sábado, 29 de novembro de 2008

Colômbia e Canadá assinam Tratado de Livre-Comércio

Os governos da Colômbia e Canadá assinaram, nessa sexta-feira, um Tratado de Livre-Comércio (TLC) que garante direitos aos trabalhadores e a proteção do meio ambiente em ambos os países.

O TLC foi anunciado em Lima pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, que presidiram a assinatura do acordo em um ato paralelo à Cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Uribe manifestou que "este tipo de acordo pode superar na Colômbia a violação dos direitos humanos que vem do tráfico de drogas".

"Podemos dizer a nossos trabalhadores que eles têm uma nova fonte legal que protege seus direitos", acrescentou.

O primeiro-ministro do Canadá disse que o TLC com a Colômbia é "sólido e sem precedentes", porque os capítulos que garantem proteção aos trabalhadores e cuidados ao meio ambiente "abrem oportunidades aos exportadores, mas também apóiam os esforços da Colômbia de construir sua democracia".

Este tratado, que foi negociado por um ano, fornecerá um mercado preferencial para os exportadores colombianos, determinará um marco de transparência e segurança em investimentos, e permitirá que 97% das exportações colombianas estejam livres de tarifas no Canadá.


AP O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, (esq.) cumprimenta o premiê do Canadá, Stephen Harper, (dir.)
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, (esq.) cumprimenta o premiê do Canadá, Stephen Harper, (dir.)


Nenhum comentário: