domingo, 7 de setembro de 2008

Dunga busca vitória importante para seleção

O momento é delicado. E o retrospecto fora de casa nada animador. Para piorar, com a vitória do Uruguai sobre a Colômbia, o Brasil caiu para o sexto lugar nas eliminatórias. E está, pelo menos provisoriamente, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2010. A seleção enfrenta o Chile neste domingo, às 22h (horário de Brasília), no estádio Nacional, em Santiago, precisando de um bom resultado para não mergulhar, definitivamente, em crise.

O confronto, válido pela sétima rodada, será transmitido ao vivo pela TV Globo e pelo SporTV e terá acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

O Chile poderia ser visto como o adversário perfeito para a seleção sair da má fase. Na história das eliminatórias, os dois países já se enfrentaram oito vezes. São cinco vitórias brasileiras, dois empates e só uma chilena, que aconteceu em 2000, por 3 a 0, em Santiago. Esta foi também a última derrota da seleção para o rival sul-americano. Desde então ocorreram mais sete jogos e um massacre brasileiro: seis vitórias e um empate, com 22 gols marcados e só dois sofridos.

Mas enquanto o Brasil vive um momento difícil, os chilenos estão eufóricos com duas vitórias seguidas fora de casa nas eliminatórias. A seleção brasileira deixou de ser temida. Tanto que a premiação prometida pela federação chilena é maior para uma vitória sobre a Colômbia (US$ 12 mil), adversária da próxima quarta-feira, do que sobre o Brasil (US$ 10.500).

- A gente respeita a opinião deles. Eles têm todo o direito de estarem otimistas. Mas futebol é dentro de campo. Não tem essa de ficar falando antes. Tem tudo para ser um grande jogo - disse o goleiro Julio César.

  • Aspas

    A gente respeita a opinião deles. Eles têm todo o direito de estarem otimistas. Mas futebol é dentro de campo. Não tem essa de ficar falando antes."

A pressão em cima de Dunga começou com a derrota por 2 a 0 para a Venezuela em um amistoso nos Estados Unidos. Depois, o Brasil perdeu para o Paraguai e empatou sem gols em casa com a Argentina. No jogo no Mineirão, em Belo Horizonte, os torcedores se manifestaram contra a permanência do treinador.
Aliado a algumas declarações infelizes do treinador, que chegou a se desentender publicamente com Kaká, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, e o fracasso na disputa pelo ouro olímpico com uma derrota humilhante por 3 a 0 para a Argentina, o clima ficou ruim. A seleção principal está há 311 minutos sem fazer um gol. O último foi marcado em maio, no amistoso contra o Canadá.
Nos últimos dias, as críticas vieram de todos os lados. Do site da Fifa, que publicou uma nota dizendo ser "inaceitável" a atual situação da equipe de Dunga, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu mais "sangue" aos jogadores e citou a Argentina como exemplo. As palavras geraram uma enorme desconforto na CBF após o goleiro Julio César respondê-lo. Constrangido, o goleiro teve que pedir desculpas publicamente no sábado.

- O momento é importante para a seleção. Espero ajudar com o meu melhor. O Brasil tem que voltar para o topo da classificação. A gente tem consciência de que não vamos encontrar facilidades. Cada um tem a sua responsabilidade. A gente vai procurar se ajudar para conseguir as vitórias. Me sinto confiante. Depois de tantos anos na seleção me sinto maduro para suportar tudo isso e ajudar a seleção brasileira - disse Ronaldinho Gaúcho.

Com a experiência de 72 partidas pela seleção, o zagueiro Lúcio admite que a equipe não vem jogando bem.

- O Brasil sempre joga com pressão. Quando não consegue ganhar os jogos e alcançar os objetivos. E quando está bem tem sempre que ganhar, manter o favoritismo. Temos consciência de que não estamos bem na classificação e vamos nos empenhar ao máximo. A nossa motivação neste momento precisa ser maior. As outras equipes em alguns momentos têm sido superior. Precisamos reconhecer isso e melhorar.

Robinho costuma se dar bem contra o Chile

Em três jogos fora de casa nestas eliminatórias, o Brasil só conquistou dois pontos e tem um aproveitamento de 22%. Por isso, o time será mais ofensivo. Dunga não fez mistério e vai escalar a seleção com Diego, Robinho, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano. Neste sábado, durante o reconhecimento do gramado do estádio Nacional, a seleção já sentiu na pele que terá um outro adversário: o frio.

A previsão para o momento da partida é que os termômetros marquem cerca de cinco graus. A esperança é que Robinho esteja "fervendo" em campo. O Chile vem sendo um adversário camarada para ele. Com seis gols em cima do rival, sendo cinco nos dois últimos jogos, o Rei do Drible é o segundo maior artilheiro brasileiro do confronto. Só fica atrás de Pelé, que tem oito gols.

- Meu retrospecto contra o Chile é sempre bom. Apesar de cada jogo é uma história espero que para mim e para a seleção que ela seja igual.

Últimos jogos entre Brasil e Chile:
07/10/2001 - Brasil 2 x 0 Chile - Eliminatórias - Edílson e Rivaldo
06/06/2004 - Chile 1 x 1 Brasil - Eliminatórias - Luis Fabiano \ Navia
08/07/2004 - Brasil 1 x 0 Chile - Copa América - Luis Fabiano
04/09/2005 - Brasil 5 x 0 Chile - Eliminatórias - Juan, Robinho e Adriano (3)
24/03/2007 - Brasil 4 x 0 Chile - Amistoso - Ronaldinho Gaúcho (2); Kaká e Juan
01/07/2007 - Brasil 3 x 0 Chile - Copa América - Robinho (3)
07/07/2007 - Brasil 6 x 1 Chile - Copa América - Juan, Julio Baptista, Robinho (2), Josué e Vagner Love \ Suazo

Campanha do Brasil nas eliminatórias:
14/10/07- Brasil 0x0 Colômbia - Bogotá
17/10/07- Brasil 5x0 Equador - Maracanã (Vagner Love, Ronaldinho, Kaká-2, Elano)
18/11/07- Brasil 1x1 Peru – Lima (Kaká)
21/11/07- Brasil 2x1 Uruguai – Morumbi (Luís Fabiano-2)
15/06/08- Brasil 0x2 Paraguai – Assunção
18/06/08- Brasil 0x0 Argentina - Mineirão

CHILE

BRASIL
Claudio Bravo; Gonzalo Jara, Gary Medel e Marco Estrada; Arturo Vidal, Carlos Carmona, Roberto Cereceda, Matías Fernández e Alexis Sánchez; Suazo e Jean Beausejour. Julio César; Maicon, Lúcio, Luisão e Kléber; Gilberto Silva, Josué, Diego e Robinho; Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano.
Técnico: Marcelo Bielsa. Técnico: Dunga.
Estádio: Nacional, em Santiago (CHI). Data: 07/09/2008. Árbitro: Carlos Torres (PAR) Auxiliares: Tiburcio Gauto (PAR) e Manuel Bernal (PAR).
Transmissão: A TV Globo e o SporTV exibem a partida ao vivo para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 22h (de Brasília).

Nenhum comentário: