domingo, 14 de setembro de 2008

Em Itapipoca, Arca das Letras entrega Bibliotecas e realiza capacitação de Agentes.

No último dia 13 de setembro foi realizado nas dependências do Núcleo de Informação Tecnológico – NIT, mais uma etapa de capacitação de agentes e distribuição de Bibliotecas do Programa Arca das Letras. Para esta capacitação estiveram em nossa cidade à coordenadora nacional do Programa Maria Dione e Jane Batista da coordenação estadual do Ceará.
O Programa Arca das Letras, criado pelo MDA em 2003 para incentivar a leitura no meio rural, já instalou 550 bibliotecas em comunidades rurais nos municípios cearenses, destas 61 em Itapipoca.
Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca tem cerca de 320 livros. As comunidades rurais participam do planejamento de suas bibliotecas e escolhem assuntos para a formação dos acervos, os agentes de leitura e o local para instalação. Os acervos são formados por livros nas áreas de literatura infantil, para jovem e adulto, saúde, agricultura, meio ambiente e didática.
O Arca das Letras conta com o apoio do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Cultura, do Banco do Brasil (Projeto BB Fome Zero), editoras, artistas e movimentos sociais. No Ceará, é realizado em parceria com o Departamento de Bibliotecas, a Delegacia do MDA e a Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA e Banco do Nordeste.
Para um conhecimento mais aprofundado é só procurar na Secretaria de Educação o coordenador do Programa Ricardo.
Eldem Martins

Nenhum comentário: