ampliar

Morretes preserva casarões antigos, ruas e praças arborizadas ao lado do Rio Nhundiaquara (Foto: Divulgação)

Clique para Ampliar

Parque Tanguá, situado às margens do Rio Barigui, com área verde de 450 mil metros quadrados (Foto: Edgony Bezerra)

A capital do Paraná dá boas-vindas aos visitantes com suas características de cidade moderna, bem planejada e ideal para encontros de negócios. A localização é estratégica, junto ao Mercosul e aos maiores centros econômicos do Brasil. A população já ultrapassa 1.700.000 habitantes. A cidade é ponto de partida para passeios de trem pela Serra do Mar, uma viagem inesquecível até Morretes

Conhecer Curitiba é um prazer que se fortalece na descoberta de uma identidade cultural diversificada, pela predominância de imigrantes alemães, poloneses, italianos e ucranianos. As diferentes etnias oferecem como vantagem para a cidade uma variedade de opções gastronômicas e culturais. Curitiba consegue adequar crescimento e modernidade sem causar transtornos aos seus habitantes.

Fundada em 1693, a capital do Paraná chega aos 315 anos mantendo referência em qualidade de vida, com fama mundial pela preocupação com o meio ambiente e o arrojado planejamento urbano. São 51 metros quadrados de área verde por habitante e mais de 30 parques e bosques em harmonia com edifícios e largas avenidas.

O sistema de transporte é integrado, formado por várias linhas de ônibus, terminais e estações-tubo (modernos pontos de ônibus que protegem o usuário do sol e da chuva). Os ônibus são biarticulados, circulam em vias exclusivas e têm capacidade para 270 passageiros. Dados do IBGE/2007 confirmam uma população de 1.797.408 habitantes. A Região Metropolitana de Curitiba é formada por 26 municípios, agrupados em cinco microregiões. São muitos os pontos turísticos, históricos e culturais, além do passeio no trem de luxo no trecho Curitiba/Antonina com parada em Morretes, cidade que tem como referência gastronômica o barreado, prato típico da região.

PASSEIO DE TREM

Deslumbramento na bela Serra do Mar

O passeio de trem na Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá deixa os passageiros mais perto do céu, a 820 metros acima do nível do mar

A viagem começa na Estação Ferroviária de Curitiba (PR), de onde o trem turístico parte cortando a Região Metropolitana, pelos municípios de Pinhais e Piraquara. A exuberância do verde e a diversidade do percurso tornam emocionante a viagem de trem pela Serra do Mar, no trecho entre Curitiba e Morretes, na centenária Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá. Nos 62 quilômetros que separam as duas cidades estão 13 túneis e 71 pontes percorridos lentamente, com paradas para contemplação da natureza. A cada momento uma nova emoção, que chega ao ápice na Ponte São João. São 102 metros de extensão e 55 de altura. A região mostra a exuberância da mata atlântica e abriga elementos da fauna e da flora - araras, borboletas azuis, tucanos, orquídeas, samambaias, bromélias, hortênsias e outros.

A ferrovia foi construída entre 1880 e 1885, pelos primeiros imigrantes, que romperam rochas altíssimas ao longo do percurso. Um dos pontos de maior referência da obra é o Viaduto Carvalho, com cinco pilares em alvenaria. Eram construídos 35 centímetros de túnel a cada 30 dias. A natureza testemunhou muitas dificuldades e até mortes de operários. O Viaduto Carvalho contorna a montanha, oferece a melhor visão da Serra do Mar e deixa o turista com a sensação de estar flutuando no espaço.

A Serra do Mar reserva uma paisagem de muitas rochas, cachoeiras, montanhas, além do Rio Ipiranga que completa um belo cenário ecológico. Durante o percurso, o trem faz uma parada oficial na Serra do Cadeado. Os passageiros descem, visitam a gruta de Nossa Senhora do Cadeado e tiram fotos da região montanhosa.

A viagem até Morretes dura mais de três horas e todos os momentos são prazerosos. Além da paisagem e do conforto do trem, o serviço de bordo é impecável. Tem vinho, champanhe, sucos, café, pães, geléias, queijo e presunto. As comissárias são atenciosas e preparadas para atender os turistas em vários idiomas. O Trem de Luxo é administrado pela Serra Verde Express, tem boas instalações, decoração ecológica e poltronas confortáveis.

Morretes

O desembarque é feito na pequena cidade de Morretes, que tem como marco o Rio Nhundiaquara. O rio atravessa a região e permite a prática de esportes radicais como canoagem, bóia-cross e ainda pescarias. A parada é uma ótima oportunidade para aproveitar a variedade do artesanato local e levar alguns presentes típicos de recordação, como os artigos feitos com banana, fruta típica da região.

Morretes é um município brasileiro situado na região litorânea do estado do Paraná. A cidade é famosa por seus restaurantes, que vendem um prato típico da região chamado barreado. Também possui muitos casarões antigos bem preservados, ruas e praças limpas e arborizadas.

De herança cabocla, o barreado tradicional é preparado com carne bovina, toucinho e temperos em panelas de barro, misturado à farinha de mandioca. O segredo da receita está no preparo, que deve ser cozida por 12 horas em panela vedada para impedir a perda de vapor. Para completar o prato, o ideal é servi-lo com banana.

No folclore paranaense, barreado é sinônimo de fartura, festa e alegria. O nome vem da expressão ´barrear´ a panela com um pirão de cinza ou farinha de mandioca para evitar que o vapor escape e o cozido seque rápido. Hoje, com a grande procura, os chefs de cozinha já não utilizam a panela de barro. No Restaurante Madalozo, um dos mais procurados de Morretes, Sílvia Cardoso utiliza panelões de alumínio e diz que o segredo do prato está na dedicação. A técnica de vedação e o tempo de cozimento continuam preservados.

Passeio histórico e cultural em Curitiba

Árvores frondosas, temperatura amena e muitos parques para visitar. Esta é a capital paranaense nos meses de setembro e outubro, quando o frio ainda persiste, tornando os passeios mais agradáveis. A cidade é conhecida por sua organização e atualidade. Curitiba também guarda muito do clima europeu de seus colonizadores e se transforma em um ponto turístico ainda mais visitado quando os termômetros começam a marcar temperaturas mais baixas.

A cidade, que está entre os três municípios com melhor infra-estrutura do Brasil, tem belas atrações turísticas, como o Jardim Botânico, cartão-postal de Curitiba, com belos jardins e sua estufa inspirada no Palácio de Cristal de Londres; e o Teatro Paiol, cuja construção circular de 1906 foi depósito de pólvora do exército. Há também o calçadão para pedestres da XV de Novembro e a primeira rua projetada em espaço fechado do País, com mais de 40 lojas, todas funcionando 24 horas.

O bairro italiano de Santa Felicidade é a escolha de muitos casais, a badalação do Batel encanta a quem prefere agitação. Valem ainda a visita: os memoriais Japonês e Ucraniano, os bosques Alemão e do Papa, e a Torre Panorâmica - cujo mirante tem 109 metros de altura e permite uma visão de 360° da capital paranaense. O espaço em círculo dispõe de quadros indicativos dos bairros e outros pontos de interesse dos visitantes. O local tem recepcionista e o acesso à torre, por elevador, custa R$ 3,00.

Com um dos melhores índices de áreas verdes do País - 52 metros quadrados por habitante - Curitiba é um convite à observação da conservação consciente do meio ambiente. Os mais de 30 parques e bosques que permeiam a cidade dão a medida do cuidado de toda a população com a natureza, unindo preservação, saneamento, esporte e lazer. Muitos destes espaços se unem uns aos outros, criando grandes corredores de mata ao longo dos rios e fundos de vales. Merece destaque o Parque Tanguá, situado às margens do Rio Barigui. São 450 mil metros quadrados de área e uma paisagem verdejante que parece infinita.

Dentro de um paraíso ecológico recuperado está a Ópera de Arame, uma das atrações mais visitadas da cidade, inaugurada em 1992. Construída em uma pedreira desativada, transformada em espaço cultural, é toda de aço e policarbonato transparente. Uma cascata de dez metros de altura e o acesso por uma passarela elevada sobre um lago de 7.200 metros quadrados completam o deslumbrante cenário. A área que abriga a Ópera de Arame tem 16 mil metros quadrados e capacidade para 2.400 espectadores. O espaço cultural presta homenagem ao poeta, músico e compositor curitibano Paulo Leminski, que também dava nome à pedreira.

Linha Turismo

Os atrativos turísticos de Curitiba podem ser visitados nos passeios de jardineira da Linha Turismo. É um ônibus branco e arejado que passa em 25 pontos turísticos e percorre 44 quilômetros em duas horas e meia. O ponto de partida é a Praça Tiradentes, mas o visitante pode subir em outros locais e descer até quatro vezes durante o percurso. Os veículos são equipados com sistema de som, com informações em três idiomas. A jardineira passa a cada 30 minutos e funciona de terça a domingo, das 9 às 17h30. A passagem custa R$ 16,00. Informações: www.viaje.curitiba.pr.gov.br

SAIBA MAIS

Curitiba é a bela capital do Paraná, estado localizada na região Sul do País
A cidade é referência em qualidade de vida
Possui 51 metros quadrados de área verde por habitante e 30 parques e bosques
O Aeroporto Internacional Afonso Pena fica a 20 minutos do centro da cidade com um movimento médio de de 156 vôos diários
A capital do Paraná conta com 150 hotéis, 10 mil apartamentos e 18 mil leitos
Curitiba está a uma hora e meia de vôo do Rio de Janeiro e a 50 minutos de São Paulo
O motivo que mais atrai os turistas são os negócios
A cidade possui 100 espaços para eventos - centros de convenções, teatros, hotéis e instituições
Curitiba conta com 23 shoppings, além de feiras livres e de artesanato e ruas temáticas para compras
A localização favorece os negócios junto ao Mercosul e aos maiores centros econômicos do País

HISTÓRIA

1885 foi o ano de conclusão da Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá. O trecho desbrava a Serra do Mar, corta rochas e montanhas e mostra a beleza da mata atlântica no percurso até Morretes.

Edgony Bezerra
Editora de Turismo

A jornalista viajou a Curitiba a convite da Operadora New Line

Mais informações:

Além do trem de luxo, uma litorina faz o percurso diariamente. A BWT Operadora utiliza o trem num circuito turístico de 8 a 10 dias (ferroviário e rodoviário), do Rio de Janeiro a Foz do Iguaçu, passando por 12 cidades. (41) 3323.4007 - www.btoperadora.com.br e www.serraverdeexpress.com.br
Fonte:diariodonordes.com.br

Nenhum comentário: